quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CAMPEONATO NACIONAL DO ENTRONCAMENTO 2010

Como vos tinha dito, esta tarde vou meter os meus canários nas caixas transportadoras, que vou levar para dispensar na banca que adquiri para o respectivo efeito no pavilhão no Entroncamento. Vou lá estar de sexta-feira a domingo próximo.

Quem é da zona do Norte, e pretende adquirir algum dos meus canários, é melhor faze-lo agora, porque eu não tenho prevista mais nenhuma viagem ao Norte este ano.

Nos últimos dias tenho recebido N de mails e telefonemas de criadores a precisarem de fêmeas. Eu tenho fêmeas para dispensar, mas também tenho machos.

Toda a gente sabe que os machos não põem ovos, como tal nesta altura do campeonato as fêmeas já começam a ser muito procuradas, e daqui a mais uns 2 meses valem ouro.
Quem as tem não vende, a não ser que elas não tenham qualidade, ou tenham algum problema.

Já pensaram que o criador ao vender as fêmeas sem os machos, o que irá fazer com eles? Ou manda-os para a loja, ou deixa-os em casa para cantarem, não vejo outra alternativa.

Como tal eu vou dispensar algumas fêmeas sem macho, mas o seu valor terá de ser mais elevado do que se a dispensar em conjunto com o macho, o que é normal, porque se ficar em casa com casais, em qualquer altura os posso dispensar a criadores que pretendam iniciar este maravilhoso hobbie. E eu já passei por esta situação muitas vezes.

Se se lembrarem na altura da muda, já tinha comentado que em algumas raças este ano tinha tirado bastantes mais machos do que femeas, como tal é bastante dificil poder disponibilizar apenas femeas nalgumas das minhas raças, não quer dizer que não o faça.Embora tenha tirado mais machos do que femeas, nos opalas tirei mais femeas que machos este ano.

6 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Carlos Faisca...Tenho uma femea q botou sozinha na gaiola, ela estava com um macho mais eu tirei ela pois ja fazia tempo q ela nao botava e deixei com um ninho em outra gaiola e agora ela botou so q o macho ja está com outra femea q tambem botou. Será q a femea choca sozinha os ovos e irao nasçer os filhotes?? Ou tenho q colocar um macho? Ou o que devo fazer??

Obrigado pela atenção....

Carlos Faisca disse...

Bom dia SrºPaulo

Se ela esteve com um macho,os ovos podem estar galados.
SE a femea choca ou não os ovos sozinha, o amigo é que tem que ver, mas podia meter lá o macho meio dia com ela, outro meio dia com a outra femea, por exemplo.

Normalmente se ela estiver galada agarra quase de certeza o choco, embora mesmo não estando algumas tambem o façam, mas nem todas.

Cada femea reage diferente da outra.

Um abraço
Carlos Faisca

Carlos Ramos disse...

Olá

Carlos, realmente tinhamos falado no "pequeno" incidente da desclassificação da equipa em questão. Ainda bem que não foi erro do Juíz. Com tantos canários é facil algum passar despercebido, mas globalmente diria que a tua prestação foi fantástica, parabens. Espero que o resto também tenha corrido bem.

Abraço

Carlos Faisca disse...

Pois foi Carlos

Mas eu era já para ter mais atenção a estas coisas, não posso facilitar.
Mas não foram os unicos canários meus a serem penalizados, a minha femea castanho opala amarela mosaico,da qual gosto bastante, tinha excesso de oxidação nas azas, embora igual dos dois lados, mas o juiz não teve a mesma opinião do que eu dando-lhe 87 pontos, assinalando a zona com uma bola.

A outra minha femea castanha opala vermelha mosaico, e que vou mandar ao Mundial, para mim bastante melhor do que a outra que levei e fez 92 p, vai fazer parte da equipa de femeas, porque é a que eu mais gosto, não me importo com a sua classificação de apenas 87 pontos, por ter uma pena na asa avermelhada, porque quando uma ave é boa, estes pormenores não são relevantes.
E depois neste caso, cada juiz tem a sua opinião. è uma questão de sorte.

Quanto ao resto correu tudo bem, não fosse ter mais uma observação na equipa dos meus phaeos amarelos mosaicos, assinalando que a minha 3ª ave da equipa era nevada e não mosaica, que a penalizou tambem.

Um abraço
Carlos Faisca

Carlos Ramos disse...

Mas globalmente acho que a tua prestaçao foi mesmo muito boa. A propósito de uma coisa que tu disseste e de terem dado um 87 a uma ave excepcional só por causa de um pormenor, este ano discuti com um colega uma situação parecida, pois a minha opinião era e é diferente da dele, perante uma ave excepcional e aquela era, pois já criei e estudei bastante a raça em questão, julgava eu que se deveria valorizar os pontes fortes, em vez de penalizar fortemente u8m ponto menos bom. A minha opinião foi mal recebida e voltei a julgar os que me tinham calhado, mas continuo a pensar da mesma maneira e contra esse raciocinio que dá más indicações e desincentiva o criador, uma ave excelente não pode ter 87 pontos a não serque tenha um defeito muito grave.

Carlos Faisca disse...

Bom dia Carlos

No caso da opala amarela, tinha umas 70 femeas para escolher, mando uma unica femea e um unico macho, era porque não tinha duvidas que eram os melhores que tinha em casa para classificar, se a femea apanha-se 89 ou 90 pontos, é porque haviam femeas melhores na exposição, mas quando ela leva 87 pontos, é porque das duas uma, ou a femea é muito fraca, ou o juiz não gostou dela, ou então, pensem o que quiserem.

A tal femea castanha amarelo mosaico que levei a Olhão e levou 87 pontos, e que eu falei no meu blog fez 91 no Nacional e ficou em 2º,e vai incorporada numa equipa ao Mundial. Afinal eu tinha razão, a femea não valia 87 pontos, e mais grave é que não houve nenhuma com 89, nem 88, apenas uma com 90 do Angelo, que veio ao Nacional e não classificou.
Mandei duas femeas castanhas opalas vermelhas, porque eu pessoalmente gostava mais de uma, que fez 87 pontos, mas mandei outra mais ao gosto dos juizes que fez 92 pontos, será que a diferença era assim tanta?

Eu sei que não é fácil mandar uma ave e fazer 1ºnessa classe, mas se um criador que tem N de bons exemplares em casa, e manda apenas um dessa raça, é porque depois de um grande consenso, achou que era aquela ave que lhe iria representar toda a sua raça.

Penso apenas que alguns senhores que se julgam muito entendidos, estão a precisar de algumas actualizações em algumas raças, nada mais, eu sei que ninguem esqueçe o que sabe, mas a realidade é que algumas raças estão a sofrer constantes alterações,(para melhor penso eu), como tal é preciso todos estarem actualizados, o que nem sempre é o que se passa, e depois que paga é o criador.
Um abraço

Carlos Faisca