quinta-feira, 13 de maio de 2010

" A PROVENTRICULITE"

Como vos tinha dito, na 1ªcriação tive imensos ovos brancos, e muitos filhotes mortos na casca, e alguns canários que chegaram aos vinte e poucos dias, mas não se desenvolveram como eu queria,optando por os eliminar.
Como tal, depois de várias pesquisas, optei por dar o BAYTRIL 10%, dei a quantidade recomendada pela marca, só que em vez de ser para um litro, meti a mesma doze em 1,5 l de agua, ficando a doze mais fraca,não fosse o produto prejudicar na fertilização dos ovos.
Fêmeas que tinham metido os ovos brancos, ou que os seus filhotes morreram no embrião na 1ªpostura, estavam agora praticamente todos galados, e os filhotes nasceram perfeitamente, realmente espectacular.
Fiquei a saber que afinal o Baytril, quando dado com moderação não prejudica a gala, como por vezes se especula.

Alguns filhotes nasceram com problemas morrendo logo nos primeiros dias, ponto negro, e caroço amarelado e arredondado, outros filhotes nascem sem problemas. Devido aos sintomas que tenho vindo a verificar, deduzi se tratar de "Proventriculite", doença terrível, fui logo á farmácia comprar o Miconstantin, que é o único medicamento que eu conheço comercializado em Portugal para esta doença, meti na agua dos que tinham filhotes, mas infelizmente é bastante fraco, servindo apenas no meu entender, para dar como prevenção, porque quando o problema aparece não tem capacidade para resolver a situação.

Como não vi melhoras, mandei um amigo me trazer de Espanha o Panfugol, mas só me conseguiu arranjar 2 frascos que dei em 5 dias a todos os meus canários.
Entretanto os canários deixaram de morrer com 2 dias, e começaram a morrer depois de anilhar, entre os 7 e os 10 dias de vida.
Entretanto ele trouxe-me mais 2 frascos, que comecei logo a dar novamente, mas as mortes continuam, isto quer dizer ou que o produto não resolveu os já afectados, ou que o meu problema não é este.

Onde é que já vi este filme??
Há uns 9 ou 10 anos, em minha casa, tive exactamente os mesmos sintomas:
Os filhotes apresentam atraso no crescimento, embora nascem perfeitamente e sem problemas.
Apresentam o papo constantemente vazio, porque algumas fêmeas não lhes dão comida convenientemente, porque sabem que eles estão doentes.
É visível o tal pontinho negro, que em estado agudo afecta o baço, o fígado inflama, a cloaca fica obstruída e os filhotes morrem.

Telefonei logo para a minha prima que vive em Paris, porque foi com este produto que nessa altura consegui melhorar, e depois de ter dado na muda mais um tratamento com o mesmo produto durante 10 dias seguidos é que consegui acabar de vez com este problema que me apareceu de canários que tinha adquirido nesse ano a diferentes criadores, mas que depois se transmitiu a alguns canários do meu plantel, como foi o caso deste ano.
Nunca mais dei nada para combater este problema, também porque nos últimos anos tenho adquirido poucos exemplares, e normalmente apenas a um criador por ano, o que me tem ajudado neste capitulo, tirando todos os anos excelentes medias, e de alguma qualidade, como podem comprovar nos resultados obtidos nas minhas exposições dos últimos anos.

Só que este ano alem de me ter excedido nas compras, aos melhores criadores italianos das minhas raças comprei 20 canários, com a intenção de melhorar o meu plantel, levei ao Mundial quase 40 canários, que vieram para casa para a minha reprodução.
Adquiri também alguns exemplares expostos no Mundial, e como se não bastasse fiquei em casa com quase o dobro dos casais de que estava habituado a criar, e o meu maior problema de momento é a falta de "TEMPO" para dar conta do recado, agravando ainda mais a minha situação. Os reprodutores estão óptimos, não se notando nada á prior, e a grande maioria dos filhotes nasce sem algum problema, os pais depois é que vão transmitindo aos filhotes os seus problemas.

Em França o produto é vendido apenas com receita médica, e tem o nome de "FUNGIZONE" ou de "Amphotericin B",em Itália o mesmo produto tem a denominação de "FUNGILIN".
Este produto serve para combater "A PROVENTRICULITE" doença originária de fungos que se formam pela excessiva humidade ambiente,deteriorando as papas humedecidas.Penso ser esse o meu problema e o de alguns criadores, normalmente introduzido no plantel por aves adquiridas fora.
Segundo um amigo,o meu problema é o seguinte: Escherichia coli (bactéria Gram negativa)mas eu continuo a pensar que seja PROVENTRICULITE.

O meu produto foi enviado pela minha prima Dina, ontem de manhã de França, espero que chegue na sexta-feira, para eu dar inicio a mais um tratamento, espero eu que seja o ultimo durante as criações deste ano.
Depois vou dar novamente a todos sem excepção duas vezes na muda, durante 7 dias intervalados de 2 dias para administrar um complexo B, ou durante 14 dias seguidos, logo decido na altura, dependendo também de como os canários estejam a reagir.
Foi assim que fiz há 10 anos, e nunca mais tive esse problema. Nunca mais tive de dar o medicamento nem como prevenção, mas como este ano adquiri bastantes exemplares e de diferentes criadores, o resultado esta á vista.

Este produto tem um sabor terrível, os canários quase que nem bebem mesmo no verão.
Para conseguir que eles bebam melhor, nas voadeiras retiro a agua durante 3 ou 4 horas, só depois meto os bebedouros azuis pequenos c/ o produto , e mesmo assim nem os encho e passado meia hora volto a mexer os bebedouros, porque o produto é muito denso concentrando-se no fundo do bebedouro, não vale a pena desperdiçar, porque se precisarmos de mais algum frasco, vamos ter de esperar mais alguns dias ate que ele nos chegue a casa, como tal temos de o controlar, e eu que tenho muitos canários preciso de N de frascos, que por vezes não é fácil de conseguir obter devido á receita médica, pois como devem de saber este produtos destina-se ás senhoras, e não é fácil chegar ao medico e pedir 6 ou 8 frascos do produto numa só receita.

Como já vos tinha dito este é um ano para esquecer, em que o único culpado sou eu por ter cometido vários erros.
O que me vai dando coragem para enfrentar todos estes problemas que me tem surgido, é a qualidade demonstrada pelos filhotes tirados ate agora, de longe o meu melhor ano de sempre nesse capitulo, embora os filhotes tenham no máximo 5 semanas, já dá para eu tirar algumas ilações, só é pena serem menos do que o normal, mas é quase sempre assim.
ESPERO TER AJUDADO A TIRAR ALGUMAS DUVIDAS!!!!

2 comentários:

Pedro Andrade disse...

Olá Carlos,
Gostei muito de ler o seu artigo sobre a proventriculite. Neste momento tenho dois dom fafes com os sintomas de uma proventriculite e presumo que se nada fizer os irei perder. Gostaria que me ajudasse em contar-me o método que tem de conseguir o medicamento para tentar safar o meu casal de dom fafes.
Aguardo a sua resposta com muita ansiedade. O meu mail é: pedro.andrade.m@gmail.com

Um abraço
Pedro Andrade

Pedro Andrade disse...

Olá Carlos,
Gostei muito de ler o seu artigo sobre a proventriculite. Neste momento tenho dois dom fafes com os sintomas de uma proventriculite e presumo que se nada fizer os irei perder. Gostaria que me ajudasse em contar-me o método que tem de conseguir o medicamento para tentar safar o meu casal de dom fafes.
Aguardo a sua resposta com muita ansiedade. O meu mail é: pedro.andrade.m@gmail.com

Um abraço
Pedro Andrade