segunda-feira, 29 de junho de 2009

CARTAXANTINA LARANJA

Pois é meus amigos,achava eu que os canários estavam a pintar bem,e realmente estão,mas com um vermelho como eu gosto apenas estão os castanhos vermelhos mosaico,porque tanto os pasteis como os opalas estão a pintar bem sem duvida nenhuma,mas o vermelho está alaranjado.

Eu este ano comprei o corante no mesmo sitio do ano passado,e fiz exactamente a mesma mistura:

250 gr de carophil
125 dgr de cartaxantina,comprada no Nacional de Espanha,exactamente ao mesmo individuo do ano passado,como tal fiquei descansado.
75 gr de betacaroteno(comprado ao srºRui Belchior)

Como achava que os canários não estavam a ficar com o vermelho que todos os anos consigo obter (mesmo tendo as voadeiras na penumbra)ia carregando cada vez mais na doze do corante,pois as fezes não ficam vermelhas como deveriam ficar,por isso eu carregar um pouco mais na doze.

Resultado já me morreram 3 femeas devido ao excesso de corante,ontem foi uma castanha pastel,até me doeu o coração,entretanto já me tinha morrido uma castanha vermelha e uma castanha opala,todas vermelhas,como é evidente,e da 1ªcriação,com meia muda já feita,e excelentes femeas.

Quando comprei o meu corante um amigo estava comigo,e comprou exactamente no mesmo sitio,e a mesma doze que eu.Estava o pessoal todo a comprar,o individuo garantia que era da roche,marca que eu sempre tenho dado.

Como não havia betacaroteno, trouxe para ele,as tais 75 gr ,tal qual como trouxe para mim,da casa do srºRui Belchior.Ele até cria com vermelhos intensos e nevados,o resultado é identico ao meu,estão todos laranjas.Ele confiou em mim,porque se eu estava a comprar aquele corante,era porque era bom,mas afinal sem intenção estava a engana-lo.

Não sabia que havia cartaxantina de varias percentagens,como tal o espanhol,vendeu-nos da mais fraca,porque nós vimos ele tira-la de um saco da roche.(fomos enganados)

Mandei vir 200 gr de cartaxantina da mais forte,da casa do srºRui Belchior,para juntar á mistura que tenho em casa,e espero ainda ir a tempo de salvar a 1ª criação,porque as outras se a cartaxantina for de qualidade,concerteza virão como todos os anos,ou ainda melhores.
Tenho aves em quantidade e qualidade como nunca tive,a criação correu-me tão bem,que duvido que mais algum ano me corra assim.Até estava a estranhar não acontecer alguma.Mas vou tentar dar a volta a esta situação.

O ano passado em Sevilha,no Internacional de Dos Hermanas,adquiri alguns produtos espanhóis para adicionar na papa.Uns boiões brancos com letras verdes,comprei vários porque o preço era convidativo.Uns eram de fermentos,outros de vitamina E.
O espanhol dizia que o produto era optimo.Mas foram uma grande treta.Dar ou não dar,foi exactamente o mesmo,não notei diferença alguma.Secalhar já alguns de vocês também já os utilizaram.

Agora acontece-me isto com a côr da cartaxantina,pinta os canarios de côr laranja em vez de vermelha.

Enquanto me lembrar,não compro mais nada em Espanha.
Já fui enganado duas vezes,a terceira vez ,só sou se quiser.
Não pensem que o corante foi mais barato,o preço foi muito idêntico.

Durante o fim-de-semana tive a visita de alguns amigos(Aleixo,Rui Xabregas,Prof.Cintra,Carlos Leandro,Reinaldo e Manuel Guerreiro).O telemovel não está a tirar bem fotos.

Quando tiver as gaiolas da Terenziani montadas,logo tiro umas novas fotos do meu canaril.

No domingo há tarde com a ajuda da minha mulher estive a vacinar contra a variola,cerca de 200 canarios c/factor vermelho,tendo gasto uma vacina.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

DESCEU A TEMPERATURA

Ontem e hoje a temperatura baixou um pouco,o que ajuda bastante a criação dos canários.

Todos os dias vou metendo machos e femeas reprodutores nas voadeiras.

Nesta altura do campeonato,além de já virem muitos ovos brancos,também me morreram alguns filhotes na casca,principalmente por não conseguirem partir as cascas do ovo,devido ao calor,e á falta de humidade.Está mais do que na altura de separar casais.

Mas mesmo assim ontem não reparei,e numa gaiola de cima já tinha uma femea a depenar algumas penas aos filhotes.Está cheia de cio,e esta pronta para uma nova postura.

Vou lhe meter o ninho e algum material,para ela não me puxar mais penas aos filhotes.Depois jogo os ovos fora,por este ano já chega,ainda tenho de pedir mais anilhas a amigos,pois tenho ainda algumas femeas com filhotes prontos para anilhar,e anilhas há muito que se acabaram.

Vou encomendar 105 viveiros da terenziani,para preparar outros tantos canarios para exposições.
Estes viveiros irão servir para a minha criação do próximo ano.Estou a pensar ficar com 100,no máximo as 105 femeas.Para uma altura de crise é capaz de serem femeas demasiadas,são mais 10,ou 15 do que este ano.Mas se houver qualidade nos reprodutores, penso não ter problemas.

Os meus 40 viveiros,de 64 cm x 40 cm x 35 cm alt, se transformam em 80 buracos individuais de 32 cm x 40 cm x 35 cm alt,ficam para meter os machos para venda.o que facilita e muito a quem vem a minha casa escolher um macho para a sua reprodução.

Na epoca de criações,vão servir para fazer o desmame,ou seja depois de os filhotes sairem das gaiolas dos pais,passam para estas gaiolas,antes de irem para a outra garagem,onde os vou metendo em voadeiras,já por raças,sexo e idades.

Resumindo espero para o próximo ano ser o inicio de uma criação já com algumas condições,porque até agora,tem sido um desenrasca,e isto não pode continuar.

Estes viveiros vão todos ficar na nova garagem,se tudo correr como previsto,durante o mês de Agosto espero ter tudo pronto.Vamos vêr se tudo corre bem.Vou ter trabalho a dobrar este verão,pois tenho de trocar os 5 moveis de 20 voadeiras que trouxe o mês passado de Valencia,com os 40 viveiros de garagens.As voadeiras estão como novas,mas os viveiros depois de acabadas as criações,vou ter de lava-los.

Na outra garagem irá ficar só voadeiras,e de momento tenho um total de 48,com as dimensões de de 120 cm x 50 cm x 50 cm,mas talvez venda 4 voadeiras,ou seja um movel,para não ficar no meio da casa,depois logo penso melhor sobre o assunto.Não estou com vontade de deixar ficar gaiolas no meio da garagem.

Assim que tiver os novos viveiros da tenrenziani montados,concerteza que irei meter as fotos no meu blog.Tinha de optar por um sistema de auto-limpeza,senão começava a não ter tempo para mim.Para já optei por esta marca,por ser possivel retirar gaiola a gaiola,para as poder lavar nas cubas de inox,que tenho na garagem,para as lavar facilmente.
Se gostar do sistema de auto-limpeza,não está fora de hipotese,um dia trocar as voadeiras por outras de sistema idêntico.

Continuação de boas criações.

Carlos Faisca

sexta-feira, 19 de junho de 2009

VACINA PARA A VARIOLA DOS CANARIOS(POLVAC P CANARY)

Em Portugal não se encontra a vacina(Polvac P Canary)á venda em farmácias.
A unica pessoa que eu conheço que a importa e vende em Portugal é o Srº Rui Belchior,criador de canários que vive na Castanheira do Ribatejo.

A varíola normalmente aparece nas crias novas, em exemplares adultos não costuma aparecer.

No Brasil muitos utilizam a vacina importada da Europa, mas existem dúvidas se as cepas dos virus europeus serão as mesmas existentes no Brasil.De qualquer das formas o melhor será optar por vacinar.

Não se sabe ao certo quais são todos os transmisores da doença,mas os mosquitos,os ratos,e o proprio ar,são alguns dos meios de propagação do virus,e segundo um veterenário, contacto com outro criador que contenha o virus em seu canaril será suficiente para transmitirmos o virus ao nosso canaril.

O vírus só penetra no corpo da ave, por uma ferida, picadela de mosquito, ou bicadas dadas por outra ave infectatada,principalmente durante a muda .
Por esta razão a varíola aparecer normalmente durante a muda porque algumas partes do corpo estarem sem penas,sendo mais propicias nas feridas cutâneas, por onde normalmente penetra o vírus.

Pode aparecer em qualquer canaril,mas com mais insidençia,naqueles que têm escessos populacionais,falta de limpeza ou falta de arejamento.

A grande maioria dos agentes responsáveis pelas doenças quer sejam micróbios ou vírus, são específicos da espécie que eles contaminam.
Contrário ao que as pessoas pensam,a variola contraida por uma ave,não é transmissivel ao ser humano.

Se injetar num canário o vírus da varíola do pombo a doença não terá qualquer efeito no canário. Mas o canário guardará durante um certo tempo o vírus do pombo e se ele for posto um contacto com os pombos ele poderá transmitir o vírus que ele porta e contaminar os pombos(sendo neste caso portador do virus)

São chamados de portadores todos aqueles que propagam as doenças contagiosas,embora eles não sejam atingidos.

Toda a ave que adquirmos,devemos de a submeter a uma quarentena.

Devemos isolar as aves adquiridas num local diferente do local de criação e com um material que não estará mais em contacto com o do nosso canaril. Depois de se ter tratado das aves em quarentena deve-se desinfectar as mãos com álcool,antes irmos para o nosso canaril.

Para os canários devemos fazer uma quarenta de 1 mês.
Uma ave que seja atacada pela varíola,que consiga superar a doença sem necessidade de vacinação,fica imunizada para sempre desta doença.

Uma ave vacinada não apresenta nenhum perigo se for introduzida num canaril onde as outras aves não estão vacinados, pelo contrário.

A variola pode se manifestarde diferentar formas: botões ou pústulas à volta dos olhos, na comissura do bico, e patas,a lingua incha mais parecendo uma esponja. Estas pústulas contém um líquido purulento contendo os micróbios. À volta do olho estas pústulas podem supurar dando origem a uma conjuntivite e consequente perda da visão. Não aparecem lesões cutâneas, mas lesões internas.

A variola pulmonar,é fulminante,um macho pode estar a cantar hoje e amanhã aparece abrindo e fechando o bico, com grande dificuldade de respiração,e aparecer morto em cima das grades,se os apanhamos para ver o que terá,morre-nos na mão sem mais nem menos,nem damos por ela.

O diagnóstico desta mortalidade relativamente rápido não se pode fazer a não ser por autópsia, e só muito dificilmente se pode fazer pela observação de pústulas no interior do bico e da garganta das aves. A única forma de salvação mesmo em canaril atingido é a vacinação. A vacina é condicionada em pequenos frascos com uma dose para 50 canários mas ela dá para 100 ou mesmo 150 canários,e por vezes até para mais.

A vacina até a sua utilização deve ser guardada no frigorífico a uma temperatura entre os + 2° C e os +8ºC.
Há criadores que vacinam logo no ninho,mas penso que os filhotes até aos 60 dias estão naturalmente imunizados.

O fabricante da vacina aconselha na idade de 3 meses. Em Portugal eu vacino no principio do verão,fins de junho,principios de Julho,assim que os meus canários atinjam os 60 dias,e quando tiver uma quantidade suficiente de canários para vacinar,para não estragar a vacina.

No Brasil devem ser vacinados em Março,e Abril. (Tanto os jovens como os adultos devem ser vacinados).
Não devem ser vacinados as aves que não estão em forma ou doentes, e vacinar os canários,pelo menos um mês antes de juntar para reprodução.

Durante 8 dias antes de vacinar, adiciona-se diariamente vitaminas na água de bebida.

No dia da vacinação deve-se pedir a ajuda de um amigo para segurar os canários,ou para aplicar a vacina.

Para preparar a vacina,retira-se com a seringa que vem na caixa,o liquido do frasco,perfurando a borracha,e em seguida perfura-se a borracha do frasco que contém o pó,introduzindo neste o liquido contido na seringa.
Agita-se bem,ate que o pó fique muito bem solvido no liquido.

Para vacinar utiliza-se agulhas intra-cranianas, com 5/10° de milímetro de diâmetro e 16 milímetros de comprimento.

Segura-se o canário de ventre para cima (pernas para cima), abre-se a asa do canário, estendendo-a, sopra-se ficando a descoberto a membrana alar. Molha-se a agulha na vacina e pica-se na membrana perpendicularmente, tendo o cuidado de não tocar as penas, para que a mini-gota não fique nas penas, não picando evidentemente nenhum osso ou músculo.

A operação deve ser repetida uma segunda vez num ponto diferente da primeira picadela. Chama-se esta operação dupla transfixação da membrana alar. Para melhor facilidade de reconhecer se a vacina "pegou" vacinar na mesma asa todas as aves. Nos 3 dias a seguir à vacinação, juntar na água de bebida vitaminas mais sulfamidas.

Do 4° ao oitavo dia, juntar só vitaminas na água de bebida.

Ao fim dos 8 dias deve-se observar se a reação à vacina foi positiva.
Se foi,nota-se uns botões rosados avermelhados no local das picadelas.

Se não houver reação a vacina, deve-se considerar três hipóteses: vacinação malfeita (vacina retida nas penas); vacinação não formada, canário refratário à vacina (raro); canário já atingido de varíola. Para os dois primeiros casos, tornara fazer uma vacinação até um resultado positivo.

Se a varíola nos aparecer no canaril,devemos isolar imediatamente todas as aves atingidas.
Devemos vacinar imediatamente as aves que aparecem sãos, mudando de agulha ou esterilizando (álcool 90°, ou água fervente entre cada ave).

A vacina é apenas um preventivo, não é curativo,mas a unica cura em sujeito em principio de contaminação é a própria vacina. Depois da epidemia as aves que sobreviverem, ficarão imunizadas contra a doença mas o vírus está presente por todo o lado, gaiolas, material, canaril.

O vírus pode ficar ainda uns três meses no local, ou mais. Deve-se proceder á desinfecção do canaril e utensílios. Ferver formol e aplicar numa quantidade de 20mL/m3 ,devemos fechar o local.
Cuidado que o vapor de formol é altamente tóxico,como tal devemos nos protejer a quanto de sua aplicação.

(Resumida uma parte da definição dada pelo criador de canários SrºCarlos Moia,num artigo editado pelo criadouro kakapo).

FÉRIAS NO ALGARVE

Já há pessoal de férias no Algarve,como tal alguns aproveitam a portunidade de cá estarem , para me fazerem uma visita.São todos benvindos.

Ontem ao fim do dia,tive a visita de mais dois criadores.
Um da zona de Lisboa e outro de Vila Nova de Famalição.

Qualquer um de voçês que estão a seguir o meu blog,e não só,que me queiram visitar,é só me contactarem,de preferencia por telemovel,ou então simplesmente apareçam,que eu nesta altura do campeonato não costumo me ausentar.

Chegaram-me ontem a casa as vacinas para a varíola,trazidas por o meu amigo Nuno Faria(Flinststone)agradeço-lhe o favor de mas ter trazido.

Já as tinha encomendado ao SrºRui Belchior, para mim e para mais alguns criadores amigos ,cá da zona de Faro.

Embora tenha acelarado o pedido,devido a um problema de um criador daqui da zona ,o qual nem conhecia,mas que me ligou,e tudo indica ser o seu problema ser a variola.Espero que ele consiga resolver o seu problema com a máxima brevidade possível.

É numa situação destas que nós paramos para pensar,e damos razão a criadores mais experientes,que nos aconselham a vacinar os nossos canários contra a varíola.

Alguns deles já passaram por esse trágico problema,sabendo dantemão quais as suas consequências.Podendo se perder um plantel construido em vários anos em apenas algumas semanas.

A mentalidade portuguesa,é que acontençe sempre aos outros,mas um dia também nos pode bater á porta.E para que tal não venha a aconteçer é preferivel vacinar.Falo por experiência de causa.

Como tal,e para prevenir que tal não nos venha a acontecer,embora uma vacina seja cara,(diz na caixa 50 dozes)mas ela dá quase para 200 canários, compensa bastante aplica-la,para que possamos ficar descansados em relação a este flagelo que continua a destruir planteis completos.

Brevemente irei colocar fotos da vacina,assim como a sua aplicação,temos de ser mais profissionais,e não facilitar neste capítulo,pois só assim poderemos melhorar os nossos ideais.

Carlos Faisca

terça-feira, 16 de junho de 2009

O TEMPO ESTÁ MALUCO

Ontem,ao meio dia quando saí para almoçar,como normalmente o faço,é de moto que me desloco,seja de verão ou de inverno,salvo um ou outro dia de muita chuva,que terei de levar o carro,e estar sugeito ao transito.Apanhei uma chuvada,que até parecia que estavamos no inverno.

Mas o tempo tem estado abafado,até parece que estamos num clima tropical.

Hoje uma femea phaeo com 3 filhotes de 8 dias,não sei porque carga de água,secalhar devido ao calor,não foi para cima dos filhotes durante a noite,de manhã quando dei por ela já estavam mortos.Paciencia,estes nem tinham a minha anilha,e ela já foi para a voadeira.É mais uma para juntar ás outras que já estão na voadeira.

Ando indeciso com a compra dos novos viveiros para a minha garagem nova,as medidas que eu prefiro,não encontro no mercado,como tal ou vou ter de encomendar á fabrica,ou tenho de me sugeitar ás medidas existentes no mercado.Tenho de me decidir com o máximo de brevidade,porque o tempo escasseia.

Este ano não há dinheiro que chegue para tudo o que preciso.É como se tivesse um mealheiro sem fundo.

A minha mulher que até me dá uma preciosa ajuda na criação.
É ela que me lava os comedouros da papa,os bebedouros,e que me vai trocando a água nos germinadores das sementes de germinar,o meu tempo também não dá para tudo.

De vez em quando já vai mandando piadas,sobre o que ando a gastar este ano com os meus canários.Diz-me que estamos em crise,e que não devia de gastar tanto,sabem como é!coisas de mulheres,mas não é que não tenha razão.Tenho a noção que este ano estou a ultrapassar todas as marcas.

Não há duvida nenhuma que este hobbie é espectacular,mas está a tornar-se um hobbie caro.

Tendo em conta também as melhorias que estou a tentar proporcionar futuramente aos meus canarios,nem quero fazer contas,nem nunca fiz.

Senão comprava mas era uma mota de água para curtir no verão com a minha familia.

A temperatura que temos no Algarve de momento,acaba com todas as ideias de quem ainda tinha algumas esperanças em tirar mais alguns canarios.

Mas em compensação acelera a muda daqueles que estão nas voadeiras.

Não é que não estejamos na época do calor,só que veio de repente,quase sem avisar,e parece-me que veio para ficar.

Como tal meus amigos,quem não tirou canários entre os meses de Março e Maio,não é agora em Junho que se vai safar.Salvo um ou outro caso,penso que o melhor seria jogar os ovos fora e meter femeas e machos, nas voadeiras,mas como temos sempre uma esperança que as coisas melhorem,vamos sempre tentando mais uma vez.

Boa sorte para a recta final das criações.

Carlos Faisca

sexta-feira, 12 de junho de 2009

DIFERENTES FASES DE GERMINAR SEMENTES












































































MARCA DE SEMENTE QUE UTILIZO(GERMINADORES UTILIZADOS)


FINALMENTE CHEGOU O VERÃO

EMBORA DENTRO DA MINHA GARAGEM,ATÉ NÃO ESTEJA TÃO QUENTE COMO NA RUA,ALGUMAS FEMEAS JÁ ME ABANDONARAM O CHOCO.DEVIDO AO CALOR QUE SE FEZ SENTIR NOS ULTIMOS DIAS.
A NOVA GARAGEM,COMO TEM MAIS 70 CM DE ALTURA,É AINDA MAIS FRESCA DO QUE ESTA,COMO TAL PARA O ANO ESTOU EM VANTAGEM NESTE CAPITULO.

MEUS AMIGOS AS CRIAÇÕES PARA MIM ESTÃO PRATICAMENTE A ACABAR,SE TUDO CORRER BEM ATÉ AO FIM,O QUE DUVIDO,TENHO PRATICAMENTE OS 500 CANARIOS TIRADOS,MAS DEPOIS HÁ UM OU OUTRO QUE IRÁ MORRER NA MUDA,OU PORQUE O PAI OU A MÃE DEIXARAM DE DAR COMIDA,OU POR QUALQUER OUTRA RAZÃO.

E AO FM AO CABO AINDA NÃO TENHO NEHUM CANÁRIO A COMER SÓZINHO DA 2ªCRIAÇÃO,EMBORA ESTEJAM JÁ QUASE TODOS FORA DOS NINHOS.

OU COMO ONTEM QUE JOGUEI MAIS UM PASTEL,E UM DOS MELHORES CASTANHOS OPALAS AMARELO TIRADOS ESTE ANO(ERA UMA FEMEA)PARA O LIXO.
TINHA UM CASTANHO IMPRESSIONANTE,MAS COMO NÃO SE ESTAVAM A DESENVOLVER CONVENIENTEMENTE,NÃO VALIA A PENA PERDER TEMPO COM ELES.

PACIÊNCIA,NÃO SE PODE FICAR COM TODOS.NORMALMENTE ACONTECE SEMPRE AOS MELHORES,OU AQUELES QUE MAIS GOSTAMOS.

NÃO DÁ PARA TIRAR FOTOS Á PASSARADA NESTA ALTURA DO CAMPEONATO,ELES ESTÃO TERRIVEIS,E ENQUANTO TIREI E NÃO TIREI AS FOTOS,ALGUNS PARTIRAM ALGUMAS PENAS.

AGORA SÓ VOLTO A TIRAR MAIS FOTOS,LÁ MAIS PARA O FIM DA MUDA.AINDA NÃO CONTEI,O QUE TENHO TIRADOS,MAS O CASTANHO PASTEL É DE LONGE A RAÇA QUE TENHO MAIS CANARIOS TIRADOS.TAMBÉM É AQUELA QUE TENHO MAIS CASAIS.

OS NEGROS OPALA VERMELHO MOSAICO,QUE VIRAM,EM PRINCIPIO NÃO SÃO PARA EXPOR,SÃO APENAS UMA EXPERIÊNCIA FEITA,TENHO 6 FEMEAS CASTANHO OPALAS VERMELHAS IRMÃS DELES. COMO DEVEM DE SABER,AO ACASALALOS COM CASTANHO,VÃO PERDER OXIDAÇÃO,PRINCIPALMENTE NO BICO E PATAS.
BASTANTE IMPORTANTE PARA QUEM QUER EXPOR A RAÇA NEGRA.

MAS SEM IMPORTANCIA PARA MIM,QUE UNICAMENTE OS UTILIZEI COM A FINALIDADE DE OS USAR PARA TIRAR CASTANHOS.

FOI APENAS PARA TIRAR DUVIDAS EM RELAÇÃO Á DIFERENÇA DE TIRAR CASTANHOS OPALA VERMELHO MOSAICO FILHOS DE MACHO CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO X FEMEA NEGRO OPALA VERMELHO MOSAICO,ONDE OBTIVE 3 MACHOS NEGROS OPALA,E 6 FEMEAS CASTANHAS OPALA VERMELHO MOSAICO NAS 2 CRIAÇÕES.

E COM MACHO CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO X FEMEA CASTANHO VERMELHO MOSAICO(PORTADORA DE OPALA),E POSSO ME PRENUNCIAR,QUE EMBORA TALVEZ OS PUROS FILHOS DE NEGRO VENHAM MAIS FORTES.OS FILHOS DOS PORTADORES DE OPALA,FILHOS DOS CASTANHOS VERMELHO MOSAICO,TRAZEM MAIS CASTANHO.TALVEZ TAMBÉM PORQUE OS MEUS PORTADORES SÃO BONS.

NÃO HÁ DUVIDA QUE O CHOQUE DE SANGUE ENTRE O NEGRO E O CASTANHO,TORNA OS FILHOS MAIS FORTES,MAS PARA EXPOR PREFIRO DE LONGE OS FILHOS DOS MEUS PORTADORES FILHOS DOS MEUS HOMOZIGÓTICOS CASTANHOS VERMELHO MOSAICO X CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO.

É EVIDENTE QUE TEMOS DE UTILIZAR UM BOM CASTANHO VERMELHO MOSAICO(HOMOZIGÓTICO)TANTO FAZ SER MACHO OU FEMEA,SENÃO EM VEZ DE MELHORARMOS,PELO CONTRÁRIO AINDA ESTAMOS A PERDER UM ANO DE TRABALHO.

ESTAS FEMEAS CASTANHAS OPALA VERMELHO MOSAICO,FORAM TIRADAS COM O INTUITO DE JOGAR AOS MEUS MACHOS CASTANHOS OPALA VERMELHO MOSAICO,E FAZER PURO X PURO,PORQUE SÃO SEM DUVIDA DESTE ACASALAMENTO QUE SE OBTEM OS MELHORES FILHOS PARA EXPOR,NA MUTAÇÃO OPALA.

UTILIZO OS PORTADORES,E TODOS DEVEM DE UTILIZAR,PELO MENOS DE 3 EM 3 ANOS,O IDEAL NO MEU ENTENDER SERÁ DE 2 EM 2 ANOS,MAS APENAS PARA DAR FORÇA Á RAÇA,VIGOR, E PORTE.
PARA QUE OS FILHOTES VINGUEM MAIS FACILMENTE,SEM NECESSITAR DE UTILIZAR A SERINGA.(ATÉ DÁ GOSTO DE VER OS NINHOS)

NO CASTANHO OPALA AMARELO MOSAICO,ESTE ANO TAMBÉM FIZ MAIS PORTADORES DO QUE O NORMAL,PORQUE OS MACHOS QUE EU ADQUIRI,EMBORA TENHAM UMA EXCELENTE MARCAÇÃO,SÃO MUITO PEQUENOS,E SÓ ATARVÉS DE PORTADORES,É PODEMOS CONSEGUIR DAR FORMA E MELHORAR OS NOSSOS OPALAS.EMBORA AS MINHA FEMEAS PURAS TAMBÉM SEJAM ROBUSTAS E DE UM BOM PORTE.SÓ TENHO 8 FEMEAS NO TOTAL.3 DA EQUIPA QUE GANHOU NO INTERNACIONAL ATLANTICO,A EQUIPA QUE GANHOU O NACIONAL,E A QUE GANHOU IND.TAMBÉM NO NACIONAL DE PAÇOS DE FERREIRA.
TIVE DE VENDER TODAS AS REPRODUTORAS SENÃO NÃO TINHA PODIDO LEVAR NENHUMA A EXPOR,COMO ME ACONTECEU COM OS MACHOS.

EU TAMBÉM JÁ ESTAVA A PRECISAR DE INTRODUZIR SANGUE DOS MEUS CASTANHOS AMARELOS MOSAICOS,PORQUE JÁ ESTAVA A TRABALHAR COM PURO X PURO COM ALGUNS CASAIS HÁ JÁ ALGUNS ANOS.

EMBORA SEMPRE TENHA FEITO ALGUNS PORTADORES TODOS ANOS PARA MIM(3 OU 4 POR ANO).MAS COMO ESTE ANO TENHO ALGUNS ENCOMENDADOS,TIREI MAIS ALGUNS PORTADORES DO QUE O NORMAL.

É POR TER UNS HOMOZIGÓTICOS TÃO BONS,TANTO EM CASTANHO VERMELHO MOSAICO,COMO EM CASTANHO AMARELO MOSAICO,QUE CONSIGO,COM ALGUM TRABALHO,E PACIÊNÇIA,MELHORAR OS MEUS OPALAS,MESMO SEM IR BUSCA-LOS A CASA DE CAMPEÕES.
AS EXPOSIÇÕES DOS ULTIMOS ANOS PODEM COMPROVAR AQUILO QUE ESTOU A DIZER.

É EVIDENTE QUE DEMORO MAIS ANOS A FAZE-LOS,DO QUE SE COMPRAR JÁ FEITOS.
MAS DOS QUE EU GOSTO,OU NÃO ME VENDEM,OU PEDEM-ME UM BALURDIO,E EM TERMOS DE SAUDE NÃO SE COMPARAM COM AQUELES QUE EU TIRO NA MINHA CASA.

POR ISSO É QUE EU ESTE ANO JUNTEI QUASE UM MÊS MAIS TARDE,E CONSEGUI GASTAR AS MINHAS ANILHAS EM 3 MESES(500),COM 90 FEMEAS. MORREU-ME UMA DURANTE A CRIAÇÃO.

SIM APENAS 3 MESES,PORQUE FAZ AMANHÃ 3 MESES QUE JUNTEI ESTE ANO OS MEUS CANÁRIOS,MAS PARA O PRÓXIMO QUERO JUNTA-LOS A MEIO DE FEVEREIRO,SE TIVER TUDO PREPARADO,E SE OS CANÁRIOS ESTIVEREM EM FORMA. OXALÁ!

CONTINUAÇÃO DE BOAS CRIAÇÕES

CARLOS FAISCA