quinta-feira, 11 de março de 2010

ABRI HOJE DE MANHÃ AS SEPARAÇÕES DAS MINHAS GAIOLAS

Ontem,sem esperar ao fim da tarde,acabei por ir a Lisboa buscar a minha filha que estava adoentada.
Ainda pensei em abrir as separações ontem ao fim do dia,mas como fui para Lisboa,tudo o que tinha em mente fazer ontem á tarde,fica ou ficou para hoje.
De manhã dei papa c/germinado a todos,e abri todas as separações.Vai começar o meu trabalho.

Como tinha as fêmeas sem luz,para não acelerarem a preparação para a criação,na outra garagem,tenho algumas ainda um pouco atrasadas.Os machos estão quase todos em forma,mas as fêmeas nem por isso.Não devo de ter ovos antes de quarta ou quinta-feira da próxima semana,mas também não estou preocupado,assim vou tendo tempo para preparar tudo melhor.O ano passado foi ano de mudanças,este ano é um ano de comprar tudo para esta e futuras criações.

Já apanhei alguns machos a galarem,mas a grande maioria das fêmeas não esta ainda preparada para aceitar os machos.Podia esperar mais 3 ou 4 dias até abrir as separações,mas penso que está na altura certa,a temperatura já subiu um pouco,estamos quase em meados de Março,não vale a pena esperar mais tempo,e por incrível que pareça,a humidade ontem desceu para 50%,o desumidificador nem tinha agua no recipiente,como tal de manhã desliguei-o.
Se ver que qualquer dos casais não se esteja a dar bem,ou volto a meter a separação,ou troco o casal.Mais logo á hora do almoço,mas principalmente á tarde,com mais calma vou poder observa-los melhor,e ver se necessito de fazer algumas alterações.

As fêmeas juntas com os machos,como devem de saber, enchem mais rapidamente,se nos descuidamos,quando damos por ela já estão cheias,e prontas para pôr.Temos de meter os ninhos e o material na altura certa,senão elas começam a arrancar os rabos aos machos,e algumas ate arrancam penas a elas próprias,e os ovos vão aparecer de certeza nas grelhas.
Ao meterem material para os ninhos nos suportes,ficam logo a saber se elas estão ou não com vontade de construir o ninho.Eu á vários anos que utilizo jutta,e pêlo de cabra para acabamento.Assim que tiver tempo vou meter fotos do material que utilizo.

3 comentários:

gato pirata disse...

boas sr.faisca, juntei o meu macho á fêmea, mas parece que ela nao quer nada com ele,o que e que devo fazer?

Carlos Faisca disse...

boa noite

separe-os,dê vitamina E,e emta calcio na papa da femea.

De inicio não o deixe ver a femea,para ela o ouvir cantar,e ir ganhando cio,daqui a 3 ou 4 dias logo mete uma separação em rede entre eles,e vá observando a reacção.è muito complicado poder lhe dar um palpite,porque cada canario,neste caso femea tem as suas atitudes proprias,como tal só obsevando as suas reações é que pode ter algumas ideias para resolver o problema.

A sua femea deve estar atrasada,como tal ainda não quer ser galada.
Tem de esperar mais algum tempo.
Um abraço
Carlos Faisca

gato pirata disse...

obrigado pelas dicas, vou fazer isso entao