quarta-feira, 31 de março de 2010

OVOS GOROS MAIS DO QUE ESPERAVA

Bom dia,hoje nem sei por onde começar,tenho tanta coisa para dizer que algumas delas,irão ficar esquecidas.
Ontem á tarde depois de sair do trabalho fui verificar os primeiros ninhos que meti a chocar no dia 24 de Março,e que estavam com 7 dias de choco.Fiquei um pouco triste,mas já estou praticamente vacinado para este tipo de situações(todos os anos o mesmo).
Este ano não tenho desculpas,pois passei os machos para a nova garagem com alguns meses antes de os juntar,com bastante luz artificial, com vitamina E na água,como tal não esperava tantos ovos goros,pois via-os quase todos prticamente a cantar.

Que os machos que tenham estado expostos no Mundial falhassem,disso eu já estava á espera,tem-me acontecido todos os anos normalmente na 1ªcriação,mas parece que tenho a memória curta, mas mesmo assim continuo a arriscar em meter machos com 2 ou 3 fêmeas como fiz este ano com alguns machos adquiridos,e outros que foram ao Mundial.

Fiquei um pouco triste,e desolado,mas lá por ter perdido uma batalha não perdi a guerra.Depois de verificados perto de 40 ninhos,tive uns 10 ninhos todos brancos,outros 10 com 6 e alguns,até com 7 ovos galados,e outros que tinham metade, metade,já joguei fora os ovos brancos,e dividi os galados com as fêmeas que os tinham brancos,tenho tudo apontado para não dar raia,e quando troco algum ovo de ninho,faço-o sempre de raças diferentes.

Vou ter concerteza bastantes mais ninhos completamente brancos nesta 1ªcriação,mas dos vistos ontem,os casais que me falharam foram alguns machos e femeas que adquiri,e mais 2 machos que foram ao Mundial,um deles o que fez 3ºlugar em pastel,falhou as duas fêmeas que tinha com ele,sim porque elas arrancaram exactamente no mesmo dia,embora ele estivesse metade com uma,e a outra metade c/ a outra,era sempre para vir algum dos ovo galados.Resumindo falharam todos aqueles que tinha as minhas esperanças de poder vir a melhorar o meu plantel,parece que acertei em todos.É quase sempre assim meus amigos,não devemos de fazer grandes perspectivas sobre o futuro,porque quase nunca corre como nós queremos.
Há os optimistas,ou que guardam os segredos com eles,e não dizem nada porque pensam que se falam dos seus problemas, podem perder as vendas,ou apenas dizem que esta tudo a correr bem,mas quando chega há hora da verdade não apresentam nada.
Mas como eu não penso assim, gosto de partilhar o que se passa ao longo das minhas criações, para não pensarem que isto corre sempre tudo ás mil maravilhas ,ate porque se corre-se e fosse tudo fácil até perdia o interesse.

Também não estava á espera, mas aqui a culpa é minha de ter confiado em 2 machos castanhos vermelhos mosaico,c/3 fêmeas cada um s/saber nada sobre eles,mas vou-vos contar bem o que aconteceu.

No inicio de Outubro,no dia que apanhei a multa de excesso de velocidade,fui fazer a minha primeira entrega de algumas das minhas encomendas,desta vez para a zona de Lisboa,e convidei o meu amigo Manuel Cintra para ir comigo,que entretanto quis visitar um criador da zona,para ir buscar alguns canários que tinha encomendado,para ser dos primeiros a escolher.
Eu fui lá apenas para lhe fazer companhia,e ver os canários,não ia com intenção de comprar canário algum,mas reparei que entre os canários que estavam á venda,estavam 2 machos castanhos vermelhos mosaico de 2008,que me encheram as medidas,destacavam-se de todos os outros,e foi por essa razão que os trouxe,mesmo pagando mais qualquer coisa do que se tenho trazido de 2009,vim super satisfeito com a compra,porque achei que eles poderiam melhorar bastante a minha raça.No Internacional de Reggio Emilia fui ter com um criador Italiano e Campeão Mundial na raça o SrºGiancarlo Cuell,do qual trouxe 3 femeas para introduzir também no meu plantel de castanhos vermelhos mosaicos.
Quero realçar que os machos estiveram 6 meses em minha casa,antes de os acasalar,tempo suficiente para se adaptarem,e até agora têm estado sempre saudáveis, nunca manifestaram nada do contrário,pelo qual eu ter depositado neles bastante confiança,confiança essa que ainda não perdi completamente,pois vou testar ambos novamente,mas desta vez uma femea cada, fêmeas que têem os ovos todos cheios na 1ªcriação,será a ultima tentativa que lhes vou dar este ano.Só se depois lá para o mês de Junho,ver que eles se encontram em forma,farei uma nova tentativa.O que se passou com estes 2 machos passou-se tambem com outros que terei de proceder da mesma maneira.Este exemplo foi só para mostrar que mesmo com tempo para adaptação,nem sempre temos a sorte deles galarem.

Esta tarde vou meter os machos que falharam todos os ovos,em gaiolas de exposição e vou-lhes fornecer vitamina E,e dar-lhe apenas sementes,para que quando chegar a hora da verdade não haver desculpas.
Mas como as contas só se fazem no fim ,vou continuar a acreditar e a confiar nas minhas femeas,como sempre tenho feito ate agora.Já me deram algumas alegrias.
Boa sorte para as vossas criações,e não desistam se algo de menos bom vos estiver a acontecer,porque nem sempre as coisas correm como nós esperamos.
Vamos tentar melhorar ano apos ano,e deixar de cometer os mesmos erros todos os anos.

segunda-feira, 29 de março de 2010

JÁ CHOVE OUTRA VEZ.

Mais um fim-de-semana esta passado,e a chuva voltou ao Algarve.Já estávamos todos cheios de saudades dela,como tal ela não se esqueceu de nós.
A coisa estabilizou,as fêmeas agora tem agarrado bem o choco,embora ontem,tenha tido 5 ovos em cima das grelhas,e todos do mesmo lado,penso que se tenham assustado com qualquer ruído no exterior,como tal ontem há noite estacionei o meu carro ao pé do portão da garagem,para não haver outros carros a estacionar á beira da garagem.O que é certo é que hoje não tinha nenhum ovo na grelha.

Não contei,mas devo ter quase 100 fêmeas a chocar,algumas das que puseram e não chocaram,já estão a por novamente,mas tenho ainda algumas que ainda não arrancaram.
No sábado de manhã,tinha uma jovem fêmea phaeo amarelo mosaico morta em cima da grelha,tinha o ninho completamente acabado,e estava mesmo a pôr,não notei nada na fêmea que me pudesse aperceber de algo,e mesmo ela estava normal,acontece a quem tem muitos.Como tinha uma de reserva,foi só trocar.O resto dos canários parecem estar todos em forma.Filhotes só lá para dia 5 de Abril.

No sábado adquiri mais 34 gaiolas de exposição no clube de Olhão por o valor de apenas 3 eur cada uma, devido ao clube ter adquiro 1500 frentes para gaiolas de cartão como tal esta a vender aos sócios as gaiolas de exposição de plástico.

No domingo depois de tratada a pasarada,desarmei-as todas,e lavei-as á mangueirada,depois de as esfregar com sonosol,e deixei-as secar antes de as guardar para a proxima epoca,ficando com 43 gaiolas de exposição para preparar os meus canários para futuras exposições.

quinta-feira, 25 de março de 2010

ALGUMAS FEMEAS NÃO AGARRAM O CHOCO

Ontem esteve um dia espectacular,talvez o melhor dia do ano,eu como ando de moto praticamente todos os dias,notei logo a diferença de temperatura,já não foi preciso utilizar o tal incomodo blusão.Ontem á noite depois de sair do canaril,fui ao café ter com o meu amigo Leandro,e depois de sair notou-se logo bastante o vento,e hoje a chuva voltou,o sol nem sequer apareceu,a temperatura baixou,e a humidade aumentou bastante.O tempo está descontrolado,e quem cria este hobbie apanha por tabela.

O factor tempo, afecta bastante as nossas criações,como tal,e por o que me estou a aperceber em relação ao que se esta a passar no meu canaril,tudo me leva a crer que vai ser um mau ano de criações.Espero estar enganado.

Praticamente já arrancaram quase todas as minhas fêmeas,mas uma grande parte delas,sem razão aparente,metem os ovos e mandam-me a mim choca-los.
Um caso ou outro é normal acontecer todos os anos,agora tantas como me está a acontecer este ano,não é normal.Agora optei por desligar o radio,e apagar metade das luzes,para estarem ainda mais calmos,estou a andar mais calmo no canaril,sem stress, nada de movimentos bruscos,e ate vou optar por usar roupa da mesma cor,para tentar passar o mais despercebido possível,para elas se habituarem melhor á minha presença.

Não é por nada,mas as 2 fêmeas da foto ao 2ºovo estavam agarradas no choco,depois de terem acabado a postura,não voltaram mais ao ninho.Tudo isto me deixa sem resposta,porque não mudei o ninho de sitio,não o modifiquei,o macho continua junto delas,e o que é certo é que elas não chocam,e uma delas é do ano passado,e o seu procedimento tinha sido exemplar,pelo menos é o que consta no meu livro de apontamentos.Será que as várias visitas de sábado terão algo a ver com o sucedido?

É por estas e outras razões,que este hobbie cada vez me fascina mais,quando pensamos em melhor certos e determinados factores,esquecemos outros pormenores que nós pensamos não terem tanta importância,mas que principalmente para elas fêmeas,e para o sucesso nas nossas criações pode ter muita.

Resultado ando a tentar dar a volta á situação,tentando apontar tudo o que se relacione com trocas de ovos de ninhos,em raças diferentes.Algumas fêmeas em vez de 5,estão a chocar 7 ovos,tive 3 ou 4 fêmeas que já me jogaram fora,um ovo cada uma,ou por acharem serem muitos ovos no ninho,ou porque detectaram que estavam goiros,
ou ate podiam ter ido agarrado ao se levantarem mais bruscamente.

Ao 7º ou 8ºdia dou uma vista de olhos pelos ninhos,com a luz roxa,para retirar logo os ovos goiros,para não prejudicarem os outros.
Espero que as vossa criações vos estejam a correr o melhor possível.

segunda-feira, 22 de março de 2010

SÁBADO BASTANTE MOVIMENTADO,MAS EM COMPENSAÇÃO O DOMINGO ESTEVE MAIS CALMO

Mais um fim-de-semana está passado,a partir de agora tenho de acordar mais cedo,porque tenho mais de metade das fêmeas a por,e amanhã vou meter uma parte delas a chocar.
No sábado alem ter acordado mais tarde do que o normal,porque no dia anterior tinha tido um jantar em Ferreiras,e quando cheguei a casa já não faltava muito para as 2h.

Estive visitas quase todo o dia,mas como ainda não tenho fêmeas a chocar,deixei entrar o pessoal todo no canaril,mas não ficamos muito tempo na conversa lá dentro,dava-se uma vista de olhos,e depois íamos conversar na rua.
No sábado de manhã depois de dar a papa c/germinado,retirei os ovos,e com tantas visitas o tempo para pouco mais deu.O tempo livre foi apenas para ir metendo material,naquelas fêmeas mais atrasadas,ou que não se ajeitam nada a fazer o ninho.

De tarde meti o resto que ainda tinha de perilha,um nikito num dos 3 copos que tenho em cada gaiola.Um utilizo para a chia,outro para a perilha e outra para a papa c/semente de germinar.Nos 4 comedouros das gaiolas,num tenho grit misturado c/ carvão vegetal,no outro papa semi-humida,e nos outros 2 alpista.
Ao final do dia estive a meter os casais de canarios encomendados nas gaiolas transportadoras para o meu vizinho,que arrancava bem cedo,para os levar para o Porto.

O Domingo foi mais calmo,depois de ter dado a papa e retirado os ovos,andei a observar os casais,tenho mais de metade das fêmeas a pôr,e bastantes c/os ninhos feitos,mas não sei o porquê,mas este ano são as castanhas pastel que estão mais atrasadas.Amanhã vou meter a primeira fornada a chocar,algumas já tem 5 ovos metidos,mas como eu quero meter logo uma quantidade considerável,espero mais um dia,assim amanhã tenho ainda mais casais a iniciar o choco.

Durante a tarde não tive visitas,e aproveitei para continuar c/ as limpezas no canaril das voadeiras,e a única visita foi a minha filha que passou com uns amigos a buscar 4 casais de pasteis que eu meti numa caixa,que ela levou para entregar a um criador da zona de Sintra.Assim que ela saiu fui tomar um banho e comer alguma coisa,e arrancar para o estádio Algarve para assistir ao jogo da final da Taça,Carlsberg-Cup.Tive de deixar o carro a quase 1 km do estádio,porque cheguei mesmo em cima da hora,e para jogos destes tem de se chegar pelo menos uma hora antes.Desta vez fui sozinho com a minha Maria.A coisa estava complicada á porta,estivemos praticamente uns 15 minutos fora do gradeamento para poder entrar não ainda no estádio,mas no perímetro que o rodeia e dá acesso ás portas.
Várias dezenas de policias a cavalo,e com cães,para não falar nos batalhões de policia de intervenção,faziam o policiamento da zona.

Penso que quase todos assistiram ao jogo pela TV,como tal nada há a dizer.
Pudemos mais uma vez assistir ao mau comportamento das claques,o que que já vai sendo normal,e que também vão ajudando a diminuir as pessoas no estádio,principalmente quem tem crianças.Estou-me a lembrar de depois de ter ido com os meus filhos ao novo Estádio da Luz, mais de uma dezena de vezes,eles até eram sócios,salvo erro num jogo(Benfica-Porto)estávamos no piso de baixo,e cai-nos um copo cheio cerveja em cima,e passado pouco tempo tivemos de abandonar as cadeiras,porque continuaram a cair objectos do piso de cima.
Depois disso tive imensos problemas para entrar num jogo da liga dos campeões Benfica-Manchester,iam-me espremendo os putos,na entrada para o estádio,e a partir desse dia nunca mais os levei ao futebol,apanhei um cagaço daqueles.

quarta-feira, 17 de março de 2010

FÉMEAS PARA 2010

Ontem foi dia de visitas,há dias que parece que o pessoal combina para se encontrarem no meu canaril.São todos benvindos,eu como qualquer criador gosta de ser visitado,e de ter pessoal no canaril,e a minha porta esta sempre aberta para todos aqueles que me quiserem visitar.Até faço gosto que vejam os meus canários e as minhas instalações.

Mas este ano depois das femeas começarem a chocar,vou tentar ser mais rigorozo,o pessoal aparece,faço gosto que me continuem a visitar,mas não me levem a mal,mas quem é criador tenho a certeza que me vai compreender.
Mas vamos conversar na mesma,ou na outra minha garagem ao lado,ou no café perto,na garagem da criação é que este ano não vai dar para receber visitas durante as criações.

Eu sempre tive visitas durante as criações,ate por vezes aparece mais pessoal quando tenho filhotes,do que noutras alturas,mas este ano vai ser diferente,não me levem a mal,mas acontece quase sempre algo depois de visitas,ou femeas que abandonam os ovos,ou filhotes caidos no chão,e por vezes outras coisas,e com tantos viveiros eu não vou descobrir logo o que se passou.
A partir de meados de Julho acabam as criações e já podem entrar no canaril todos aqueles que queiram me visitar.Quem vier ao Algarve,e tiver tempo é só me dar um toque para combinarmos.Não só podem,como devem de me visitar.

Aqui fica então as 145 femeas que eu este ano tenho para a minha criação.
De ovos ainda nada,a pastel meteu aquele na grelha e nada mais.Quanto mais tempo demorarem a arrancar melhor!!!Por vezes começar tarde não quer dizer nada...Tenho 800 anilhas,para 2 criações,não quer dizer que não vá haver femeas que não façam 3 posturas.Tudo depende dos ovos goiros,ou de outros problemas que possam surgir.Estou a pensar é quantos vão ficar para anilhar.Não se riam,não por falta de anilhas,é por esquecimento.Sim que quando a produção arrancar,vai haver sempre alguns que vão ficar esquecidos,ou que lhe vão cair as anilhas.

castanho pastel vermelho mosaico - 39
castanho opala vermelho mosaico - 31
castanho opala amarelo mosaico - 22
castanho vermelho mosaico - 16
castanho amarelo mosaico -13
phaeo vermelho mosaico - 11
phaeo amarelo mosaico -13

Como vos tinha dito este ano aposto nos pasteis e nos opalas vermelhos.
Boa sorte para todos nas vossas criações.

terça-feira, 16 de março de 2010

PRIMEIRO OVO DO ANO

No sábado de manhã meti os ninhos em todas as gaiolas,e ao fim do dia,já tinha algumas com o ninho bastante avançado,embora a grande maioria delas apenas me retire o material dos suportes,onde o meto para elas se servirem,e o joguem para o chão.Este ano as fêmeas estão mesmo parvas.Penso que eu também sou um pouco culpado pelo que se esta a passar,devia de as ter mudado uns 15 dias antes para se ambientarem ás novas instalações.

No Domingo de manhã por volta das 7.30h,dei papa com germinado,troquei a água,meti material,e quando dei conta,já eram quase 10h,mais que horas para me fazer á estrada.
Por falar em estrada,chegou-me mais uma multa de excesso de velocidade.
Fui apanhado por ser anjinho,porque eu sei que eles estão quase sempre numa daquelas pontes que atravessam o IC 1,no Concelho de Silves,uns Km antes de S.Bartolomeu de Messines.Instalam lá um tripé ,o carro da brigada fica uns 30 ou 40 metros fora da ponte.A armadilha esta mesmo bem montada,eu por norma não ultrapasso os 100,110 h na nacional,mas talvez devesse ter feito alguma ultrapassarem,sei que hoje vou pagar por multibanco mais 120 eur,porque fui apanhado a 130 km,o que deu 122,ou 124 reais,segundo esta na multa.

Desde que apanhei uma multa de 500 eur na auto-estrada(também por excesso de velocidade),só a tomo em Grândola,tenho de arranjar um novo iterenerario para fazer as minhas viagens a Lisboa,talvez pela serra como se fazia antigamente.Não percebo,tenho feito varias viagens a Lisboa,nem sequer encontro um único carro da brigada na viagem(ainda bem),mas quando é para multar eles não falham.É o país que temos,só se preocupam em multar,o resto cada um que se desenrasce.

Já chega de conversa,voltando aos canários que é o que importa.
Embora o ninho estivesse praticamente acabado por ela,hoje tinha um ovo em cima da grelha,foi a 1ªfêmea a pôr,uma fêmea pastel,que eu comprei em Itália, que eu acasalei com o macho que eu mais gosto,para mim o melhor tirado este ano,que para minha infelicidade perdeu uma unha numa gaiola não tendo participado em nenhuma exposição.Embora quem tenha vários casais da mesma raça,nunca saiba de onde vai disparar o melhor exemplar da raça,nós criadores temos sempre aqueles que á prior pensamos serem os que nos vão dar os melhores filhos,e eu tenho este macho,como aquele que me ira dar alguns bons filhotes,porque alem desta ele esta com outra fêmea,mas meus amigos só depois da muda acabada é que se tiram conclusões.

ESQUEMA DE CRUZAMENTOS DO JASPE


segunda-feira, 15 de março de 2010

FOTOS TIRADAS NO COLOQUIO SOBRE A MUTAÇÃO JASPE NA JUNTA DE FREGUESIA DE ALMADA


COLOQUIO SOBRE A MUTAÇÃO JASPE

Como tinha dito,no domingo fui até Lisboa levar a minha filha,como tal aproveitei para passar á volta por Almada,para assistir ao coloquio sobre a mutação Jaspe.
Quando cheguei á sala na junta de freguesia de Almada,onde se realizou o coloquio eram já 3h da tarde.Como é evidente já tinha começado,mas penso que ainda fui a tempo de poder apreciar,e perceber algumas das caracteristicas desta mutação,diferente de todas as outras,segundo os dois criadores é uma mutação autosomica semidominante.Penso que na diluição simples já temos exemplares de muito bom nivel,mas na dupla diluição ainda há muito trabalho a fazer.
Quando cheguei era o SrºJosé Antonio Abellan, criador responsável pelo desenvolvimento da mutação Jaspe nos canários de cor,que estava a falar.Depois dele esteve o SrºGrimaldi,e por fim para encerrar este coloquio,o SrºJosé Fernandes presidente do Clube de Almada,agradeceu a presença de todos.

Depois de ter sido aprovada no Mundial de Italia do ano passado,este ano a mutação Jaspe não foi aprovada no Mundial de Matosinhos,como tal terá que começar de novo em França,porque para que uma raça seja homologada pela C.O.M.,terá de ser aprovada 3 anos consecutivos em Mundiais.

BREVE HISTORICO

Em 1995, Abellan adquiriu na exposição internacional de Régio Emilia um macho diluído de Pintassilgo sul-americano (Carduelis megallanica), conhecido na Espanha como “cabecita negra”. Através do cruzamento deste pássaro com inúmeras canárias verde intenso e azul, obteve muitos machos diluídos já nas primeiras cruzas. O cruzamento destes F1 com canárias foi um tanto trabalhoso pois no primeiro ano nenhum deles demonstrou fertilidade, fato que dois anos depois se mostrava o contrário. Abellan começava ali a transmitir o fator de diluição ocorrido no pintassilgo para os canários de cor. Em 2003 já com a geração F4 do pintassilgo diluído adquirido em 1995, Abellan notou que já estava lidando com canários de cor, e que em sua grande maioria, os machos mutados provenientes dos F3 eram fecundos, tanto os machos como as fêmeas também. Estava pronto o ponto de partida para a transmissão do fator jaspe para as outras melaninas. Pois a geração F4 já não carregava as características do pintassilgo, como cabeça preta e outras.
Após 12 anos do primeiro acasalamento, a mutação jaspe já é uma realidade concreta no criadouro de Abellan como em inúmeros criadouros da Europa. No ano de 2005, em posse da quinta geração (R4) de Jaspes, não restando mais dúvidas de que eram canários mutados, Abellan começa a transmitir o fator para as outras melaninas como ágatas, canelas e isabelinos.
O fator vermelho foi introduzido através do cruzamento com o Tarin da Venezuela, estando hoje já implantado também nas várias melaninas.

CARACTERISTICAS E GENÉTICA:

A mutação Jaspe é muito diferente na forma de atuar comparada às ultimas mutações reconhecidas, ônix e cobalto. O jaspe em sua simples diluição possui uma genética completamente fora dos padrões que conhecemos, em nosso dia-a-dia com canários. Uma transmissão batizada por Abellan de dominância parcial, ou seja, do acasalamento de um Jaspe puro com canária normal já se obtém machos puros e fêmeas puras na prole. Fato curioso nesta hereditariedade, é não existir o portador, os filhotes normais deste acasalamento não portam a mutação. Em conversa com o Juiz OMJ e biólogo Sr. Rafael Cuevas, conheci o verdadeiro nome deste fator de transmissão, genética, conhecido pelos geneticistas como semi-dominância.
Do acasalamento de dois exemplares puros se obtém 50% de Jaspes puros, 25% Jaspes dupla diluição e 25% de clássicos normais não portadores.
A mutação jaspe reduz fortemente a eumelanina, e ao contrário dos asas-cinza, também reduz fortemente a feomelanina pois vem acompanhado do factor de refracção azul, eliminando esta última nos exemplares mais diluídos.
Em momento algum devemos confundi-lo com o asas-cinza, pois sua diluição é completamente diferente, sendo esta comparada no então ressaltado por Abellan, “padrão alar”, onde se repara que no jaspe, a eumelanina se dispersa em toda pluma, fato que no asas-cinza ela é diluída e se concentra na borda das
penas. Devido a esta diferença, não se observa no Jaspe o perolado do asas-cinza. Esta diluição, provoca no jaspe um efeito metálico impressionante. Suas estrias são finas e a cor de fundo se torna bem evidente devido a forte dispersão da eumelanina.
Em fato, o jaspe provém de uma mutação ocorrida em um outro tipo de pássaro e introduzida no canário de cor.

Não é a primeira vez em que uma característica que provem de um outro tipo de pássaro entra no patrimônio genético do canário de cor, temos o exemplo do fator vermelho e do mosaico. O jaspe dispersa fortemente a eumelanina e reduz a feomelanina (a cor de fundo do negro-marrom jaspe se aproxima do tipo ágata). O fenótipo difere muito das outras mutações que se conhece nos canários de cor.
Estas observações devem ser bem ponderadas e com muita precaução, porque o Jaspe ainda está no início da sua criação.

O Reconhecimento
O Jaspe já foi exposto duas vezes em campeonatos nacionais da Espanha e deve ser apresentado no nacional deste ano pela terceira vez, para a apreciação da Comissão Técnica de Juizes da Federacião Ornitológica Cultural Deportiva Espanhola. Esta terceira mostra em campeonatos nacionais é o prazo máximo para ser reconhecido na Espanha. Ocorrendo a homologação por parte dos Juizes espanhóis, este deve iniciar uma nova etapa de apresentações, que pelo regulamento, deve ser de três anos, em campeonatos mundiais oficiais da C.O.M. O jaspe foi exposto na Exposição internacional de Reggio Emilia, sendo muito elogiado por Juízes e criadores.

Um dos grandes simpatizantes da mutação Jaspe, Juiz O.M.J., o belga Johan Van Der Maelen admira a nova mutação e alerta a quem ainda não conhece o pássaro, a não adotar nenhuma opinião antecipada. Segundo Van der Maelen o Jaspe tem fortes chances de ser homologado pela C.O.M. em alguns anos.
Mas esta é uma opinião pessoal.
Eu, particularmente, não enxergo grandes chances nas várias melaninas, a exemplo do canário asas-cinza, o Jaspe, se for homologado, deve se fixar apenas nos Negro-marrons.
Nesta sim, o Jaspe se mostra um canário típico mostrando, as mais recentes gerações, manter as características hereditárias da mutação.
É fato que a opinião dos Juizes espanhóis é muito mais positiva comparada à opinião dos Juízes especialistas da O.M.J.
Mas devemos esperar e torcer para que o amigo Abellan e os demais criadores do Jaspe consigam a tão almejada homologação. Se for considerado, o trabalho destes criadores e a paixão com que eles abraçaram esta causa, o Jaspe seria reconhecido com toda certeza. Abellan já possui em seu criadouro mais de 300 exemplares Jaspes puros, respondendo a uma das exigências da homologação oficial da cor, que trata da perpetuação da mutação.
Como este tramite oficial leva algum tempo, no próximo artigo que faremos, abordando a dupla diluição, com certeza teremos mais novidades a respeito da homologação do Jaspe por parte da O.M.J.-C.O.M. (hemisfério norte).

Fonte: Brasil Ornitológico

quinta-feira, 11 de março de 2010

DOMINGO VOU NOVAMENTE A LISBOA

DOMINGO Á TARDE VOU A LISBOA

SOBRARAM-ME ALGUNS CASAIS DEPOIS DE ACASALAR.

ESTÃO AS RAÇAS Á VOSSA DTA.

SE ESTIVEREM INTERESSADOS MANDEM MAIL,OU LIGUEM-ME

ABRI HOJE DE MANHÃ AS SEPARAÇÕES DAS MINHAS GAIOLAS

Ontem,sem esperar ao fim da tarde,acabei por ir a Lisboa buscar a minha filha que estava adoentada.
Ainda pensei em abrir as separações ontem ao fim do dia,mas como fui para Lisboa,tudo o que tinha em mente fazer ontem á tarde,fica ou ficou para hoje.
De manhã dei papa c/germinado a todos,e abri todas as separações.Vai começar o meu trabalho.

Como tinha as fêmeas sem luz,para não acelerarem a preparação para a criação,na outra garagem,tenho algumas ainda um pouco atrasadas.Os machos estão quase todos em forma,mas as fêmeas nem por isso.Não devo de ter ovos antes de quarta ou quinta-feira da próxima semana,mas também não estou preocupado,assim vou tendo tempo para preparar tudo melhor.O ano passado foi ano de mudanças,este ano é um ano de comprar tudo para esta e futuras criações.

Já apanhei alguns machos a galarem,mas a grande maioria das fêmeas não esta ainda preparada para aceitar os machos.Podia esperar mais 3 ou 4 dias até abrir as separações,mas penso que está na altura certa,a temperatura já subiu um pouco,estamos quase em meados de Março,não vale a pena esperar mais tempo,e por incrível que pareça,a humidade ontem desceu para 50%,o desumidificador nem tinha agua no recipiente,como tal de manhã desliguei-o.
Se ver que qualquer dos casais não se esteja a dar bem,ou volto a meter a separação,ou troco o casal.Mais logo á hora do almoço,mas principalmente á tarde,com mais calma vou poder observa-los melhor,e ver se necessito de fazer algumas alterações.

As fêmeas juntas com os machos,como devem de saber, enchem mais rapidamente,se nos descuidamos,quando damos por ela já estão cheias,e prontas para pôr.Temos de meter os ninhos e o material na altura certa,senão elas começam a arrancar os rabos aos machos,e algumas ate arrancam penas a elas próprias,e os ovos vão aparecer de certeza nas grelhas.
Ao meterem material para os ninhos nos suportes,ficam logo a saber se elas estão ou não com vontade de construir o ninho.Eu á vários anos que utilizo jutta,e pêlo de cabra para acabamento.Assim que tiver tempo vou meter fotos do material que utilizo.

domingo, 7 de março de 2010

FEMEAS MUDAM DE GARAGEM

Mais um fim-de-semana passado,e a chuva teima em não nos deixar.
No domingo optei por levar todas as fêmeas para a garagem das criações,para que elas se habituem ás novas gaiolas,e á própria garagem.Penso que terei de abrir a separação para dar inicio á nova época,antes do que previa,porque embora o tempo não esteja de feição,a temperatura dentro do canaril ronda os 19º.
Com uma temperatura destas,e quase 15h de luz,é impossivel aguenta-los durante muito mais tempo,vamos ver.Estou a aumentar 5m por dia a luz,ate atingir a 15h de luz diarias.
Como era de prever sobraram-me algumas fêmeas,mas é melhor sobrar do que faltar.
Tinha uns quantos machos separados a mais,agora depois de saber quantas femeas precisava,tenho praticamente tudo aos casais,como tal se alguem deixou as compras para mais tarde,ainda tenho alguns casais para dispensar,todos praticamente de 2009,e de boa qualidade.

Tenho um pressentimento que este ano,se o tempo não mudar e a humidade não baixar,vai ser um ano mais fraco do que o ano passado em relação ás criações. Mesmo no Algarve,principalmente durante a noite,temos bastante humidade.
Não me lembro que nesta altura do ano,o tempo ainda não tenha levantado,continua a chover durante quase todo dia,e mesmo quando não chove,a humidade é muito elevada,não beneficiando em nada a criação dos nossos canários.O que vale é que tenho em cada garagem um desumidificador a trabalhar 24h.Tenho a humidade dentro do meu canaril controlada,pelo desumidificador,andando a rondar os 65%,mais coisa,menos coisa.

Eu por norma só me nascem os primeiros filhotes em Abril,e este ano não vai ser excepção,como tal espero que ate lá o tempo mude.
Tenho prontos para iniciar a criação 105 machos,e 145 fêmeas das minhas 7 raças,apostando forte nos castanhos pasteis vermelhos mosaicos e nos castanhos opalas vermelhos mosaico.
Só não os juntei já!porque primeiro a encomenda de papa e produtos que era para me ter chegado durante o mês de Fevereiro,ainda não me chegou,como tal não tenho praticamente nada em casa para lhes dar,ate a papa esta mesmo no fim.

Depois são os ninhos,não tenho ainda os ninhos em minha casa,de inicio pensei em comprar tudo ninhos exteriores,porque são de melhor acesso,mais fáceis de lavar,mas depois de conversas com alguns amigos,e de pensar bem,acabei por encomendar iguais aos que eu sempre usei.Também porque os meus corredores entre gaiolas não são muito largos,e sem querer a passar com o carrinho,enquanto lhe dou de comer podia sem querer encalhar nalgum ninho,e lá se iam os ovos ou os filhotes á vida.
Os suportes faço-os eu,porque os dos anos anteriores não servem nas gaiolas da terenziani,como tal,sobra mais trabalho para o meu lado.

Brevemente vou colocar fotos do ninho em plástico que era para adquirir,tenho 1 em casa,que veio para amostra,e que gosto bastante,e que estive mesmo a comprar,mas que acabei por não optar.
Só o tempo o dirá se fiz uma boa opção,meto também fotos dos ninhos que vou utilizar este ano.Já não comprava ninhos há mais de 10 anos,e como este ano aumentei bastante o nºde femeas,e com o tempo as coisas estragam-se,fui obrigado a encomendar uma quantidade consideravel de ninhos novos.
Este ano espera-me bastante trabalho,vamos ver se consigo dar conta do recado!

sexta-feira, 5 de março de 2010

VIDEO DA EQUIPA DE MACHOS VERMELHOS MOSAICOS CAMPEÃ DO MUNDO DE 2010 EM PORTUGAL (SrºAttilio Santi,ITALIA)

VIDEO DO MACHO VERMELHO MOSAICO 2ºCLASSIFICADO NO MUNDIAL 2010 DE PORTUGAL (SrºAttilio Santi, ITALIA)

VIDEO DO MACHO VERMELHO MOSAICO CAMPEÃO DO MUNDO 2010 (SrºAttilio Santi, ITALIA) E DO 3ºCLASSIFICADO (SrºVitor de Jesus,PORTUGAL)

FOTO DO MACHO AGATA PASTEL VERMELHO MOSAICO CAMPEÃO MUNDIAL c/ 92 P EQ. 2010 PORTUGAL-MATOSINHOS(Criador ITALIANO-SRºGIANCARLO LOCATELLI

FOTO AGATA PASTEL BRANCO CAMPEÃO MUNDIAL IND.c/94 P.(Criador Espanhol SRºJosé García Bañares )

segunda-feira, 1 de março de 2010

DI MARIA - VEJAM-NO ENQUANTO PODEM!!!

AGRADEÇO AO SPORTING PELA AJUDA DADA

FIM-DE-SEMANA PREGUIÇOSO

Aproxima-se o dia de acasalar os canários,como tal e até lá vou aproveitando para acordar a qualquer hora ao fim-de-semana,e este foi mesmo daqueles em que a preguiça predominou por completo.
No sábado de manhã,limpei alpista,dei germinado e limpei as voadeiras das fêmeas,porque o tempo esta húmido,e não se pode facilitar.De tarde depois de começar a alterar os suportes para os ninhos,sentei-me no sofá para ver um filme,e quando dei por ela já estava chonar.O sábado estava passado,foi dar uma vista de olhos á passarada,jantar e ver o meu Benfica(Granda DI MARIA).Acabei por ir ter ao café com o meu amigo Leandro,e depois do jogo fomos dar uma volta a pé pela baixa da cidade.

No Domingo,o tempo prometia,como tal depois de dar um pouco de perilha a todos os canários,e papa ás fêmeas,e de ter metido as banheiras nas fêmeas,estava a começar a meter as banheiras nos machos,quando me aparecem umas visitas da zona de Quarteira.Eram 3 amigos criadores de agapornis,que me vieram visitar,para ver as minhas instalações.(foi cavaqueira ate á hora do almoço)A seguir ao almoço para não variar,o vento e chuva deram lugar ao sol,e o dia ficou estragado.NÃO ME LEMBRO DE UM ANO QUE CHOVESSE TANTO NO ALGARVE.

De tarde,continuei a modificar os meus suportes para os ninhos.
Jantei cedo,pois tinha combinado estar no café antes do jogo do Sporting-Porto começar,e assim foi.Já lá estava o Rui Xabregas,o Leandro apareceu logo a seguir,e isto é que foi um jogo.Assim vale a pena.Nunca tinha visto tanta alegria,nem pessoal a manifestar-se nos golos do Sporting.Quero deixar os meus parabéns aos sportinguistas,que lá por não terem esperança no campeonato,porque acordaram tarde,têm equipa para ir longe na LIGA EUROPA.