quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

VIDEO DO CAMPEONATO DO MUNDO DE ORNITOLOGIA DE PORTUGAL 2010 - MATOSINHOS

VIDEO DO CAMPEONATO DO MUNDO DE ORNITOLOGIA DE PORTUGAL 2010 EM MATOSINHOS

COMO COLORIR CANÁRIOS MOSAICOS

Quase todos os dias tenho alguns mail de criadores com duvidas sobre como dar,quando dar e que corante dar aos seus canários.Eu sou apenas mais um criador que também tem duvidas como todos vocês.
E se não as tivesse não tinha conseguido obter alguns bons resultados,como já consegui,e que espero ainda poder melhorar.Porque quem pensar que sabe tudo,e não tem duvidas,nunca vai conseguir alcançar os seus objectivos.(sonhos que todos temos,mas que só alguns contam)
O que este hobbie tem de maravilhoso é a incerteza,o que hoje é óptimo,amanhã já é bom,depois de amanhã é razoável e para a semana já esta ultrapassado.

Como tal todos nós criadores temos de nos convencer que ganhar,até pode não ser assim tão difícil como parece,mas voltar a ganhar,vai ser bastante mais difícil,como tal temos de nos actualizar constantemente,porque todos os dias nos vão aparecer diferentes situações no nosso dia a dia,que teremos de ultrapassar.
Embora não haja campeões eternos,são quase sempre os mesmos criadores a ganhar,como tal não é fácil conseguir lá chegar,mas também não é impossível.

É com este pensamento que todos devemos de trabalhar,com vontade e empenho para o conseguir,e não desistir logo á primeira ou á segunda tentativa,antes pelo contrário,devemos tentar melhorar ainda mais para que os resultados apareçam,e acima de tudo temos de ter humildade para aceitar com desportivismo algum resultado menos conseguido.Sempre na esperança que no próximo ano iremos conseguir melhorar os nossos resultados!!!

Cada criador tem os seus métodos de coloração,e eu como qualquer outro criador tenho a minha maneira de corar os meus canários castanhos mosaico.Há criadores que preferem dar o corante na água,economizando algum corante,este método dá um pouco de trabalho para dissolver o corante na água,e a lavar depois os bebedouros.
Eu tentei uma vez,há alguns anos atrás,a dar o corante na água,mas como não gostei,nunca mais tentei,como tal dou misturado na papa.

Não é por dar mais corante(excesso),que vamos obter uma melhor coloração.
Mas se tivermos uns bons reprodutores no nosso plantel,principalmente saudáveis,porque qualquer doença interfere na coloração,se lhes dermos uma boa alimentação e uma dose correcta de corante,iremos concerteza conseguir obter bons resultados.

Eu já tenho dito que utilizo uma medida para ter a noção do que preciso de dar em todas as vezes que dou corante,a melhor forma de ver se estamos a dar uma doze correcta de corante aos nossos canarios,é de vez em quando verificarmos a cor das fezes,e consoante o seu tom assim aumentamos ou diminuímos a quantidade de corante.
Se as fezes estiverem muito vermelhas,com tons arroxeadas,temos de reduzir um pouco a quantidade,se pelo contrario não notarmos um tom avermelhado,então neste caso temos de aumentar um pouco a quantidade.

Para quem não quer proceder desta maneira,aconselho a adicionar á papa uma média de 8gr por kilo,embora esta seja uma maneira mais fácil de resolver o problema da coloração,é importante que a mantenham para que o tom da cor venha uniforme em todo o plantel,não é a mais acertada,porque os canários não necessitam sempre da mesma quantidade de corante durante todo o ano,mas é uma grande ajuda principalmente aos menos experientes.

Eu no meu caso como só tenho canários de factor mosaico,começo por dar o corante aos 45 dias de vida.Mas isto dos 45 dias de vida é muito relativo,porque pode ser aos 35 ou aos 50 dias.Normalmente deve-se começar a dar corante aos nossos canários mosaicos quando os separarmos dos pais,e os passamos para as voadeiras.É assim que eu faço,não temos necessidade de dar antes,e também não convém deixarmos passar muito tempo depois.Dou corante aos meus canários,ate os levar ás exposições.Embora dê em menor quantidade depois da muda terminada,sendo apenas necessario dar para manter e no caso de se partir alguma pena.

Há mais factores essenciais para obter uma melhor coloração dos nossos canários,e o factor luz é também bastante importante,como tal recomendo a terem os vossos canários com pouca luz durante a muda,se possível quase na penumbra,para alem de evitar picagens,mantendo-os mais calmos.
Os canários lipocromos não tem tanta necessidade de apanhar sol,não sendo recomendado uma prolongada exposição ao sol durante longos períodos.
Nos melanicos,principalmente os agatas e os negros,se apanharem um pouco de sol,podem melhorar um pouco as suas melaninas,sem interferir na pigmentação,desde que dado com moderação.
Evidente que se o canário em questão não tiver qualidade não é o sol que a vai dar,apenas pode melhorar um pouco o brilho da plumagem,fazendo a tal diferença na mesa do juiz.Eu não dou sol aos meus castanhos,e não me posso queixar.
A verdura em excesso também pode influenciar a pigmentação dos nossos canários.
Eu deixei de dar verdura desde que dou o germinado,já lá vão alguns anos,e pelos vistos não me tenho saido muito mal.

A qualidade do corante também é importante,eu tenho-me dado bem com o corante da marca ROCHE,mas não quer dizer que não se encontre no mercado outras boas marcas.
Este ano comprei da Roche no Internacional de Reggio Emilia,700 gr.em frascos de 100gr.Optei por comprar 100 gr de betacaroteno,300gr de cartaxantina,e 300 gr de carophyl red.
Como o ano passado sobrou-me quase 50 gr,espero que dê até ao fim da muda.
Brevemente coloco fotos do corante que adquiri este ano,assim como a mistura que devem fazer.

Há quem opte por adicionar o corante ao cous-cous,e só depois de bem mexido é que adicionam a papa,e as sementes de germinar.
Eu como tenho canários c/,e s/factor vermelho,para não haver enganos,misturo a papa ao germinado,ao bio-plus,ao calcio,e ao essencial 3.
Primeiro aos canários s/factor vermelho,e só depois adiciono o corante á restante papa,mexendo muito bem até ele se misturar convenientemente,para dar aos c/factor.Normalmente dou corante de manhã,e a seguir ao almoço,mas se derem apenas uma vez por dia não tem importância na pigmentação.Há quem dê apenas de dois em dois dias e consiga obter uma boa coloração.É uma questão de opção,e principalmente de tempo.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CHUVA ESTE ANO VEIO PARA FICAR

No sábado troquei,lavei e arrumei todas as grelhas dos 145 viveiros que tenho.Comecei também a lavar grelhas e tabuleiros das voadeiras,já vazias.Meti um nikito de chia num comedouro pequeno a cada macho,pela 2º vez.Alguns limpam tudo em pouco tempo,outros como ainda não se habituaram á semente,comeram menos.Por enquanto ainda não dei ás fêmeas.Nesta fase do campeonato estou mais preocupado com os machos,porque elas comem tudo o que eu lá meter.A elas tenho metido mais papa,e perilha,por enquanto chia ainda nem provaram,mas tyem grit com carvão numa vasilha á discrição.
Tinha 3 numas,e 4 femeas noutras meias voadeira,agora como as abri para voarem estão 6 ou 8 conforme a voadeira.

Mesmo sem luz nas fêmeas,tenho algumas femeas já com algum cio.
Voltei a meter as banheiras,e a abrir todas as voadeiras,voltei a meter mais corda para as entreter,para que elas se aguentem até as acasalar,sem arrancarem penas,nem meter ovos nas grelhas.Algumas estão já a ficar cheias,o que não me agrada lá muito.Secalhar vou ter de reduzir um pouco a papa,para as aguentar mais 3 semanas,o que não é fácil.

Como vos tinha dito,no domingo dei um pouco de água c/vinagre ne cidra na água.
Hoje de manhã,meti pela 1ªvez este ano a vitamina "E",aos machos e ás fêmeas.
Depois vou alternando com água limpa,até os acasalar.Não sigo nenhum esquema ou programa,faço como me apetece,ou acho ser melhor,e também conforme o tempo disponível.

Começei também a cortar as penas aos canários,junto ao espigão,(os castanhos pasteis já estão todos)não sei se é pancada minha,mas já o faço há muitos anos,e o que é certo é que até agora tenho me dado bem.Dá um pouco de trabalho,e deixa-os um pouco sem geito,menos belos,mas o que me interessa,é que eles galem.Mas não aconselho a fazerem o mesmo,podem errar e cortar o espigão ao macho.
No domingo de manhã tinha as portas das garagens abertas,o dia prometia,estava um sol espectacular,mas de repente por volta das 10 e pouco,começa a chover cá c/ uma força,e a fazer relampagos,o dia escureceu de um minuto para o outro,até parecia o cenário de um filme...

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

VITAMINA K1

Ontem fez os 5 dias que estou a dar o ESB3,era para ter trocado hoje de manhã,mas como não tive tempo para dar a vitamina K,vou dar hoje á hora do almoço,assim como talvez todo o fim-de-semana,na agua e na papa.Não sigo rigorosamente as coisas á risca.Hoje estive a dar papa c/germinado e vitamina K1 misturada,mas como acordei um pouco mais tarde do que o normal,já não tive tempo de dar a vitamina na água.

Quero agradecer ao srºPaulo Alegria que me recomendou dar o AXITOL BK,após o tratamento preventivo com o ESB3.
Ontem,há hora do almoço,fui a uma farmácia aqui na minha zona,mas não tinha o produto em stock,como tal a Srª,tentou arranjar cá o produto,ligando para 3 fornecedores,mas não foi possível,estava esgotado.
Só mandando vir do Porto,mas só cá chegava a Faro,segunda-feira,mas como eu pretendo dar já hoje,não pude esperar.É por esta e outras razões que eu antes de acasalar,quero ter tudo o que necessito dar aos meus canários ate terminar a muda.

Como tal fui a uma loja a Olhão,que não visitava já há alguns meses,resultado tinha 3frascos pequenos de 30 gr,de vitamina K,sem data de fabricação,nem de validade,absolutamente nada.Acabei por não comprar,tive receio,como é uma vitamina pouco utilizada,podia estar bastante fora de prazo.
Em Faro numa outra loja de animais,fui encontrar um frasco de 50 gr.de vitamina K 1,cujo prazo de validade aspirava no dia 01/02/2010,resumindo,já está fora do prazo de validade.

Não tive outra opção senão comprar,para dar já hoje.(meto as fotos brevemente)
Ou dou este que já terminou o prazo,ou não dou nada.Como tenho muitos canários,acabo com o frasco em 2 ou 3 dias,e foi só por isso que comprei.Há muita dificuldade em encontrar a vitamina K.

Não tenho nada contra as lojas de animais,mas qualquer coisa não bate certo.
Somos nós criadores os culpados desta situação,que se vem arrastando e agravando ao longo dos anos,com este andar,alguns criadores de canários,têm de entregar os seus canários á borla nas lojas,e ainda temos de pedir por favor para ficarem com eles,e ainda nos vão cobrar algum para a comida.

Há 20 anos as lojas pagavam mais por um canário ao criador do que hoje,em que a matéria prima aumentou não sei quantas vezes.Acham que vale a pena criar canário sem qualidade,que depois nem a loja quer ficar com eles?Ao fim ao cabo andamos a trabalhar de borla para a loja,(nós criadores somos todos indirectamente empregados das lojas)porque embora isto seja um hobbie,que toda a gente sabe que ninguém tem lucro,antes pelo contrario,srºlogistas não gozem com os criadores,merecemos um pouco de mais respeito.

Já repararam nos preços praticados por certas lojas,em relação aos que são praticados em grandes exposições Internacionais.Cada vez mais se queremos continuar com este hobbie temos de saber comprar os nossos produtos.Vamos ter de aproveitar,quando vamos visitas grandes exposições,porque normalmente nestes eventos encontamos sempre algumas promoções,ou preços 20 a 30%,abaixo dos preços praticados por qualquer loja do ramo.

NÃO BASTA PAGAR CARO,ALGUMAS DAS VEZES,OS PRODUTOS QUE ADQUIRIMOS,PRINCIPALMENTE VITAMINAS ESTÃO FORA DE PRAZO DE VALIDADE,OU COM PRAZOS PRATICAMENTE A ACABAR.Quantas vezes queremos dar um certo ou determinado produto aos nossos canários,e não conseguimos encontra-lo na loja da nossa zona.Vamos abrir os olhos meus amigos,e começar a preparar as nossas criações antecipadamente,fazendo uma lista do que vamos precisar para as criações,para que depois não tenhamos de perder tempo ás voltas,e ter de pagar o que querem por determinados produtos.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

FOTO DO LIPOCROMO AMARELO INTENSO CAMPEÃO MUNDIAL IND. 93 P. PORTUGAL-MATOSINHOS 2010 (Criador BELGA-MERTENS GERRY)

FOTO DO MACHO CASTANHO VERMELHO MOSAICO CAMPEÃO MUNDIAL c/ 92 P EQ. 2010 PORTUGAL-MATOSINHOS(Criador ITALIANO-SRºGIANCARLO LOCATELLI)

FOTOS DO MACHO CASTANHO AMARELO MOSAICO CAMPEÃO MUNDIAL c/ 94 P IND. 2010 PORTUGAL-MATOSINHOS(Criador ITALIANO-SRºRONCO VITTORINO)


FOTO DO LIPOCROMO AMARELO INTENSO ASA BRANCA CAMPEÃO MUNDIAL EQ. 2010 PORTUGAL-MATOSINHOS(Criador PORTUGUÊS-CARLOS DUARTE)

FOTO DO LIPOCROMO AMARELO NEVADO CAMPEÃO MUNDIAL c/ 93 P INDIVINDUAL 2010 PORTUGAL-MATOSINHOS(Criador ESPANHOL SRºSAN JOSÉ ELIAS)

FOTOS DO MACHO SATINE VERMELHO MOSAICO CAMPEÃO MUNDIAL c/ 94 P IND. 2010 PORTUGAL-MATOSINHOS(Criador ITALIANO-SRºRONCO VITTORINO)


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

FOTO LIPOCROMO VERMELHO INTENSO EQ.CAMPEÃ MUNDIAL DE MATOSINHOS 2010(Criador ITALIANO SRºATILLIO SANTI)


FOTO AGATA TOPAZIO VERMELHO INTENSO CAMPEÃO MUNDIAL IND.c/94 P.(Criador PORTUGUÊS SRºEURICO da FONSECA)

FOTO MACHO PHAEO VERMELHO MOSAICO c/94 P. IND. CAMPEÃO MUNDIAL- MATOSINHOS/PORTUGAL 2010(Criador ITALIANO SrºFAUSTO IURA)

FOTOS DO LIPOCROMO BRANCO c/93P. DA EQ.CAMPEÃ MUNDIAL 2010-MATOSINHOS (Criador PORTUGUÊS SRºJOSÉ FRANGOLHO)


FOTOS DO MACHO CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO CAMPEÃO MUNDIAL c/ 94 P IND. 2010 PORTUGAL-MATOSINHOS(Criador ITALIANO-SRºLUIGI REPETTI)


GRUPO DE CRIADORES DO CLUBE AVICULTORES DO ALGARVE DE OLHÃO DE VISITA AO MUNDIAL DE MATOSINHOS 2010



terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

TRATAMENTO COM ESB3 30%

Como vos tinha dito,comecei no domingo a dar o ESB3,estou a dar 2 gramas por litro de agua,é o dobro do que a marca recomenda dar como preventivo,mas neste momento vou no 3ºdia,e está tudo a correr bem.Mas vou reduzir para não abusar para apenas 1 gr por litro,nos últimos 2 dias.Estou a ter bastante trabalho porque tenho de trocar a água todos os dias(recomendado pela marca).

Agora adoptei um sistema diferente em relação aos bebedouros,em vez de os trocar todos os dias,estou a trocar dia sim dia não,no dia que não os meto na lexivia,e antes de meter o produto,meto o produto para jogar fora noutra vasilha,e passo os bebedouros por agua quase a ferver,com um pouco de vinagre(como todos devem de saber a agua quente c/vinagre também é um bom desinfectante).Retiro a água quente do termo acumulador que tenho instalado na garagem,o mais quente possivel,poupando assim bastante tempo na passagem dos bebedouros por lexivia,todos os dias.

Tenho 105 machos e umas 40 voadeiras,separadas ao meio com fêmeas,o que dá quase 150 bebedouros,o que é obra.Vou continuar com o tratamento preventivo mais dois dias,depois vou dar 2 dias uma vitamina K(recomendado pelo fabricantes após o tratamento com o ESB3),vitamina que ainda não adquiri,mas vou mais logo á farmácia,para ver se encontro alguma que me agrade,depois logo vos digo.

Sendo assim sexta-feira e no sábado vou dar vitamina K.
No domingo e segunda agua c/vinagre de cidra.
Depois na terça e quarta-feira,dou um complexo B,misturado com vitamina K.
Na quinta-feira vou dar um pouco de vinagre de cidra novamente para limpar os abusos dos ultimos dias,e depois irei então começar a dar a vitamina E.

Tenho 3 semanas para administrar a vitamina"E" antes de os acasalar.
Era para dar o FP 20/20,mas vou optar por não dar mais nada,há uma porque já tenho pouco tempo,quero junta-los,no fim-de-semana de 13 e 14 de março,como o ano passado,e á outra porque também dá bastante trabalho.
Se precisar dou um pouco de FP 20/20 misturado na papa dos filhotes nos primeiros dias de vida.Atenção com a doze e altura em que dão,porque este medicamento corta a gala.É muito bom,mas temos de o dar com moderação e na altura certa,e em pouca quantidade.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

MAIS UMA VOLTA A PORTUGAL,FOI PENA NÃO TER LEVADO COMPANHIA,MAS VALEU A PENA!

Saí de casa eram 6.15h da manhã,apanhei a nacional ate Grândola,depois lá meti-me na auto-estrada,porque normalmente a partir daqui o transito aumenta,e o piso está em muito más condições.Na auto-estrada já não passo dos 140 km/h,por norma controlo a velocidade,entre 138 e 140 km/h.

Há pois!Fez 4 anos em Setembro,ia de ferias com a família para o Norte de Portugal e de Espanha passar 10 dias,entrei na auto-estrada bem cedinho,nem tinha praticamente nenhum movimento,meti o control a 140 km/h,como normalmente faço na auto-estrada,entretanto o audi 2.5 gasolina verde azeitona meteu-se atrás de mim,sem eu me aperceber,a uma distancia considerável,entre 500 e 800 mts,até que já perto da zona de serviço de Aljustrel,onde havia 3 faixas,meti-me na do meio,olhei pelo retrovisor,não vi carro algum,e dei um cheirinho no acelarador,andei 2,a 3 km no máximo,com o acelerador a fundo,e voltei ao normal,nisto o audi da Brigada atrás de mim a mandar-me encostar.Mostraram-me o filme 2 vezes,até foram uns tipos, porreiros.O filme foi feito c/zoom a uma distancia considerável,uns 500 mts,porque na altura tínhamos uma recta,e no filme apenas se via a matricula e a velocidade.

Estive quase para os convidar a beber um café no estação de serviço,só não o fiz porque estava com a família.Eles estavam a fazer o trabalho deles,nada mais.
Tive azar fui filmado,resumindo,fui apanhado a 222 km/h,como nunca tinha sido multado em mais de 20 anos de carta,paguei só 500 eur.Depois de pagar segui novamente a viagem fe férias.Convenci a minha Maria,que era pior se fossemos assaltados.Agora já não há nada a fazer,vamos é esquecer,para não termos já as férias estragadas,e não tocamos mais no assunto.
O problema foi depois no mês de Março do ano a seguir que tive de entregar a carta salvo erro 2 meses.Serviu-me de emenda.

Voltando á viagem,cheguei ás 8.30 h em ponto no local combinado(estação de serviço de Palmela)Depois de entregues os canários,fomos beber um café,fiquei um pouco na conversa com o SrºJoão,sabendo que não me podia demorar porque tinha combinado de me encontrar com o SrºRui no Centro Comercial Colombo,e já estava a ficar queimado.Pensei que ao sábado de manhã não houvesse transito na ponte,mas enganei-me.(claro que não é como um dia de semana)
Para que não bastasse,em vês de ir em direcção ao estádio da Luz,quando dei por mim estava junto ao estádio de Alvalade,nunca lá entrei,mas um dia espero lá ir ver um jogo (Sporting-Benfica).Até parecia que nunca tinha ido a Lisboa.Tinha pensado em chegar por volta das 9.15,e acabei por chegar quase ás 10h.Acontece frequentemente a quem não usa GPS.

Fiquei a pensar onde iria a seguir,e entretanto mete-mo na A8,e lá vou eu,com uns telefonemas pelo meio,para não me enganar,direitinho á Ericeira.
Terra lindíssima,lembrei-me logo do Algarve.O srºDinis já estava á minha espera,o que me facilitou bastante.Há volta enganei-me logo,e tive se sair e voltar a entrar na auto-estrada,é que nunca tinha andado nesta zona,como tal estava com algumas dificuldades.
Embora me tenha enganado mais uma vez ate lá chegar,é que nunca tinha ido para esta zona,por fim lá dei com a casa amigo Vitor Jesus.O tempo é sempre pouco,pensamos em ficar meia hora,e quando damos por ela já passou mais de uma hora,quando vamos visitar um criador,com um plantel,de uma qualidade difícil de encontrar,ainda por cima já com os casais formados.

Fui com a intenção de fazer uma visita a um criador que me pediu,que vive na zona de Mafra(Malveira),e que eu iria com todo o gosto,até levei o ivomec,para dar aos seus canários,mas quando me mandou uma mensagem eu ainda devia estar no canaril,e com a conversa e o canto dos canários só reparei na mensagem quando sai do restaurante,até tinha várias chamadas,e nem as ouvi.
liguei-lhe a pedir desculpas,e disse-lhe que estava atrasado,como era verdade e sem conhecer a zona,não podia voltar para trás,senão ainda perdia mais tempo.Era para ir almoçar mais acima,em principio com o Eurico da Fonseca,e o pai,mas acabei por almoçar com o amigo Vitor Jesus na Povoa da Galega.Fui buscar uma fêmea que lhe tinha encomendado,no Mundial,uma phaeo vermelho mosaico.

O cartão do meu telemóvel ultimamente tem andado a saltar,como tal não tentei sequer tirar fotos,podia ele não as aceitar,como me tem acontecido ultimamente.Fica para outra oportunidade.Na próxima vez,levo a maquina,prometo então tirar as tais fotos.
O restaurante estava cheio,havia clientes de pé,mas o Vitor é quase da casa,como tal foi entrar e sentar,e como eu estava com pressa,a comida pouco demorou.A carne estava magnifica,que pena não ter tirado umas fotos.Acabamos de almoçar e foi só meter as minhas caixas dos canários que entretanto tinham ficado perto de uma janela no canaril dele, para comerem e beberem descansados.Sai em direcção ao Cartaxo,era para ter saído em Aveiras de Cima,mas quando reparei já tinha passado,e acabei por sair a seguir,em Aveiras.

Cheguei ao Cartaxo,por volta das 2.30h,(ainda em Novembro tinha estado à do Eurico),mas desta vez tinha vindo do lado contrario,como tal combinei na rotunda perto da garagem,e ele lá me foi buscar,para não andar perdido,e perder ainda mais tempo.
Deixei a encomenda para um amigo dele,e fiquei por lá quase meia hora na conversa com o SrºFonseca e o Eurico,não me podia esticar muito,porque tinha muitos km a fazer.Mas era impossível,não ficar algum tempo,e dar uma vista de olhos aos quase 200casais já formados,algumas fêmeas ate já estavam a construir os ninhos.

A partir daqui tinha pouco tempo para perder,quando cheguei a Torres Novas eram quase 3.30h,e para ajudar o srºJorge,estava atrazado uns 15 minutos.(estive quase para seguir viagem)Mas sentei-me um pouco para descansar.
Depois sai no Pombal,enquanto abastecia,estacionou um carro,e eu vi logo que era para mim.Ao meter os canários na gaiola,do srº,o macho opala vermelho escapou-se e levantou voo,mas desta vez por sorte em vez de voar na direcção do pinhal,vou para uma fabrica ao lado da bomba.Sorte a minha que o portão estava aberto,e como tinha visto onde ele tinha pousado,fui á sua beira,e á 2ªtentativa,joguei-lhe o blusão para cima e apanhei-o.

Aconteceu-me uma situação idêntica o ano passado na casa do meu amigo Baião,deixei escapar um macho satiné amarelo mosaico para o pinhal ao lado da casa dele,em Fernão Ferro,quando o metia na gaiola transportadora,subiu tão alto que o deixamos de ver.

A próxima paragem foi em Coimbra Norte,para entregar uns castanhos pasteis ao SrºGaudencio,esperei uns 5 m por ele,tive pouco tempo com ele,visto estar atrasado,porque queria chegar a Braga,antes da loja fechar.

A paragem seguinte foi em Santa Maria da Feira,e o srº foi espectacular,eu não acertei com o sitio combinado,e ele veio ter comigo á rotunda,o que me facilitou imenso,e poupou-me bastante tempo.Foi mesmo 5 estrelas.Dei-lhe pouca atenção porque estava quase a fazer um contra-relógio.
Como a rotunda era perto do acesso para a A29,com a ajuda dele,foi ai que me meti,ate apanhar a A3 que liga o Porto a Braga.
Quando lá cheguei,já passava um pouco das 7h,tinha a srªda loja á minha espera,mais o srªJosé e o srºFilipe,há já algum tempo.
Entreguei na loja os canários,do amigo Tito,que entretanto teve de ir a um casamento.

Tinha anotado o pedido,como sendo de 2 casais de castanhos amarelo mosaico para o srºJosé,e ele afinal queria era opalas amarelos,mas por sorte tinha um casal a mais,o outro casal ficará para uma próxima oportunidade.Depois de tudo entregue em Braga,só faltava a ultima encomenda,a do SrºJoão Gama.
Combinámos a entrega na Maia,onde jantámos,um bacalhau espectacular,(mas infelizmente não podíamos beber,porque ambos tínhamos alguns km a fazer,ele para Resende,e eu ate ao Algarve,como tal bebemos água)já com todo o tempo para conversarmos,e carregar baterias para a recta final até Faro.
Quero agradecer a companhia e o jantar ao SrºJoão Gama,um amigo extraordinário.

Mal acabei de jantar meti-em na auto-estrada e marquei os tais 139 km/h,e foi deixa-lo deslizar por ai abaixo.Embora o tempo não convidasse a uma paragem,mas tinha de ser,como tal parei na estação de serviço a seguir a Santarém,já na A13 para andar um pouco,beber um café e fazer o tal xixi.
Cheguei a casa eram 3,15h da manhã,a viagem correu impec,nada a assinalar,a não ser os -2º em algumas zonas onde passei.Resumindo levei 21h de viagem,e o conta K,no final marcava 1438 km.Sentia-me já um pouco cansado,pois é meus amigos é o P.D.I.

ACABEI DE RECEBER ESTE MAIL DO SRºANTONIO COSTA DOS AÇORES(COMO É POSSIVEL INDIVIDUOS QUE CRIAM CANÁRIOS TEREM ATITUDES DESTAS???)

OLA VOÇE NAO PENÇOU NAKILO K DISSE NO SEU COMENTARIO PENÇAS K TU ÉS KEN ÉS
>
> EU ERA UN DOS AÇOREANOS K LA ESTAVAN TENHO DINHEIRO PARA T COMPRAR A
> TI E AOS TEUS CANARIOS TODOS
>
> SOU O FILHO DO PRESIDENDE DO GOVERNO CARLOS CESAR GRAÇAS A DEUS TENH DINHEIRO
>
> VOÇE FOI UN ALDRABAO DE MANHAN DISES T K SO TINHAS 9 FEMEAS Á TARDE
> JA TINHAS 27 FEMEAS
>
> ENTAO COMO FICAMOS VOÇE FALA MUITO E ESTA A DESVALORISAR OS AÇOREANOS
> DISE IXO AO MEU PAI ELE RISE MUITO
>
> E ATÉ DIXE K TE KERIA UN DIA CONHEÇER VOÇE LOL LOL
>
> PENÇA ANTES DE ABRIR A BOCA KUANDO FALAMOS KOM AS PESSOAS K NAO
> CONHEÇEMOS NAO SABEMOS KEM SAO
>
> AMIGO TAS FODIDO KOM OS AÇOREANOS
>

SRºANTONIO COSTA

VOU VOLTAR A METER O TEXTO QUE ORIGINOU ESTE MAIL.

Houve um grupo de criadores dos Açores que me abordou mais do que uma vez,queriam adquirir 10 casais meus de castanho pastel vermelho mosaico,tentaram negociar comigo,mas queriam um preço de loja,eu até lhe fazia um preço especial.Deviam de estar a gozar comigo dizendo que era para levar para vender na loja,como se nos Açores houvesse canarios castanhos pasteis vermelhos mosaicos como os meus á venda nas lojas.(posso ter muitos defeitos,mas não sou burro)Das duas uma,ou não tinham dinheiro,ou não percebiam nada de canários,ou então eram criadores armados em espertalhões,gostava de os ver a negociar com os italianos.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

IVOMEC - F

PIOLHO VERMELHO!!!! PARA ME ESTRAGAR O DOMINGO.

Passou mais um fim-de-semana,e trabalho não me faltou.
No sábado terminei de montar as novas 40 gaiolas,e meti logo lá os machos que nelas vão criar.Foi o dia das visitas,tive visitas durante todo o dia,acabei por vender alguns canários a 2 criadores,mas a maioria foram amigos que me vieram visitar.
Troquei a alpista toda,dei um pouco de perilha numa vasilha á parte aos meus machos, e dei a segunda doze de zentel a todos os meus canários.

Quando dei por mim já passavam das 8.30h.Foi acelerar e ir para casa tomar um banho e jantar par ir ver o Benfica ao café.É que tinha combinado com o pessoal que lá ir ver o jogo.Para não perder nada do jogo acabei por ver a 1ªparte em casa,e só ir ver a 2ªparte do jogo ao café.Para ser franco não gostei,principalmente da 1ªparte.

No domingo de manhã,a 1ªcoisa que fiz foi dar papa c/germinado a todos,machos e fêmeas.Tinha um macho numa gaiola de exposição que tinha levado várias sova,durante quase uma semana de voadeira,na altura das mudança.Estava um pouco em baixo devido ás constantes lutas,como tal separei-o e meti-o numa gaiola de exposição.meti papa,perilha,e complexo B na água,a ver se ele reagia.

Embora tenha lavado,e guardado as transportadoras de madeiras que levam os canários individualmente para as exposições,as verdes que tinha comprado no Mundial,que servem para as vendas nas bancas,estavam ainda na garagem aguardando mais uns dias para serem lavadas e guardadas.

A referida gaiola estava perto das caixas transportadoras que vieram do Mundial.
Qual não foi o meu espanto quando me deparo com piolhos no canário,e na gaiola,piolho vermelho pequeno.Desinfectei logo a gaiola e a zona toda onde estava,dei voltas á garagem,e não vi mais nenhum,nem nos canário encontrei um único piolho,há coisas muito estranhas meus amigos.Como aquele canário estava um pouco debilitado,todos os piolhos das redondezas foram ter com ele.Assim o espero.

Fui logo á farmácia,comprei o Ivomec,e dei o ivomec a quase todos,o tempo não deu para mais.
Hoje á noite vou acabar de dar aos restantes.
Os canários que tinham ido ao Mundial concorrer tinham todos levado Ivomec,mas aos outros não tinha dado.Penso que quando estava na banca,ao meu lado estava lá um outro criador,e depois outro,e isso foi o suficiente para os apanhar.

Em principio o problema ficou resolvido,mas quando estiver esta garagem totalmente vazia,lá para Maio,vou lhe dar uma desinfecção daquelas.Embora não tenha encontrado mais nenhum,não se pode facilitar,podem estar onde não imaginamos.
Há vários anos que não via piolho em casa.
Depois de desinfectada,fica uma semana fechada,e só depois de bem arejada,é que vai receber os filhotes da 1ºcriação,lá para meados de Maio.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

FINALMENTE TERMINEI AS MUDANÇAS

Hoje de manhã dei mais uma vez germinado na papa,a todos os meus machos e femeas,por enquanto apenas estou a adicionar um pouco de grit,e um pouco de carvão vegetal na papa,não tenho ainda o bio-plus,nem o calcio em pó,senão já tinha dado,esqueci-me de o trazer do Mundial(mas a encomenda esta feita).

Esta noite,por volta das 8.30h,acabei de montar as minhas novas gaiolas,que é quando a luz dos meus machos está a apagar.
Agora falta acomodar bem todas as grelhas,separações e tudo o resto bem acondicionado,para que nada fique á vista,mas que fique em local de fácil acesso.
Em principio no sábado vou ter tempo para isso.
Tenho que ter tudo pronto ate comecar a criação,para poder dispender todo o meu tempo aos meus canários.

No sabado de manhã vou dar a 2ªdoze de desparazitante zentel,o qual irei retirar no domingo ao fim do dia.Brevemnete vou meter uma foto da vitamina E que vou utilizar este ano.
Não tenham pressa a acasalar,porque o tempo ainda esta muito incerto,e o mais provavel,é terem muitos ovos goros,porque os machos ainda não estão em condições.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

FOTO CASTANHO OPALA AMARELO MOSAICO CAMPEÃO MUNDIAL MATOSINHOS 2010(PORTUGAL) c/94 P.Criador SrºDIDIER BIAU


MONTAGEM DAS GAIOLAS TERENZIANI

Na segunda-feira de manhã chegaram-me as 40 gaiolas da terenziani que me faltavam.
Como já tinha montado as outras,estas estão a ser mais fáceis de montar.
Já tenho o carrinho,rolos e suportes tudo pronto,hoje á tarde depois de sair do trabalho,vou começar a montar e meter as gaiolas nos respectivos espaços.

Quando tudo estiver pronto logo meto umas fotos no blog,fico então com os 145 viveiros todos iguais da terenziani,todos com rolo para não ter tanto trabalho na limpeza durante as criações,ficando com mais tempo livre para os canários.

Fico com gaiolas para poder trabalhar á vontade,com as minhas 7 raças,a partir de agora já posso ter os casais suficientes para poder tirar a tal media de 100 canarios por cada raça para poder ter mais hipoteses de escolha para as exposições durante o ano.
Vamos ver se para o ano encontro alguns castanhos pastel amarelo mosaico que me agradem,para poder fazer então a raça que me falta para completar a raça castanha,embora também já exista a mutação topazio na raça castanha.

Esta semana estou a dar agua limpa a todos os meus canários,no sabado e domingo vou dar a 2ªdoze de zentel,terminando a desparazitação por este ano.

SABADO DIA 13 DE FEVEREIRO VOU PASSAR POR LISBOA E IR ATE AO PORTO.
QUEM QUISER FAZER ALGUMA ENCOMENDA DA ZONA CENTRO OU NORTE,DEVE DE APROVEITAR AGORA,PORQUE ANTES DAS CRIAÇÕES,JÁ NÃO DEVO LÁ VOLTAR.