segunda-feira, 3 de maio de 2010

FESTA ADIADA PARA DOMINGO!!!

Pois é queriam fazer a festa no estádio do dragão.
Deixem lá, mantenham-se serenos e calmos, que a festa ficou apenas adiada mais uma semana. Isto de saber esperar é uma virtude. Ontem combinei com alguns amigos, que ia ver o jogo ao café,mas acabei por ver em casa apenas meia hora de cada parte. Só depois do jogo fui ter ao café. A maioria do pessoal adeptos do Benfica, quando sofreram o 3ºgolo começaram a ir para casa. Não querendo tirar o mérito á equipa do Porto, mereceu a vitória, não precisávamos era de ver teatro é borla. Quando jogam na Europa, não fazem cenas destas, porque sabem que os árbitros não vão em filmes. Não quer dizer que os jogadores da minha equipa por vezes, também não o façam, o que eu reprovo completamente, são pagos para jogar e não para enganar o publico com simulações.

Penso que todos aqueles jogadores que simulam, ou se fazem ás faltas, ou que fazem falta sem bola, em lances que nada dignificam o futebol, deviam de ser castigados, principalmente pelos próprios clubes, não recebendo o respectivo ordenado enquanto estivessem castigados. Onde esteve o Fairplay neste jogo meus amigos....
Devia de ser possível recorrer ao 4ºarbitro, com meios televisivos para poder castigar logo no momento certas atitudes de determinados jogadores, não dignificando em nada o futebol, e muito menos a quem tudo faz para não perder estes jogos, sendo depois defraudado com a qualidade do jogo, e originando por vezes problemas entre adeptos. Também não gostei da atitude do meu capitão(Luisão), ele como capitão devia de dar o exemplo.

Voltando aos canários, isto de ter tantos casais tem algumas vantagens, mas também tem as suas desvantagens.
Só ontem antes de ir jantar para ir ver o jogo do Porto-Benfica,é que vejo uma fêmea que mesmo eu lhe retirando o ninho de manhã, e só metendo ao fim do dia, já não estava a dar comida a 2 phaeos vermelhos mosaicos, com 25 ou 26 dias, que estavam quase arrumados, um deles já quase que não pedia comida. Lá tive de recorrer á seringa ,dei-lhe logo antes de ir jantar, depois voltei antes do jogo começar mais uma doze, ao intervalo outra, entretanto passei-os para outras gaiolas onde os casais tambem tem phaeos quando já estavam mais vivaços, hoje de manhã fui logo ver, e um deles já tinha sido aceite pelo casal, o outro ainda não, mas há hora dom almoço é a primeira coisa que faço é ver se tem ou não comida no papo, ou se já comeram algo de manhã.

Esta fase dos filhotes entre os 25 e 30 dias é uma fase muito complicada, para quem joga um macho a várias fêmeas ,está sujeito a que algumas delas abandonem os filhotes(deixem de se preocupar com eles) mesmo eu retirando o ninho para fora de manhã, depois de elas terem metido o ovo, para que elas não fiquem agarradas ao choco, volto a coloca-lo á noite, mesmo ao inicio do apagar da luz, mas mesmo assim algumas andam malucas, e só pensam no ninho, estão de uma maneira que só pensam em chocar, não passando puto de cartão aos filhotes. Entretanto o macho esta com outra fêmea.
Por estas e por outras razões, que devemos de fazer o casal certo, e nada de truques nem de tentar enganar os nossos canários.

Tenho 4 machos adquiridos a dois criadores, dois de cada raça, que é sempre como faço, compro 2 machos quando preciso de um, não vá algum deles falhar, que depois de de 2 rodadas de 3 fêmeas cada um deles, ainda não consegui um único ovo galado, mas dos dois machos castanhos opala vermelho mosaico, que me tinham falhado também cada um deles com 3 fêmeas na 1ªcriação, um deles já esta a galar, o outro teima em não encher um ovo, do mal o menos, só espero que não morra porque vai ter de dar o litro coitado.
Podia apenas jogar os que galam pela certa, e assim tirar mais quantidade de filhotes, mas eu quero tirar um ou outro exemplar dos canários adquiridos, para ficar em casa para os meus cruzamentos futuros.

No sábado estive a limpar a garagem das voadeiras, meti uma mascara e com a ajuda de um reservatorio de 5 l com uma pistola daquelas de insulfatar, enchi-o de agua e misturei 2 frascos pequenos de pecusanol e molhei todas as zonas susceptíveis a esconderijos dos bichinhos, esta garagem foi o ano passado toda revestida a azulejos. Ficou um cheiro que não se aguentava.
Agora vai ficar fechada uma semana, e no próximo fim de semana, leva a lavagem final, as gaiolas também levam uma limpeza ainda melhor, para daqui a 15 dias, no meio de Maio possa estar pronta para receber os primeiros canários do ano. Como já são tão poucos, tenho de lhes proporcionar a melhor acomodação possível.

Quase todos os meus machos que me participaram no Mundial, que falharam na 1ªcriação, agora já encheram os ovos, não podia correr tudo mal,embora alguns deles não os tenha jogado ainda ás femeas.
Deixaram de me morrer filhos nos ovos,agora tudo o que esta galado tem nascido. Mas entretanto tenho tido alguns canários que não se desenvolveram como deviam, e a esses com imensa pena minha, tive de optar por os eliminar. Não posso dizer que esteja tudo bem, apenas melhorei um dos problemas, mas entretanto surgiu-me outra contrariedade, mas para compensar estou a gostar bastante de alguns filhotes que vão se aproximando de um mês de idade.
Alguns deles já estão com o pai, ou outro macho que eu estipulei para o efeito, separados pela grelha, da femea(mãe)porque em alguns casos houve trocas, que esta a chocar do lado contrario a 2ªcriação.

4 comentários:

Nuno disse...

BOAS, AMIGOS EM ESPECIAL AO FAÍSCA.

EU COMO ADEPTO DE FUTEBOL,JOGADOR, E FILHO DE ÁRBITRO NÃO GOSTEI PUTO DAQUELE CLÁSSICO.E QUEM ME CONHECE SABE QUE DEVIA GOSTAR DO RESULTADO E APESAR DE ADIAREM A FESTA NÃO GOSTEI.
E VEJO LAMENTAVELMENTE ADEPTOS JOGADORES E DIRIGENTES DE AMBOS OS CLUBES COM 1CINISMO TERRIVÉL.ENOJA-ME OS CONFRONTOS E POR FAVOR PÁ NUMCA DEIXEM AS ESPOSAS IR ÁS COMPRAS E VOCÊS VÃO AO FUTEBOL...VÁRIAS SENHORAS QUE FORAM COM OS FILHOS DAR UMA VOLTA PELA CIDADE E CUJOS FILHOS OU ESPOSAS SE MOSTRAVAM AFETAS A ALGUM DOS CLUBES ERAM INSULTADOS(AS) E AGREDIDOS(AS)...
NÃO DEIXEM ISTO ACONTECER, POR FAVOR.

A ALGUMA GENTE QUE VAI A BOLA ERA ATIRA-LOS LOGO AO RIO ANTES DE ENTRAREM FOSSEM DE QUE CLUBE FOSSEM.-É LAMENTAVÉL.
A CULPA TAMBÉM É DO JORNALISMO QUE AJUDA A ESMIUÇAR SENTIMENTOS RECALCADOS QUE DEPOIS USAM PARA INFLAMAR E DEPOIS AINDA ENTREVISTAM E ACEITAM CONFIDÊNCIAS DE ELEMENTOS DA(s) CLAQUE(s) QUE NADA TEEM A VÊR COM OS VERDADEIROS ARTISTAS DA BOLA.

PARA MIM AQUELE JOGO NÃO VALEU 1OVO GÔRO!!!!!!!

E DE CANÁRIOS AQUI NASCEM POUCOS COM 5 FEMEAS 3 MACHOS E 1QUE AINDA NÃO ACORDOU PO SEXO OPOSTO.TENHO UNS 7 E SO 2 DEVEM DEIXAR OS PAIS AGORA......E HOJE NO MEU CANARIL ESTAVA A 34ºGRAUS....ÁS 8H DA MANHÃ JA TINHAM O BICOS ABERTOS DO CALOR.---ISTO ANTES DE IR TRABALHAR QUANDO XEGUEI ÁS 16H E POUCO E VI 34ºGRAUS DEITEI LOGO AGUA NOVA A TODOS E RENOVEI A AGUA DAS BANHEIRAS QUE TINHA FICADO JA DE MANHA....ERA VÊ-LOSA BANHAREM-SE.
TENHO DE FAZÊR UM CANARIL...ESTA GARAGEM SE ESTA COM ESTA TEMPERATURA IMAGINEM EM JUNHO JULHO E AGOSTO QUANDO O CALOR APERTAR.......DE INVERNO É AO CONTRÁRIO.
MAS FELIZMENTE AS FEMEAS COM 1 OU 2 FILHOTES ALIMENTAM BEM MAS TAMBEM NÃO TEM MAIS QUE 2FILHOTES CADA NINHO.
POR TUDO ISTO FALTA DE CONDIÇOES E DE EXPRIÊNCIA NAÕ ME QUEIXO.

CUMPS,NUNO FARIA(flintstone)

Carlos Faisca disse...

Boa tarde amigo Nuno

O jogo já foi,já se passou e o que interessa agora são os canários.
E o Nuno também já disse tudo sobre ele, e o seu envolvimento.

A temperatura do teu canaril é como o clima no Alentejo, com uma grande amplitude termica o que é mau.

Penso que não deves de invstir em mais bons canários enquanto não melhorares as tuas condições de criação.

Penso que este recado sirva para todos os criadores, porque estar a investir em canarios de qualidade sem ter um local mais ou menos em condições,e uma temperatura aceitavel, dentro das possibilidades de cada um,como é evidente.

Cada vez mais vão aparecer mais problemas nos nossos canários, e a qualidade vai-se impondo, porque todos querem melhorar, e se possivel ganhar uns premios, mas para isso tem que se investir em todas as vertentes, e neste capitulo as instalações são fundamentais.

É evidente que ninguém obtem premios apenas por ter boas instalações, mas lá que ajuda, ajuda.Não me lembro de ter tido mais de 29º,na minha garagem no dia mais quente de Agosto.
Mas se for proporcional, na nova teria 33º, porque quando esta calor a diferença entre elas é de 4º,mas nessa altura estão todos na muda na mais fresca, e sombria.

Boa sorte para ti e para a tua familia.

Um abraço

Carlos Faisca

. disse...

E se o benfica não for campeão?? rs
Boa tarde ha algum tempo que sigo o seu blog, admiro o trabalho que exerce nele,expondo para todos, ler o seu relatorio do seu canaril..
Queria.lhe perguntar com que tipo de seringa hé que voce, dá de comer aos seus passaros,entre 25 e 30 dias, se com uma normal, o uma das que se compra, que vai até ao papo...
S quizer dar uma olhada ao meu blog é.. http://www.canariosazb.blogspot.com/
Continuação de boa criação, e bom trabalho com o blog..

Carlos Faisca disse...

Bom dia Ricardo

Pois é!provocando algumas azias a certas e determinadas pessoas.
O BENFICA foi mesmo CAMPEÃO este ano!!!!
Não precisávamos de saber que eras anti-BENFICA.
A seringa é normal, mas não volto a dar, quando têm de morrer, morrem na mesma forma, é só perca de tempo, eu já sabia disso, mas há sempre uma esperança, como a que tu tinhas em relação ao BENFICA.....
Boa sorte para os teus fifes.
Um abraço

Carlos Faisca