quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

PREPARAÇÃO PARA AS CRIAÇÕES DE 2009

Só este fim de semana é que vou começar a preparar os meus canários para a criação de 2009.
Começo por desparazitar,(só o faço uma vez por ano)já hà alguns anos que dou "zentel",á venda em qualquer farmácia,(eu costumo deitar uma tampa do frasco em 1,5 L de agua)volto a dar novamente 10 dias depois.Nos 2 dias seguintes após dar o zentel convem dar complexo "B",ou outro complexo vitaminico,eu vou dar "protovit" da roche,á venda também em qualquer farmácia.

Depois de dar água limpa durante 3 a 4 dias dou um medicamento para as salmonelas,colibacilose,há vários no mercado este ano vou dar FP 20/20.

Nesta altura,como só dou alpista,dou papa 2 vezes por semana,mas não exagero na quantidade,misturo sempre semente de germinar(beyers) á papa,neste momento ainda estou a dar "Ce-De", juntado "Bred-Max", e "calcio-lux"da orlux,assim como uma pequena quantidade de semente prilha.

Estou a pensar mudar de papa este ano,talvez vá experimentar a "Canari seca",ainda não me decidi.Mesmo que mude vou a misturar com a "Ce-De" durante umas semanas até habituação.

Quem dá mistura talvez uma vez de papa por semana seja suficiente,tenho sempre á disposição grit misturado com carvão mineral.
Deve-se retirar o grit enquando se fizer o tratamento com o FP 20/20,ou qualquer outro tratamento.

Nota:(Este ou qualquer outro tratamento só deverá ser feito depois de ser dada a 2ª doze de zentel,e do respectivo complexo "B").

Umas 3 a 4 semanas antes de encasalar dou dar vitamina"E",costumo dar(seriferol da latac),umas 3 vezes por semana,alternando com agua limpa.

No inicio de Fevereiro,antes de começar a dar vitamina "E" ,vou dar "Ivomec"(ultima vez que dei foi no inicio de Agosto de 2008),como prevenção para o piolho e para o ácaro da traqueia,com a ajuda de uma seringa,dou uma gota do produto,na coxa de cada canario,retirando algumas penas para o produto entrar melhor através dos poros.
Tambem há quem o dê no pescoço,mas isso fica ao critério de cada um.(volto a dar novamente o "Ivomec"no inicio do mês de Agosto)

Nota:não dar mais de duas gotas.

Em principio se tudo correr como planeado,vou acasalar no fim-de-semana de 7 e 8 de Março.

Ainda não sei com quantos casais vou criar.

Boas criações....