domingo, 7 de março de 2010

FEMEAS MUDAM DE GARAGEM

Mais um fim-de-semana passado,e a chuva teima em não nos deixar.
No domingo optei por levar todas as fêmeas para a garagem das criações,para que elas se habituem ás novas gaiolas,e á própria garagem.Penso que terei de abrir a separação para dar inicio á nova época,antes do que previa,porque embora o tempo não esteja de feição,a temperatura dentro do canaril ronda os 19º.
Com uma temperatura destas,e quase 15h de luz,é impossivel aguenta-los durante muito mais tempo,vamos ver.Estou a aumentar 5m por dia a luz,ate atingir a 15h de luz diarias.
Como era de prever sobraram-me algumas fêmeas,mas é melhor sobrar do que faltar.
Tinha uns quantos machos separados a mais,agora depois de saber quantas femeas precisava,tenho praticamente tudo aos casais,como tal se alguem deixou as compras para mais tarde,ainda tenho alguns casais para dispensar,todos praticamente de 2009,e de boa qualidade.

Tenho um pressentimento que este ano,se o tempo não mudar e a humidade não baixar,vai ser um ano mais fraco do que o ano passado em relação ás criações. Mesmo no Algarve,principalmente durante a noite,temos bastante humidade.
Não me lembro que nesta altura do ano,o tempo ainda não tenha levantado,continua a chover durante quase todo dia,e mesmo quando não chove,a humidade é muito elevada,não beneficiando em nada a criação dos nossos canários.O que vale é que tenho em cada garagem um desumidificador a trabalhar 24h.Tenho a humidade dentro do meu canaril controlada,pelo desumidificador,andando a rondar os 65%,mais coisa,menos coisa.

Eu por norma só me nascem os primeiros filhotes em Abril,e este ano não vai ser excepção,como tal espero que ate lá o tempo mude.
Tenho prontos para iniciar a criação 105 machos,e 145 fêmeas das minhas 7 raças,apostando forte nos castanhos pasteis vermelhos mosaicos e nos castanhos opalas vermelhos mosaico.
Só não os juntei já!porque primeiro a encomenda de papa e produtos que era para me ter chegado durante o mês de Fevereiro,ainda não me chegou,como tal não tenho praticamente nada em casa para lhes dar,ate a papa esta mesmo no fim.

Depois são os ninhos,não tenho ainda os ninhos em minha casa,de inicio pensei em comprar tudo ninhos exteriores,porque são de melhor acesso,mais fáceis de lavar,mas depois de conversas com alguns amigos,e de pensar bem,acabei por encomendar iguais aos que eu sempre usei.Também porque os meus corredores entre gaiolas não são muito largos,e sem querer a passar com o carrinho,enquanto lhe dou de comer podia sem querer encalhar nalgum ninho,e lá se iam os ovos ou os filhotes á vida.
Os suportes faço-os eu,porque os dos anos anteriores não servem nas gaiolas da terenziani,como tal,sobra mais trabalho para o meu lado.

Brevemente vou colocar fotos do ninho em plástico que era para adquirir,tenho 1 em casa,que veio para amostra,e que gosto bastante,e que estive mesmo a comprar,mas que acabei por não optar.
Só o tempo o dirá se fiz uma boa opção,meto também fotos dos ninhos que vou utilizar este ano.Já não comprava ninhos há mais de 10 anos,e como este ano aumentei bastante o nºde femeas,e com o tempo as coisas estragam-se,fui obrigado a encomendar uma quantidade consideravel de ninhos novos.
Este ano espera-me bastante trabalho,vamos ver se consigo dar conta do recado!

2 comentários:

Eduardo_canarios disse...

Boa noite Sr Faísca;
Tenhoa certeza que vai dar conta do recado assim como também vai tirar bons exemplares!
Boas criações!

Carlos Faisca disse...

Boa noite Edu

Embora tenha boas condições para a criação,é um aumento significativo do nºde casais.
Já sei dantemão que assim que começarem a nascer o tempo é sempre pouco,mas como só quero fazer duas criações,não quer dizer que alguma femea não faça 3 posturas.
Em relação á qualidade só lá para Setembro é que saberei se melhorei ou não nalguma das minhas raças.
Boas criações também para ti!

Um abraço