quarta-feira, 28 de abril de 2010

AGORA JÁ NÃO PODEMOS ARRANJAR DESCULPAS DO TEMPO!!!

A temperatura no meu canaril durante o dia ronda os 25º.
Não estava á espera de uma temperatura tão elevada nesta altura do ano.
Tenho um termómetro exactamente da mesma marca, e no mesmo sitio na outra garagem, colocado por cima do portão, que é em chapa exactamente igual ao outro, e que aquece um pouco quando exposto ao sol, mesmo sendo os portões todos forrados com roofmate.
A minha anterior garagem, que este ano tem apenas voadeiras, a temperatura ronda os 21º, ou seja menos 4º do que no meu novo canaril.

Nesta altura do ano, tenho bastante luz natural, mais do que eu imaginava, ate tenho de recorrer ás cortinas durante a manhã porque o sol bate com muita intensidade nos vidros duplos de quase 1m de altura, que tenho por cima do portão, aquecendo demasiado o canaril. Há hora do almoço volto a abrir novamente as persianas, para que a luz do dia entre melhor em todo o canaril. Este canaril é de longe melhor do que o outro para a criação, tenho é de começar as minhas criações, algumas semanas antes.

Embora a humidade tenha baixado bastante no meu canaril,durante o dia ronda os 50%,agora não me posso queixar de filhotes mortos na casca, agora tem nascido praticamente todos os filhotes dos ovos galados, filhotes das fêmeas que tinham ovos goros, e que agora ao trocar de machos, e alterar alguns casais, melhorou bastante neste capitulo, não quer dizer que não tenha tido ninhos com ovos completamente brancos, mas nasceram 4, e de nalguns ninhos, mesmo 5 filhotes de fêmeas que tinham tido os ovos todos brancos na 1ªcriação.
Quer dizer que quando os filhotes morriam na casca não era por falta de humidade. Como vos disse fiz o tratamento com baytril, mas o meu problema como o de muitos criadores que participaram no Mundial, penso que seja muito semelhante, tem a ver com alguma bactéria ou fungo que esta a afectar as nossas criações. mas isto são só suposições........não há certezas!!!

A maioria dos meus filhotes está com 20 a 22 dias de vida, e tenho já bastantes fêmeas que estão a criar, que estão a iniciar a 2ªpostura. Agora deparei-me com outro problemazito, que nunca tinha tido, tenho 2 ninhos de 3 filhotes cada um, mais um outro filhote noutro ninho, que já joguei fora, não estavam desenvolvidos para a idade em questão, os pais continuam a dar comida, mas eles não se desenvolvem como os outros,mas também não morrem " Estavam com Problemas" estes deviam de ter morrido logo em pequenos, ou se eu me tivesse apercebido tinha feito logo essa caridade.
Tinha de os jogar para o lixo, não vale a pena tentar ficar com filhotes que não demonstrem ter saúde, porque depois vão morrer noutra altura do campeonato. Escusado é dizer que alguns deles parece que foram escolhidos a dedo, eram dos que mais gostava, canários espectaculares, mas normalmente é sempre assim.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

JÁ CHEIRA A PRIMAVERA

A temperatura aumentou bastante durante o fim-de-semana, e no meu canaril novo(garagem), devido á exposição ao sol,tenho mais 4º durante o dia do que na outra, durante noite é que as temperaturas são semelhantes. na hora do almoço hoje tinha 25º no canaril.Isto quer dizer que não posso me alargar muito nas criações, porque o calor não me vai permitir, como tal no próximo ano tenho de acasalar umas 2 ou 3 semanas mais cedo.

Os problemas vão aparecendo, e eu vou tentando dar a volta ás situações que me vão aparecendo. Não posso é perder a motivação. Mas problemas quem os não tem????

A 1ªcriação chegou ao fim,e já tenho fêmeas a iniciarem a 2ªpostura, e outras a chocar, com tantas contrariedades ainda consegui anilhar 200 canários na 1ªpostura, mas destes ainda vão morrer alguns, porque o mais velho faz hoje 20 dias, e como devem saber até começarem a comer alguns vão ter de ficar pelo caminho.

Tenho tido um trabalho incansável para tentar remar contra a maré de problemas que me tem surgido este ano, como tal no próximo ano, terei de fazer algumas alterações.

Tirei fotos ontem á noite, mas aproximei tanto a maquina dos filhotes, que ficaram quase todas desfocadas. Lá tenho de fazer mais um investimento no próximo ano.
Quando tiver um tempo disponível, logo tiro novamente algumas fotos.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

VIAGEM A LISBOA AO ENCONTRO DA E.D.P. NO PAVILHÃO MULTIUSOS

Ontem!embora não me fizesse geito nenhum, tive de ir a Lisboa de autocarro.
Foi praticamente um dia perdido em relação aos canários, pois parti ás 6h da manhã e só cheguei a casa quase ás 21h,estava a começar a 2ªparte do jogo do Inter-Barcelona.
Quem ficou com a "obrigação" de dar comida aos meus canários, foi a minha mulher, e não é por nada mas desenrasca-se bastante bem, teve foi de meter um dia de ferias para lhes dar de comer.
Fui ao encontro que a EDP tem feito nos últimos anos, normalmente no mês de Abril, no Pavilhão Multiusos em Lisboa.
Este ano esteve bastante melhor do que nos outros anos, e vale sempre a pena deixar de trabalhar um dia, para passear e ainda poder conviver com alguns colegas de trabalho, só que no meu caso torna-se complicado, porque a minha cabeça nesta altura do campeonato esta mais na garagem dos meus canários do que em qualquer outro sitio.

Jantei e nem sequer fiquei a ver o jogo, mesmo sendo daqueles que eu gosto de ver, e embora soubesse que os meus canarios estavam bem tratados, nunca é a mesma coisa. Ainda tive tempo para verificar todos os ninhos, tirei mais 3 ou 4 pequenos mortos, aproveitei para tirar os ovos, meter as que eram para começarem a chocar, dar perilha ás que tem filhotes, e para pouco mais deu, porque a luz começou a apagar ás 22h, e assim que as lâmpadas florescentes apagam, para dar inicio ao "por-do-sol", deixo-os sozinhos, para não os incomodar.

Os canários depois de anilhados,estão a desenvolver-se bastante bem, mas continuam a morrer-me filhotes com 2 e 3 dias de nascidos, embora isso seja normal morrer um ou outro, ainda mais a quem tem muitos como eu. Os que morrerem nos ovos é que me deixam mais preocupado, mas por enquanto ainda é cedo para tirar conclusões precipitadas em relação ao resultado do Baytril, embora tudo me leve a pensar que não foi o medicamento certo.

Agradeço a todos os que me ligaram, ou mandaram mails a tentarem me ajudar, ou porque já tiveram problemas semelhantes, ou porque acham saber do que se trata, assim como a solidariedade de outros, preocupados com o meu problema.
Peço é desculpa a alguns que se calhar nem respondi, porque houve um dia que apaguei alguns mails por engano, e depois não fui logo ver ao lixo, e quando passados 2 ou 3 dias fui procurar já lá não estavam.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

JÁ SE NOTAM ALGUMAS MELHORAS

No sábado acabei os 7 dias de tratamento feito com o Baytril,e no domingo meti complexo B em todos os bebedouros,como utilizo tudo bebedouros azuis e como a temperatura baixou,vou deixar ficar o complexo B ate hoje ao fim do dia.
Não vos posso dizer ainda o resultado porque ainda é cedo para tirar conclusões,em principio daqui a umas 2 ou 3 semanas vou voltar a fazer outro tratamento, mas com outro produto, qual ainda não me decidi, tudo depende da evolução dos acontecimentos.

Mas posso vos dizer que canários com mais de 3 a 4 dias,não me tem morrido.
Mas pequenos continuam a morrer alguns, assim como continuam as mortes no embrião.
Os ovos brancos também continuam,mas tudo isso é perfeitamente normal, embora não em tanta quantidade.
Nos últimos 3 dias os canários tem desenvolvido bastante bem, como tal ate deu para anilhar uns 100 canários, ultrapassando já os 150 anilhados,vamos ver se as coisas não se complicam.Em breve vou tirar umas fotos a alguns ninhos, para poderem ver alguns dos meus filhotes nascidos este ano.

Estivemos mais um fim-de-semana de chuva,e de humidade, o que não ajuda em nada a nossa criação. O ano não está a nosso favor, como tal penso que este ano alguns criadores não vão conseguir tirar a quantidade de filhotes como nos últimos anos.
Continuação de boas criações.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

CHUVA E TROVOADA NO ALGARVE e OVOS BRANCOS

Meus amigos,acabou de cair uma trovoada em Faro,daquelas de fazer fugir os cães para debaixo da cama, e o dia promete, parece estar para durar. Logo agora que parecia que as coisas ate estavam a melhor. Não sei o que mais me irá acontecer este ano,mas parece-me que definitivamente a sorte não está do meu lado. O tempo não esta a ajudar os criadores este ano.

Em relação aos canários que vão a exposições,principalmente os que concorrem no Mundial,falharem a galar na 1ªcriação. Penso ser normal que isso por vezes possa
acontecer,senão vejamos por ex:no meu caso.
Eu vivo no Algarve,e tirando este ano que o Mundial foi cá e ficou apenas a 600 km de minha casa,a diferença de temperatura foi insignificante, talvez uns 3 a 4º mais baixa do que no Algarve,e também fui leva-los e busca-los para não os sobre-carregar ainda mais com a viagem
Mas nos outros Mundiais tenho de os levar até casa do SrºRui Belchior(fica a 350 km de minha casa), normalmente mete-os nas próprias caixas transportadoras onde vão fazer a viagem para o Mundial, já com as etiquetas com os respectivos registos devidamente preenchidos,para depois não ter de voltar a apanha-los mais uma vez na casa do SrºRui Belchior(Campeão Mundial em algumas raças,e em vários anos,vive na Castanheira do Ribatejo),para os registar ou fazer a troca para as caixas transportadoras próprias para a viagem.
Costumo introduzi-los nas caixas a seguir ao almoço,por volta das 3 ou 4h da tarde do dia anterior á viagem para o Mundial, que é onde são recolhidos todos os canários dos criadores da zona Sul.

Os canários vão levar em média mais um dia e meio, e por vezes ate dois dias de viagem,ate serem introduzidos depois nas gaiolas de exposição no respectivo Mundial,conforme a distancia até ao país organizador do evento. Vão estar logo á partida praticamente 3 dias nas caixas transportadoras,antes de serem introduzidos nas gaiolas no Mundial. O factor temperatura também bastante importante,porque nós cá no Algarve temos uma temperatura no fim de Janeiro, muito acima da media Europeia, basta ver que no ano passado no final de Janeiro, a Itália estava coberta de neve, e as temperaturas eram quase todas negativas no norte da Europa.
Como tal só na viagem alguns canários podem se ir abaixo,mas para que tal não aconteça,só devemos mandar a um Mundial aves completamente saudáveis em em boa forma,senão estamos sujeitos a ter algum desgosto.
Ate agora apenas participei em 3 Mundiais, e todos os meus canários chegaram como foram, mas isso não quer dizer que o seu sistema reprodutor não tenha sido afectado.

Continuando o meu raciocínio, os canários vão permanecer mais uns 8 a 10 dias no Mundial, sujeitos ao stress normal de uma exposição, e sujeitos a apanhar qualquer tipo de bactéria, que possa ser transmitido por outra qualquer ave a concurso,por isso aconselho a quem mandar os seus canários a Mundiais, de lhes aplicar pelo menos o Ivomec, e principalmente a vacina contara a varíola. Embora normalmente quem participe em Mundiais,sejam criadores que levam este hobbie um pouco mais a sério,como tal em principio não iremos ter qualquer problemas desse tipo,mas é sempre bom não facilitar. Depois temos a mesma doze para a viagem de regresso.

Depois de praticamente quase 15 dias fora, vou então busca-los para minha casa,altura em que a grande maioria dos criadores começa a acasalar os seus canários.
Se quiser fazer uma quarentena,preciso de pelo menos uns 15 a 20 dias para lhes administrar um anti-stress,uns antibióticos e um complexo B, para depois poder lhes fornecer pelo menos durante umas 3 a 4 semanas a vitamina E, antes de os acasalar.
Se fizermos as contas, serão entre 7 a 8 semanas no mínimo,até que os nossos canários expostos nos Mundiais possam estar em condições para galar.
Por essa razão é que eu apenas acasalei o ano passado a 15 de Abril, e este ano a 11 de Abril, mas mesmo assim o espaço de tempo não foi suficiente.
Ou então tenho falhado na sua preparação, como tal terei de alterar o meu método de preparação, principalmente de todos aqueles que sejam adquiridos, ou meus e que tenham participado em Mundiais.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

FINALMENTE DOIS NINHOS COMPLETOS

A minha criação de canários dava quase uma novela.Ontem dei mais uma volta pelos ninhos,e encontrei mais 4 ou 5 ninhos de castanhos pasteis vermelho mosaico todos brancos,tudo filhos de machos que participaram no Mundial.Parece mentira mas isto de participar em grandes eventos,principalmente no Mundial,depois trazer os canários para a nossa reprodução esta-me a deixar preocupado.

Os canários do ano passado,que não participaram em nenhuma exposição não falharam praticamente um único ovo,alguns dos adquiridos fora,e os meus que levei ás exposições,que para mim são os que mais gosto,falharam 90%na 1ªcriação.Já o ano passado mandei 12 machos castanho pastel vermelho mosaico ao Mundial de Itália,e só 1dos machos me galou na 1ªcriação.Pelos vistos começa a ser normal os que nós mais gostamos falharem na 1ªcriação.Mas no fim todos querem filhos dos melhores!!!porque será?
Pois é meus amigos,eu este ano paguei já vários canários a um preço razoável,muito acima da média que nós costumamos pagar,e se vos disser que devo de contar pelos dedos os filhos já conseguidos,mesmo cruzados com os meus canários.

Mas nem tudo corre mal,continuando a dar a volta aos ninhos vou encontrar 2 ninhos de castanhos vermelho mosaico cada um com 5 canário.(até me benzi)
Nem queria acreditar,este ano é a 1ªvez que saem os canários todos,dividi logo a coisa para não sobre carregar os pais,deixei ficar 4 em cada ninho, e passei um castanho para um ninho de castanho pastel que tinha 2,e o outro foi para um ninho de opala vermelho também só com dois filhotes,um nadinha maiores,mas como escolhi os maiores a diferença é mínima.

Os machos que me falharam a galar estou a mete-los em gaiolas de exposição,para ganharem mais cio,(só não os meto em voadeiras,porque a luz lá é apenas a do dia,e mesmo assim entra muito pouca)para depois quando achar oportuno,e que me pareçam já em condições de galar os meter novamente á criação,porque este machos para o próximo ano estão todos em forma e não me devem falhar.
Não posso arriscar a mete-los todos novamente com as fêmeas,senão estou sujeito a que me falhem novamente,e o mês de Abril já vai a meio,e eu não tenho assim tanto tempo como isso.E depois se me morrerem 100 numa criação,não tem problema desde que nasçam 400,porque há sempre alguns que morrem,outros que jogo fora,outros que caem do ninho,o que é perfeitamente normal.
Não posso é arriscar a ter novamente quase 50%de ovos brancos e mais 25,ou 30% dos galados mortos dentro do ovo.Vou só fazer-vos uma conta do mais ou menos se passou na 1ªcriação,embora ainda algumas fêmeas mais atrasadas,estejam a chocar os ovos.
Tenho 145 fêmeas,2 não puseram ainda,as outras puseram uma media de 5,5 ovos,o que dá quase 800 ovos,(sim porque tive fêmeas a 5 ovos,mas tive outras a 7 ovos cada)

Tenho lá um balde de ovos brancos,que serão talvez quase metade dos ovos metidos pelas minhas fêmeas,tipo 400 ovos,mais perto 150 filhotes que me morreram na casca,nasceram-me por ex:no máximo tipo 250 canários,e desses 250 canários se calhar morreram-me perto de 100,logo nos 2º e 3º dias de vida,no final da 1ªcriação se as contas não me falharem muito,e se as coisas estabilizarem,como tenho ainda alguns ninhos para sair,na melhor das hipoteses talvez consiga aproveitar uns 150 filhotes,metade do que devia ter tirado para ter uma media aceitável na 1ªcriação.
Pensando positivo,nada está perdido,ainda posso recuperar na 2ªe na 3ªcriação.

E eu que só queria fazer 2 criações este ano,porque isto de criar com tantas femeas dá bastante trabalho,e ocupa-me o tempo livre praticamente todo.O que vai acontecer é que todas as fêmeas que tem filhotes nesta criação,vão ter de fazer 3 criações,as outras que os tinham goros ou os deixaram morrer(ou morreram devido a problemas) vão-me fazer apenas duas criações,porque já não deve dar tempo para fazerem mais.

terça-feira, 13 de abril de 2010

CORAGEM E MUITA FORÇA DE VONTADE !!!!

Ontem anilhei os meus primeiros canários do ano,nem contei para não fazer medias,talvez uns 20 ou 25,se calhar nem tantos,e talvez outros tantos para anilhar se não morrerem ate lá,mas não me vou martirizar sobre o assunto,enquanto os anilhava sentia uma tristeza enorme de ver apenas 20 ou 30 ninhos com canários de entre as 145 gaiolas que tenho no meu canaril,com uma media de 2 canários por ninho,tenho alguns ninhos com 3 ainda vivos,todos eles opalas amarelos.

A situação é mais grave do que eu imaginava.Desde o dia 9 que não me nasce um único canário,morrem todos na casca.Dantes ainda nascia 1 ou 2 por ninho,mesmo com os ovos todos galados,depois noutros nasciam todos,e noutros nada.Tinha uns 40 casais,que foram os que arrancaram mais tarde para nascer entre o dia 8 e o dia 15 de Abril.
Hoje estamos a 13,e ainda não nasceu nem um,e desta vez os ovos estão quase todos galados.Há hora do almoço estive a partir alguns ovos para ver,outros joguei-os logo fora,alguns ate cheiravam mal,outros tinham o canário completamente formado,e morto lá dentro.Tenho cá um pressentimento que nesta criação não me vai nascer mais nada.

Não consigo ter explicação para o sucedido.Fiz a desparasitação 2 vezes,intervalada de uma semana, e este ano ate dei uma boa doze,depois dei o ESB3,nada mais.Nunca tinha dado este produto,foi a minha primeira vez.Troco as grelhas ou de semana a semana,ou de 15 em 15 dias como foi o caso quando os machos estavam sozinhos na gaiola,como tal não se justificava.

No meu caso tenho instalações novas,gaiolas novas,ninhos novos,tudo o que esta nesta garagem é novo,só encontro 2 justificações para o sucedido,ou os meus canários que foram ao Mundial apanharam qualquer coisa,ou os que foram a reggio emilia,ou então algum que eu adquiri em Itália.As coisas não aparecem por acaso.
Não podemos facilitar seja em que capitulo for.
Todos os pormenores contam para o sucesso de uma criação.
Tenho de assumir as culpas do sucessedido porque não fiz quarentena alguma,após ter trazidos os canários destas duas exposições.
Inclusive perdi 3 canários meus que participaram em reggio,e alguns deles dos que eu mais gostava.Dos que participaram no Mundial por enquanto não tive nenhuma baixa.

Uma coisa é certa,parece-me que ainda não tenho um único filhote dos canários que participaram no Mundial,tanto machos como fêmeas.
Hoje de manhã troquei mais uma vez os bebedouros todos,metendo BAYTRIL misturado na agua.Hoje já tenho uma desculpa para não estar na garagem logo á noite.Vou ao café ter com o pessoal,para assistir ao jogo do BENFICA-SPORTING.

Já me tinha esquecido,continuo a jogar os filhotes fora,agora já muito menos porque também não nasceram,como tal têm morrido os que encagalharam daqueles ninhos que tem filhotes,o que para mim é normal.

Agora vou continuar com o tratamento ate domingo e esperar pela próxima criação.
Se este ano não conseguir dar a volta á situação!!!Paciência,espero que para o próximo ano, não volte a cometer os mesmos erros.

domingo, 11 de abril de 2010

DESILUSÃO!TRISTEZA!SÓ EU SEI O QUE SINTO!!MAS COM MUITA FÉ!!!

Quem me conhece sabe que eu sou incapaz de esconder qualquer coisa que se passe comigo,e nesta altura do campeonato quem vier visitar o meu blog,pode ficar com pouca vontade de criar canários.
Mas meus amigos isto é o meu blog como tal aqui vou escrever apenas o que se passa no meu dia a dia,aquilo que sinto,o que penso,o que faço,como faço,e o que penso fazer,quer seja positivo ou negativo.Se estou triste não posso sorrir,nem andar feliz,mas isso não interessa,vamos falar de canários.

Para não desmoralizar as tropas,posso vos contar duas cenas que se passaram hoje de manhã comigo.Só para terem a noção do meu estado de espírito.
Cheguei á garagem eram 7.20h,porque a minha vontade de lá ir é menor cada dia que passa como tal quanto menos eu lá estiver a olhar para eles melhor para mim.(Ontem para tentar esquecer um pouco os canário sai da garagem pouco depois das 8h,fui tomar banho e jantar e fui ate ao café ver o jogo entre o Real Madrid e o Barcelona).

Dei papa,e quando acabei,vim mais uma vez á net,consultas e mais consultas,para tentar chegar a uma conclusão,ou a um consenso comigo mesmo,em relação ao que tenho que dar aos meu canários,tenho que dar algo que eu ache ser o mais acertado,mas de minha livre vontade,para depois em caso de fracasso não culpe ninguém por dar este ou aquele medicamento,sabendo eu que o "Baytril" dado em demasiado,pode provocar a esterilização dos meus canários.Mas também sei que é um medicamento de largo espectro,de uma qualidade inquestionavel,e que dá para N de problemas,como tal tinha de arriscar,ou não tiro nada este ano,ou ainda vou a tempo de dar a volta á situação,mesmo tarde que seja.

Embora eu seja contra medicamentos,mas no meu caso tinha que fazer qualquer coisa,não podia continuar a olhar para os poucos canários que tenho nascidos,sei lá nem contei,mas talvez uns 100,porque já me morreram mais do que esses,e continuam a morrer ás carradas,e mortos nos ovos já perdi a conta.Para eu já nem ligar aos ovos brancos podem imaginar.

Já me tinha esquecido, do que vos queria contar,sai de casa eram 10h porque a farmácia só abre a partir dessa hora,e entretanto passei pelas traseiras de minha casa para levar mais bebedouros para a garagem,porque iam todos fazer falta,e de caminho levei o saco do lixo para meter no contentor.
Mas tal anda a minha cabeça,que quando dei conta estava a entrar na farmácia com o saco do lixo na mão.Até me ri sozinho,da figura que estava a fazer.Entrei ainda indeciso entre dar "Tylan",e a "Terramicina",metade metade,durante 5 dias na água,recomendado por um grande amigo meu para ver se a coisa melhorava,e que segundo ele não afecta a gala,tão importante nesta altura do campeonato.

Tive outro amigo,um grande campeão português, que me disse que tinha um problema semelhante e que o veterenario lhe disse tratar-e de uma bacterea nos intestinos,e recomendou-lhe o seguinte tratamento:

"Domicina-plus",em conjunto com "Antimicina" durante 4 a 5 dias na água,depois nos 4,ou 5 dias seguintes ao tratamento,dar "Nathur Plus" em conjunto com "Slimfly" são todos produto de columbofilia.
Estive para fazer este tratamento,mas o meu caso pareceu-me mais complexo,por isso ter optado pelo "Baytril 10%"e depois cada caso é um caso,e há N de bacterias diferentes.

Ataquei logo forte e seja o que Deus quiser,com gala ou sem gala,que é o mais certo é nas próximas semanas vá ter os ovos todos brancos.Eu tinha de optar ou arrisco tudo,e pode ser que em Junho ou Julho ainda consiga fazer uma criação,ou então estou-me a consumir a mim,e ás minhas fêmeas,porque elas coitadas não tem culpa das asneiras que o dono faz,e não tem que pagar pelos meus erros,ou neste caso descuido,sim porque falhei em algo que me transcende...

Entrei na farmácia,e acabei por não comprar nada,não tive coragem de comprar o "Baytril 10%",acho o produto um pouco forte,porque o 5% só havia injectavel,e lá fui eu á farmácia junto do hospital á procura do "Baytril 5%",mas mais uma vez nada,acabei por fazer uma caminhada até á baixa á ultima farmácia aberta ao domingo em Faro,neste caso era a 3ªque eu visita,e esta nem sequer tinha produtos veterinários.De volta para casa,que fica perto da primeira farmácia,pensando não sei no quê,quando dei por mim estava a ir numa direcção que não era a que devia de tomar.Isto é só para verem o meu estado de espírito em relação aos meus canários neste momento é de muita tristeza por não ser capaz de saber exactamente o que se esta a passar,embora desconfie do que é,mas sem ter certezas.

Nunca tive as condições que tenho este ano,boas gaiolas,bom sistema de ventilação,boa limpeza,ar suficiente,que já me visitou sabe do que estou a falar,tudo novo,desde ninhos a gaiolas,tudo aquilo que eu achei ser importante para melhorar as condições dos meus canários.
Este ano pelo menos era para ter uma criação tranquila e sem grandes sobressaltos.Já me esquecia ontem morreu-me de repente e sem nenhuma razão aparente um macho castanho opala amarelo que eu tinha comprado em Italia.

Resumindo tirei todo os bebedouro das gaiolas que ainda ontem tinha metido complexo B numas,e vitamina E para a gala noutra tudo nas vasilhas de plástico,e meti baytril 10% nos bebedouros,porque não encontrei o de 5%.
A marca recomenda dar 0,05 ml por litro de água,e eu dei o mesmo,mas em 1,5 l de água,vou dar durante 7 dias consecutivos a todos eles sem excepção,até aos quase 20 que estão em gaiolas de exposição,todos vão fazer o tratamento.Como a sorte só persegue os corajosos e os aventureiros,tenho fé que ela não me abandone,e que pelo menos daqui por uns 2 meses possa ter uma criação digna de um criador que tudo tem feito para melhorar as suas condições de criação.Boa sorte para a vossas criações.Disitir Nunca..........

sexta-feira, 9 de abril de 2010

OU GOSTAMOS OU NÃO AGUENTAMOS

Tenho tanta vontade de escrever como de entrar no canaril.
Já alguma vez se sentaram,com montes de coisas a fazer,sem saber por onde começar,e o que fazer?
Sim!porque se perguntarem, a um amigo ,ele manda dar o medicamento X,o outro manda dar o Y,mas se fores á net pelos sintomas que achas que os teus canários tem,dizem que deve dar o Z + Q ,afinal em que é que ficamos?
Arriscamos a dar um medicamento sem saber o que temos ao certo?
Ou será melhor não fazer nada,e continuar a ver se a situação melhora?
Já me aconteceu de tudo, como a quase todos os criadores que criam com N de casais,e principalmente que adquire vários canários a diferentes criadores,e não foi por isso que eu acabei,ou desisti,vou é ter de conseguir ultrapassar mais um problema.
Eu tenho a consciência que fiquei com casais demasiados para quem trabalha,porque os casais que eu tenho,precisava de dedicar todo o meu tempo na altura das criações aos meus canários,e eu não posso porque tenho de trabalhar,mas não é por ai,porque se as coisas correm-se bem,não havia problemas,tudo se resolvia, o tempo dava para tudo.

Primeiro acho que tive ovos brancos em demasiado na 1ªpostura,mas penso que isso também acontece a quase todos nós,mas depois quase metade dos galados, morreram na casca,sem conseguirem partir o ovo.Num caso destes pode ser várias coisas,desde falta de humidade,trovoada, ruídos,ou porque eles têm qualquer problema,eu inclino-me mais para o ultimo aspecto,agora saber qual,talvez alguma bacteriazita?

O ideal seria agarrar em um ou dois filhotes,e também 2 mortos dentro do ovo e mandar analisar,e aí sim se fosse preciso saberiamos o que dar, sem arriscar.

Mas como infelizmente aqui no Algarve não tenho essa hipótese, ou vou ter de fazer algumas tentativa, ou vou ter que me aguentar calmo e sereno,dar umas vitaminas, e fazer o melhor que souber.

O ano passado, adquiri apenas 3 ou 4 machos,e a criação correu relativamente bem, claro que tive alguns problemas, mas isso todos têm.
Não adquiri fêmeas fora,e praticamente todas as minhas fêmeas me criaram.
Este ano alem dos ovos brancos,dos canários que me tem morrido na casca,os canários que nascem tem algum problema, porque a maioria das fêmeas não lhes dão de comida,ou dão apenas 2 ou 3 dias,e algumas ate os jogam fora,e isto só acontece quando elas notam que os filhotes tem problemas,outros aparecem mortos debaixo dos outros.

Já separei quase metade dos casais, algumas fêmeas já querem iniciar nova postura,e é o que vai acontecer, vou deixar elas porem ,vou jogar fora os ovos brancos, e tentar tirar o que conseguir,mesmo se não conseguir aproveitar filhotes dos casais que tinha em mente,irei tirar de outros,e como só no fim é que se fazem as contas,vou ter de calma e muito sangue frio para ir jogando eu próprio logo os filhotes que vejo terem algum problema para o lixo.
É por estas e outras que eu só aconselho a criar canários quem gosta mesmo destas criaturas,senão á menor contrariedade cagam-se logo para isto.

Fiz o tratamento com o ESB3,e estou a dar um pouco de FP 20/20 na papa,e por agora não vou dar mais nada,mas amanhã,conforme as coisa forem acontecendo posso ter de mudar de ideias,e ser obrigado a fazer algum tratamento.Vamos ver como as coisas correm?

quarta-feira, 7 de abril de 2010

JÁ ME TINHA ESQUECIDO DOS PROBLEMAS

Como se não bastassem os ovos goros serem mais que muitos,alguns canários morreram na casca.Mas tudo isto é normal,só não acontece a quem não cria.
Tenho problemas como toda a gente,se não os tivesse é que era de admirar,é preciso ter muita calma e paciência para conseguir superar todos estes problemas que nos vão surgindo no nosso dia a dia de criações.Quem tem meia duzia de femeas tem problemas imaginem quem tem 145 femeas?

Já comecei com as trocas de ninhos,sou obrigado a isso para tentar salvar aqueles que eu quero tirar filhos,porque algumas fêmeas não estão com vontade de lhes dar comida.

Hoje uma fêmea castanho amarelo mosaico,c/5 ovos galados, e 4 filhos nascidos,filhos do macho do SrºGinacarlo Cuell,que são os que eu queria aproveitar estavão os 4 mortos sem comida dentro do ninho,com ela em cima.Daqui a 3 ou 4 dias leva com o macho outra vez,mas depois vou meter os ovos dela debaixo doutras,este ano já não a deixo criar mais.Esta raça não costuma me fazer destas partes.

Afinal um dos machos castanhos opalas vermelho mosaico que eu trouxe de Italia,e que eu gostava de conseguir obter alguns filhotes,galou 3 ovos com a 3ªfêmea,deixei-o ficar com a fêmea na gaiola,há bocado á hora do almoço,apanho o macho a comer os ovos,picou os ovos com canários dentro para nascerem dia 11 de Abril.Só não o matei porque quero tirar filhotes dele.Se fosse um canário nascido cá não picava mais nenhum,disso tenho eu a certeza.

terça-feira, 6 de abril de 2010

"LUISÃO"GRANDE HOMEM O NOSSO CAPITÃO

FINALMENTE CHEGOU O DIA"D" AO MEU CANARIL

Quem não gosta de chegar ao canaril,e verificar que há cascas por todo o lado,é o primeiro sinal de novos inquilinos.Ontem á hora do almoço já se notavam algumas cascas nos fundos das gaiolas,á tarde tive umas coisas a resolver,como tal tive por lá pouco tempo,tempo apenas para dar um pouco de perilha e de chia,e não tive tempo para nada mais,porque o jogo entretanto tinha começado,e eu como qualquer outro Benfiquista,não perco por nada um jogo do meu Clube,o S.L.B.Mais ainda que este ano que temos o vento a favor,e quando assim é!temos mais é de aproveita-lo,para tentarmos chegar o mais longe possivel.Nos ultimos anos,temos sofrido bastante,uns anos mais do que outros,mas tudo leva a crer que este ano podemos ter algumas alegrias,vamos ver se o vento continua de feição,e a sorte não nos abandona.
Porque todos nós BENFIQUISTAS merecemos isto e muito mais.Sei que ainda não ganhamos nada,como tal temos de ser pacientes e acreditar sempre ate ao fim.

Mas entretanto dei um pulo ao canaril no intervalo do jogo do NAVAL-BENFICA,para ver se estava tudo em ordem,e verifiquei que já havia mais cascas,nem mexi nos ninhos para ver,deixei-as ficar sossegadas não fossem elas desconfiar,e estava praticamente na hora da luz começar a apagar.Neste momento tenho o programador do relógio ligado para iniciar o amanhecer ás 6.50h de manhã,e o anoitecer ás 22.10h da noite,depois é aumentar mais 20 minutos que é o tempo que o relógio leva a finalizar estas operações.Daqui a uns dias quando os dias começarem a amanhecer mais cedo,vou passar para 6.40h,ate chegar ás 6.30h.

Pela 2ªvez apanhei o mesmo canário no chão um castanho vermelho mosaico,penso que seja o macho que o joga fora,mas assim que chegar á hora do almoço,vou ver se ele
esta ou não caído no fundo do tabuleiro.
Agora é esperar que elas sejam umas boas mães,porque nesse capitulo não posso fazer nada.Aqui manda o instinto animal,e principalmente a tal selecção natural feita ao longo dos anos,de que eu falo,de ficar com os filhos de bons pais,e eliminar aqueles que por esta ou aquela razão não nos demonstraram atributos para ficarem no nosso canaril.E se queremos melhorar,e ter sucesso neste hobbie,temos de ser bastante exigentes nesse capitulo,não podendo facilitar.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

FOTO TIRADA DOMINGO PASCOA NA PRAIA DE FARO LADO DA RIA ANTES DA BARRINHA

DEFENITIVAMENTE !!! ESTE NÃO VAI SER O MEU ANO.

Se as contas não me falham, hoje devem de me nascer os primeiros canários do ano,como tal há hora do almoço fui dar uma vista de olhos pelas gaiolas, á procura de cascas, e em vez disso encontrei uma fêmea castanho opala vermelho mosaico,em cima da grelha morta,com ninho impecavelmente feito,e um ovo partido em cima do papel de limpeza.É a 2ªfêmea que me morre este ano.Quem tem muitas,esta mais sujeito a azares destes.

A minha humidade á hora do almoço era de apenas 44%,pouca para quem tem ovos para partir.Meti água numa das cubas onde lavo as gaiolas,para fazer subir a humidade.
A temperatura pouco passava dos 20º,o que é óptimo(20,3º).

Ontem durante a manhã fui fazer uma caminhada pela praia de Faro pela costa até á Barrinha, foi mais de hora e meia a andar pela praia mais a minha Maria,o dia estava convidativo, fui matar saudades da brisa do mar, e apreciar a paisagem, e esquecer um pouco a passarada.Tirei duas fotos de telemóvel, logo as meto mais tarde.

Como vos tinha dito, troquei alguns casais, e retirei ninhos a algumas fêmeas para iniciarem nova postura.Retirei primeiro para depois voltar a mete-los amanhã ou depois.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

MAIS UM DIA PARA ESQUECER

Hoje foi mais um dia daqueles em que só me apetecia separar tudo e acabar já com a criação.Há qualquer coisa com a maioria dos canarios que adquiri no Internacional de Reggio que não consigo arranjar explicação.

Adquiri 7 machos e 13 femeas,a 4 ou 5 criadores diferentes em Reggio,e de todos eles,apenas 3 machos me galaram,por sorte um deles,é o que mais gosto,mas galou duas das minhas femeas,porque com a outra femea italiana,estavam todos os ovos brancos.Espero que a situação melhore para a 2ªpostura,embora tenha algumas duvidas em relação aos machos,e a algumas femeas que me metem os ovos de casca fina,e tão brancos,que nem côr têm,não se vêm os salpicos,como tal é quase impossivel estarem galados.
Até agora apenas tinha adquirido alguns canarios italianos,em 2007,numa banca no Internacional Dos Hermanas em Sevilha, a 2 criadores conhecidos,e os canarios ate não se portaram nada mal,e ainda continuam a criar em minha casa.

Também pode ser do tempo,mas entretanto tenho alguns ninhos de opalas vermelhos,de opalas amarelos e de alguns pasteis com os ovos todo galados,alguns dos ninhos c/6 ovos.
Hoje tirei o dia para limpar as gaiolas,ver os ovos,e fazer registos da passarada,e aproveitei para fazer alguns ajustes nos casais.

Espero que o vosso inicio tenha sido melhor do que o meu,pelo menos que consigam tirar alguns dos que mais querem.Não abusem com as amendoas.BOA PASCOA PARA TODOS.