sexta-feira, 16 de abril de 2010

CHUVA E TROVOADA NO ALGARVE e OVOS BRANCOS

Meus amigos,acabou de cair uma trovoada em Faro,daquelas de fazer fugir os cães para debaixo da cama, e o dia promete, parece estar para durar. Logo agora que parecia que as coisas ate estavam a melhor. Não sei o que mais me irá acontecer este ano,mas parece-me que definitivamente a sorte não está do meu lado. O tempo não esta a ajudar os criadores este ano.

Em relação aos canários que vão a exposições,principalmente os que concorrem no Mundial,falharem a galar na 1ªcriação. Penso ser normal que isso por vezes possa
acontecer,senão vejamos por ex:no meu caso.
Eu vivo no Algarve,e tirando este ano que o Mundial foi cá e ficou apenas a 600 km de minha casa,a diferença de temperatura foi insignificante, talvez uns 3 a 4º mais baixa do que no Algarve,e também fui leva-los e busca-los para não os sobre-carregar ainda mais com a viagem
Mas nos outros Mundiais tenho de os levar até casa do SrºRui Belchior(fica a 350 km de minha casa), normalmente mete-os nas próprias caixas transportadoras onde vão fazer a viagem para o Mundial, já com as etiquetas com os respectivos registos devidamente preenchidos,para depois não ter de voltar a apanha-los mais uma vez na casa do SrºRui Belchior(Campeão Mundial em algumas raças,e em vários anos,vive na Castanheira do Ribatejo),para os registar ou fazer a troca para as caixas transportadoras próprias para a viagem.
Costumo introduzi-los nas caixas a seguir ao almoço,por volta das 3 ou 4h da tarde do dia anterior á viagem para o Mundial, que é onde são recolhidos todos os canários dos criadores da zona Sul.

Os canários vão levar em média mais um dia e meio, e por vezes ate dois dias de viagem,ate serem introduzidos depois nas gaiolas de exposição no respectivo Mundial,conforme a distancia até ao país organizador do evento. Vão estar logo á partida praticamente 3 dias nas caixas transportadoras,antes de serem introduzidos nas gaiolas no Mundial. O factor temperatura também bastante importante,porque nós cá no Algarve temos uma temperatura no fim de Janeiro, muito acima da media Europeia, basta ver que no ano passado no final de Janeiro, a Itália estava coberta de neve, e as temperaturas eram quase todas negativas no norte da Europa.
Como tal só na viagem alguns canários podem se ir abaixo,mas para que tal não aconteça,só devemos mandar a um Mundial aves completamente saudáveis em em boa forma,senão estamos sujeitos a ter algum desgosto.
Ate agora apenas participei em 3 Mundiais, e todos os meus canários chegaram como foram, mas isso não quer dizer que o seu sistema reprodutor não tenha sido afectado.

Continuando o meu raciocínio, os canários vão permanecer mais uns 8 a 10 dias no Mundial, sujeitos ao stress normal de uma exposição, e sujeitos a apanhar qualquer tipo de bactéria, que possa ser transmitido por outra qualquer ave a concurso,por isso aconselho a quem mandar os seus canários a Mundiais, de lhes aplicar pelo menos o Ivomec, e principalmente a vacina contara a varíola. Embora normalmente quem participe em Mundiais,sejam criadores que levam este hobbie um pouco mais a sério,como tal em principio não iremos ter qualquer problemas desse tipo,mas é sempre bom não facilitar. Depois temos a mesma doze para a viagem de regresso.

Depois de praticamente quase 15 dias fora, vou então busca-los para minha casa,altura em que a grande maioria dos criadores começa a acasalar os seus canários.
Se quiser fazer uma quarentena,preciso de pelo menos uns 15 a 20 dias para lhes administrar um anti-stress,uns antibióticos e um complexo B, para depois poder lhes fornecer pelo menos durante umas 3 a 4 semanas a vitamina E, antes de os acasalar.
Se fizermos as contas, serão entre 7 a 8 semanas no mínimo,até que os nossos canários expostos nos Mundiais possam estar em condições para galar.
Por essa razão é que eu apenas acasalei o ano passado a 15 de Abril, e este ano a 11 de Abril, mas mesmo assim o espaço de tempo não foi suficiente.
Ou então tenho falhado na sua preparação, como tal terei de alterar o meu método de preparação, principalmente de todos aqueles que sejam adquiridos, ou meus e que tenham participado em Mundiais.

Sem comentários: