sexta-feira, 21 de maio de 2010

COMECOU A NASCER A 2ªCRIAÇÃO

Terminei uma semana de ferias, apenas e só dedicada aos meus canários.
Estamos em Maio, para mim o mês fundamental para quem quer dar a volta a uma situação menos boa como a minha, e eu embora triste por não poder contar com o Fungizone, estou a tentar dar a volta á situação, tentando minimizar o meu problema.

Optei por levar para as voadeiras todos os machos ,mesmo os adquiridos este ano, que falharam a galar, uns porque estão demasiados gordos por serem gulosos, outros porque nunca galaram um único ovo. Levei também as fêmeas que deixaram morrer filhotes, ou que por qualquer razão não aceitam gala. Reduzi o plantel, principalmente dos canários adquiridos este ano. Agora á que arregaçar as mangas e ir á luta.

Tinha 250 canários anilhados na 1ªcriação, mas como me morreram uns 100 já depois de anilhados, com os que vou passar para as voadeiras no fim-de-semana, penso terem escapado uns 150 filhotes na 1ªcriação. Ontem comecei a dar o corante aos filhotes da 1ªcriação c/factor, embora alguns ainda não lhes peguem muito bem como é o caso dos opalas.
Esta semana começaram a nascer os canários da 2ª criação, e embora tenha alguns canários mortos no embrião como na 1ªpostura, são muito menos, e também tenho muito menos ovos brancos. Penso que a próxima semana seja determinante para inverter a minha situação, e como eu vou ter mais uma semana de férias, irei dedica-la novamente e em exclusivo aos meus canários.
Vou aproveitando também para ir lavando uma voadeira todos os dias, como tenho feito para não me custar tanto. É a parte que me custa mais, mas tem de ser.

Ontem telefonei á minha prima para saber como é que ela me tinha enviado os medicamentos, ela confirmou que mandou com aviso de recepção na manhã de quarta-feira da semana passada dia 12 de Maio. Como é possível uma encomenda demorar tantos dias a fazer a viagem de Paris até Faro. Penso que mesmo que alguém viesses de bicicleta já cá tinha chegado.
Quando o medicamento chegar já os canários morreram todos.
Que falta de competência por parte de quem se ocupa deste tipo de transportes.
Eu não disse que vivia no fim do Mundo!!!!

Embora o factor temperatura não abone a meu favor em relação á 2ªcriação, tenho o factor tempo e dedicação a meu favor, e no meu caso a experiência adquirida ao longo dos anos espero que também me ajude. Agora vou mais uma vez confiar a minha sorte nas minhas fêmeas, porque se depender das adquiridas estava feito ao bife como se diz em gíria.

Meus amigos, já estive quase para separar os casais e parar a criação por este ano, mas como sou teimoso e persistente, e como sei que se não estou a conseguir dar a volta aos problemas, que me tem surgido no meu dia a dia de criador, não é por falta de empenho ou por falta de força de vontade, mas sim por algo que de momento me transcende, vou continuar a tentar dar o meu melhor, embora uns dias mais motivado do que outros. As contas só se fazem no final.....

2 comentários:

Filpe Brito disse...

coragem sr. faisca. tenho a certeza que vai conseguir dar a volta à situação.como disse o mes de maio é muito importante. eu tb me deparei com bastantes ovos brancos no inicio...mas os passaros que tem nascido agora na 2criação estao a compensar os que não nasceram na 1º.

Carlos Faisca disse...

Bom dia SrºFilipe

Vamos ver o que me espera este ano, e ate ao fim ainda muita coisa me pode acontecer.
Já não me posso queixar dos ovos brancos.
O meu problema agora é outro.
Vou escrever logo á tarde, ou á noite sobre o que se me passou em relação ao envio do medicamento de Paris.

Um Abraço
Carlos Faisca