quinta-feira, 3 de março de 2011

COMEÇARAM AS 1ªFEMEAS A CHOCAR ESTE ANO

Como vos tinha dito, este ano juntei os meus canários, mais cedo do que eu pensava, como tal, ontem e hoje já meti mais de metade das minhas fêmeas a chocar.
Tenho tido algumas fêmeas que me meteram os ovos na grelha, e 3 ou 4 fêmeas que não agarraram no choco, mas isso é tudo normal acontecer no inicio da temporada.

Se tudo correr bem dia 15 e 16 de Março já vou ter canários nascidos.
O ano passado salvo erro começaram a nascer a 9 ou 10 de Abril, como tal estou umas 3 semanas adiantado.
Será que os ovos estão galados? penso que vou ter muitos ovos goros, porque a maioria das fêmeas começou logo a por, pouco tempo depois de eu abrir as grelhas.
Mas os últimos ovos, esses penso que devem de já vir galados, como o ideal no meu entender será 2 ou 3 filhotes por ninho, desde que alguns estejam galados, tudo bem.
Estou mais preocupado em ver como se desenvolvem os filhotes, porque ao fim ao cabo não dei praticamente nada de tratamentos preventivos este ano.

Como afinal não reduzi a quantidade de casais como queria, encomendei mais 200 anilhas, porque é preferivel sobrarem do que faltarem.
Este hobbie tem destas coisas, quase nunca as coisas acontecem como esperamos, ou queriamos que acontecesse.

aqui fica os meus 145 casais, porque este ano são quase todos casais.

35 CASAIS CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO
30 CASAIS CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO
20 CASAIS CASTANHO OPALA AMARELO MOSAICO
20 CASAIS CASTANHO AMARELO MOSAICO
20 CASAIS CASTANHO VERMELHO MOSAICO
10 CASAIS PHAEO AMARELO MOSAICO
10 CASAIS PHAEO VERMELHO MOSAICO

MAIS UMA VEZ UM TOTAL DE 145 CASAIS.

3 comentários:

Unknown disse...

Boa noite amigo Carlos.

Boa sorte nas criações este ano.
Que não aconteça como no ano transacto no inicio.
Por aqui está tudo a andar, tenho cerca de 65 aves nascidas e 32 anilhas.Espero tirar entre 150 a 200 canarios, mais não quero, derivado também ao meu espaço, embora tenha outro mesmo ao lado do meu canaril para fazerem as mudas.Meu pai e eu anda-mos a construir 2 grandes voadeias para levaram cada uma 100 canarios, depois posto no meu blog quando terminar.

Abraço
Vitor Monteiro

Anónimo disse...

Boa sorte nas suas criaçoes carlos faisca e q tudo corra bem esse ano para vc.Obrigado pelas respostas que vc me passou me ajudou muito.Esse ano pretendo acasalar tambem mais com eu estou no Brasil o inicio de acasalamentos aqui começam em julho e entao devo esperar mais com certeza irei acasalar pois é muito bonito ver os filhotes nascendo e crescendo com a nossa ajuda.....

Um abraço....BOA SORTE....

Carlos Faisca disse...

Bom dia a todos

Pelo que me estou a aperceber a criação não esta a correr muito bem logo de inicio, e para o sucedido só vejo duas explicações, porque piolho não tenho.
É normal todos os anos, principalmente na 1ªcriação, algumas femeas não agarrarem o choco, metem os ovos, e mandam-me a mim choca-los, mas este ano são femeas demasiadas,princinpalmente de um lado da garagem, como tal o meu presentimento cair para barulhos,mas tambem pode ser que como elas sabem que não estão galadas, não os vão chocar, que é o que eu penso ser.

Sim porque há femeas que chocam, mesmo sem tarem galadas, mas há outras que quando não estão galadas não vão para cima deles.
Só que nós não sabemos.
Tambem há femeas que de vez enquando jogam um ovo fora do ninho, porque esta branco, ou goiro.
Eu este ano queria reduzir, mas ainda não foi desta.
O meu problema ae não é tirar quantidade, o maior problema é que comem todos o mesmo, e o pessoal cá, só se importa com o preço, a qualidade não importa.

Boas sorte nas criações tambem para voçês.

Um abraço

Carlos Faisca