domingo, 13 de março de 2011

MAIS CHUVA E TROVOADA

o tempo este ano tem estado complicado para a criação devido ao excesso de humidade, principalmente de noite, como tal o desumidificador não tem descanso para manter a humidade em níveis aceitáveis. Para que não bastasse nos últimos dias tem chovido bastante aqui no Algarve, e hoje voltou a trovoada, com bastantes relâmpagos, alguns deles bastante barulhentos, daqueles que até metem os cães debaixo da cama.
Mas como já estou habituado ao barulho que eles provocam, já nem ligo, e os canários embora os sintam, porque eu estava no canaril enquanto alguns rebentaram, mas as femeas continuaram no choco.

Normalmente costumo limpar toda a minha alpista de 15 em 15 dias, com a maquina na rua, embora também a vá soprando um pouco quase todos os dias, mas não é a mesma coisa, mas desta vez o tempo não me tem deixado. Vamos ver se logo á tarde o tempo melhora, e me deixa limpar a alpista, entretanto ontem e hoje troquei todos os estrados das gaiolas de criação. Há sempre qualquer coisa para fazer, alem de retirar ovos, meter fêmeas a chocar, dar comida e agua.

Ontem estive a ver os ovos dos ninhos daquelas fêmeas que arrancaram uns 3 a 4 dias depois, e posso vos dizer que a percentagem de ovos brancos desceu bastante mesmo.
Não gosto de dar palpites, porque ovos cheios pode não ter a ver com canários nascidos, assim como canários nascidos, não tem a ver com canários que vamos anilhar.
Mas verifiquei que tenho vários ninhos com 5 ovos galados, o que já me deixa mais tranquilo.

Tudo é muito relativo, se isto fosse como uma conta de somar, toda a gente tirava uma batelada de canários, e normalmente quanto mais melhoramos a qualidade dos nossos canários, menos filhotes vamos obter em media por casal.

2 comentários:

Antonio Costa disse...

boas amigo carlos por cá nos açores ta muito frio até nevou pela 1 vez os passaros estao embolados nos ninhos nunca tinha visto tanto frio por cá continuaçao de boas criaçoes

http://avesdocostaacores.blogspot.com/

Carlos Faisca disse...

Bom dia amigo Antonio

Hoje já tinha canarios nascidos, e o dia melhorou, parece que não vai chover vamos ver como a criação vai decorrer.
Se as temperaturas baixarem muito, talvez se justifique ligar um aquecimento com termostato, regulando a temperatura entre 0s 16º e 18º.
desejo tambem que as suas criações corram o melhor possivel.
Um abraço

Carlos Faisca