segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O QUE SE ESTA A PASSAR COM OS NOSSOS CLUBES?

Nem sei por onde começar esta conversa, mas sei como acaba-la e muito facilmente.
No mês de Dezembro falei com um director do clube de Olhão, onde sempre fui sócio, talvez á mais de 20 anos, e perguntei se seria possível pedir mais anilhas, disseram-me que não, que já não havia nenhum pedido este ano. Será falta de informação, ou de boa vontade de alguns directores de alguns clubes!!
Parece-me que há criadores que entram para a direcção de alguns clubes, mais para olharem para o seu umbigo, do que para se preocuparem com os problemas dos sócios.

Há mais de um mês que venho pedindo ao presidente de outro Clube do Sul, que me diz que não foi informado do 4ºpedido de anilhas, e que não sabe a data, nem lhe disseram quando era feito o pedido.
Entretanto o tempo foi passando, eu como criador não estou a par do que se passa nos clubes, e muito menos na federação. Se nem um presidente do clube sabe, então como é que eu posso saber?

Fiquei a saber que o 4º e ultimo pedido foi enviado no dia 20 de Fevereiro para a Bélgica, não sendo possível neste momento pedir mais anilhas este ano.
Pois muito bem, afinal que culpa tem os sócios das incompetências de quem esta á frente de alguns clubes, que não sabem, ou não querem estar interessados em resolver situações, porque ao fim ao cabo dá trabalho.

Eu como apenas quero criar os meus canários, nada mais do que isso, e como preciso de anilha-los para os poder levar a concursos, vou tentar resolver o meu problema da seguinte forma, que penso ser a melhor solução que vejo para mim de momento.

Brevemente vou ao clube de Ayamonte com amigos de cá, que já são sócios lá há algum tempo, e vou-me associar lá, e em principio se eles não me meterem obstáculos, e me levarem os canários ao Nacional de Espanha, e ao Mundial, mesmo que tenha de ser como criador espanhol, o meu problema fica resolvido. Ao fim ao cabo ate só preciso de fazer 60 km ate Ayamonte(Espanha).
Não vai ser ainda este ano, porque tenho anilhas portuguesas, mas talvez já no próximo ano, vamos ver como a situação se vai desenrolar ate lá,e se consigo resolver ou não o meu problema das anilhas.

6 comentários:

Antonio Costa disse...

boas amigo carlos eu tambemi deste mal me queixo a duas semanas a tras fui ao meu clube e nada disseram-me que já nao podia pedir mais anilhas porque o pedido já tinha fexado axo uma tremenda palhaçada e un grande abesurde porque imaginamos que por exemplo no mes de março ou abril compro uma raça de passaros que nao tenho anilhas para eles já nao os posso anilhar é uma estupides un grande abraço

http://avesdocostaacores.blogspot.com/

Carlos Faisca disse...

Boa noite amigo Antonio

Eu este ano pensei em reduzir os meus casais, como tal encomendei no primeiro pedido, ate fui logo dos 1º600 anilhas, que me chegaram logo em Outubro, ou Novembro.
Mas logo em Dezembro eu vi que o mercado estava dificil, e quis adquirir mais 200, como o ano passado. Mas disseram-me que este ano já não havia nenhum pedido.
Como è sempre melhor sobrarem do que faltarem, pensei em mandar vir mais 200 anilhas, mas entretanto desde meados de Janeiro que tenho feito alguns telefonemas a pedir anilhas a um presidente de um clube do Sul, que acabou por não me resolver o meu problema.
Algo não esta a funcionar nos clubes, porque tenho a certeza que se ele estivese a par do ultimo pedido, me tinha encomendado as anilhas.

Depois do que se passou no Nacional, e tudo o que o envolveu, mais um ou outro problema, chego á conclusão que os clubes não estão preocupados com os criadores.
Como tal só vejo uma alternativa, deixar de concorrer em Portugal.

Só se lembram dos criadores quando querem canários para as suas exposições, mas quando eles (criadores)precisam de algo, não se preocupam com os seus problemas.

Eu nunca me passou pela cabeça associar-me em Espanha, mas depois do que se esta a passar, vou experimentar em me associar lá, e pedir anilhas para o proximo ano, como tal deixo de poder concorrer cá, para concorrer em Espanha.


O ultimo pedido foi enviado para a Bélgica dia 20 deste mês, mas claro que o ultimo dia do pedido, foi alguns dias antes, agora pergunto, quem sabia disso?

_Tiago_Oliveira__ disse...

Boas Carlos, eu sou secretário do Clube Ornitologico de Marinhais e tivemos disponivel para todos os sócios o 4º pedido, foi enviado a todos os sócios uma lista do numero de pedidos que iria haver 20 de Fevereiro foi a data limite dos clubes mandarem os pedidos de anilhas para a federação, para a federação reencaminhar para a belgica. Todos os dirijentes dos clubes deveriam informar adequadamente os sócios, mas os sócios também devem ser activos no seu clube ir ás reuniões e assembleias para que se possa estar dentro dos assuntos da ornitologia portuguesa e dos assuntos do proprio clube. O Clube não é só a direcção, o clube é o conjunto de todos os sócios pagantes!. Desculpa ter-me alongado mas esta mensagem serve para muito criadores portugueses.

Com os melhores cumprimentos,
Boas Criações,
Tiago Oliveira
http://tiagofro.blogspot.com/

Carlos Faisca disse...

Ola Tiago

Concordo completamente contigo, e não ponho em causa a competencia das pessoas, penso é que uns quando vão para as direcções, tem como intenção dignificar os seus clubes, e a ornitologia em geral. Mas infelismente outros vão apenas com a intenção de tirarem algum proveito do facto de pertencerem á direcção. Atenção que não estou a acusar ninguem em geral.

Um abraço

Carlos Faisca

_Tiago_Oliveira__ disse...

Boas também concordo com o que disseste Carlos, muitos entram só para ganhar algum nome e serem conhecidos, no entanto o trabalho que fazemos no clube também não é facil e a maioria dos dirigentes tem o seu trabalho e pouco tempo disponivel, dirigem o clube e fazem o que melhor podem mas não é nada facil, e quando não à um trabalho de toda a direcção mais dificil se torna gerir um clube. Eu falo nisto no geral, pois muitas pessoas não vêm todos os pontos, o que não é o teu caso.

Cumprimentos,
Tiago Oliveira

Carlos Faisca disse...

Boas noites

Esta tarde, em principio acabei por resolver o meu problema.
Não quero fazer mais comentarios sobre este assunto, mas entretanto acabei por me aperceber de mais alguns permenores que desconhecia.

Um abraço

Carlos Faisca