segunda-feira, 10 de maio de 2010

CONTENTE PELO BENFICA! MAS TRISTE PELOS MEUS CANÁRIOS.

Eu como qualquer BENFIQUISTA fiquei contente por o meu clube do coração ter sido Campeão,mas penso se tivéssemos empatado no estádio do dragão na semana passada a festa tivesse tido um sabor diferente. Mas ainda bem que só foi Campeão apenas esta semana, senão poderia ter havido problemas entre claques, e adeptos o que não dignifica em nada o futebol.

Tenho andado tão triste,mais ainda nos últimos dias, por tudo ter feito para tentar dar a volta á situação de alguns dos meus canários, que nem vi a 1ªparte do jogo, e também não fui festejar. Ainda pensei em ir dar uma volta de moto, mas a minha alegria não foi suficientemente forte para sentir vontade de o fazer.

Já dei 5 dias de PANFUNGOL,e estou novamente a dar, a ver se a coisa melhora, medicamento que um amigo me trouxe de Espanha, mas por enquanto ainda não noto melhoras. Devia de ter logo mandado 2 ou 3 canários para o veterenario para analisar.

Os ovos vem praticamente todos galados, nascem 4 ou 5 filhotes por ninho, as fêmeas quase todas dão comida.
Alguns embora poucos, morrem logo nos 2 primeiros dias de vida, mas a grande maioria morre com comida no papo com uns 6 a 8 dias, outros estão resequidos no ninho mortos. Os reprodutores estão impecáveis,como se nada se passasse, ate agora nem um se foi abaixo, morreram-me aquelas duas fêmeas no inicio da criação, e por agora todos parecem estar em forma.

Basta ver que os ovos vem todos cheios, tive azar foi com os 7 machos que adquiri este ano, por enquanto apenas tenho filhotes de um deles, mas espero ainda conseguir obter alguns filhotes de algum dos outros, senão para o ano volto novamente a tentar. As fêmeas dão comida e tentam elas também dar a volta á situação, sim porque vejo algumas estarem bastante tempo á beira do ninho a olhar para eles, sem saberem o que fazer, coitadas não tem culpa do problema que eu lhes estou a causar, imagino a tristeza e angustia que elas próprias devem de ter quando dão com os seus filhotes mortos nos ninhos, e não poderem fazer nada.

7 comentários:

José Martins disse...

boa tarde Carlos.
Pensei que tinhas o problema controlado mas pelos vistos.... não!
li que estás a dar o Panfungol 5 dias.
devo dizer-te que é para ser dado 10 dias. E O OBJECTIVO PRINCIPAL É FUNGOS INTERIORES(PINTA PRETA).Não sei se é esse o teu problema.
Se te estão a morrer de papo cheio e com 2/3 dias em principio devem ser salmonelas ou colibacilos.
verifica...
se quiseres falamos por telefone.

um abraço,
José Martins
Canaril de Mafra
Stam BZ02

Carlos Faisca disse...

Boa noite José

Hoje fez dois meses que acasalei, foi um dia para esquecer.
O Panfugol, é para dar 10 dias, mas como só tinha 2 frascos só deu para 5 dias, mas já me enviram mais 2 estou a dar novamente, embora note que não resolve o meu problema.
Já devia de ter procurado um veterinario, mas como não fui logo agora tmbem já não vou.

Neste momento os meus canarios morrem cos mesmos sintomas que tive nos meus canarios há 10 anos, como tal vou ter de lhes fornecer exactamente o mesmo produto.
Estou á espera que chegue.

Para mim ou é bacteria, ou fungos, ou as duas coisas.
Um abraço
Carlos Faisca

blogg do Pintatuga disse...

Boas , espero que ressolva esse problema o mais breve possivel , e viva o benfica claro

gato pirata disse...

amigo faisca, acha normal um canario que a um ano cantava bem e era um excelente reprodutor e uma canaria que criava bem, juntos numa gaiola normal de criaçao nao fazerem nada juntos, ela nem mexe no algodao que la coloco, este ano ela tava com uma excelente preparaçao mas quando a coloquei na gaiola junto com o macho nada

Ricardo Ferreira disse...

Caro amigo, segundo os sintomas parece-me a Proventriculite, sendo para isso necessário o uso de Panfungol. Aqui vai o link onde pode esclarecer-se melhor: http://canarios.com.sapo.pt/ventric.htm
Abraço e boa sorte.

Ricardo Ferreira

Carlos Faisca disse...

Bom dia caro amigo Ricardo

Agradeço a sua opinião.
De qualquer forma se for oportuno, aconselho-o a dar uma vista de olhos no ultimo artigo do meu blog.
No meu parecer o meu problema é esse, e mais qualquer coisa, os tais fungos interiores, que há quem lhes chame de MEGABACTERIA.
Vamos ver se o produto que eu menciono vai ser eficaz para o meu problema, e o de muitos outros criadores na mesma situação que a minha.........

Um abraço
Carlos Faisca

Carlos Faisca disse...

Boas caro amigo Ricardo

Eu já tinha dado o Panfugol, não tendo notado melhorias.
Eu tinha tido há uns 10 anos o mesmo problema, conseguindo dar conta da doença com o Fungizone.
E desde que fiz esse tratamento nunca mais me apareceu em casa esta terrivel doença.
O que me confundiu foi os filhotes morrerem na casca, porque na outra vez eles nasciam quase todos.

Aqui esta a resposta para os ovos esbranquicados das femeas italianas, e os ovos brancos dos machos.

Sendo assim espero que seja apenas esse o meu problema.Lá terei de fazer 14 dias de tratamento em vez de 10, que era o que eu pensava fazer.

Eu não queria acreditar que numa garagem nova, com gaiolas novas, ia-me aparecer logo este ano esta terrivel doença.
Agradeço o seu comentário, e tomara que seja mesmo só isso.
Esse problema eu já sabia que tinha, a minha duvida é se não será mais nada.Vamos ver.
Um abraço
Carflos Faisca