quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

QUANDO DEVEMOS ACASALAR OS NOSSOS CANÁRIOS!!!

Todos os anos por esta altura, já quase todo os criadores acasalaram os seus canários, alguns ate já tem filhotes nascidos, mas depois quando chega a hora da verdade, são quase sempre os mesmos que apresentam os melhores exemplares.
Eu compreendo que quando se esta a criar á pouco tempo, se tenha a chamada tesão de ver os filhotes nascerem.
Mas também conheço criadores que já criam há muitos anos, e quando chega o mês de Janeiro já tem os seus canários todos juntos, mas esses normalmente não costumam marcar nos grandes palcos.
Compreendo que alguns também porque querem ir de ferias com a família, querem ter todos os canários nascidos e reprodutores todos na muda no mês de Julho. Cada um sabe de si, cada caso é diferente do outro, o local do canaril, a altura das ferias, penso que cada criador, com a experiência de anos anteriores, deve de optar pela melhor data para acasalar os seus canários.

Claro que quem tem na ideia participar em exposições em Outubro, inicio de Novembro, estamos na altura certa para acasalar. Eu também penso participar este ano no Internacional da Costa del Sol(Torremolinos-Malaga) que é nos finais de Outubro, exactamente no mesmo fim de semana do Interncional Atlantico.

Se pararem um pouco para pensar, os canários que vão estar em boas condições de participar no Nacional de Portugal, mas principalmente no Mundial, não devem nascer já, senão quando chegam a essa altura, já tem a muda acabada há bastante tempo, como tal estão em desvantagem em relação aos outros nascidos em Abril e Maio, e mesmo os de Junho, que são para mim os que me tem dado mais alegrias nos Mundiais.

Não quer dizer que seja sempre assim tão linear, mas ate agora tenho-me dado bem com o meu método de trabalho.
Pela experiência que tenho tido, penso que a melhor altura para começarem a nascer os filhotes dos canários, seja os finais de Março, inícios de Abril.
Depois com a crise que esta instalada no nosso país, quanto menos canários tirarmos melhor. Como tal, quanto mais tarde os juntar, mais tarde começa o meu trabalho.

Vou antecipar este ano em 15 dias o acasalamento dos meus canários , porque a garagem que os tenho a criar a partir do mês de Junho, sobe um pouco a temperatura devido ao sol bater toda a manhã no portão, e paredes da garagem, fazendo aumentar em mais uns 4ºdo que na outra minha garagem, praticamente durante toda a parte da manhã, descendo depois após o meio dia, mantendo-se a mesma temperatura durante a tarde.
Em principio este ano vou acasala-los no ultimo fim-de-semana de Fevereiro.
Vou ter os meses de Março, Abril, Maio e Junho para criar, em Julho só devo tirar filhotes, se o ano não me correr de feição, como foi o caso do ano passado.

De qualquer das formas, espero que com mais, ou com menos problemas, acasalando mais cedo ou mais tarde, que a criação vos corra o melhor possível.

6 comentários:

Ricardo Linguiça disse...

Ola sr Carlos Faisca queria dar-lhe os parabens pelos resultados obtidos e tambem pela pessoa que é que nada esconde e muito ensina.Gostaria apenas de dizer que neste momento já tenho 8 passaritos novos mas maior parte das femeas só arranca este mês e vou-lhe dizer porquê.Só posso criar até maio pq como sou do alentejo(montemor-o-novo)faz aqui 40 graus qdo não é mais e dentro do meu canaril passa bem á vontade por vezes dos 30 graus e o que acontece é que as femeas com essa temperatura sofrem muito e não conseguem tirar quase nada daí eu ter de acasalar mais cedo fora isso tou de acordo consigo só que varia de zona pra zona e das condiçoes que há no canaril.Um abraço

Carlos Faisca disse...

Boa noite SrºRicardo

Fico agradecido pela parte dos prémios, mas mais ainda por saber que o amigo também vai dando de vez enquando uma espreitadela no meu blog.

Será que não há hipotese de minimizar o calor no seu canaril a partir do mês de Junho, mesmo para que a muda seja menos agressiva em relação á temperatura!!!

Eu sei que o Alentejo tem uma grande amplitude termica, como tal ser das zonas de Portugal, mais complicadas para a pratica deste hobie, como tal tem de se ter em consideração o local que vamos escolher para albergar as nossas aves.

Espero que o ano de criações lhe corra de feição, e que este ano o calor não venha tão cedo como o ano passado, para que possa tirar o maximo de rendimento das suas femeas.

Um abraço

Carlos Faisca

Ricardo Linguiça disse...

Ola mais uma vez, este ano forrei tudo para tentar que entre menos calor vamos ver..mas estas variaçoes de temperatura tambem têm uma coisa boa é que torna as nossas aves mais resistentes
Um abraço e obrigado por ser honesto

Carlos Faisca disse...

Boas noites

Eu não sou mais honesto do que qualquer outro criador de canários, sou é frontal, e digo aquilo que penso.
Não sei se é uma virtude, ou um defeito, mas por vezes já me tem trazido alguns problemas.

Eu percebo o seu ponto de vista, mas as variações de temperatura, por muito que as nossas aves estejam habituadas, os seus filhotes não estão, e normalmente quem paga sempre a factura são os mais fracos, ou os menos resistentes, e neste caso são os filhotes, que mais vão sentir essas mudanças.

Mas penso que tanto o amigo, como todos os criadores nas suas condições, tem de melhorar as condições dos vossos canaris, para atenuarem ano apos ano, o problema da amplitude termica no vosso local de criações, como tal tenho a certeza que este ano as suas criações, lhe vão correr melhor nesse capitulo.

Um abraço

Carlos Faisca

Anónimo disse...

Boa Noite carlos faisca...Minha duvida é quando é q vc começa suas criaçoes de canario??Eu sou daqui do Brasil, o ano passado eu começei meio tarde acasalar, eu tinha começado no mês de julho quase inicio de agosto e este ano gostaria de começar mais cedo para ver se consigo mais filhotes....
Entao gostaria de saber como vc acasla eles ou seja vc coloca o casal junto de uma vez ou deixa separado pela divisoria por um tempo ate se acustumarem??

Obrigado pela atenção....

Carlos Faisca disse...

Ola SrºPaulo

Para começar quero mandar Um grande Abraço para o Brasil, principalmente para todos os criadores que também eles normalmente dão uma vista de olhos no meu blog, desejando a todos que consigam atingir os seus objectivos neste hobbie.

Eu ate sou um previligiado em relação á temperatura, como tal ate podia começar as minhas criações mais cedo.
Mas como decidi há alguns anos a esta parte, enviar todos os anos os meus canários a participarem nos Mundias, isso obriga-me a começar as minhas criações mais tarde do que o normal.

Nos ultimos anos tenho acasalado a meio de Março, mas ao juntar nesta altura, fico com pouco espaço de manobra para errar, ou para ter algum precalço durante a criação, mas como o ano passado adquiri uma nova garagem, que é onde de momento tenho instaladas as minhas gaiolas de criação(145)e é nela que vou criar este ano, vou antecipar em 15 dias o acasalamento.
De momento tenho os machos e as femeas já nos respectivos viveiros, mas separados por uma chapa. Entretanto hoje acabo de dar o baytril 10%, amanhã irei colocar um complexo B na agua a todos, e a partir de domingo vou fornecer vitamina E. Estou tambem a dar o Ivomec, e vou fazendo umas alterações nos casais ate ao fim-de-semana de 19 e 20, que é quando troco a separação em chapa, por uma de rede, para que eles possam namorar, e eu aperceber-me de algo que esteja menos bem.

Penso tirar as respectivas separações no ultimo fim-de-semana de Fevereiro, e passados alguns dias, vou colocar os ninhos nas femeas, não quer dizer que a algumas não o coloco antes, comforme eu ver a atitude delas, mesmo com a separação em rede metida, posso colocar logo o ninho, desde que veja que isso se justifique.

Como o amigo deve saber a altura d acalar no Brasil, é difente da nossa cá, devido a localização geografica, visto nós estarmos no Hemiferio Norte enquanto que voçês no Brasil, estão no Sul, como tal as estações do ano são exactamente ao contrario.

O facto de acasalar mais cedo não quer dizer que vá tirar mais filhotes. Deve sim fazer uma boa preparação aos seus canários, para que quando os acasalar, consiga ter o minimo de contratempos possiveis, porque todos os anos vão sempre aparecer alguns.
Ate porque se não aparece-sem, este hobbie ate perdia um pouco o interesse.
Se criar canarios fosse como fazer uma conta de somar, daqui a algum tempo tinhamos só matematicos a criar canários meu amigo, a sorte é que não é, a pica, é que todos os anos vão aparecer novos problemas, novas tecnicas de criação, novos produtos, e os nossos objectivos neste hobbie tambem vão sendo alterados, fazendo com que todos os anos aquele bichinho que nos move em relação a este maravilhoso hobbie, vá aumentando ano apos ano.

E depois quando mais dificuldades tiveremos para atingir um determinado objectivo, mais saboroso vai ser se o conseguirmos atingir.

Se o ano passado começou um pouco tarde os seus acasalamentos, é simples , este ano começa a preparação dos seus reprodutores mais cedo, para os poder acasalar umas semanas antes, mas isso só o amigo pode fazer.

Boa sorte para as suas criações de 2011, mas antes que a mim não me falte na minha, porque eu vou acasalar mais cedo de certeza.

Um abraço
Carlos Faisca