segunda-feira, 31 de maio de 2010

PAPA C/ GERMINADO PARA OS FILHOTES

FARENSE SOBE Á 2ªDIVISÃO NO ANO DO SEU CENTENÁRIO AO VENCER ONTEM A EQUIPA DA COVA DA PIEDADE POR 1-O




UMA SEMANA DEPOIS DO INICIO DO TRATAMENTO COM O FUNGIZONE

Neste fim-de-semana lavei os últimos 3 módulos com 12 voadeiras que faltavam, troquei e lavei as grelhas das minhas 145 gaiolas de criação, como costumo fazer uma vez por semana, e ainda limpei e troquei as grelhas das voadeiras onde tenho os canários da 1ªcriação e os reprodutores que por qualquer razão não me agradaram. Agora faltam apenas lavar os 20 voadeiras que se transformam em 40 viveiros, e que espero finalizar já no próximo fim-de-semana, se tiver tempo suficiente.

Como vos tinha dito a nova garagem, está exposta ao sol até quase ao meio dia, como tal a temperatura é mais elevada do que na outra, marcando o relógio por volta das 10h da manhã 30º, que é quando a temperatura está mais alta, porque depois vai baixando, estabilizando por volta das 14h entre os 26ºe os 28º,baixando á noite para os 24º, o que é bastante elevado para a criação, mas como a garagem tem 3.10 mts de altura um bom sistema de ventilação, 2 ionizadores a trabalhar 24 horas por dia, até agora as minhas fêmeas estão a aceitar bem este factor.

Na sexta eliminei um phaeo vermelho mosaico que me ficou atravessado, não voltei a verificar o ninho depois de anilhar, e só agora com praticamente 1 mês é que vi que a anilha lhe tinha ficado no meio da pata, não dando para puxar para cima nem para baixo, e mesmo que a cortasse ia ficar aleijado para sempre, nunca em tantos anos de criação me tinha acontecido um caso como este, são estes que nos deixam tristes porque por norma são sempre dos que mais gostamos, e este tinha um óptimo desenho e um castanho melhor ainda.

A minha motivação melhorou bastante, para alem de ver já os ninhos com bastantes opalas vermelhos, em relação á 1ªcriação, até agora não me tem morrido canários depois de anilhar como na 1ªcriação, e posso vos dizer que já ultrapassei mesmo os 300anilhados só nesta criação, tendo alguns pequenos nascidos e outros ninhos ainda por nascer nos dias 2 e 3 de Junho, mas não posso entrar em euforias porque de um momento para o outro as coisas podem se inverter.
Penso que o tratamento que estou a fazer ser um dos principais responsáveis para que tal aconteça(MINHA QUERIDA PRIMA)e que sinceramente aconselho a quem tiver os sintomas idênticos aos meus, pode me dar uma óptima 2ªcriação, mas pode me trazer um numero indeterminado de ovos brancos na próxima criação.

Se as minhas fêmeas se aguentarem á bronca na 2ªpostura como ate agora, vou deixa-las iniciarem a 3ªpostura, e seja o que Deus quiser meus amigos.
Já estou por tudo, porque para quem esteve quase a separar os casais, devido a tantos problemas que me estavam a acontecer, e não criar mais este ano, e de repente tenho quase 500 anilhados.
Foi só pena o FUNGIZONE não ter chegado uns dias antes, se esse senhor dos C.T.T. soubesse o mal que me fez apenas pelo facto de não me ter entregue o produto na sexta de manhã como era previsto, em vez de na segunda-feira.
EU SABIA QUE O PROBLEMA NÃO ERA DAS MINHAS FÊMEAS E QUE PODIA CONTAR COM ELAS.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

JÁ VEJO UMA LUZ AO FUNDO DO TUNEL

Como sabem começei na segunda-feira a dar o Fungizone aos meus canários, e ainda é cedo para dar palpites, ou tirar algumas conclusões. Estou com receio é dos ovos brancos, mas é um risco que vou ter de correr.
Posso vos dizer que cheguei a ter anilhados 250 canários na 1ªcriação, mas que infelismente devido a problemas dos quais nada pude fazer, apenas tenho uns 150 nas voadeiras.
Mas entretanto na ultima semana nasceram bastantes filhotes no meu canaril, perdendo alguns como é natural, principalmente com 2 ou 3 dias de vida, outros eu próprio me encarreguei de os jogar fora, visto não se desenvolverem como os outros no mesmo ninho.É preferivel joga-los logo fora em pequenos do que depois em grandes, mas este procedimento é perfeitamente natural em ninhos que nascem 4,5 e alguns mesmo 6 filhotes, perder 1 ou 2 da ninhada.

Não tenho parado de anilhar canarios nestes ultimos dias, mas não posso entrar em euforias porque sei o que se passou á poucos dias no meu canaril, como tal embora tenha anilhado em poucos dias uns 250 canários, o que já é um bom principio, não posso nem devo me iludir com isso, porque o vento de repente pode mudar novamente de direcção, e as coisas voltarem ao mesmo.
Devia de ter ficado esta semana também de férias, como pensei fazer, para deixar as voadeiras todas limpas, e dar uma melhor assistencia aos meus canários, mas depois pensei melhor e voltei ao trabalho, senão quando precisar delas, já não tenho suficientes.

terça-feira, 25 de maio de 2010

TRANSPORTE DE MEDICAMENTOS PARA CANÁRIOS LEVA 13 DIAS DE PARIS-FARO


Finalmente ontem de manhã fui levantar o produto.
Vou vos contar a viagem de uma encomenda vinda de França, através dos C.T.T.

Eu já sabia que precisava deste produto, mas não queria incomoda-la, porque sei que este produto só se consegue adquirir mediante receita medica, e a minha prima tem o trabalho dela, e o seu tempo livre é pouco.
Como tal, através de um amigo, optei por mandar vir o Panfungol de Espanha, e depois dei Micostantin, porque o PANFUNGOL entretanto se acabou, minimizando o meu problema,mas sem conseguir resolve-lo.

Só liguei na segunda-feira de manhã dia 10 de Maio, para a minha prima Dina, a pedir o medicamento, porque já não aguentava mais ver tantos filhotes a morrerem, já estava desesperado.
Ela pagou 16.80 eur ,para enviar a encomenda de avião e com aviso de recepção.
Entregou no dia 12 de Maio pelas 18h uma caixa com os 6 frascos de FUNGIZONE nos correios de Brochant em Paris,como podem confirmar na foto.
O produto só saiu de França através do aeroporto de Roissy na terça-feira dia 18 de Maio pelas 3.30h da manhã, em direcção Lisboa, tendo chegado 2 ou 3 horas depois.
Ficou em Lisboa algures retido nalgum armanzem dos C.T.T. durante 4 dias, chegando a Faro na madrugada de sexta-feira dia 21 de Maio.

Eu meti férias a semana passada porque já não sabia o que fazer com o que se me estava a passar, estou a falar de muitas dezenas de canários mortos, e quem me conhece sabe bem como tenho andado triste, mas não tenho desisitido de lutar. A partir de quarta-feira, liguei todas as manhã á minha prima,ate perguntei se ela não se teria enganado na direcção, até que na sexta-feira a seguir ao almoço, por volta das 14.30 decidi ir aos correios perto de minha casa, onde costumo levantar as minhas encomendas. Falei com um dos Srºque está ao balcão,que até conheço, e disse-lhe que estava á espera de um medicamento para dar aos meus canários, que tinha sido metido há mais de uma semana em Paris, se ele não podia dar uma vista de olhos a ver se a caixa lá estava dentro????

Respondeu-me que por vezes não são eles que fazem as entregas das encomendas vindas de França, e que sem o papel do aviso, ou o com o nº do registo nada feito, nem sequer foi dar a tal vista de olhos, senão tinha logo encontrado a caixa.
Como o Fungizone não chegava, decidi em ir trabalhar, depois de tratar da passarada, na segunda-feira saio de casa por volta das 9.15h, quando apanho o carteiro da minha zona a meter uma carta no meu correio, abro-a e vejo que é o aviso para levantar o produto que tanto esperava.
Nem sequer me tocou a campainha a avisar da encomenda. Fui ter com ele e perguntei-lhe pelo produto, disse-me que foi o colega que lhe deu o aviso, mas entretanto reparo na data do aviso(sexta-feira dia 21 ás 10.22 h, podia ser levantado a partir das 13h de sexta,PASSEI-ME).
O empregado dos C.T.T., que faz a distribuição das encomendas numa carrinha devia de ter passado na sexta em minha casa, e tocar a campainha, no caso de eu não estar, deixar o respectivo aviso, para eu poder levantar a partir das 13h como consta no aviso a encomenda.

Fui logo levantar o produto aos C.T.T., e fazer queixa do que se passou em relação ao aviso. É lamentável o que se está a passar no nosso país, e em todo o sistema de transportes.
Não se admite que uma pequena "ENCOMENDA" dê entrada quarta-feira dia 12 de Maio em Paris pelas 18h, e que o papel do aviso só chegue a minha casa na cidade de Faro 13 dias depois, no dia 24 de Maio de manhã, pela 9.15h.
O meu nome estava completo, a direcção e código postal também estão correctos.
Vou meter no blog para poderem confirmar o que estou a dizer.
Que falta de respeito por parte de quem precisa de algo!!!!!!!!!!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

COMECOU A NASCER A 2ªCRIAÇÃO

Terminei uma semana de ferias, apenas e só dedicada aos meus canários.
Estamos em Maio, para mim o mês fundamental para quem quer dar a volta a uma situação menos boa como a minha, e eu embora triste por não poder contar com o Fungizone, estou a tentar dar a volta á situação, tentando minimizar o meu problema.

Optei por levar para as voadeiras todos os machos ,mesmo os adquiridos este ano, que falharam a galar, uns porque estão demasiados gordos por serem gulosos, outros porque nunca galaram um único ovo. Levei também as fêmeas que deixaram morrer filhotes, ou que por qualquer razão não aceitam gala. Reduzi o plantel, principalmente dos canários adquiridos este ano. Agora á que arregaçar as mangas e ir á luta.

Tinha 250 canários anilhados na 1ªcriação, mas como me morreram uns 100 já depois de anilhados, com os que vou passar para as voadeiras no fim-de-semana, penso terem escapado uns 150 filhotes na 1ªcriação. Ontem comecei a dar o corante aos filhotes da 1ªcriação c/factor, embora alguns ainda não lhes peguem muito bem como é o caso dos opalas.
Esta semana começaram a nascer os canários da 2ª criação, e embora tenha alguns canários mortos no embrião como na 1ªpostura, são muito menos, e também tenho muito menos ovos brancos. Penso que a próxima semana seja determinante para inverter a minha situação, e como eu vou ter mais uma semana de férias, irei dedica-la novamente e em exclusivo aos meus canários.
Vou aproveitando também para ir lavando uma voadeira todos os dias, como tenho feito para não me custar tanto. É a parte que me custa mais, mas tem de ser.

Ontem telefonei á minha prima para saber como é que ela me tinha enviado os medicamentos, ela confirmou que mandou com aviso de recepção na manhã de quarta-feira da semana passada dia 12 de Maio. Como é possível uma encomenda demorar tantos dias a fazer a viagem de Paris até Faro. Penso que mesmo que alguém viesses de bicicleta já cá tinha chegado.
Quando o medicamento chegar já os canários morreram todos.
Que falta de competência por parte de quem se ocupa deste tipo de transportes.
Eu não disse que vivia no fim do Mundo!!!!

Embora o factor temperatura não abone a meu favor em relação á 2ªcriação, tenho o factor tempo e dedicação a meu favor, e no meu caso a experiência adquirida ao longo dos anos espero que também me ajude. Agora vou mais uma vez confiar a minha sorte nas minhas fêmeas, porque se depender das adquiridas estava feito ao bife como se diz em gíria.

Meus amigos, já estive quase para separar os casais e parar a criação por este ano, mas como sou teimoso e persistente, e como sei que se não estou a conseguir dar a volta aos problemas, que me tem surgido no meu dia a dia de criador, não é por falta de empenho ou por falta de força de vontade, mas sim por algo que de momento me transcende, vou continuar a tentar dar o meu melhor, embora uns dias mais motivado do que outros. As contas só se fazem no final.....

MYCOSTATIN

PANFUNGOL

quarta-feira, 19 de maio de 2010

FÉRIAS NO ALGARVE!!!

Já se tem admirado de não ter escrito nada nos últimos dias.
Mas o meu tempo disponível não tem sido muito, mesmo estando de ferias.
Sim de ferias! ah ah ah....
Fui obrigado a meter ferias para ver se conseguia dar conta do recado, e para dar o medicamento que entretanto ainda não chegou, sinceramente não percebo como é possível uma encomenda ter sido enviada de Paris na manhã de quarta-feira passada, e uma semana depois ainda não ter chegado!!! estamos mesmo no fim do mundo.

Como devem de saber não é fácil tratar de tantos casais mesmo que as coisas nos corram bem, quanto mais se a situação não nos corre de feição.
O trabalho duplica, como tal não há tempo que chegue para dar a volta á situação.
Pensão que vou desistir por ver que tenho o ano de criações praticamente perdido, ainda mais agora que o calor chegou. Hoje de manhã por volta das 11h tinha 28º no canaril, o que é demasiado.

Hoje levei os canários da 1ªcriação para as voadeiras, que entretanto fui lavando há noite depois das 23h,que era quando tinha tempo disponível para o poder fazer, e mesmo assim só lavei metade delas, e a partir de agora já não posso lava-las á noite.

Também vos posso dizer que já meti nas voadeiras alguns dos canários adquiridos este ano,(os dois machos castanhos opala vermelho mosaico, e a fêmea do mesmo criador já lá estão, e as fêmeas opalas amarelas só não foram porque criam os filhos das outras, porque os ovos delas são muito pequenos e completamente brancos, sem uma única pinta,(nunca tal me tinha acontecido), tenho várias fêmeas italianas a meterem ovos mais pequenos do que os normais, e completamente brancos, o que acham que será meus amigos? As fêmeas já fizeram 3 posturas, e o resultado é sempre o mesmo, e estão na minha casa desde Novembro, e o tratamento é exactamente igual ao que dou ás minhas.

De inicio tinha estipulado 3 a 4 fêmeas para cada um dos machos castanhos opalas vermelho mosaico, mas um deles gosto tanto dele que joguei-os a umas 10 fêmeas, já nem sei quantas foram, foram todas as que deram, a ver se tinha a sorte de ele galar algum ovo, mas nada!!tudo branco. É frustrante adquirirmos alguns exemplares de uma qualidade inquestionavel, os quais compramos com a intenção de melhorarmos algo que achamos precisar, e depois de 2 meses de tentar, já os meti a metade das minhas fêmeas, e não conseguir um único ovo galado,(desisti), não posso continuar a jogar mais ovos fora completamente brancos, senão nem tiro opalas vermelhos para concorrer.

Os 2 machos phaeos amarelo mosaico que adquiri no Mundial, também já estão nas voadeiras. Estes fartei-me de os ver galar, mas não encheram nenhum ovo, entretanto meti as fêmeas com machos meus, e também joguei um castanho amarelo mosaico para fazer portadores para mim, estes machos já tiveram a sua oportunidade com 3 fêmeas cada um, duas posturas, agora vou tentar tirar alguns phaeos amarelos mosaico, e fazer portadores.
Tenho um macho castanho vermelho mosaico do qual gosto imenso, comprado a um criador nacional, mas com anilha de 2008,do SrºBertolini(campeão italiano), que dava tudo para conseguir um filho dele, mas parece que a sorte este ano não quer mesmo nada comigo, este já correu quase todas as minhas fêmeas castanho vermelho mosaico, e nada, mas este vou tentar até ao fim, a ver se ele enche algum ovo, pode ser que aconteça algum milagre, e a esperança é a ultima a morrer.

Ainda não contei quantos meti nas voadeiras, porque tenho alguns que ainda vou deixar fica-los mais uns dias ate os mudar, ate ver que estão ok.
Mas posso vos dizer que foram muito poucos, a maioria deles são opalas amarelos, porque opalas vermelhos são apenas 20, sim 20 na 1ªcriação, metade dos que meti o ano passado com metade das fêmeas.
Amanhã vou começar a dar o corante aos canários que levei para as voadeiras.
Espero que a criação vos esteja a correr melhor do que a mim..............

quinta-feira, 13 de maio de 2010

É ESTA PAIXÃO PELO BENFICA QUE NÃO DEIXA NINGUEM INDIFERENTE(DAVID LUIS)

" A PROVENTRICULITE"

Como vos tinha dito, na 1ªcriação tive imensos ovos brancos, e muitos filhotes mortos na casca, e alguns canários que chegaram aos vinte e poucos dias, mas não se desenvolveram como eu queria,optando por os eliminar.
Como tal, depois de várias pesquisas, optei por dar o BAYTRIL 10%, dei a quantidade recomendada pela marca, só que em vez de ser para um litro, meti a mesma doze em 1,5 l de agua, ficando a doze mais fraca,não fosse o produto prejudicar na fertilização dos ovos.
Fêmeas que tinham metido os ovos brancos, ou que os seus filhotes morreram no embrião na 1ªpostura, estavam agora praticamente todos galados, e os filhotes nasceram perfeitamente, realmente espectacular.
Fiquei a saber que afinal o Baytril, quando dado com moderação não prejudica a gala, como por vezes se especula.

Alguns filhotes nasceram com problemas morrendo logo nos primeiros dias, ponto negro, e caroço amarelado e arredondado, outros filhotes nascem sem problemas. Devido aos sintomas que tenho vindo a verificar, deduzi se tratar de "Proventriculite", doença terrível, fui logo á farmácia comprar o Miconstantin, que é o único medicamento que eu conheço comercializado em Portugal para esta doença, meti na agua dos que tinham filhotes, mas infelizmente é bastante fraco, servindo apenas no meu entender, para dar como prevenção, porque quando o problema aparece não tem capacidade para resolver a situação.

Como não vi melhoras, mandei um amigo me trazer de Espanha o Panfugol, mas só me conseguiu arranjar 2 frascos que dei em 5 dias a todos os meus canários.
Entretanto os canários deixaram de morrer com 2 dias, e começaram a morrer depois de anilhar, entre os 7 e os 10 dias de vida.
Entretanto ele trouxe-me mais 2 frascos, que comecei logo a dar novamente, mas as mortes continuam, isto quer dizer ou que o produto não resolveu os já afectados, ou que o meu problema não é este.

Onde é que já vi este filme??
Há uns 9 ou 10 anos, em minha casa, tive exactamente os mesmos sintomas:
Os filhotes apresentam atraso no crescimento, embora nascem perfeitamente e sem problemas.
Apresentam o papo constantemente vazio, porque algumas fêmeas não lhes dão comida convenientemente, porque sabem que eles estão doentes.
É visível o tal pontinho negro, que em estado agudo afecta o baço, o fígado inflama, a cloaca fica obstruída e os filhotes morrem.

Telefonei logo para a minha prima que vive em Paris, porque foi com este produto que nessa altura consegui melhorar, e depois de ter dado na muda mais um tratamento com o mesmo produto durante 10 dias seguidos é que consegui acabar de vez com este problema que me apareceu de canários que tinha adquirido nesse ano a diferentes criadores, mas que depois se transmitiu a alguns canários do meu plantel, como foi o caso deste ano.
Nunca mais dei nada para combater este problema, também porque nos últimos anos tenho adquirido poucos exemplares, e normalmente apenas a um criador por ano, o que me tem ajudado neste capitulo, tirando todos os anos excelentes medias, e de alguma qualidade, como podem comprovar nos resultados obtidos nas minhas exposições dos últimos anos.

Só que este ano alem de me ter excedido nas compras, aos melhores criadores italianos das minhas raças comprei 20 canários, com a intenção de melhorar o meu plantel, levei ao Mundial quase 40 canários, que vieram para casa para a minha reprodução.
Adquiri também alguns exemplares expostos no Mundial, e como se não bastasse fiquei em casa com quase o dobro dos casais de que estava habituado a criar, e o meu maior problema de momento é a falta de "TEMPO" para dar conta do recado, agravando ainda mais a minha situação. Os reprodutores estão óptimos, não se notando nada á prior, e a grande maioria dos filhotes nasce sem algum problema, os pais depois é que vão transmitindo aos filhotes os seus problemas.

Em França o produto é vendido apenas com receita médica, e tem o nome de "FUNGIZONE" ou de "Amphotericin B",em Itália o mesmo produto tem a denominação de "FUNGILIN".
Este produto serve para combater "A PROVENTRICULITE" doença originária de fungos que se formam pela excessiva humidade ambiente,deteriorando as papas humedecidas.Penso ser esse o meu problema e o de alguns criadores, normalmente introduzido no plantel por aves adquiridas fora.
Segundo um amigo,o meu problema é o seguinte: Escherichia coli (bactéria Gram negativa)mas eu continuo a pensar que seja PROVENTRICULITE.

O meu produto foi enviado pela minha prima Dina, ontem de manhã de França, espero que chegue na sexta-feira, para eu dar inicio a mais um tratamento, espero eu que seja o ultimo durante as criações deste ano.
Depois vou dar novamente a todos sem excepção duas vezes na muda, durante 7 dias intervalados de 2 dias para administrar um complexo B, ou durante 14 dias seguidos, logo decido na altura, dependendo também de como os canários estejam a reagir.
Foi assim que fiz há 10 anos, e nunca mais tive esse problema. Nunca mais tive de dar o medicamento nem como prevenção, mas como este ano adquiri bastantes exemplares e de diferentes criadores, o resultado esta á vista.

Este produto tem um sabor terrível, os canários quase que nem bebem mesmo no verão.
Para conseguir que eles bebam melhor, nas voadeiras retiro a agua durante 3 ou 4 horas, só depois meto os bebedouros azuis pequenos c/ o produto , e mesmo assim nem os encho e passado meia hora volto a mexer os bebedouros, porque o produto é muito denso concentrando-se no fundo do bebedouro, não vale a pena desperdiçar, porque se precisarmos de mais algum frasco, vamos ter de esperar mais alguns dias ate que ele nos chegue a casa, como tal temos de o controlar, e eu que tenho muitos canários preciso de N de frascos, que por vezes não é fácil de conseguir obter devido á receita médica, pois como devem de saber este produtos destina-se ás senhoras, e não é fácil chegar ao medico e pedir 6 ou 8 frascos do produto numa só receita.

Como já vos tinha dito este é um ano para esquecer, em que o único culpado sou eu por ter cometido vários erros.
O que me vai dando coragem para enfrentar todos estes problemas que me tem surgido, é a qualidade demonstrada pelos filhotes tirados ate agora, de longe o meu melhor ano de sempre nesse capitulo, embora os filhotes tenham no máximo 5 semanas, já dá para eu tirar algumas ilações, só é pena serem menos do que o normal, mas é quase sempre assim.
ESPERO TER AJUDADO A TIRAR ALGUMAS DUVIDAS!!!!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

CONTENTE PELO BENFICA! MAS TRISTE PELOS MEUS CANÁRIOS.

Eu como qualquer BENFIQUISTA fiquei contente por o meu clube do coração ter sido Campeão,mas penso se tivéssemos empatado no estádio do dragão na semana passada a festa tivesse tido um sabor diferente. Mas ainda bem que só foi Campeão apenas esta semana, senão poderia ter havido problemas entre claques, e adeptos o que não dignifica em nada o futebol.

Tenho andado tão triste,mais ainda nos últimos dias, por tudo ter feito para tentar dar a volta á situação de alguns dos meus canários, que nem vi a 1ªparte do jogo, e também não fui festejar. Ainda pensei em ir dar uma volta de moto, mas a minha alegria não foi suficientemente forte para sentir vontade de o fazer.

Já dei 5 dias de PANFUNGOL,e estou novamente a dar, a ver se a coisa melhora, medicamento que um amigo me trouxe de Espanha, mas por enquanto ainda não noto melhoras. Devia de ter logo mandado 2 ou 3 canários para o veterenario para analisar.

Os ovos vem praticamente todos galados, nascem 4 ou 5 filhotes por ninho, as fêmeas quase todas dão comida.
Alguns embora poucos, morrem logo nos 2 primeiros dias de vida, mas a grande maioria morre com comida no papo com uns 6 a 8 dias, outros estão resequidos no ninho mortos. Os reprodutores estão impecáveis,como se nada se passasse, ate agora nem um se foi abaixo, morreram-me aquelas duas fêmeas no inicio da criação, e por agora todos parecem estar em forma.

Basta ver que os ovos vem todos cheios, tive azar foi com os 7 machos que adquiri este ano, por enquanto apenas tenho filhotes de um deles, mas espero ainda conseguir obter alguns filhotes de algum dos outros, senão para o ano volto novamente a tentar. As fêmeas dão comida e tentam elas também dar a volta á situação, sim porque vejo algumas estarem bastante tempo á beira do ninho a olhar para eles, sem saberem o que fazer, coitadas não tem culpa do problema que eu lhes estou a causar, imagino a tristeza e angustia que elas próprias devem de ter quando dão com os seus filhotes mortos nos ninhos, e não poderem fazer nada.

CAPA DOS 3 JORNAIS DESPORTIVOS



BENFICA CAMPEÃO NACIONAL 2009-2010



quinta-feira, 6 de maio de 2010

UNS DIAS PARECE QUE TUDO ESTA A FUNCIONAR! OUTROS NEM POR ISSO!!!

A temperatura desceu, penso que agora sim o tempo esta de feição para quem esta a criar em pleno.O mês de Maio é o melhor mês de criação, penso ser este o mês do tudo ou nada, não posso dizer que as coisas estejam bem, mas melhoraram bastante em relação ás mortes embrionárias, e aos ovos brancos, mas os meus problemas não terminaram. Quem não tem algo de se queixar nesta altura do campeonato???
Se não tiver então é um sortudo!!!

Estou a pagar uma factura muito alta com iva incluido, de tantos erros que cometi apenas num só ano, não se pode facilitar meus amigos, muito menos confiar.
Não tenho desculpa possivel para tantas asneiras, pois já crio canários há mais de 20 anos, como tal não era para me deixar levar por emoções. Só espero que me sirva de emenda para anos futuros.

Era nestes momentos que gostava de ter uma câmara ligada on-line para verem como me sinto em certos dias, e verem como tudo tenho feito para dar a volta a uma situação bastante complicada, custa muito ter de eliminar canários, fora de serie que me nascem, crescem e depois alguns deles saltam dos ninhos, mas sem tamanho, porque não se desenvolveram por qualquer razão, como tal sou obrigado a mata-los e joga-los para o lixo, não há palavras para descrever o que sinto, há dias que as tristeza é tanta que não me apetece fazer mais nada."Mas não posso desanimar". Estou já praticamente vacinado, agora é só olhar para eles, se não me agradam por qualquer motivo, ou desconfio de algo, lixo. Morrer nos ovos, ou com 2 ou 3 dias, isso já nem ligo, já não me aquece nem me arrefece, custa é quando eles já estão empenados, e vemos a sua qualidade.

Sobraram-me alguns casais, que eu tinha na garagem onde tenho as voadeiras, e que entretanto levei para a garagem de criação, para fazer uma limpeza geral ás voadeiras, e desinfecção antes de lhes meter os novos canários nascidos em 2010.
Não é que estão todos os casais com 3 a 4 filhotes por ninho. Isto quer dizer que o problema esta em alguns canários do meu novo canaril, onde tudo é novo a estrear, como tal o problema só podia ter vindo de fora. Assim que a criação terminar vão todos os canários para as voadeiras, e vou fazer uma lavagem a todas as gaiolas e instalações, e uma desinfeção geral com o produto "Virkon S", fechando a garagem pelo menos durante 8 dias sem lá entrar, com o produto recomendado pelo SrºFernando Engrácio de Beja, o "Virkon S". Não me perguntem o que é porque nunca dei, fui á net e pesquisei. Façam o mesmo.

Já dei a volta á minha mulher, vou meter gaiolas de exposição numa das minhas marquises em casa, para que quando comprar um canário, ou todos aqueles que leve a expor vão para lá durante o tempo que eu achar necessário, fazendo-lhe os respectivos tratamentos preventivos até os poder levar de volta novamente para o canaril. Fazendo aquilo que nós chamamos de quarentena.

Neste momento estão os ovos praticamente todos galados, e estão a eclodir na perfeição, vamos ver como vai ser quando tiverem 20 dias. Mesmo com todas estas contrariedades tenho neste momento 250 canários anilhados, e já bastantes a comer sozinhos. Agora tenho a maioria das minhas fêmeas a chocar ovos para a 2ªcriação.

ADEUS DI MARIA (BOA SORTE) FOI PENA O CARTÃO AMARELO NO DRAGÃO.


segunda-feira, 3 de maio de 2010

FESTA ADIADA PARA DOMINGO!!!

Pois é queriam fazer a festa no estádio do dragão.
Deixem lá, mantenham-se serenos e calmos, que a festa ficou apenas adiada mais uma semana. Isto de saber esperar é uma virtude. Ontem combinei com alguns amigos, que ia ver o jogo ao café,mas acabei por ver em casa apenas meia hora de cada parte. Só depois do jogo fui ter ao café. A maioria do pessoal adeptos do Benfica, quando sofreram o 3ºgolo começaram a ir para casa. Não querendo tirar o mérito á equipa do Porto, mereceu a vitória, não precisávamos era de ver teatro é borla. Quando jogam na Europa, não fazem cenas destas, porque sabem que os árbitros não vão em filmes. Não quer dizer que os jogadores da minha equipa por vezes, também não o façam, o que eu reprovo completamente, são pagos para jogar e não para enganar o publico com simulações.

Penso que todos aqueles jogadores que simulam, ou se fazem ás faltas, ou que fazem falta sem bola, em lances que nada dignificam o futebol, deviam de ser castigados, principalmente pelos próprios clubes, não recebendo o respectivo ordenado enquanto estivessem castigados. Onde esteve o Fairplay neste jogo meus amigos....
Devia de ser possível recorrer ao 4ºarbitro, com meios televisivos para poder castigar logo no momento certas atitudes de determinados jogadores, não dignificando em nada o futebol, e muito menos a quem tudo faz para não perder estes jogos, sendo depois defraudado com a qualidade do jogo, e originando por vezes problemas entre adeptos. Também não gostei da atitude do meu capitão(Luisão), ele como capitão devia de dar o exemplo.

Voltando aos canários, isto de ter tantos casais tem algumas vantagens, mas também tem as suas desvantagens.
Só ontem antes de ir jantar para ir ver o jogo do Porto-Benfica,é que vejo uma fêmea que mesmo eu lhe retirando o ninho de manhã, e só metendo ao fim do dia, já não estava a dar comida a 2 phaeos vermelhos mosaicos, com 25 ou 26 dias, que estavam quase arrumados, um deles já quase que não pedia comida. Lá tive de recorrer á seringa ,dei-lhe logo antes de ir jantar, depois voltei antes do jogo começar mais uma doze, ao intervalo outra, entretanto passei-os para outras gaiolas onde os casais tambem tem phaeos quando já estavam mais vivaços, hoje de manhã fui logo ver, e um deles já tinha sido aceite pelo casal, o outro ainda não, mas há hora dom almoço é a primeira coisa que faço é ver se tem ou não comida no papo, ou se já comeram algo de manhã.

Esta fase dos filhotes entre os 25 e 30 dias é uma fase muito complicada, para quem joga um macho a várias fêmeas ,está sujeito a que algumas delas abandonem os filhotes(deixem de se preocupar com eles) mesmo eu retirando o ninho para fora de manhã, depois de elas terem metido o ovo, para que elas não fiquem agarradas ao choco, volto a coloca-lo á noite, mesmo ao inicio do apagar da luz, mas mesmo assim algumas andam malucas, e só pensam no ninho, estão de uma maneira que só pensam em chocar, não passando puto de cartão aos filhotes. Entretanto o macho esta com outra fêmea.
Por estas e por outras razões, que devemos de fazer o casal certo, e nada de truques nem de tentar enganar os nossos canários.

Tenho 4 machos adquiridos a dois criadores, dois de cada raça, que é sempre como faço, compro 2 machos quando preciso de um, não vá algum deles falhar, que depois de de 2 rodadas de 3 fêmeas cada um deles, ainda não consegui um único ovo galado, mas dos dois machos castanhos opala vermelho mosaico, que me tinham falhado também cada um deles com 3 fêmeas na 1ªcriação, um deles já esta a galar, o outro teima em não encher um ovo, do mal o menos, só espero que não morra porque vai ter de dar o litro coitado.
Podia apenas jogar os que galam pela certa, e assim tirar mais quantidade de filhotes, mas eu quero tirar um ou outro exemplar dos canários adquiridos, para ficar em casa para os meus cruzamentos futuros.

No sábado estive a limpar a garagem das voadeiras, meti uma mascara e com a ajuda de um reservatorio de 5 l com uma pistola daquelas de insulfatar, enchi-o de agua e misturei 2 frascos pequenos de pecusanol e molhei todas as zonas susceptíveis a esconderijos dos bichinhos, esta garagem foi o ano passado toda revestida a azulejos. Ficou um cheiro que não se aguentava.
Agora vai ficar fechada uma semana, e no próximo fim de semana, leva a lavagem final, as gaiolas também levam uma limpeza ainda melhor, para daqui a 15 dias, no meio de Maio possa estar pronta para receber os primeiros canários do ano. Como já são tão poucos, tenho de lhes proporcionar a melhor acomodação possível.

Quase todos os meus machos que me participaram no Mundial, que falharam na 1ªcriação, agora já encheram os ovos, não podia correr tudo mal,embora alguns deles não os tenha jogado ainda ás femeas.
Deixaram de me morrer filhos nos ovos,agora tudo o que esta galado tem nascido. Mas entretanto tenho tido alguns canários que não se desenvolveram como deviam, e a esses com imensa pena minha, tive de optar por os eliminar. Não posso dizer que esteja tudo bem, apenas melhorei um dos problemas, mas entretanto surgiu-me outra contrariedade, mas para compensar estou a gostar bastante de alguns filhotes que vão se aproximando de um mês de idade.
Alguns deles já estão com o pai, ou outro macho que eu estipulei para o efeito, separados pela grelha, da femea(mãe)porque em alguns casos houve trocas, que esta a chocar do lado contrario a 2ªcriação.