quarta-feira, 28 de abril de 2010

AGORA JÁ NÃO PODEMOS ARRANJAR DESCULPAS DO TEMPO!!!

A temperatura no meu canaril durante o dia ronda os 25º.
Não estava á espera de uma temperatura tão elevada nesta altura do ano.
Tenho um termómetro exactamente da mesma marca, e no mesmo sitio na outra garagem, colocado por cima do portão, que é em chapa exactamente igual ao outro, e que aquece um pouco quando exposto ao sol, mesmo sendo os portões todos forrados com roofmate.
A minha anterior garagem, que este ano tem apenas voadeiras, a temperatura ronda os 21º, ou seja menos 4º do que no meu novo canaril.

Nesta altura do ano, tenho bastante luz natural, mais do que eu imaginava, ate tenho de recorrer ás cortinas durante a manhã porque o sol bate com muita intensidade nos vidros duplos de quase 1m de altura, que tenho por cima do portão, aquecendo demasiado o canaril. Há hora do almoço volto a abrir novamente as persianas, para que a luz do dia entre melhor em todo o canaril. Este canaril é de longe melhor do que o outro para a criação, tenho é de começar as minhas criações, algumas semanas antes.

Embora a humidade tenha baixado bastante no meu canaril,durante o dia ronda os 50%,agora não me posso queixar de filhotes mortos na casca, agora tem nascido praticamente todos os filhotes dos ovos galados, filhotes das fêmeas que tinham ovos goros, e que agora ao trocar de machos, e alterar alguns casais, melhorou bastante neste capitulo, não quer dizer que não tenha tido ninhos com ovos completamente brancos, mas nasceram 4, e de nalguns ninhos, mesmo 5 filhotes de fêmeas que tinham tido os ovos todos brancos na 1ªcriação.
Quer dizer que quando os filhotes morriam na casca não era por falta de humidade. Como vos disse fiz o tratamento com baytril, mas o meu problema como o de muitos criadores que participaram no Mundial, penso que seja muito semelhante, tem a ver com alguma bactéria ou fungo que esta a afectar as nossas criações. mas isto são só suposições........não há certezas!!!

A maioria dos meus filhotes está com 20 a 22 dias de vida, e tenho já bastantes fêmeas que estão a criar, que estão a iniciar a 2ªpostura. Agora deparei-me com outro problemazito, que nunca tinha tido, tenho 2 ninhos de 3 filhotes cada um, mais um outro filhote noutro ninho, que já joguei fora, não estavam desenvolvidos para a idade em questão, os pais continuam a dar comida, mas eles não se desenvolvem como os outros,mas também não morrem " Estavam com Problemas" estes deviam de ter morrido logo em pequenos, ou se eu me tivesse apercebido tinha feito logo essa caridade.
Tinha de os jogar para o lixo, não vale a pena tentar ficar com filhotes que não demonstrem ter saúde, porque depois vão morrer noutra altura do campeonato. Escusado é dizer que alguns deles parece que foram escolhidos a dedo, eram dos que mais gostava, canários espectaculares, mas normalmente é sempre assim.

4 comentários:

Halisson Alves disse...

Que bom que as coisas se acertaram pra você. Tudo é uma questão de tempo e trabalho. Agora colhera os frutos de tudo isso.

Abraço!

Carlos Faisca disse...

Bom dia

As coisas não se acertaram meu amigo. Porque os meus problemas não terminaram, melhorei nuns,mas apareceram outros problemas.
Só eu sei o trabalho que estou a ter para fazer frente a todas as contrariedades que me tem aparecido.

Eu já estavaa espera que este era um ano em que o preço a pagar por não ter feito os tratamentos convenientes de quem comprar 20 canarios a diferentes criadores italianos, e que ainda concorre nos dois maiores palcos mundiais,em que em ambas as exposições estiveram perto de 20000 aves, a concurso.
Para o proximo ano vou participar no minimo possivel de exposições, e comprar o minimo possivel de canarios, talvez ate não compre nenhum.Na altura é que irei decidir.
Um abraço

Carlos Faisca

Halisson Alves disse...

Realmente, o ato de participar de exposições e concursos desgata demais nossos canários. Mas ainda sim, sempre queremos mais, justamente por ser um ambiente onde nos sentimos tão a vontade e esperançosos. Existem anos onde parece que tudo está vindo por água abaixo, mas não podemos desesperar, e devemos dar o sangue para resolver os problemas, pois estes são passageiros.

Espero que tudo se resolva por ai!
Uma boa criação. Abraços

Carlos Faisca disse...

Boa noite

Terminou mais um dia para mim.
Hoje ate foi feriado 1ºde Maio,mas para mim foi mais um dia de trabalho no meu canaril,desde que acordei por volta das 7h,ate ás 22h,que é a hora em que começa a luz a apagar no meu canaril, que não parei.
Ontem á tarde depois de sair do trabalho fui buscar a minha filha a Lisboa,como tal muita coisa ficou para fazer.

Este ano é como se tivesse levado uma vacina daquelas de doze dupla, enquanto eu me lembrar do que me aconteceu, espero não voltar a repetir os mesmos erros, porque é assim que se aprende.

Só tenho uma frase para manifestar algum do meu desalento e tristeza em relação a alguns criadores.

DISPENSAM ALGUNS DOS SEUS BONS EXEMPLARES A PREÇOS ACIMA DA MÉDIA,MAS DEPOIS DÃO-LHE ALGO, PARA QUE QUEM OS COMPRAR NÃO POSSA TIRAR UM UNICO FILHO,PARA NÃO LHES FAZER CONCORRENCIA.PARA ASSIM PODEREM CONTINUAR A GANHAR.

Eu não devia de falar sobre o assunto, mas esta aqui atravessado, tinha de sair.

Um abraço

Carlos Faisca