domingo, 6 de fevereiro de 2011

COMEÇEI NO SABADO O TRATAMENTO DOS MEUS CANARIOS C/BAYTRIL 10%

Depois de uns dias de descanso obrigatório, no sábado comecei o tratamento aos meus canários. Este ano como vos tinha dito, não vou fazer nada de especial, nem desparasitar nem nada, vou apenas dar, o que eu acho ser o essencial.
Apenas um tratamento de 6 dias c/Baytril 10%, mais um dia do que o recomendado, porque eu troco os bebedouros apenas de 2 em 2 dias, os meus bebedouros são todos azuis, para evitar alguma alteração do produto por parte dos raios solares.

Ou seja, no sábado de manhã meti todos os bebedouros c/agua e o respectivo produto, e hoje(domingo)ao fim do dia, retirei e trouxe todos os bebedouros para casa, para os meter algum tempo(uma a duas horas) na agua c/levivia, antes de os passar por agua bem quente, e os deixar a escorrer em cima de uma toalha. Não é que a vontade seja muita, mas tem de ser, para as coisas serem bem feitas.
Já me esquecia, entre machos e fêmeas, tenho algumas fêmeas de reserva, como é evidente, são 300 canários, como tal é facil de saber quantos bebedouros tenho de lavar....

Amanhã de manhã volto a meter agua limpa c/baytril 10% a todos ate terça-feira á noite.
A marca recomenda dar 0,5 ml do produto por litro de água, eu meto 1 ml do produto, mas numa garrafa de 1,5 l, um pouco mais do que a marca recomenda.

Depois dou 2 dias de complexo B, e mais dois ou três dias de Agua limpa, e nada mais.
Não vou sobre carregar este ano os meus canários com produtos, se os problemas aparecerem, então cá estaremos para tentar minimiza-los.
Dei Ivomec-F a todos os que vieram da exposição, assim como aos que não vendi na feira.
Entretanto estou a dar também aos que vão ficar para a minha criação.
No sábado troquei metade das grelhas dos meus viveiros, e hoje já as lavei e sequei.
Amanhã troco a outra metade. A limpeza é a parte mais difícil neste hobbie, mas tem de ser.
Meto as grelhas 1 dia de molho nas cubas c/agua quente para facilitar a limpeza, mas mesmo assim é a tarefa que menos gosto.

Depois de fazer o que vos disse atrás, começo a dar a vitamina E, ate ao fim-do mês, altura em que penso acasalar. Já escolhi os canários que vão ficar para mim, entre os quais tenho 10 casais de phaeos amarelos mosaico, que irão ficar se não surgir ninguém interessado neles, os outros desta raça, já dispensei todos.
Mas há algum tempo que venho com vontade de acabar com uma ou duas raças, o que nem sempre é fácil.
Os casais, devo de começar a fazê-los, embora fiquem separados por uma grade, é muito cedo ainda para a grelha, que é como estão, no próximo fim-de-semana, se tiver tempo.
Este ano tenho menos 200 anilhas, como tal não estou nada preocupado em arrancar muito cedo.

5 comentários:

Antonio Costa disse...

ola amigo carlos muitos parabens pelas medalhas no mundial agora so por curiosidade quantos casais vai fazer este ano

un grande abraço

Carlos Faisca disse...

Bom dia

A sorte mais uma vez bateu-me á porta, não tanto como eu queria, mas não me posso queixar.Agradeço mais uma vez pela parte que me toca meu amigo.
Como mais uma vez, me vão sobrar femeas e machos, vou encher os meus 145 viveiros, como tal ainda não é este ano que vou reduzir, embora no final vá tirar menos filhotes, visto ter menos 200 anilhas.Por isso este ano espero acabar as minhas criações mais cedo. Vamos ver como as coisas acontecem.


O grande problema é que cá em Portugal a maioria dos criadores quando compra canarios preocupa-se apenas com o preço, esqueçendo-se que os canários não são todos iguais, por essas e por razões é que canarios de muito boa qualidade ficam em casa de reserva, para serem dispensados no ano seguinte, sem sequer terem tido a oportunidade de criarem.
Um abraço

Carlos Faisca

Canários Izabel disse...

Caro Amigo,

é um prazer aprender sobre Canários com o colega.

Qual é a forma adequada de aplicação do Ivomec-F ?

Desde já agradeço a atenção.

Bruno

Carlos Faisca disse...

Boa tarde caro Amigo

Eu não sei se dou da forma correcta ou não, mas ate agora nunca me morreram canarios, nem apos ter dado o IVOMEC, nem com piolho, o que quer dizer que o medicamento deve ser eficaz.

Eu utilizo uma seringa para meter 2 gotas do produto puro numa das coxas ods canários, por norma arranco algumas penas na pata que tem anilha, deixo cair 2 gotas e já esta, nada mais fácil. NUNCA METO GOTAS NA NUCA.

Normalmente dou o Ivomec em fevereiro, umas 2 semanas antes de acasalar, e depois dou em Agosto a todos, quando vacinar tambem para a variola. Dou na mesma altura apenas porque enquanto fizer qualquer um destes 2 tratamentos, convem retirarmos as banheiras pelo menos durante uma semana, como no verão convem dar banho todos os dias, aproveito a dar os dois medicamentos, para que eles não fiquem tanto tempo sem tomarem banho.

Um abraço

Carlos Faisca

Unknown disse...

Ola.. Meu canario esta com a sintomas de pneumonia.. Estou dando tylan e 100p.s. suplemento para pássaros.. Q mais posso fazer por ele ?? Me ajude