quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

BOM ANO 2010



Um ano de 2010 com muita saúde,carinho e compreensão pelo outros,felicidade, fraternidade e paz.QUE A SORTE NO MUNDIAL,ACOMPANHE TODOS OS CRIADORES PORTUGUESES.

ALTERAÇÃO AINDA A TEMPO

No Domindo á tarde,verifiquei que uma das femeas castanhas amarelo mosaico,assim como 2 machos castanho opala amarelo mosaico,não sei porquê,mas estão a ficar com falta de algumas penas na mascara.A femea também na zona da mascara,como tal ainda fui a tempo de alterar a minha inscrição.Estes canarios tinham ambos ido á exposição Internacional de Barcelos.Os machos pertenciam á equipa que ganhou e a femea também.

Tinha 2 equipas de castanho opala amarelo mosaico machos inscritas para o Mundial,alterei para 3 ind.em vez de uma equipa,porque assim posso jogar com machos ou femeas,para levar ind.Todos os machos que foram ao Internaciona Atlantico em Barcelos,estão de perfeita saude,mas não sei o que aconteceu,mas estão a perder algumas penas nas máscaras.Poucas,mas as suficientes para não os poder levar ao Mundial.Talvez estejam cheios de cio.

A femea castanha amarela que tinha ganho em Barcelos ind.passa para a equipa,e em vez dela vou mandar um macho ind.

Inscrevi também um phaeo amarelo mosaico ind.
Vou levar o 344, irmão do que tinha levado a Reggio Emilia,embora tenha um castanho muito identico ao irmão,o tom do amarelo da mascara não é tão bom,porque o amarelo é mais para o torrado,enquanto que o outro era amarelo limão(o 345)que fez 90 pontos ind.e que veio de lá e morreu com a faca.E tudo indica que este canario tenha sido julgado sem rabo,porque quando chegou a casa,tinha o rabo com quase 2 cm.

Há muitos anos que não me morria um canário com esta doença.Isto das exposições tem mais que se lhe diga.
Cada vez fico mais convencido,que não posso levar os mesmos canarios a várias exposições,principalmente aqueles que pensamos levar a concorrer em Mundiais.

Tive sorte em conseguir alterar a tempo a minha inscrição.

COMO LAVAR CANARIOS PARA EXPOSIÇÕES

Quanto maior for a divulgação e maiores conhecimentos forem adquiridos, só beneficiaremos a Ornitologia além-fronteiras.Os criadores de canários que apostam seriamente nas exposições de maior prestígio,preparam as suas aves com grande antecedência e para isso utilizam o banho nos seus canários com alguma perícia e técnica, utilizando produtos inovadores para tornarem as suas aves mais atraentes na altura dos julgamentos.

Cada vez mais descobrimos novos produtos, pondo de parte o tradicional champôJohnson para bebés, pois muito embora tenha efeitos positivos, não produz o brilho desejado e, ao mesmo tempo, não evita a acumulação de pó na plumagem aquando do transporte para o local do evento.Como entendo que este fórum serve para elucidar os criadores com a única intenção de contribuir para o melhorar do aspecto exterior das nossas aves, eis a fórmula utilizada pelos campeões de Brancos recessivos e não só:


1- Dez dias antes da exposição procede-se à lavagem dos canários que vão a concurso;

2- Preparar 3 recipientes com água tépida ;

3- No 1º recipiente juntar a 1 litro de água o produto ou produtos indicados na alínea b)do nº 6 ;

4- Com um pincel de barba lavar os canários ;

5- No 2º recipiente juntar a 1 litro de água 5 a 10 ml de vinagre de maçã (produtobiológico) para eliminar os resíduos da lavagem com o produto referenciado no ponto nº3 (o vinagre de maçã tem que ser aquele que no rótulo tem as maçãs inteiras) ;

6- O 3º recipiente, ou seja a nossa terceira lavagem em 1 litro de água tépida, duasmedidas de glicerina para dar o brilho e a luminosidade às penas do canário e realçar a cor.Nota importante:a) Colocar as aves a uma temperatura entre 26º e 30º (processo de secagem)B) Este processo volta a ser efectuado na véspera da entrega das aves na exposição.Produtos a utilizar:-Super White (pó branco)-Briljant (shampoo)

Carlos Almeida Lima(Juiz Internacional CNJ-OM)

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

AGATA PASTEL AMARELO MOSAICO (REGGIO EMILIA 2009)

AGATA PASTEL VERMELHO MOSAICO (REGGIO EMILIA 2009)

APROXIMA-SE O MUNDIAL DE MATOSINHOS

Boa tarde.Passou mais um fim-de-semana,e o Mundial aproxima-se a passos largos.
Pelo que me tenho apercebido,vão estar lá todos.Desde os criadores já acostumados a estes inventos,e que por norma nunca falham,como também alguns criadores que começaram á relativamente pouco tempo a participar nesta prova rainha da ornitologia,(como eu)e outros que lá vão pela primeira vez.

Ou muito me engano,ou no sábado á tarde,a confusão vai ser tanta,que nem vai dar para o pessoal fazer metade do que leva planeado.Não deixem tudo para o fim.

Eu já tinha planeado ir ao Mundial desde o verão como tal,o meu grupo juntou-se e acertamos as agulhas,para a viagem ao Mundial,mesmo antes da de Reggio Emilia.
Vamos 9 levar os nossos canarios,como tal vamos levar uma carrinha de 9 lugares.Mas só 6 vamos ficar 4 dias na cidade do Porto.Marquei as dormidas logo em Setembro,no mesmo sitio que costumamos ficar quando vamos a exposições nos arredores do Porto.Eu já lá fiquei várias vezes.

Vamos ficar na residencial"O Seculo",é bastante agradável,o pessoal é simpático,tem um bom pequeno-almoço,tem parque para a carrinha,foi remodelado há poucos anos e fica na baixa na rua de Stª Catarina.Vamos pagar 60 eur cada um,c/pequeno-almoço incluido,pelas 3 noites,de quinta a sábado,porque no domingo,é apanhar os canarios e arrancar para ao Algarve.

Optámos por ficar os 4 dias,porque alguns de nós compramos banca no Mundial,para tentarmos vender alguns canários.Eu vou levar todos os que á prior não me vão fazer falta.Quem me quiser encontrar,penso não ser dificil,embora a confusão seja muita,vou estar junto de outros criadores nas bancas pequenas,onde normalmente são os próprios criadores a vender os seus canários.

Mesmo em crise,penso que o Mundial vai superar em muito todas as expectativas,não só na participação,como no pessoal que o vai visitar.

Como nós Portugueses,por norma deixamos sempre tudo para os ultimos dias,penso que quem quiser ter tempo para escolher e comprar com calma deve ir nos 2 primeiros dias(quinta e sexta-feira),porque ou muito me engano ou a grande maioria do pessoal vai visitar o Mundial no fim-de-semana.Aconselho a não deixarem as compras para os ultimos instantes,porque algum material pode se acabar,e os canarios no domingo embora possam estar mais baratos,vão estar mais que escolhidos,além de terem estado 4 dias nas caixas,se forem portugueses.

Porque se forem de criadores estrangeiros podem estar na caixa há quase uma semana,e quer queiram quer não,as transportadoras desgastam muito os nossos canarios.

Este fim-de-semana aproveitei para limpar todas as minhas gaiolas,e trocar e lavar todas as grelhas.Foi o fim-de-semana mais calmo do ano no meu canaril.Algumas encomendas para entregar no Mundial,mas pelo telefone.Até foi bom não ter tido visitas,assim consegui fazer tudo que tinha pensado.A maioria do pessoal foi passar o Natal fora.

Continuo ainda sem saber bem quais os que vou mandar ao Mundial,devido a ter alguns daqueles que gostaria de levar,numa pequena muda.Outros com as penas partidas,para já não falar dos que não tem a minha anilha.Até tenho 2 machos castanhos pastel,que quero mandar individualmente,a mudar penas,logo por baixo da máscara.

Vamos ver se até o dia 16 as coisas melhoram e consigo levar alguns dos que gostaria.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

ILHA DA CULATRA




NATAL PASSADO NA ILHA DA CULATRA

Boa noite.
Espero que tenham passado todos UM FELIZ NATAL.
Eu como todos os anos desde que me casei(20 anos)que passo o Natal na ilha da Culatra.
Porque é lá que vive toda a familia da minha mulher.(pais e três irmãos e respectivas familias,já ultrapassamos os 20)
Peço desculpa a todos os que me mandaram mensagens para o mail,mas eu deixei ficar o computador em casa,assim como a bataria do meu 96,que acabou por descarregar durante o jantar.Como fomos apanhar o barco em Olhão a seguir ao almoço de ontem,e para deixar os canários todos tratados,acabei por me esqueçer de quase tudo.

Lembrei-me quando já ia no caminho,mas já não havia tempo para voltar para tráz,porque o barco não espera,e como quase sempre,vamos sempre em cima da hora.

Durante a tarde de ontem,e durante praticamente todo o dia de hoje,esteve sempre a chover,foi um dia daqueles.Depois de lá chegar,ainda esperei quase uma hora ate conseguir sair de casa,a chuva não parava,e eu gosto sempre de dar a volta a toda a ilha.

Assim que parou de chover fui logo até á costa(praia que fica quase a 1km,das casas,que ficam do lado da ria).Podemos ir pela areia das dunas,ou atravessar a passadeira de madeira,uma especie de paliçada,que em certos sitios chega a ter mais de 1 metro de altura,devido á agua da maré subir em dias de marés vivas.
Depois fui ate ao lado da ria,onde estão todos os barcos dos pescadores,assim como as casas de madeira onde guadam as redes e motores,e todos os utensilios do mar.

Na noite de ontem,o vento parou,e depois da meia noite,deu para darmos uma volta pela ilha e irmos até á costa.A noite estava estrelada,e até parecia que não tinha chovido durante o dia,nem que iria chover tanto,durante praticamente todo o dia de hoje.

Só lá devo voltar no verão,logo tiro umas fotos para ficarem a conheçer melhor esta bela ilha,tão perto de Faro e de Olhão.Embora pertença á freguesia da sé de Faro,é na cidade de Olhão que todos estes habitantes fazem a sua vida.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

FOTOS DOS MEUS DESUMIDIFICADORES


AGORA JÁ NÃO HÁ VOLTA A DAR

O registo está feito,e já não há mais alterações.

Vou levar ao Mundial 40 canarios no total.( 8 equipas e 8 ind.)

Aqui fica o que vou levar ao Mundial de Portugal em Matosinhos:

2 equipas de castanho pastel vermelho mosaico
3 ind castanho pastel vermelho mosaico(tudo machos)

3 equipas castanho opala amarelo mosaico.
Uma equipa de femeas e duas de machos.

2 equipas de castanho opala vermelho mosaico(uma de machos e outra de femeas)
3 ind. de castanho opala vermelho mosaico(2 machos e 1 femea)

1 equipa de castanho amarelo mosaico(femeas)
2 ind.castanho amarelo mosaico(uma femea e um macho)

BOA SORTE PARA TODOS

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

BENFICA-1 / PORTO-0



Desculpem-me todos aqueles que não gostaram do jogo de ontem á noite.
Mais uma vez vi o jogo no café do SrºAmilcar,cheio como sempre que joga o Benfica,com o meu amigo Carlos Leandro(portista)

Foi um jogo emotivo até ao ultimo segundo,a vitória foi dificil,mas foi justa.
Não me compete a mim falar sobre arbitragens.Sou suspeito para falar.
Agora há que trabalhar ainda melhor na segunda parte do campeonato,para que todos aqueles que anseiam por aquele momento,o possam festejar no final do campeonato.
FORÇA BENFICA,respeita todos,mesmo aqueles que á partida parecem ser menos fortes.
Não há jogos nem campeonatos iguais,como tal vamos ACREDITAR E LUTAR até ao fim.

REGISTO DOS MEUS CANARIOS PARA O MUNDIAL

Mais um fim-de-semana se passou,e ainda não estou completamente dicidido,sobre todos aqueles que irei levar ao Mundial.
Vivendo e aprendendo,cada vez me convenço mais que cada vez faço mais asneiras.Embora todas elas feitas sem noção do que é realmente levar este hobbie mais a sério,como é o caso de alguns criadores,principalmente estrangeiros,que levam este hobbie mais a sério,basta verem os resultados dos Mundiais dos ultimos anos.(são quase sempre os mesmos criadores nas respectivas raças a premiar)

Pois é,este fim-de-semana andei a fazer as 2 equipas de castanhos pasteis vermelho mosaico,e embora tenha uma certa quantidade de machos,os que vou sempre escolher,alguns que mandei ao Internacioanal de Barcelos,e outros ao de Reggio Emilia,e isto não pode suceder,porque quase todos eles,tem os rabos um pouco danificados,e nesta altura do campeonato já não há nada a fazer.

Meus amigos,canarios para mandar ao Mundial devem de ir só e apenas ao Mundial.
Eu sei que é isto é muito dificil de conseguir.Para que tal seja possivel,temos de tirar uma quantidade consideravel de canarios da mesma raça,e de boa qualidade,para podermos estipular logo os que vão ao Mundial,e os que vão ás outras exposições.

Para que isto seja possivel,também temos que ter uma considera quantidade de gaiolas disponiveis.Eu para poder realmente ter mais hipoteses,para o proximo ano,quando as criações acabarem,vou passar os meus 40 viveiros,que se transformam em 80 gaiolas individuais,(que eu tinha pensado em vende-los)e vou passa-las para o meio da minha garagem onde tenho as voadeiras,para poder separar 80 canarios,e vou encomendar mais 40 viveiros para o lugar destes,iguais aos que já tenho da terenziani.Além disso vou continuar com as mesmas raças,mas vou aumentar a quantidade de casais por raça,para ter hipotese de uma melhor escolha para futuras exposições.
Embora a quantidade,nada tenha a ver com qualidade.Mas que ajuda,ajuda.

Ontem choveu todo o dia,mas eu este ano já me preveni,comprei 2 desumidificadores da rowenta,um para cada garagem,logo meto as fotos no blog.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

FONIOPADDY



Até hoje a coccidiose é curada com medicamentos que provocam nefastos efeitos colaterais negativos nas nossas aves.
FONIOPADDY é uma semente que cresce nos pantanos do Uganda. Há alguns anos que a pesquisa sobre os efeitos benéficos de FONIOPADDY que garantem ás aves na luta contra a coccidiose resultados fantásticos.
No caso das crias que sujam o ninho com fezes liquidas (enterites) FONIOPADDY em poucos dias resolverá o problema de modo natural , próprio como fazem as aves na natureza quando procuram sementes medicinais que curam as suas indisposições.

RESULTADOS ASSEGURADOS
* Cura da coccidiose * Ninhos secos * Controlo das enterites * Aves em optima forma fisica * Tudo de um modo natural sem auxilio de medicamentos

MODO DE UTILIZAÇÃO
Durante a primeira semana, permita aos pássaros decidirem voluntariamente a quantidade que achem necessária comer. Após a primeira semana, por casal fornecer 1 colher de café por semana. Em área com 30 a 40 pássaros fornecer 2-3 colheres de sopa por semana.
FONIOPADDY deve ser fornecido puro, não misturar com qualquer outra semente ou produto.

SALVIA



Sementes eficazes para as funções digestivas, diuréticas, antisépticas, bactericidas e estimula anti-bactericida.
Salvia (Salvus) significa saúde.
Desde os tempos antigos são conhecidas as suas múltiplas virtudes terapêuticas. Rica em Ómega 3 e Ómega 6, enzimas, Vit. B1 e C, resinas, substâncias estrogénicas e flavonóides.
Eficaz no que diz respeito às funções digestivas, estomacais, diuréticas, antisépticas, anti-bactericida, astringente e anti-reumática.
Particularmente apreciada para todos os carduelis e spinus, sobretudo no período do muda até ao fim do período de inverno.
Emprego e doses: Pôr à disposição diariamente a semente, num comedouro ou num distribuidor automático.

ECHINACEA



Planta e sementes com destacadas propriedades antisépticas, anti-inflamatórias, cicatrizante, imunoestimulante e depurativa
Desde os tempos antigos considerada sagrada pelos Americanos.
Clinicamente é utilizada contra a síndroma antigripal e as doenças resfriamento e outras patologias sobre base infecciosa. Constitui uma potente barreira contra os vírus, bactérias e diversas formas de contagio, mais especificamente a sua acção immunoestimulante manifesta-se com reacções defensivas contra a agressão de agente patogénico.
O emprego mais frequente da Equínacea é representado na profilaxia das doenças resfriamento :
- são de facto fundamentais a reactividade imunológica do sujeito ferido e a rápida produção de anticorpos.
No que diz respeito à actividade de cicatrização, são conhecidos os efeitos benéficos sobre feridas e/ou as lesões internas e externas.
Diversas preparações de Equinácea (tisana) estão mesmo empregadas no cuidado das inflamações e/ou as lesões mucosas orais. A actividade bactericida do Equinácea é particularmente evidente sobre o Staphylococcus aureus, Escherichia vazas e sobre Pseudomonas aeruginosa (Doença dos olhos dos pássaros).
Não são conhecidos da literatura os efeitos colaterais ou precauções emprego para esta semente.
Particularmente apreciada para todos os carduelis e spinus, sobretudo no período do muda até ao fim do período de inverno.
Emprego e doses: Pôr à disposição diariamente a semente, num comedouro ou num distribuidor automático.

CHIA



Semente nobre proveniente do sul da América Central utilizada há séculos até aos dias de hoje no sector da alimentação animal e mesmo na alimentação humana.
Alimento muito importante para todos os Carduelis e de modo particular para toda a espécie de Spinus.
A CHIA tem um teor proteico compreendidos entre o 19 e os 23%. O mais elevado possível em relação todas as a sementes. Constitui uma rica fonte de óleos e ácidos essenciais. Representa uma considerável fonte de anti-oxidantes.
Os 60% dos óleos contidos na CHI são ácidos alfalinoleicos como o Ómega 3 e o Ómega 6.É um equilibrador natural dos triglicerídeos.
Prolonga a transformação dos hidratos de carbono em açúcares.
Protege o tecido intestinal de um eventual ataque de bactérias.
De destacar as fortes propriedades de hidratação prolongada dado que pode absorver a água ou líquidos até doze vezes o seu peso.
A CHIA foi testada à mais de dois anos em algumas criações dando resultados extraordinários, não somente na manutenção em perfeito saúde das aves mas, onde existiam alguns problemas de carácter intestinal, a eficácia desta semente revelou-se concreta e determinante.

CAMELINA SATIVA



A Camelina Sativa é uma planta anual de germinação espontânea, com pequenas flores amarelas e cápsulas ovais longas de 5/10 de mm. A floração vai de Maio a fim de Junho e encontra-se geralmente, nas margens dos campos semeados de trigo.

As suas sementes são pequenas, (da 1 a 1.5 mm) de cor amarela dourada com quebra central semelhante ao trigo.
Pode ser cultivado em altitudes próximas dos 1000 metros. A sua divulgação estendeu-se em toda a Europa após estar mais presente na parte sul - Oriental europeia. Nos países anglo-saxónicos a Camelina Sativa é chamada "Gold of Pleasure" expressão que indica a cor e o prazer que os pássaros exprimem quando se alimentam. É uma semente que, graças aos óleos Ómega 3 e Ómega 6 contidos é muito útil para desenvolvimento das crias e durante a fase da muda. Muito apreciada pelos Canários e todos os outros Carduelis.
Tem um teor proteico de 18% e pode ser utilizado ao estado natural, misturando cerca de 10% à papa colocada à disposição diariamente. Emprego e doses: livre disposição em comedouro. Não adicionar à mistura de sementes.
Tempo de administração: inicio da fase reprodutiva até a metade do períodos da muda da plumagem.

BELA DA NOITE (OENOTHERA BIENNIS)



Planta bi-anual composta robusto de um caule central com folhas laterais lanceolata de grandeza até a 10 cm as flores amarelo intensas são contidas vagens alongadas cerca de de 3-4 cm quando a flor desvanece-se e por conseguinte termina o seu ciclo permanece muitas vagens, todas viradas para cima ancorados ao cal central, presa fácil de muitos tipos de pássaros que as apreciam, sobretudo do mês de setembro a dezembro.

Originária da América central está cada vez mais difundida por toda a europas.
As suas principais propriedades, particularmente das sementes, está voltada para o cuidado do epiderme. Frequentemente é empregada na indústria farmacêutica, particularmente nos cosmeticos.
O óleo de Oenothera recolhido das sementes contém quantidades elevadas de ácidos gordos polinsaturados, principalmente da série Omega 6 e de modo particular acido linoleico e Y-linoleico.
Muito eficaz contra formas eczéma e de dermatites, confere à camada externa da pele uma elasticidade notável, regula também a secreção sebacea e coadiuva o fenômeno da troca celular.
É eficaz em casos de hipertensão, gastrites e gastropatias, visto serem os ácidos gordos polinsaturados precursores biológicos das prostaglandinas.
A semente Oenothera encontrou recentemente um largo emprego no sector ornitológico.
Recomendo a utilização dessta semente, na dieta, particularmente dos Carduelis, tem como vantagens, uma rapidez na muda da plumagem e coadiuva uma melhor expressão das cores naturais dos pássaros.
Por conseguinte, para os Spinus e Pintassilgos em especial, a Oenothera é utilizada constantemente de Junho a Dezembro.
Emprego e doses: pode ser fornecido em comedouro automático ou comedouro individual à parte das outras sementes. Não há absolutamente contra-indicações sobre a quantidade, pode fornecer-se à descrição de acordo com o consumo.
Aconselha-se a administração de Junho a Dezembro.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

AUMENTOU O PRAZO PARA INSCRIÇÃO DOS CANARIOS PORTUGUESES NO MUNDIAL

Não sei se já sabiam,mas nós portugueses,temos a oportunidade de poder inscrever os nossos canários até terça-feira dia 22 de dezembro.

Penso que a organização,ou a Federação Portuguesa de Ornitologia(F.P.O.) com esta atitude está a nos proporcionar(ou tentar convencer)todas as condições para que todos nós possamos enviar alguns dos nossos canários ao Mundial de Matosinhos.

Meus amigos vou ser sincero,este ano embora me tenha corrido de feição relativamente ás criações.Foi um ano de muitas trocas e baldrocas,muitas mudanças em tão pouco tempo.Para que não bastasse,alguns dos meus canários que levei a Barcelos,não sei porquê,mas entraram na muda.

E o que mais me esta agora a preocupar,são alguns que agora que terminaram completamente a muda,e que precisava deles para os levar ao Mundial,alguns para completar equipas,mas como não têm a minha anilha nada posso fazer(são 160 da 3ªcriação,que não têm a minha anilha)Quase sempre os que mais gostamos,são os que têm qualquer tipo de problemas.É sempre assim.Mas não é por isso que os vou deixar de mandar.
Estou mais limitado,mas vou em força.Em casa é que não fazem nada.
VAMOS TODOS AO MUNDIAL,NÃO SÓ VISITAR COMO PARTICIPAR.

Se o Mundial este ano não fosse em Portugal,também não participava.

Boa sorte para todos.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

AMIGOS DO MONTIJO DE VISITA AO MEU CANARIL

DOMINGO MOVIMENTADO

Mais um fim-de-semana terminado,e acabei por não escolher ainda os canarios para levar ao Mundial.

No sábado lavei e guardei a maior parte das minhas banheiras,e troquei,lavei e guardei os 105 grelhas dos meus viveiros terenziani.Tive algumas visitas,o pessoal do costume.

Depois de um sabado á noite atribulado no café(devido ao jogo do Olhanense-BENFICA)
Deitei-me tarde,como tal no domingo acordei já perto das 10h(é só para quem pode)

No domingo de manhã estive a dar germinado c/papa.
Já passavam das 11.30h,e ainda eu não tinha bem acabado de dar a papa,quando me chegaram umas visitas.(pessoal do Montijo)
Estivemos a ver a passarada até que fomos todos almoçar aos moinhos do grelha peixe assado á descrição.(provamos um prato tipico do Algarve,o xarem com ameijoas)
A conversa esteve animada,até me esqueci de tirar umas fotos no restaurante.

Depois do almoço regressamos ás garagens,e com calma,começamos então a escolha dos canarios.Ainda o pessoal do Montijo não tinha saido,e já as visitas vinham aparecendo,apareceu o Luis(Acoteias)depois apareceu o meu amigo Manuel(Albufeira)e por fim o meu amigo Carlos Leandro.Quando dei por conta,eram 7.30h e estava na hora de apagar a luz.

Ontem á noite fiz o registo dos meus canários para o Mundial,embora não tenha a grande maioria das anilhas ainda.

Perdi 2 femeas castanhas amarelas mosaico,e estava a pensar não levar nenhuma equipa devido a ter varias que eu gosto sem a minha anilha,mas vou mesmo inscrever uma equipa.

Então aqui fica o que devo enviar ao Mundial de Matosinhos.

Castanho Opala Amarelo Mosaico-Equipa de femeas
Castanho Opala Amarelo Mosaico-Equipa de machos
Castanho Opala Amarelo Mosaico-Equipa de machos

Castanho Opala Vermelho Mosaico-Equipa de femeas
Castanho Opala Vermelho Mosaico-Equipa de machos
Castanho Opala Vermelho Mosaico-Ind-macho

Castanho Pastel Vermelho Mosaico-Equipa de machos
Castanho Pastel Vermelho Mosaico-Equipa de machos
castanho Pastel Vermelho Mosaico-Ind-macho
Castanho Pastel Vermelho Mosaico-Ind-macho

Castanho Amarelo Mosaico-Equipa de femeas

Total de 35 canarios.

BOA SORTE PARA TODOS OS PORTUGUESES

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

GAIOLA EM ACRILICO PARA TIRAR FOTOS AS AVES

Mais um feriado dedicado á passarada.
De manhã dei papa,e limpei e troquei grelhas dos viveiros antigos.
Tinha uma equipa de castanhos anmarelos mosaicos de femeas e outra de machos para mandar ao Mundial,mas ontem quando registava as anilhas é que me apercebi que em cada uma delas estava um canário s/a minha anilha.Já não levo nenhuma das equipas,em principio apenas 1 ind de cada.Para o ano espero que este problema não me volte acontecer.

Pensei em acasalar este ano mais cedo,tipo 15 de fevereiro,mas como os canarios nascidos em Julho foram dos melhores tirados este ano no meu canaril,(grande maioria deles sem a minha anilha)não vou esperar ate meados de Março,como o ano passado devido ás obras,mas talvez escolha o fim-de-semana de 27 e 28 de fevereiro para os acasalar.Não vale a pena começar as criações muito cedo.

Ontem á tarde o meu amigo Reinaldo apareceu com a sua nova maquina fotografica,e fomos experimentar a nova caixa em acrilico para tirar fotos,sem duvida que facilita bastante,mas penso que as fotas,tenham de ser tiradas na rua,com luz do dia.As luzes do canaril estavam ligadas,mas havia muitas sombras e estragaram-se muitas devido aos refexos do flax e da luz no acrilico da caixa.Não gostei do tom das fotos.

Entretanto quando estava na sesão fotografica apareceu o meu amigo Carlos Leandro,acabando por ficar até ao fim.A maioria das fotos foram tiradas aos canários adquiridos em Iatlia para introduzir no meu plantel,outras a canarios meus reprodutores.

Tanto o dia como a noite,esteiveram bastante humidos,como tal disparou o nivel de humidade no meu novo canaril(ainda por cima estive a lavar grelhas já tarde,o que agravou ainda mais o nivel de humidade,não posso voltar a lava-las tão tarde,nem em dias de muita humidade)
Hoje vou ligar pela primeira vez um desumificador no meu canaril,para ver se o nivel da humidade no aparelhinho(HIGRÔMETRO)que tenho pendurado no portão,que serve para medir e controlar o nivel de humidade do ar.

Agradeço ao SrºAntonio de Port Jefferson(New York)por me ter ligado.