terça-feira, 15 de março de 2011

HOJE NASCERAM OS MEUS PRIMEIROS FILHOTES

Cada um tem a sua maneira de ajudar os filhotes a saírem da casca, e eu não fujo á regra, um dia antes de saírem, ou no próprio dia dos filhotes partirem as cascas, passo os dedos em agua, e deixo cair umas pequenas gotas em cima dos ovos, para ajudar a partir a casca a alguns que tenham mais dificuldade.

Hoje começaram a nascer os meus primeiros canários da época, no mesmo dia salvo erro que o ano passado os acasalei, como tal estou umas 3 semanas adiantado em relação ao ano passado. Penso que me precipitei um pouco na separação das fêmeas para as gaiolas de criação, mas só o desenrolar dos acontecimentos poderei tirar ilações.

Ontem á noite estive a ver mais ovos, e sem duvida que em relação aos ovos galados, houve uma melhoria significativa, melhor até do que no ano passado. Eu sei que a época acabou de começar, e ainda não tenho canários empenados, para poder dar palpites sobre esta ou aquela raça, mas a minha intuição este ano vai para os castanhos opalas vermelhos mosaicos, raça que este ano arrancou muito melhor, muito mais ovos cheios do que o ano passado.

Pois é meus amigos, começou o meu trabalho, agora há que começar a acordar ainda mais cedo, e a dedicar mais algum tempo a eles. Hoje ainda acordei ás 7h da manhã, mas em breve o despertador vai começar a tocar ás 6.40h todas as manhãs, seja fim-de-semana, ou feriados. Por norma, mais minuto menos minuto, ás 7h estou na garagem para dar a papa, primeiro dou sempre aos que tem filhotes, e só depois dou aos outros, começando sempre por dar ás gaiolas que tem os filhotes mais pequenos, que são as que requerem um melhor trato, e mais atenção da minha parte.

3 comentários:

Vítor Duarte disse...

Olá sr. Carlos!
Desejo-lhe toda a sorte nesta nova epoca. :D

Um abraço,
Vítor Duarte

Anónimo disse...

olá carlos meus parabens pelos seus primeiros filhotes deste ano espero que consiga muitos mais ainda pois esta apenas começando, ou seja, esta na primeira criaçao e com certeza ira conseguir muito mais.So uma duvida como que vc vê se os ovos estao galados??Ou estao brancos??


Obrigado e boa sorte novamente....

Carlos Faisca disse...

Bom dia a todas

Obrigado a ambos,e aproveito para vos desejar tambem uma boa epoca de criações.

Em relação a saber como eu faço para saber se os ovos estão, ou não galados.

Pode-se ver a partir do 4º dia se a femea agarrou logo no choco, atraves de uma lanterna de luz roxa(daqueles ledezinhos, tipo de uma caneta que se vende para o efeito) sem mexer nos ovos no ninho, ou atraves de uma qualquer outra luz, de lampada, ou foxe, ou mesmo atraves da luz do sol, notando-se logo uns riscos avermelhados, tipo vazos sanguinios, que são o inicio da formação do canario.

Eu faço isso ao 5º ou 6º dia, para não haver duvidas.
Eu como todos os anos mexo em centenas de ovos,(por vezes tambem os parto)olhando para eles os galados destam-se logo, mas também há aqueles que pela cor, parecem estar galados, mas é um puro engano, depois de observados atraves da luz, verificamos que estão brancos, a esses retiro-os logo dos ninhos.

Há quem diga ser bom deixar ficar um ovo branco junto aos outros, para quando os filhotes nasceream se poderem equilibrar, a ideia esta correcta, mas eu retiro todos os ovos brancos, pela seguinte razão.
Porque por vezes os ovos partem-se depois dos filhotes nascidos, ou por vezes, mesmo antes, e lá se vão os filhotes que estavam para nascer, porque o liquido do ovo partido, vai agarrar os ovos ao ninho, não os deixando rodar.

Se num ninho tiverem 4 ovos galados, não meto nenhum, mas se tiver 3,então meto logo um de plastico, que irá servir para ajudar a equilibrar os filhotes.

Já me dei mal com ovos brancos, ou goiros, como tal utilizo os falsos para equilibrar os filhotes, retirando todos os ovos brancos, deixando apenas os goiros que estão duvidosos.
Esses são os mais perigosos, como tal tambem estes assim que tiver tempo, volto a verificar para tirar a tal duvida,e jogo-os logo fora.

Um abraço

Carlos Faisca