terça-feira, 16 de março de 2010

PRIMEIRO OVO DO ANO

No sábado de manhã meti os ninhos em todas as gaiolas,e ao fim do dia,já tinha algumas com o ninho bastante avançado,embora a grande maioria delas apenas me retire o material dos suportes,onde o meto para elas se servirem,e o joguem para o chão.Este ano as fêmeas estão mesmo parvas.Penso que eu também sou um pouco culpado pelo que se esta a passar,devia de as ter mudado uns 15 dias antes para se ambientarem ás novas instalações.

No Domingo de manhã por volta das 7.30h,dei papa com germinado,troquei a água,meti material,e quando dei conta,já eram quase 10h,mais que horas para me fazer á estrada.
Por falar em estrada,chegou-me mais uma multa de excesso de velocidade.
Fui apanhado por ser anjinho,porque eu sei que eles estão quase sempre numa daquelas pontes que atravessam o IC 1,no Concelho de Silves,uns Km antes de S.Bartolomeu de Messines.Instalam lá um tripé ,o carro da brigada fica uns 30 ou 40 metros fora da ponte.A armadilha esta mesmo bem montada,eu por norma não ultrapasso os 100,110 h na nacional,mas talvez devesse ter feito alguma ultrapassarem,sei que hoje vou pagar por multibanco mais 120 eur,porque fui apanhado a 130 km,o que deu 122,ou 124 reais,segundo esta na multa.

Desde que apanhei uma multa de 500 eur na auto-estrada(também por excesso de velocidade),só a tomo em Grândola,tenho de arranjar um novo iterenerario para fazer as minhas viagens a Lisboa,talvez pela serra como se fazia antigamente.Não percebo,tenho feito varias viagens a Lisboa,nem sequer encontro um único carro da brigada na viagem(ainda bem),mas quando é para multar eles não falham.É o país que temos,só se preocupam em multar,o resto cada um que se desenrasce.

Já chega de conversa,voltando aos canários que é o que importa.
Embora o ninho estivesse praticamente acabado por ela,hoje tinha um ovo em cima da grelha,foi a 1ªfêmea a pôr,uma fêmea pastel,que eu comprei em Itália, que eu acasalei com o macho que eu mais gosto,para mim o melhor tirado este ano,que para minha infelicidade perdeu uma unha numa gaiola não tendo participado em nenhuma exposição.Embora quem tenha vários casais da mesma raça,nunca saiba de onde vai disparar o melhor exemplar da raça,nós criadores temos sempre aqueles que á prior pensamos serem os que nos vão dar os melhores filhos,e eu tenho este macho,como aquele que me ira dar alguns bons filhotes,porque alem desta ele esta com outra fêmea,mas meus amigos só depois da muda acabada é que se tiram conclusões.

2 comentários:

gato pirata disse...

boas sr faisca, tenho mais duas quaestoes:

-como sabemos que femea ta pronta para acasalar
-dar ovo cozido de galinha aos canarios e bom?

Carlos Faisca disse...

Boas tardes

Eu há uns 15 ou 20 anos criava com 80 casais,e dava 3 vezes papa por dia quando tinham filhotes,e como era eu que fazia a papa,cozia 18 ovos por dia,agora com as papas que temos no mercado,não se justifica cozer ovos,ate porque por vezes á a possibilidade da transmissão de salmonelas.

O amigo se quer saber se a femea esta pronta para acasalar,meta-lhe material na gaiola,e depois observe a reacção dela,se ela comecar a andar com o material na boca,é uma indicação,depois ate pode lhe meter o ninho na gaiola,e se ver que ela quer fazer,ou começa a construir o ninho é mais outro sinal.Há certas reacções das femeas,que nos dão algumas dicas sobre o assunto,como o piar,o bater das asas,a maneira como elas se movimentam,algumas ate se encostam á frente da gaiola para ouvirem bem os machos.

Se ainda tiver duvidas,agarre no macho e meta-o por alguns minutos na gaiola,se ela o aceitar,o que normalmente acontece se ela estiver c/cio ela agacha-se logo um pouco,a pedir gala,e se ele não for esquisito aproveita logo.
Um abraço

Carlos Faisca