quarta-feira, 31 de março de 2010

OVOS GOROS MAIS DO QUE ESPERAVA

Bom dia,hoje nem sei por onde começar,tenho tanta coisa para dizer que algumas delas,irão ficar esquecidas.
Ontem á tarde depois de sair do trabalho fui verificar os primeiros ninhos que meti a chocar no dia 24 de Março,e que estavam com 7 dias de choco.Fiquei um pouco triste,mas já estou praticamente vacinado para este tipo de situações(todos os anos o mesmo).
Este ano não tenho desculpas,pois passei os machos para a nova garagem com alguns meses antes de os juntar,com bastante luz artificial, com vitamina E na água,como tal não esperava tantos ovos goros,pois via-os quase todos prticamente a cantar.

Que os machos que tenham estado expostos no Mundial falhassem,disso eu já estava á espera,tem-me acontecido todos os anos normalmente na 1ªcriação,mas parece que tenho a memória curta, mas mesmo assim continuo a arriscar em meter machos com 2 ou 3 fêmeas como fiz este ano com alguns machos adquiridos,e outros que foram ao Mundial.

Fiquei um pouco triste,e desolado,mas lá por ter perdido uma batalha não perdi a guerra.Depois de verificados perto de 40 ninhos,tive uns 10 ninhos todos brancos,outros 10 com 6 e alguns,até com 7 ovos galados,e outros que tinham metade, metade,já joguei fora os ovos brancos,e dividi os galados com as fêmeas que os tinham brancos,tenho tudo apontado para não dar raia,e quando troco algum ovo de ninho,faço-o sempre de raças diferentes.

Vou ter concerteza bastantes mais ninhos completamente brancos nesta 1ªcriação,mas dos vistos ontem,os casais que me falharam foram alguns machos e femeas que adquiri,e mais 2 machos que foram ao Mundial,um deles o que fez 3ºlugar em pastel,falhou as duas fêmeas que tinha com ele,sim porque elas arrancaram exactamente no mesmo dia,embora ele estivesse metade com uma,e a outra metade c/ a outra,era sempre para vir algum dos ovo galados.Resumindo falharam todos aqueles que tinha as minhas esperanças de poder vir a melhorar o meu plantel,parece que acertei em todos.É quase sempre assim meus amigos,não devemos de fazer grandes perspectivas sobre o futuro,porque quase nunca corre como nós queremos.
Há os optimistas,ou que guardam os segredos com eles,e não dizem nada porque pensam que se falam dos seus problemas, podem perder as vendas,ou apenas dizem que esta tudo a correr bem,mas quando chega há hora da verdade não apresentam nada.
Mas como eu não penso assim, gosto de partilhar o que se passa ao longo das minhas criações, para não pensarem que isto corre sempre tudo ás mil maravilhas ,ate porque se corre-se e fosse tudo fácil até perdia o interesse.

Também não estava á espera, mas aqui a culpa é minha de ter confiado em 2 machos castanhos vermelhos mosaico,c/3 fêmeas cada um s/saber nada sobre eles,mas vou-vos contar bem o que aconteceu.

No inicio de Outubro,no dia que apanhei a multa de excesso de velocidade,fui fazer a minha primeira entrega de algumas das minhas encomendas,desta vez para a zona de Lisboa,e convidei o meu amigo Manuel Cintra para ir comigo,que entretanto quis visitar um criador da zona,para ir buscar alguns canários que tinha encomendado,para ser dos primeiros a escolher.
Eu fui lá apenas para lhe fazer companhia,e ver os canários,não ia com intenção de comprar canário algum,mas reparei que entre os canários que estavam á venda,estavam 2 machos castanhos vermelhos mosaico de 2008,que me encheram as medidas,destacavam-se de todos os outros,e foi por essa razão que os trouxe,mesmo pagando mais qualquer coisa do que se tenho trazido de 2009,vim super satisfeito com a compra,porque achei que eles poderiam melhorar bastante a minha raça.No Internacional de Reggio Emilia fui ter com um criador Italiano e Campeão Mundial na raça o SrºGiancarlo Cuell,do qual trouxe 3 femeas para introduzir também no meu plantel de castanhos vermelhos mosaicos.
Quero realçar que os machos estiveram 6 meses em minha casa,antes de os acasalar,tempo suficiente para se adaptarem,e até agora têm estado sempre saudáveis, nunca manifestaram nada do contrário,pelo qual eu ter depositado neles bastante confiança,confiança essa que ainda não perdi completamente,pois vou testar ambos novamente,mas desta vez uma femea cada, fêmeas que têem os ovos todos cheios na 1ªcriação,será a ultima tentativa que lhes vou dar este ano.Só se depois lá para o mês de Junho,ver que eles se encontram em forma,farei uma nova tentativa.O que se passou com estes 2 machos passou-se tambem com outros que terei de proceder da mesma maneira.Este exemplo foi só para mostrar que mesmo com tempo para adaptação,nem sempre temos a sorte deles galarem.

Esta tarde vou meter os machos que falharam todos os ovos,em gaiolas de exposição e vou-lhes fornecer vitamina E,e dar-lhe apenas sementes,para que quando chegar a hora da verdade não haver desculpas.
Mas como as contas só se fazem no fim ,vou continuar a acreditar e a confiar nas minhas femeas,como sempre tenho feito ate agora.Já me deram algumas alegrias.
Boa sorte para as vossas criações,e não desistam se algo de menos bom vos estiver a acontecer,porque nem sempre as coisas correm como nós esperamos.
Vamos tentar melhorar ano apos ano,e deixar de cometer os mesmos erros todos os anos.

3 comentários:

tiago silva disse...

Olá s.Carlos.

As minhas criações não começaram da melhor forma pois tive um ninho com 4 ovos 3 dos quais eram goros e um 4 que foi furado por uma unha da fêmea castanha pastel. Agora tenho dois casais de vermelhos mosaicos que puseram hoje o 4 ovo.
Mas o que me chateia é que tenho um travesso de pintassilgo que não para de cantar e de se atirar as grades para galar uma canária mas ela não quer nada com ele, já experimentei juntá-la com um canário mas nem assim, nem mesmo depois de lhe dar vitamina E, ela naõ aceita nenhum macho. Tem alguma ideia do que poderá ser?

Muito obrigado,
Abraço Tiago Silva.

Carlos Faisca disse...

Bom dia

Edu realmente não te podes queixar,mas quando se tem mais casais baixa a média por casal.
Tiago é por estas e outras coisas que eu aconselhoa começarem uma raça com 3 casais.A femea não o aceita porque ainda não esta preparada,ou seja não chegou a hora dela,ou nasceu já tarde,tipo julho ou Agosto,ou é reprodutora,ou então tem algum problemazito hormonal.
Tens de ter calma e esperar,porque quando ela estiver pronta para fazer o ninho,vais ver que vai aceitar o macho.
Tambem tenho em casa duas ainda nesta fase.
Boa sorte para as vossas criações.
Um abraço
Carlos Faisca

Carlos Faisca disse...

Bom dia

Edu realmente não te podes queixar,mas quando se tem mais casais baixa a média por casal.
Tiago é por estas e outras coisas que eu aconselhoa começarem uma raça com 3 casais.A femea não o aceita porque ainda não esta preparada,ou seja não chegou a hora dela,ou nasceu já tarde,tipo julho ou Agosto,ou é reprodutora,ou então tem algum problemazito hormonal.
Tens de ter calma e esperar,porque quando ela estiver pronta para fazer o ninho,vais ver que vai aceitar o macho.
Tambem tenho em casa duas ainda nesta fase.
Boa sorte para as vossas criações.
Um abraço
Carlos Faisca