domingo, 31 de janeiro de 2010

ULTIMO FIM-SEMANA DE JANEIRO

Foi mais um fim-de-semana para "esquecer".Devido ao trabalho que tive.
No sábado de manhã,meti o complexo B nos bebedouros,limpei toda a alpista dos comedouro,depois puxei o papel das gaiolas terenziani,e estive a preparar a voadeira que tinha combinado de entregar no domingo de manhã.
O meu amigo Leandro veio me visitar,mesmo quando estava quase a ir para casa,para tomar um banho e jantar,e dedpois ir para o café ver o jogo do Benfica-Guimarães.
Um pouco de conversa,e quando cheguei ao café já havia quase meia hora de jogo.
Ele só lá chegou na 2ªparte.
No domingo acordei cedo,e comecei por dar papa c/germinado,fui desarmando as minhas gaiolas antigas que estavam na garagem nova,para as poder mudar de garagem,para deixarem o espaço livre para os novos 40 viveiros terenziani,que em principio chegam na terça-feira.
Depois fui acabar de limpar o modulo de 4 voadeiras que tinha combinado entregar de manhã.Eu a acabar e o srº a chegar,metemos o movel na carrinha dele,entretanto chegou um criador a buscar uns canários.

Pedi ajuda ao meu filho para a mudança."mais uma,para variar"
Eram quase 2h da tarde e a mudança estava concluída.
Passávamos com o compressor em todas as gaiolas na rua,antes de as meter-mos na garagem,já limpas.
A sorte foi os carapaus e as cavalas grelhadas que estavam á nossa espera para o almoço.
Quando acabei de almoçar,já nem me apetecia levantar para continuar o trabalho,mas tinha de ser.
De tarde tive a lavar grelhas que tinham já atrazadas,e a lavar os tabuleiros das que mudei,assim como os poleiros.As gaiolas tinham sido lavadas há pouco tempo,como tal não houve necessidade de as lavar.
Montei separadores e enchi os comedouros todos c/alpista,só falta colocar os tabuleiros,que entretanto ficaram a secar,e meter os poleiros e bebedouros para poder lá meter os machos que tenho ainda para dispensar e que estão a garrear todo o dia que nem loucos nas voadeiras.Apareceram mais umas visitas de tarde"amigos".

Consegui lavar todos os tabuleiros e poleiros,e levar as grelhas e sacos de alpista agora para a garagem de cima,que é onde tenho as arrumações por baixo das gaiolas.
Quando dei conta eram 8h,e estava na hora de me vir embora.
Amanhã de manhã antes de ir trabalhar vou montar os poleiros e meter os tabuleiros.
Espero há hora do almoço ter tempo para meter os bebedouros,e conseguir meter todos os machos separados.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PREPARAÇÃO PARA ACASALAR(DESPARAZITAÇÃO)

Ontem de manhã,meti zentel em todos aqueles que á prior vão ficar em casa para a minha reprodução.Em cada garrafa de 1,5 l,meto uma tampa vermelha do próprio produto.
Hoje ao fim do dia retiro todos os bebedouros com os restos do zentel.
Amanhã de manhã,quando lá chegar vou meter complexo"B" na água.(adquiri na farmácia)

Deixo ficar o complexo "B"sábado, e no domingo ao fim do dia retiro todos os bebedouros para voltar a passa-los por agua c/um pouco de lexivia,ou vinagre,durante algumas horas ou um dia,e depois antes de os meter a secar passo-os por água bastante quente e meto-os a escorrer em cima de uma toalha na minha marquise.

Faço sempre assim,mesmo quando mudo apenas a agua.Sei que tenho muito trabalho,mas os resultados estão há vista.Sem trabalho,nada se consegue meus amigo.É escusado dizer que tenho bastantes bebedouros para poder trabalhar á vontade.
De momento estou a usar bebedouros azuis,como estou a dar vitamina e medicamentos,estes são melhores para manter a qualidade destes produtos durante mais tempo,protegendo o produto da luz,ou dos raios solares,evitando assim uma mais rápida oxidação.

Sábado e Domingo,vou administrar complexo"B".
Segunda-feira de manhã meto agua limpa durante 5 dias.
Sábado,ou Domingo da próxima semana,volto a repetir exactamente o mesmo processo.
Em principio lá para dia 9 ou dia 10 de Fevereiro tenho o meu plantel completamente desparasitado,depois irei dar o ESB3 durante 5 dias seguidos,misturando 2 gr por litro de água(vou dar pela minha 1ªvez.Só dou uma vez,assim como o FP 20/20.

Após dar o ESB3,vou dar uma vitamina K,(recomendado pelo fabricante)e por fim umas 2 a 3 semanas antes de os acasalar,vou dar vitamina "E",este ano dos laboratórios Roche(minha 1ªvez).

Este ano atrasei-me um pouco,a iniciar os tratamentos preventivos para a minha criação,como tal,talvez não tenha tudo pronto para os acasalar a 13 de Março como previa.
Talvez só os acasale no fim-de-semana seguinte,a 20 e 21 de Março,vamos ver como tudo se desenrola.Até pode ser que eu ache que o 13 de Março,seja a altura certa.
Prefiro começar uma semana mais tarde do que começar sem garantias de que tudo fiz para ter sucesso nas minhas criações.Sei também que quando eu começar,há criadores que já estão a meio das suas criações.Tenho de ser forte para resistir á tentação de os não juntar,por isso não vou visitar criador algum que tenha filhotes.
Espero ter ajudado,e alguma duvida que ainda exista mandem mail.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

FOTOS TIRADAS NO NORTESHOPPING



OS FACTORES MOSAICO

Os factores mosaicos no plural, porquê? Existem com efeito vários factores "mosaico", ou antes diversos dimorfismos provenientes de origens diferentes:
1 - Cardinalito da Venezuela:
2 - Canários ingleses do tipo Gloster;
3 - Serinus cini e outros.
O factor mosaico que foi captado no Cardinalito da Venezuela é de longe, a meu ver, o dimorfismo mais qualitativo , porque as aves "mosaico" próximas do Cardinalito possuem todos os pontos de eleição de um lipocromo perfeito em intensidade, não tendo "schimel" (nevado), uma plumagem muito curta e uma delicadeza de pena inigualável.

De notar que no Cardinalito da Venezuela existem dois tipos de aves, um deles possuindo uma grande banda branca que, partindo do abdómen, sobe no sentido do peito. É este tipo que se deve acasalar para melhorar o facto mosaico.

As primeiras aves "mosaico" apareceram na Holanda a partir do cruzamento Cardinalito da Venezuela x Vermelho lipocromo. O trabalho rigoroso e a selecção que daí resultou, trouxe fêmeas mosaico muito belas, quer em melanina quer em lipocromo, mas trataremos agora apenas do mosaico Vermelho Lipocromo. Estas fêmeas apresentavam-se de cor branca cré sobre o dorso e pontos de eleição dum belo vermelho vivo e luminoso; as linhas oculares muito finas, embora bem distintas. A pena era de tal modo fina que o lipocromo sobressaia no meio do branco neve.

Recordo-me de uma fêmea que adquiri por intermédio de Mario Ascheri. Tal fêmea era originaria de uma linhagem holandesa (º nº de "Stam" 4942, criador célebre) porque a pena dessas aves podia ser comparada com a seda. Não me posso esquecer disso, pois o branco cré era de uma brancura magnífica, devido à delicadeza inigualável da pena.

Diga-se de passagem que não era necessário o recurso a "lavagens especiais" com champôs para cães brancos, ao contrário do que é hoje praticado por criadores de canários mosaicos, tanto a nível nacional como internacional.

Os pontos de eleição do "protótipo" mosaico eram de um vermelho intenso, "luminoso" e sem "schimmel". Esta é a prova viva do factor qualitativo mosaico fornecido pelo Cardinalito da Venezuela.
Os machos, pelo contrário não eram nada de espectaculares e não podiam ser aves de concurso, pelo menos segundo os critérios actuais. Estes últimos apresentavam "schimmel" dorsal importante, com um lipocromo muito intenso nas espáduas, peito, cabeça e uropígeo.

Os melhores machos apresentavam um abdómen muito branco, que se prolongava para cima sobre o peito. O conjunto era sempre caracterizado por uma plumagem bastante curta e bem luminosa. Eis o que há quanto ao factor mosaico qualitativo.
Seguidamente um factor quantitativo foi introduzido no mosaico por criadores italianos, e Mario Ascheri, em visita à exposição de Reggio Emília de 1969, ficou maravilhado com um stam de machos que possuíam um tipo mosaico diferente, muito mais espectacular.

A máscara bem vermelha destacava-se nitidamente do peito, as espáduas e uropígeo eram os de uma fêmea, no entanto com um pouco mais de rosa sobre o dorso e no peito. Isto foi uma revolução e este mosaicos foram denominados "Novo Tipo". É evidente que Mario Ascheri os adquiriu, e mais tarde eu adquiri um macho. Pelo estudo desse macho, compreendi que a estrutura das penas tinha mudado: o branco era menos luminoso e a cabeça mais forte, as patas mais curtas, os olhos ligeiramente rasgados e amendoados. O conjunto da ave era mais pesado do que o mosaico que criávamos.
Todos os criadores de mosaico se precipitaram e toda a gente reproduziu esse tipo de mosaico. Mas há sempre o reverso da medalha.

A selecção que se seguiu foi conduzida no mau sentido, e por força de manter mais branco, o lipocromo, quer nos machos quer nas fêmeas, tornava-se pálido, a pena alongava-se à medida que prosseguiam os acasalamentos, o traço do olho (nas fêmeas) desapareceu para dar lugar a "lunetas", ou melhor, mascarilhas de um lipocromo pálido. A seguir apareceram os quistos.
Entretanto compreendi que esse factor mosaico foi captado dos canários ingleses do tipo Gloster. Para o verificar refiz os mesmos acasalamentos e cheguei aos mesmos resultados.
Era necessário suprimir os defeitos produzidos por esse novo factor mosaico, embora conservando as qualidades. A única forma era partir de novo de Cardinalito da Venezuela.

Só este acasalamento permitia:
- Restituir o lipocromo intensivo.
- Encurtar as penas.
- Modificar em parte a estrutura da pena
- Reencontrar a parte do mosaico inicial por modificação da estrutura da pena.

Actualmente, após esses diferentes acasalamentos, podemos considerar que os mosaicos vermelhos são belos exemplares, todavia com um objectivo a nunca perder de vista: Ligar Intimamente o Factor Qualitativo e o factor Quantitativo. Nunca esquecer que é o protótipo ou modelo mosaico perfeito da fêmea que reflecte a qualidade do casal.

Uma boa máscara no macho não é forçosamente uma qualidade para dar boas fêmeas. Existem com efeito machos mosaicos em concursos que possuem uma bela máscara, bem cotada, que não passam de mosaicos "reles" (à francesa, mosaiques "BIDON"…).

Se os observarmos mais de perto apercebemo-nos de que:
- a estrutura da pena é mais espessa; logo, afastada do Cardinalito;
- o lipocromo desce no abdómen quase até à cauda.
- A tipicidade dos traços finos no olho é muito importante, pois tudo daí parte para obter uma linha mosaico de qualidade.

É falso pretender-se que existem fêmeas para fazer machos, e machos para fazer fêmeas. Alguns criadores lançaram essa teoria há alguns anos, defendendo que fêmeas possuindo muito lipocromo na máscara melhorariam os factores mosaico no macho, e que machos tendo uma pequena máscara dariam boas fêmeas. É uma Falácia!

As qualidades de um mosaico traduzir-se-ão por:
Macho:
- Uma máscara muito intensa.
- Um lipocromo muito vermelho nos pontos de eleição, sem "schimmel" no meio.
- Um branco muito luminoso (sem recurso a champô…) para as partes brancas.
Uma plumagem muito curta e marcada em lipocromo,.
Um branco cré, bem luminoso no abdómen, subindo em direcção ao alto do peito.

Eis um macho que dará boas fêmeas.
Fêmea:
- Plumagem sedosa.
- Pontos de eleição muito vermelhos.
- Traço ocular bem marcado, sem lunetas, ou máscara ligeira.

Eis uma fêmea que dará bons machos mosaicos.
Nos dois casos, as rémiges deverão ser brancas, pois aumentar-se-à a qualidade do factor vermelho. Isto obtém-se por selecção; no entanto, uma alimentação à base de papa contendo corantes amarelos artificiais pode pigmentar as rémiges, da mesma forma que:
- Tratamentos antibióticos.
- Verdura na altura da criação.
- Muito ovo de galinha do campo. O amarelo pode cobrir as rémiges.

É por isso que tenho muito cuidado com a alimentação dos mosaicos e emprego papa seca sem corantes artificiais, com a qual as crias se desenvolvem muito bem, não obrigando ao recurso a antibióticos nos momentos das criações.

Michel Darrigues, Juiz Francês O.M.J.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

TERMINOU MAIS UM ANO

Terminou mais uma época para quem participou no Mundial,agora há que arregaçar as mangas e dar inicio a mais um ano de criações.Ainda me espera bastante trabalho no que toca a mudanças,pois tenho que passar as minhas gaiolas antigas,duma para a outra garagem,antes que cheguem as novas 40 da terenziani que já estão no Porto.

Na segunda-feira meti os canários que trouxe da feira todos em voadeiras c/papa e banheiras para se poderem recompor dos vários dias passados nas caixas,que não só os desgastam muito,como lhe prejudicam a plumagem.

Os machos que estavam na exposição foram para a garagem onde iram criar,numa gaiola s/separação e c/banheiras e papa c/germinado para não se irem a baixo.Nos ultimos tempos não tenho dado nada na água,e vou continuar a faze-lo.(podia ter metido um anti-stress,mas os canários estão todos de boa saúde,como tal não vejo necessidade)

As femeas foram para as voadeiras,ainda é cedo para encherem,como tal ficam com algumas horas de luz a menos,enquanto não estiverem prontas para a mudança.
Vou lhe dando papa,e amanhã penso começar a minha desparatização com o zentel,a todos aqueles que penso que irão ficar em minha casa.É já um pouco tarde,mas não podia começar logo assim que chegaram do Mundial,tenho de deixar primeiro se adaptarem ás instalações e a comida,e ver se estão todos bem.

Fiz mais 4 aquisições para introdução de sangue no meu plantel
Adquiri 2 machos phaeo amarelo mosaico da equipa que fez 2ºlugar no Mundial,ao srºEurico da Fonseca,e um casal de phaeos vermelho mosaico ao srºVitor Jesus.
Este ano fiquei-me por aqui.

Depois de tantas mudanças,o ano podia-me ter corrido melhor,pelo menos no Internacional de Reggio Emilia.

Mesmo assim correu melhor do que eu esperava,e embora não tenha conseguido nenhuma medalha de ouro no Mundial de Portugal,as duas medalhas de prata e a de bronze,dão-me alento para continuar o meu trabalho ainda com mais vontade este ano.

Amanhã vou começar a desparazitar os meus canários,dando-lhe Zentel.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

FOTOS TIRADAS NO MUNDIAL AOS STANDS AQUA-PICANÇO,AVIAN, LA VOLIERA e BERTOLINI




4ºDIA e ULTIMO do MUNDIAL de PORTUGAL 2010

Como tínhamos chegado tarde ao hotel,de manhã quase não me apetecia levantar.Ainda por cima estava com uma constipação daquelas,e a minha voz tinha desaparecido,estava completamente rouco,nem quase se ouvia a minha voz,estava meio engripado.

Chegamos um pouco mais tarde do que sábado,e notava-se já bastante pessoal nas redondezas,o dia prometia,acabando mesmo por ser o meu melhor dia em termos de vendas,ainda melhor do que o dia anterior.

Nalguns stands italianos,já estava marcados saldos nos canários,(50%)era o ultimo dia,os melhores já tinham sido escolhidos,como a concorrencia era enorme e os que não se vendem-se tinham de ir de volta para casa,como tal,tinha-se de tentar vender o máximo possível.

Depois de algumas vendas,ainda durante a manhã estranhei a compra de 3 castanhos pasteis por parte de um criador italiano,que vendia no stand SantaMonica,ele já tinha parado várias vezes,durante os últimos dias para apreciar os meus castanhos pastel,mas desta vez decidiu-se mesmo a compra-los,talvez por ser domingo para ver se eu vendia mais barato,mas enganou-se.
Passado algum tempo veio á minha banca outro criador Italiano,desta vez o SrºAtilio Santi,e pergunta-me o preço de uma fêmea castanha pastel vermelho mosaico,eu não vendi a ninguém fêmea sem macho,mas não tive coragem de lhe dizer que não lhe vendia,pedi um pouco mais do que o normal,e ele levou sem comentários.

Pouco tempo depois,apareceu outro criador italiano alto que já o tinha visto por lá,do qual não sei o nome,e mandou meter uma femea na gaiola,mas como a fêmea não era para ele,através do telemóvel lá foi falando com o amigo,dando as coordenadas da fêmea,acabando por levar depois de uns 5 minutos de conversa ao telefone.

Entretanto enquanto um espanhol me escolhia alguns canários castanhos amarelos mosaico,deixei fugir uma fêmea castanho amarelo mosaico.A menina assustada por ver tanta gente,e devido também ao barulho,instalou-se junto ao tecto do pavilhão nos ferros de suporte da cobertura,e só filmada a cena.
Eu tentei,quase até lhe acertava,mas ela não saia de lugar,sentia-se protegida,e talvez cansada,como tal não me ligava puto,até que levantou voo e foi parar dentro do armanzem de apoio ao Mundial,mas instalou-se exactamente no mesmo sitio de onde estava(no topo do pavilhão junto ao tecto)

Até que um criador me disse para ir até ao stand do "Pantanal",que eles lá tinham uma cana de pesca própria para apanhar canários.
Cheguei á entrada do pavilhão,e realmente estava lá a dita cana encostada do lado dto do pavilhão,olhei para dentro para falar com alguém do stand,para lhe pedir a cana emprestada por uns minutos,mas estava tanto pessoal lá dentro,que mesmo chamando ninguém me ligou,ninguém me respondeu,pensei que se fosse lá dentro,iria interromper a conversa com os clientes(ainda por cima rouco como estava era impossivel alguem me ouvir)

Resolvi agarrar a cana e ir apanhar a canária,antes que ela mudasse de sitio,e a perde-se de vista.Não demorei mais que 2 ou 3 minutos a voltar,e a meter a cana novamente no mesmo sitio,de onde a tinha tirado.(no cimo da cana estava um cabo de fio elecrico dobrado,mas coberto de cola de apanhar pássaros,e assim que toquei na fêmea,ela ficou logo presa pela pata e asa)
Quando acabei de colocar a cana no sitio de onde a tinha tirado,aparece um individuo baixo,que nunca tinha visto,nem conhecia,que me agarrou no braço,e me quis bater por ter utilizado a cana sem lhe pedir autorização.Realmente há pessoas que não deviam de andar neste mundo das aves,porque indivíduos destes não prestam,nem deviam sequer de estar em contacto com aves,não tem o menor sentido de compreensão.

Nem queria acreditar no que se estava a passar.Por ter utilizado a cana de pesca para apanhar um canário!!!quis me bater,só não o fez porque teve receio da minha reacção,vontade não lhe faltou,(tudo isto apenas porque não lhe tinha pedido autorização,mesmo depois de lhe ter explicado o sucedido)continuou a insistir,que tinha razão,e que eu não lhe tinha pedido autorização.Podiamos ter ido beber uma á conta da canária que eu tinha apanhado com a cana,mas não?Insistiu tanto que me Passei!!!
Descontrolei-me de uma maneira tal,que lhe mandei meter a cana pelo cu acima,era o que ele estava a precisar de ouvir."Episódio triste"desculpem o português.

O domingo passou rápido,e quando dei por mim estava quase na hora de levantar os meus canários expostos.Foi o meu melhor dia de vendas,melhor ainda que sábado.

Houve um grupo de criadores dos Açores que me abordou mais do que uma vez,queriam adquirir 10 casais meus de castanho pastel vermelho mosaico,tentaram negociar comigo,mas queriam um preço de loja,eu até lhe fazia um preço especial.Deviam de estar a gozar comigo dizendo que era para levar para vender na loja,como se nos Açores houvesse canarios castanhos pasteis vermelhos mosaicos como os meus á venda nas lojas.(posso ter muitos defeitos,mas não sou burro)Das duas uma,ou não tinham dinheiro,ou não percebiam nada de canários,ou então eram criadores armados em espertalhões,gostava de os ver a negociar com os italianos.

Eram umas 7.30h quando fui apanhar os meus canários,mas tivemos todos de esperar porque um dos meus amigos comprou uns canários italianos,e portugueses expostos,como tal tivemos todos de esperar até ás 9h.
Ficamos no pavilhão onde estavam os stand de vendas,e entretanto aproveitamos para jantar logo antes da viagem de regresso a casa.

Cheguei a casa já passava das 3h da manhã.A viagem correu sem problemas.

3ºDIA NO MUNDIAL

No sábado,acordamos todos mais cedo,e ás 8.20h,já estavamos na Exponor.
A viagem fui ainda mais rapida,como era sábado,o transito estava mais calmo.
Foi fazer exactamente o mesmo do dia anterior,dar agua,alpista e meter um pouco de papa nas caixas dos canarios.Finalizado este trabalho,fui dar uma volta novamente pela exposição.Hoje estive a observar com mais tempo alguns canários das minhas raças.

Falei com um dos melhores criadores Italianos da raça castanho vermelho mosaico,pareceu-me ser um individuo honesto,mas habituado a vender os seus exemplares por um preço algo exagerado,para nós portugueses,mas normal para Italia.
Não vou mencionar nomes,quis lhe adquirir um macho castanho vermelho mosaico,todos eles muito bons,qualquer um deles me servia,mas como já tinha vendido alguns dos seus canários expostos,e quase todos a portugueses,o canário que me podia dispensar no meu parecer não valia a quantia por ele pedida,como tal acabei por não fazer negócio.O que me deu muita pena,porque o canário que eu mais gostava disse-me não estar á venda,mesmo eu lhe tendo proposto pagar mais qualquer coisa,este sim era um exemplar espectacular,daqueles que qualquer criador gostaria de ter no seu canaril.
Espero para o próximo ano lhe poder comprar não um,mas dois machos desta raça.

Este ano também não me posso esticar muito,pois tenho canalizado o meu dinheiro para as instalações,e agora há que mandar vir papas e produtos para a nova epoca que se aproxima.Para o próximo ano,logo invisto em bons exemplares para poder melhorar o meu plantel.
Quando dei por mim entrava uma avalance de pessoal,grande loucura(eram 10 h,e o pessoal entrava á força toda),qual quinta ou sexta-feira,hoje sim o pessoal apareceu todo.Raspei-me logo para o pé da banca,pois estava ali também para vender alguns dos meus canários.No sábado tive visitas de criadores amigos de quase todo o país.Foi um dia inesquecivel,como estava na banca não podia dar atenção a todos,espero que o pessoal compreenda.

Já perto do fim do dia,tive uma visita surpresa na minha banca,de um criador italiano que eu não conhecia.(mas já conhecia os seus canários)
Entre outras,cria algumas das mesmas raças que eu(castanho pastel vermelho mosaico,e castanho vermelho mosaico),sendo de momento um dos melhores,para mim considerado mesmo o melhor criador de canários de côr da actualidade,SrºOres Balugani.Esteve a apreciar os meus canários na banca,e só passado algum tempo de conversa,é que estranhei,e lhe perguntei o nome,quando fiquei a saber realmente quem ele era,aproveitei logo para lhe tentar adquirir um exemplar dos seus,expostos e classificados em 1º lugar por equipas,mas da raça que eu pretendia,castanho pastel vermelho mosaico,já estavam todos vendidos,paciencia,fica para o ano.Para mim era uma mais valia para melhorar a minha raça.A emoção foi tanta,depois de saber com quem falava,que até me esqueci de tirar uma foto com ele.Pois é,deu-me uma branca,mas quando tiver novamente oportunidade de estar com ele,logo lhe peço para tirar uma foto.

Vendeu-se bem no sábado,principalmente aos espanhóis.Os portugueses preferem comprar aos Italianos.Mas entretanto estranhei a presença de alguns criadores italianos a rondarem a minha banca,e a perguntarem o preço dos meus castanhos pasteis.Eram perto das 9h,quando fomos jantar ao local do costume(Norte-shooping)O grupo desta vez era maior,mas a noite acabou por ficar estragada.
Um dos nossos amigos que veio de Faro passar o fim-de-semana,excedeu-se na bebida com o pessoal conhecido que encontrou no Mundial,ou não se alimentou convenientemente,ou algo que bebeu fez-lhe mal,o que é certo é desmaiou no centro comercial,e foi de 112 parar ao hospital.Pouco depois da 1 hora tudo ficou resolvido.
Estavamos todos de rastos quando chegamos ao hotel.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

FOTO MINHA FEMEA CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO da EQ.VICE-CAMPEÃ MUNDIAL 2010 EM MATOSINHOS

FOTO DO MEU CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO C/92 P.( 3ºIND MUNDIAL DE MATOSINHOS 2010 em PORTUGAL)






FOTO DO VICE-CAMPEÃO MUNDIAL de PORTUGAL 2010 CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO C/93 Pontos


CELINE DION-I AM ALIVE SONG...

FOTOS TIRADAS COM O PESSOAL DURANTE O MUNDIAL,JUNTO DA MINHA BANCA











FOTOS MUNDIAL (STANDS DE ALGUNS PAISES REPRESENTADOS NESTE MUNDIAL)















O LEITÃO Á BAIRRADA DO ALMOÇO DE QUINTA-FEIRA ANTES DE CHEGARMOS Á EXPONOR

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

2ºDIA NO MUNDIAL

Sexta-feira acordei eram 7.30h,ás 8h,já tinha tomado o pequeno-almoço.
Mas entretanto tive de esperar por pessoal do grupo,porque alguns esquecerem-se de acordar á hora combinada,e só apareceram para tomar o pequeno-almoço eram quase 8.30h da manhã.

Não pode ser porque os canários estão fechados nas caixas,como tal não comem enquanto nós não as abrirmos,e como todos devem de saber é de manhã que normalmente eles mais gostam de comer.

Chegamos á Exponor,mais propriamente ao Mundial,já passavam das 9h.Vá lá que o condutor foi desenrascado,não se enganou em nada,e ainda deu para andar melhor do que alguma vez me passou pela cabeça.É que estávamos em sentido contrario ao transito.

Assim que cheguei,abri as caixas,e fui logo meter agua limpa,alpista e papa na passarada.O dia esteve para mim fraco em termos de visitantes.Muito abaixo das minhas expectativas para um Mundial.O pessoal também não estava muito disposto a abrir os cordões á bolsa.Muitas perguntas,algumas desconfianças,resumindo menos interesse do que no primeiro dia.

Aproveitei para dar uma volta pela exposição,tirar umas fotos,fazer algumas aquisições na exposição,fazer umas compras e dar uma volta pelos stand das papas.
Estive algumas visitas de pessoal que visita assiduamente o meu blog,e é com uma enorme satisfação que vejo que quase todos os Portugueses já me conhecem.

A grande maioria deles,através do meu blog.Desculpem-me todos aqueles que por vezes lhes dou menos atenção,mas normalmente isso só me acontece se estiver com algum cliente.É que temos de estar atentos,e eu não vim apenas passear ao Mundial,também tenho de dispensar alguns canários para me ajudar face ás despesas da viagem,estadia,inscrição dos canários,e compras a efectuar para a passarada.

Saímos da exposição por volta das 8h,e o percurso foi exactamente o mesmo que da noite anterior,só variou a ementa,desta vez fui comer comida chinesa,mas também no Norte Shooping.E cá estou eu na residencial,a teclar um pouco antes de me ir deitar.
Até amanhã,Boa viagem a todos aqueles que vêm visitar amanhã o Mundial.
Venham porque vale a pena,estão cá todos os campeões,as marcas de papas,e concerteza que todos irão encontrar aquilo que procuram.Amanhã encontramos-nos no Mundial.

1ºDIA NO MUNDIAL

Chegamos a Matosinhos eram quase 4h da tarde.Mas não deixamos de parar para almoçar na zona da Bairrada,para comermos o saboroso leitão.Antes de seguirmos viagem em direcção ao Porto.
Assim que lá chegamos fomos logo buscar as nossas fitas para meter no braço,para poderemos ter livre transito.Depois foi levar a passarada para a banca,e quando demos por ela já estavam alguns compradores amigos,outros conhecidos a levarem alguns canários.Para 1ºdia não esteve nada mau.Afinal estivemos apenas 3 horas e pouco na feira.Deu logo para dar uma vista de olhos á pasarada exposta,e para encontar pessoal de outras exposições.No meu caso mais Portugueses,porque estrangeiros só conheço alguns.Deu para tirar umas fotos com pessoal amigo,conhecido de praticamente todos que visitam o meu blog.Assim que chegar a casa na segunda-feira irei meter bastantes fotos do evento.Não devo ter o programa instalado aqui na residencial.

Saimos de lá,só depois de deixarmos toda a passarada tratada,e todas as caixas arrumadas na banca,já passavam das 8h da noite.Estavamos todos rotos,foi parar no Norte Shooping,e comer uma picanha,e beber uma caneca,enquanto descansavamos aas pernas.Demos uma volta por o shoping antes de tomarmos a direção da baixa do Porto,onde se situa a residencial,mais propriamente na rua de StªCatarina.

Foi chegar,dar uma volta pela net,e cama.Há meia noite estavamos todos deitados.(lindos meninos)É o P.D.I.meus amigos,ou pensam que ainda tenho 20 anos.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

AS MINHAS MEDALHAS NO MUNDIAL DE PORTUGAL (MATOSINHOS 2010)

MEDALHA BRONZE-IND.CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO(MACHO)92 P.

MEDALHA PRATA-IND.CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO (MACHO)93 P.

MEDALHA PRATA-STAM.CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO(FÊMEAS)
91 + 90 + 90 + 90 +5 =366 PONTOS

VENDA DE CANÁRIOS NO MUNDIAL DE MATOSINHOS 2009

VOU ESTAR A VENDER OS MEUS CANARIOS NUMA BANCA NO MUNDIAL DE MATOSINHOS.

OS CRIADORES A QUEM EU TENHO DE ENTREGAR OS CANARIOS RESERVADOS PODEM LÁ IR TER COMIGO.
VOU LÁ ESTAR Á ABERTURA DE QUINTA-FEIRA,E FICO ATE DOMINGO.
VAMOS NOS ENCONTRAR DE CERTEZA NO FIM-DE-SEMANA EM MATOSINHOS.

Todos os seguidores do meu blog,sabem que este foi um ano muito atribulado para mim.Foi um ano de mudanças e de muitos investimentos em novas instalações.Como tal se não tivesse obtido nenhum prémio neste Mundial,não tinha ficado chateado.Tinha ficado apenas um pouco"triste" porque trabalhei bastante,e não tinha tido nenhuma alegria para compensar este ano de criações.Mas não ia jogar a toalha ao chão.
Quem me conheçe sabe que tenho um feitio um bocado complicado,por vezes tomo atitudes que depois me venho a arrepender logo a seguir,mas por vezes já não há volta a dar.Como esta que vos vou contar.

Lembram-se de eu ter escrito que matei uma femea castanha opala vermelho mosaico,porque me depenou um filho todo,quase ate á morte,e logo aquele que eu mais gostava.Pois essa menina que eu matei e que logo a seguir as lágrimas me vieram aos olhos,(foi uma mistura de raiva e arrependimento ao mesmo tempo)é só a mãe de 2 das femeas castanhas opala vermelho mosaico da equipa que fez 2ºlugar,o tal passarinho que ela depenou é irmão de ninho do que obteve o 2ºlugar,porque este eu retirei-o ainda a tempo dela não o depenar.Como foi possivel,eu matar a fêmea que me deu os filhos que melhor classificaram este ano.

Na 1ª criação criou 2 fêmeas e 1 macho impecavel,e na 2ªcriação passou-se,mesmo com material á disposição,vamos lá perceber os canários,talvez porque eu não lhe meti o ninho,eu não pretendia que fizessem a 3ªcriação,estava sem anilhas.

Mas eu também tive muitas culpas no cartório,estava a criar em voadeiras,como tal não podia separar os filhotes atraves da grade.Este ano tudo se vai modificar.
Eu sempre vos disse que o meu objectivo,é para o futuro,e não era para já.
Os meus canarios obtiveram 3 medalhas,fiquei bastante contente com eles,só eles sabem como eu gosto deles,e os trato da melhor maneira possivel.Cada vez gosto mais dos meus canarios.

ATÉ MATOSINHOS,BOA VIAGEM PARA TODOS.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CRIADORES PORTUGUESES E O ALGARVE ESTÃO DE PARABÉNS

PARABÉNS A TODOS OS CRIADORES PORTUGUESES QUE ESTÃO A BATER AS MELHORES EXPECTATIVAS.
QUERO DESDE JÁ DAR OS PARABÉNS A TODOS OS CRIADORES PORTUGUESES,E UM GRANDE ABRAÇO EM ESPECIAL PARA OS CRIADORES DO ALGARVE QUE ATÉ AGORA JÁ TÊM 16 MEDALHAS.
OS CLUBES DO ALGARVE ESTÃO DE PARABÉNS.FORÇA PORTUGAL.

CARLOS GIÃO 5 MEDALHAS

2 OURO
3 BRONZE

JOSÉ FRANGOLHO 4 MEDALHAS

1ºEq. Branco Recessivo
2ºEq. Branco Recessivo
2ºInd.Branco Recessivo
3ºInd.Branco Recessivo

JORGE BRITO 3 MEDALHAS

2ºInd.Negro pastel asa gri vermelho mosaico
3ºInd.Negro pastel asa gri vermelho mosaico
3ºEq.Castanho opala vermelho mosaico

CARLOS FAISCA 3 MEDALHAS

3ºInd.Castanho pastel vermelho mosaico
2ºEq.Castanho opala vermelho mosaico
2ºInd.Castanho opala vermelho mosaico

MIGUEL ABELHO 1 MEDALHA

3ºInd.Negro onix vermelho mosaico