quarta-feira, 17 de março de 2010

FÉMEAS PARA 2010

Ontem foi dia de visitas,há dias que parece que o pessoal combina para se encontrarem no meu canaril.São todos benvindos,eu como qualquer criador gosta de ser visitado,e de ter pessoal no canaril,e a minha porta esta sempre aberta para todos aqueles que me quiserem visitar.Até faço gosto que vejam os meus canários e as minhas instalações.

Mas este ano depois das femeas começarem a chocar,vou tentar ser mais rigorozo,o pessoal aparece,faço gosto que me continuem a visitar,mas não me levem a mal,mas quem é criador tenho a certeza que me vai compreender.
Mas vamos conversar na mesma,ou na outra minha garagem ao lado,ou no café perto,na garagem da criação é que este ano não vai dar para receber visitas durante as criações.

Eu sempre tive visitas durante as criações,ate por vezes aparece mais pessoal quando tenho filhotes,do que noutras alturas,mas este ano vai ser diferente,não me levem a mal,mas acontece quase sempre algo depois de visitas,ou femeas que abandonam os ovos,ou filhotes caidos no chão,e por vezes outras coisas,e com tantos viveiros eu não vou descobrir logo o que se passou.
A partir de meados de Julho acabam as criações e já podem entrar no canaril todos aqueles que queiram me visitar.Quem vier ao Algarve,e tiver tempo é só me dar um toque para combinarmos.Não só podem,como devem de me visitar.

Aqui fica então as 145 femeas que eu este ano tenho para a minha criação.
De ovos ainda nada,a pastel meteu aquele na grelha e nada mais.Quanto mais tempo demorarem a arrancar melhor!!!Por vezes começar tarde não quer dizer nada...Tenho 800 anilhas,para 2 criações,não quer dizer que não vá haver femeas que não façam 3 posturas.Tudo depende dos ovos goiros,ou de outros problemas que possam surgir.Estou a pensar é quantos vão ficar para anilhar.Não se riam,não por falta de anilhas,é por esquecimento.Sim que quando a produção arrancar,vai haver sempre alguns que vão ficar esquecidos,ou que lhe vão cair as anilhas.

castanho pastel vermelho mosaico - 39
castanho opala vermelho mosaico - 31
castanho opala amarelo mosaico - 22
castanho vermelho mosaico - 16
castanho amarelo mosaico -13
phaeo vermelho mosaico - 11
phaeo amarelo mosaico -13

Como vos tinha dito este ano aposto nos pasteis e nos opalas vermelhos.
Boa sorte para todos nas vossas criações.

4 comentários:

Eduardo_canarios disse...

Boa noite Sr Faisca;
Penso que não é por a malta entrar no canaril em época de criação que as aves abandonam os ninhos ou que os pais os atiram para o chão..isso tem mesmo a ver com as aves,mas você é que sabe,se acha melhor assim...
Desejo-lhe boas criações!

Carlos Faisca disse...

Bom dia Edu

Engano seu meu amigo.Ainda lhe digo mais,quanto menos o proprio criador estiver no canaril melhor.
Na epoca de criações,quanto mais sossegados estiverem os nossos canários melhor.
Daqui a alguns anos logo falamos sobre o mesmo assunto,para me dizer qual a sua opinião.

Ou secalhar o amigo não tem 4 ou 5 amigos ao mesmo tempo a fazerm-lhe visitas,ou entram 2 amigos,passado uma ou duas hora vem mais 1,depois aparece a vizinha que traz a neta para ver os filhotes porque nunca viu,(nestes casos agarro no ninho e vou mostrar os filhotes na rua,depois volto a coloca-los no mesmo sitio)todos na conversa, e a movimentarem-se em corredores estreitos como os meuss,o que é que acha que vai acontecer?????Nada.Não brinque comigo.
Um abraço

Luciano MBF disse...

Boa tarde Sr. Faisca,


Aqui no Brasil é de tarde 17hs. Em primeiro lugar parabens pelas instalações!!! E pelas aves...muito bonitas!
Compartilho da mesma opiniao do senhor, quanto mais tranquilo o ambiente de criação melhor para a reprodução!
Por fim gostaria de fazer uma pergunta. Gostaria de saber se há possibilidades de enviar aves para o Brasil??? o senhor já o fez??

Obrigado pela atenção e mais uma vez parabens!

Carlos Faisca disse...

Boa noite SrºLuciano

Agradeço a sua opinião.
Eu disse que não deixava entrar pessoal,mas hoje as visitas não pararam todo o dia,deixei todos entrar,embora por enquanto tenha ainda algumas femeas a por,(tenho 60 de momento)amanhã,tenho mais algumas,que já me telefonaram,e penso que será dos ultimos dias de visitas ao canaril.


Realmente já tive vários contactos para me adquirirem pasteis e phaeos para o Brasil,mas penso não ser possivel envia-los.

Tive tambem um criador de S.Paulo,salvo erro presidente de um clube da zona,que queria 25 casais de castanho pastel,para ele mais alguns amigos,mas não conseguiu maneira de os introduzir aí.
Penso que os canarios idos da Europa,entram pela Argentina.

Um abraço~
Carlos Faisca