sexta-feira, 31 de julho de 2009

QUASE DE FÉRIAS

Quem é que falou em férias?

São apenas 2 semanas,em que para variar,as vou dedicar quase exclusivamente aos meus canários.
Em principio na terça vou até á costa Alentejana levar a minha miuda,e talvez algumas amigas para o festival do sudoeste,evento que ela vai,que penso pela 3ªvez..O meu filho também queria ir,mas como vai dia 7 de manhã cedo, passar 2 semanas em Castelo do Bode(colonia da EDP)como tal não pode ir.
De regresso vou fazer uma visita ao meu amigo prof.Manuel Cintra no Alvor.(já estava prometida há imenso tempo).

Como devem de saber um individuo como eu,com tantos bicos para tratar,e tantas gaiolas para limpar,por vezes quase nem tenho tempo para observar os meus canários convenientemente.

Mas,hoje estive bem a observar uma voadeira de machos pasteis da 1ªcriação(tenho 3 voadeiras de machos da 1ºcriação)em cada uma tenho 12 machos,fiquei contentissimo,os pasteis estão maravilhososos,quase todos iguais,até parecem ser quase todos irmãos.Embora os meus primeiros canarios tenham nascido na segunda semana de Abril,estão neste momento com quase 4 meses,faltando apenas 10 dias para os completarem,já dá para tirar coordenadas do que irá aparecer nos próximos 2 meses.Observando um pouco melhor os meus castanhos pasteis vermelhos mosaicos,notei:

O vermelho das mascaras não está tão intenso como o ano passado,mas em compensação,penso que melhorei bastante no castanho,no mosaico,e mesmo no porte,como tal senti que valeu a pena todo este ano de imenso esforço e dedicação.O vermelho pode ser do corante,ou então como se acentuou mais o castanho,o vermelho perdeu um pouco de intensidade,ou então será por não terem ainda a idade certa,os 6 meses,para aí sim os poder apreciar já com a muda completa.
São sem duvida belos exemplares que tenho naquela garagem,cada vez gosto mais dos meus pasteis.

Não estou a falar das outras raças,porque também não tenho tido tempo para os observar convenientemente,embora de vez em quando vá jogando uma vista de olhos a um ou outro mais adiantado na muda,que me disperta mais a atenção.
Mas tenho de ser honesto,embora goste até de outros mais do que dos castanhos pasteis,são estes que me enchem os olhos,ninguém que goste de canários fica indiferente ao vê-los numa gaiola.

Estou desejando que cheguem as gaiolas novas,para as montar o quanto antes,para as encher de machos,principalmente de castanhos pasteis.Ainda não os contei,só lá mais para Setembro é faço a contabilidade dos canários,quando a muda já estiver quase acabada.

Segundo me foi informado,as minhas gaiolas chegam entre o dia 8 e dia 10 de Agosto,espero bem que sim porque eu só vou trabalhar dia 17,e até lá quero ter tudo montado e pronto.

Depois com calma vou passar todos os canários que tenho na nova garagem para os 105 viveiros.
Depois vou fazer a troca das voadeiras para a garagem antiga,e os meus viveiros da antiga para a nova garagem.Os viveiros vou os lavando,para neles meter os canarios para dispensar,ficando nos outros 105 os canários para expor.

Na garagem de cima ficam os mais atrazados na muda e as minhas femeas.

Entretanto já tenho os vidros duplos montados,as persianas instaladas,assim como as grelhas de entrada de ar no portão,faltando ainda montar o aparelho de extração do ar e fixar os ionizadores.
Espero ter tudo pronto,antes da chegada dos novos viveiros.

Ainda fica a faltar mais umas coisas,mas depois vou fazendo com tempo.
Fotos só depois das gaiolas montadas,porque em principio ainda não vou fazer este ano uma caixa para tirar fotos,como tal só quando os tiver separados é que lhe vou tirar fotos,espero lá para finais de agosto,já vos poder apresentar fotos de todas as raças criadas em minha casa.

Já reservei quartos num hotel do Porto para os 4 dias do Mundial,para mim,mais 4 amigos daqui da zona.
Como não tenho segredos aqui fica o grupo:Carlos Leandro,Fernando Néné,Paulo Martins,profºManuel Cintra e eu.O meu amigo Rui Xabregas leva a mulher e o filho,e aproveita para passear na zona,como tal não vai no grupo.(depois logo nos encontramos lá)

Antes do Mundial ainda quero ir expor no Internacional Atlântico em Barcelos.
No Internacional Dos Hermanas em Sevilha,e se as coisas se proporcionarem, no Internacional de Reggio Emilia em Itália.
Vamos ver se será possivel,com tanta troca de gaiolas que vou ter de fazer nos próximos meses.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

VIAGEM A LISBOA

Ontem á tarde fui até Lisboa.
Si de casa já passavam das 3h,depois de deixar a passarada toda tratada.
Fui até á capital a uma consulta,para ver aqui uns problemazitos,entretanto aproveitei para passar na loja do Bruno no Feijó,para trocar umas palavras,depois fui até Alcoitão buscar a minha filhota,mais a sua tralha para o Algarve(veio de férias)

Em Setembro lá terei de fazer a viagem inversa.

Entretanto passei por casa do amigo Cristovão em Tires.
Um jardim prá frente,outro para traz,que maravilha,assim até dá gosto.
Eu também tenho parecido,só que são carros para a frente e carros para traz.Os meus foram obrigados a habituarem-se ao barulho.
O amigo Cristovão vive num belo sitio para criar a passarada.Já os tem todos em voadeiras na muda.
Fiquei a saber ontem que as minhas novas gaiolas da terenziani saem na proxima quinta-feira dia 30 da fábrica,e que na semana seguinte já cá estão.
Calha mesmo bem,estou de férias entre dia 3 e 16 de Agosto para as montar.Nem que tivesse combinado a coisa saia tão bem.
Assim que as tivermontadas,vou logo separando aqueles que tenham a muda feita para as gaiolas.
Para vazar os antigos viveiros,para os poder lavar e fazer a troca com as voadeiras da nova garagem.Para ter mais opções na preparação dos meus canários.

Entretanto na quarta um amigo já me esteve a colocar três grelhas na parte de baixo do portão da garagem para a entrada do ar.O aparelho do ar,só será montado depois das gaiolas estarem colocadas no respectivo lugar.

Enquanto não tiver tudo acabado,vão sempre aparecendo novas coisas para melhorar.
Espero lá para Outubro ter tudo acabado,para poder me dedicar apenas á passarada,e esqueçer as obras.Que ao fim ao cabo nos roubam um tempo precioso,(mais algum que podiamos dedicar á nossa passarada)
Tem sido um ano de muito trabalho e dedicação.Penso que no futuro depois das obras todas terminadas,possa ter mais um tempinho livre para outras coisas.Vamos ver como ficam as coisas.
Boa muda para os vossos canários,e não se esqueçam de meter as banheiras,se não for possivel todos os dias,então que seja dia sim dia não.(podem meter uma gota de shampoo de ph neutro,ou um pouco de sais de banho,por exemplo da fabry na água do banho,para melhorar a plumagem)

terça-feira, 21 de julho de 2009

SPIRULINA

O que é a alga spirulina?
A Spirulina é uma alga microscópica azul esverdeada composta por uma única célula e que torna a luz solar em energia activa.
É uma das primeiras formas de vida concebidas pela natureza há mais de 3.6 biliões de anos atrás.
A Spirulina contém biliões de anos de sabedoria evolutiva no seu DNA e é o fruto da primeira forma de vida fotosintética da Terra.
Vista ao microscópio, a Spirulina tem uma côr azul esverdeada e tem o aspecto de um espiral de longos e finos filamentos.
A Spirulina é excessivamente adaptável e ocorre numa ampla variedade de ambientes, incluindo a água fresca, nascentes tropicais, água salgada e salinas.
A Spirulina é cheia de nutrientes e muito fácil de ser digerida. Comercialmente, a Spirulina está disponível em pó, comprimidos e cápsulas ou adicionadas a alimentos e medicamentos tónicos.
Existem várias formas de algas preciosas e nos últimos 40 anos a Spirulina tem vindo a ser a escolhida pelas suas características nutritivas. Muito antes de se tornar a favorita da indústria de comida saudável, a Spirulina era, há séculos atrás, o alimento regular dos Norte Africanos e Mexicanos.
Hoje em dia, muito gente à volta do globo já se apercebe que a Spirulina é um alimento poderoso com grande potencial como fonte de alimento completo, medicamento e recurso bioquímico.
Muitas pesquisas concentraram-se no cultivo e colheita daquilo aque carinhosamente chamam de “o verde”. Foi descrito como “probiótico” e “super alimento”.
O cultivo da Spirulina também trouxe interesse porque, assim como outras microalgas,Spirulina é extramente adaptável, mesmo quando sujeita a condições extremas. Por ser rica em nutrientes e possuir uma capacidade para se desenvolver em condições adversas, a Spirulina tem um enorme potencial para ser uma fonte de alimento que ajudará a alimentar e a nutrir as populações do mundo.
Como planta, a Spirulina é incrivelmente rica contendo um equilíbrio de nutrientes que, virtualmente, fazem dela um “alimento completo” – capaz de manter a vida sem a necessidade de outros alimentos.
A Spirulina fornece vitaminas, muitos minerais, amino ácidos essenciais, carbohidratos e enzimas. A Spirulina é, pelo menos, 60% proteína de vegetal, a qual é pré digerida pela alga, tornando-a um alimento altamente digerível. Tem mais proteínas do que qualquer outro alimento.
O seu perfil fora de série também inclui os ácidos gordurosos essenciais, os ácidos gordurosos GLA, lípidos, os ácidos do núcleo (RNA e DNA), complexo B, vitamina C e E e os químicos vegetais, tais como os carotenóides, clorofila (purificador do sangue) e ficocianina (um pigmento azul), a qual é uma proteína, que se sabe, evita o cancro.
Uma quebra, em termos nutritivos, de alguns dos suplementos, normalmente, mais disponíveis revela uma comparação impressionante.
Suplemento dietetico sem aditivos, sem conservantes ou corantes, a alga Spirulina é adequado para todas as idades. Bebê, criança, jovens, estudantes, atletas, mulheres grávidas, idosos .... spirulina também pode ser associada com perda de peso regimes, uma vez que evita as deficiências e fadiga.
A Spirulina também é utilizado para os animais e recomendado por muitos veterinários (especialmente para os distúrbios relacionados ao envelhecimento). Ela também pode fazer muito bem aos seus animais de estimação.Os Cães e gatos obtêm um pelo brilhante, melhorando a sua forma e respiração.Crescem melhor, são mais saudáveis e têm uma melhor resistência.
As aves ficam com as penas de cores mais bonitas e de melhor qualidade. Também é utilizado em piscicultura para manter os peixes mais saudáveis. Os cavalos obtêm um pelo brilhante e uma constante resistência. Os proprietários dos cavalos de corrida encontraram um melhor desempenho e uma mais rápida recuperação nos seus animais. Com o uso regular, a Spirulina tem também uma influência positiva sobre a fertilidade dos animais.
COMO É QUE CRESCE?
A Spirulina cresce em lagos alcalinos naturais. A cultura da Spirulina é parte da nova era da agricultura ecológica. A componente chave da produção de Spirulina é a luz do Sol e é dada atenção à medição da temperatura e aos níveis de oxigénio.
Porque os pesticidas e herbicidas matariam muitas formas de vida num lago, os cientistas de algas aprenderam a equilibrar a ecologia do lago sem usar essas substâncias prejudiciais.
Esta forma de aquacultura representa uma das soluções necessárias à produção de alimentos enquanto se restaura o planeta
A Spirulina é um micro-alga azuL que tem mais de 3 mil milhões de anos. Tradicionalmente utilizado pela aztecas, bem como várias tribos do Chade, tem emergido como o alimento natural mais rico do mundo. Seu alto teor de nutrientes faz com que seja um complemento indispensável favorecida pela diária de ingestão.
OS BENEFÍCIOS DO CONSUMO ?
Dá vitalidade limitando o stresse
Dá muita energia, limpa o seu organismo de impurezas
Evita deficiências nutricionais
Reforça o sistema imunitário
Melhora a resistência do organismo e desintoxicação
Aumenta a resistência física esforço
Ajudo o sistema intelectual e o físico
Revitaliza os ossos, pele, cabelo e unhas
Ajuda a suportar melhor,as regras da menopausa e gravidez
Apoia os tratamentos adelgaçantes evitando fadiga
Velocidades de recuperação da doença
Ideal para a alimentação de estudantes e atletas
SPIRULINA é 100% natural
Composição média de 100 gramas
Proteínas: 60 a 70 g
Carboidratos: 15 g para 25
Gordura 6 g
Minerais
Cálcio 1,4 gr
Ferro 0,18 g
Magnésio 0,5 g
Manganês 3 mg
Fósforo 0,8 g
Potássio 1,5 gr
Sódio 0,45 gr
Zinco 3 mg
Cobre 0,10 mg
VITAMINAS
A 140 mg
B1 (tiamina) 4 mg
B2 (riboflavina ) 3,5 mg
B3 ou PP (nicotinamida )15 mg
B5 (ácido pantotênico) 0,1 mg
B6 (piridoxina) 0,5 mg
H ou B8 (biotina )5 mcg
B12 (cianocobalamina )2 mg
K 2 mg
PROTEAGINOSAS 65%
Estão perfeitamente equilibradas as proteínas vegetais, contêm todos os aminoácidos essenciais. Proteínas envolvidas na construção e manutenção dos tecidos do corpo funções principais: crescimento, mecanismos de defesa, enzimáticos funções
FERRO
O ferro é essencial para a atividade de glóbulos vermelhos. Ele combate a anemia e está envolvida na defesa a organização. Ela desempenha um papel importante no crescimento e desenvolvimento. Necessidades de ferro estão aumentadas durante a gravidez ea lactação.
VITAMINA B12
Ela intervém na formação dos glóbulos vermelhos. Ela promove o crescimento e é necessária para as diversas funções do sistema nervoso. É saldos favoravelmente regimes sem carne.
BETA-CAROTENO
Contribui para o processo de visão, a integridade da pele e membranas mucosas e resistência às infecções. Também ajuda na cura da ferida.
VITAMINA E
Ela atrasa o processo de envelhecimento pela neutralização de radicais livres. Ela aumenta a longevidade da célula. Ela tem os músculos e nervos, promove a circulação. Ácidos graxos essenciais Eles são essenciais para o crescimento e desenvolvimento do cérebro e sistema nervoso. Eles reduzem o risco de aterosclerose e doença cardíaca. Eles são essenciais para a biossíntese de prostaglandinas e participar activamente na manutenção da qualidade da pele, cabelo e unhas.
MINERAIS
Eles são necessários para o crescimento ósseo em crianças e adolescentes. Eles promovem a prevenção da desmineralização fenómenos relacionados com a menopausa e idade.
Durante a reprodução
Promove o crescimento dos canarios e proporciona uma melhor protecção contra estafilococos e escherichia coli (colibacilose)
Durante o período muda
Ajuda a superar cansaço e stress físico,que afetam as nossas aves durante este período delicado. Além disso, promove uma plumagem mais suave e mais forte.
PERÍODO DE UTILIZAÇÃO:
Podemos administar desde o início do acasalamento até ao final da muda.
Deve ser guardada num local escuro e seco.
É um produto completamente seguro e não tem contra indicação é desprovido de efeitos colaterais.
Eu nunca administrei este produto,mas estou sériamente a pensar utiliza-lo.

ACASALAMENTOS LIGADOS AO SEXO E DE DUPLO FACTOR

Acasalamentos de canários ligados ao sexo

Os Satinés, os Pasteis e os Marfins, são ligados ao sexo, isto é, apenas o macho dá características à descendência, sendo que as fêmeas são neutras, nunca portando o factor,elas são puras ou normais(não temos fêmeas portadoras). Acasalando estes exemplares temos os seguintes resultados:

Macho Puro x Femea Pura =Machos e Fêmeas Puros

Macho Puro x Femea Normal =Machos Portadores e Fêmeas Puras

Macho Normal x Femea Pura =Machos Portadores e Fêmeas Normais

Macho Portador x Femea Pura = Machos Puros, Machos Portadores, Fêmeas Puras e Fêmeas Normais
Macho Portador x Femea Normal = Machos Normais, Machos Portadores, Fêmeas Puras e Fêmeas Normais

Destes acasalamentos se depreende que, se acasalarmos um macho Satiné, Pastel ou Marfim com fêmeas puras ou normais da mesma linha, obteremos filhotes conforme os acasalamentos acima apresentados.

AS RAÇAS CASTANHA, AGATA E ISABEL SÃO LIGADAS AO SEXO.

Canários com duplo factor

Os Brancos, Opalas e Inos são canários de duplo factor, isto é, tanto o macho como a fêmea têm que ser puros ou portadores do factor para gerarem filhotes conforme os seguintes esquemas:

Macho Puro x Femea Pura = Machos e Fêmeas Puros

Macho Puro x Femea Normal =Machos e Fêmeas Portadores

Macho Normal x Femea Pura = Machos e Fêmeas Portadores

Macho Portador x Femea Pura = Machos Puros, Machos Portadores, Fêmeas Puras e Fêmeas Portadoras

Macho Portador x Femea Normal = Machos Normais e Machos Portadores, Fêmeas Normais e Fêmeas Portadoras

Macho Puro x Femea Portadora = Machos e Fêmeas Puros, Machos e Fêmeas Portadores

Macho Portador x Femea Portadora =Machos e Fêmeas Portadores, Machos e Fêmeas Puros e Machos e Fêmeas Normais

Macho Normal x Femea Portadora = Machos e Fêmeas Portadores, Machos e Fêmeas Normais

Deste Esquema se depreende que, se acasalarmos um Macho portadores de Branco, Opala ou Ino,com Fêmeas puras, normais ou portadoras da mesma linha, obteremos filhotes conforme o esquema acima apresentado.