segunda-feira, 21 de março de 2011

MAIS UM INICIO DE CRIAÇÃO DAQUELES.....

Boa noite. Espero que as vossas criações, vos estejam a correr melhor do que a mim.
Depois de ter encontrado o piolho, dei FRONTLINE em todos os ninhos, e todos os dias vou dando em alguns reprodutores, vou dando por raças, para não custar tanto,(meto 2 a 3 gotas no pescoço, mais 3 ou 4 gotas nas costas, de um dos lados onde se soprarem não tem penas, aos machos ate dou no peito)ainda me falta dar em 2 raças.
Entretanto já que estou com a mão na massa, aproveito e estou a dar novamente o IVOMEC na coxa, dou na que tem a anilha para me orientar. Como não sei quanto tempo durará o efeito do Frontline, daqui a um mês, irei repetir o tratamento, pelo menos nos ninhos.

Como vos tinha dito, este ano apenas fiz o tratamento com o BAYTRIL, que acabou por não ser suficiente, pois alem de ter tido muitos ninhos com ovos brancos, o que ate é normal na 1ªcriação, ainda mais atendendo a que as fêmeas arrancaram muito rápido, alguns filhotes morreram na casca, também sei que algumas fêmeas, principalmente as novas no inicio não sabem dar comida aos filhos, mas o maior problema é que todos os dias me tem morrido um numero considerável de filhotes com apenas 2 a 3 dias de vida. Já não vou aos ninhos ver se nasceu algum, vou sim verificar se esta mais um morto para jogar fora........é triste mas é a realidade. Sabem perfeitamente, que não escondo o que me acontece.

Tudo farei para dar a volta á minha situação. Os reprodutores estão impecáveis, todos de perfeita saúde, e as minhas fêmeas puseram em media 5 ovos,
Mas penso que quase toda a gente esta a ter problemas este ano.
Como sou teimoso, sempre fui, não era agora depois de velho, que ia mudar!!! optei por dar novamente o BAYTRIL, e esperar mais 2 dias, a ver se a situação se inverte!!!!
Não tenho ainda a certeza do que tenho, mas tudo me leva a crer que é o mesmo do que o ano passado, só que desta vez atacou logo os mais novos. O que também não é normal.
Penso ser novamente a maldita"PROVENTRICULITE".
Claro que os filhotes morrem devido também a outros problemas, mas penso que todos eles estão relacionados"inter-ligados"com ela.

Tenho ninhos com 3, 4, e ate com 5 filhotes a crescerem perfeitamente, que anilhei com 6 dias. As anilhas este ano também são mais pequenas.
Depois tenho outros ninhos, que não consegue sobreviver nenhum filhote.

Talvez na quarta-feira comece então o tratamento com o FUNGIZONE, durante uns 21 dias, se os frascos que tenho me derem para isso, em principio não vou dar mais nada.
Aconselharam-me a dar ao bico um pouco do produto, misturado na papa própria, com uma seringa, para ver se escapavam mais alguns, mas eu não estou para ai virado.
Se acertar no medicamento estou safo.
Senão paciência, terei de tentar outro, e muita coragem para continuar....

Entretanto hoje de manhã antes de ir trabalhar e de varrer bem a garagem, meti um pouco de VIRGON S num frasco c/pulverizador que trazia FRONTLINE, e pulverizei o chão de todo o canaril das criações. Amanhã vou fazer o mesmo, visto não ter afectado os canários, claro que o aparelho de renovação de ar esta ligado.
Neste momento esta programado para ligar apenas 15 mn por hora, quando se justificar passará a ligar de 15 em 15 mn. Sabem perfeitamente que tudo farei para inverter a minha situação, até porque ate já estou habituado aos problemas, ate estranhava se os não tivesse!!!!

3 comentários:

Eduardo_canarios disse...

Olá Sr Faísca,
Espero que consiga (vai conseguir) dar e resolver a situação.
A mim a criação decorre naturalmente, claro que tb tenho problemas, nomeadamente algumas mortes de crias que não desenvolvem naturalmente, o que é normal, uma ou outra acontecer, nada de significativo.
O que este ano me preocupa é o facto de fêmeas começarem nova postura ainda com crias que não estão empenadas, que depois acabam despejadas do ninho, no entanto já começou a melhorar.
Tirando isso tudo decorre naturalmente, só no fim é que farei o balanço...
Espero que tudo lhe corra pelo melhor.

Abraço

Eduardo Garcia

Carlos Faisca disse...

Ola Edu

A mim o ano passado tambem me aconteceu um pouco isso, talvez porque experimentei a dar proteina, e como sabem a proteina faz desenvolver os filhotes mais rapidamente, mas depois tem o reverso da medalha, que é provocar ainda mais cio nas femeas, fazendo com elas arranquem mais cedo para a nova postura, arrancando quase de certeza penas aos filhotes, mesmo com material para construirem um novo ninho.Como taçl este ano optei por não dar.

Eu sei que só no fim é que se fazem as contas, o que me surpreende é quando falo com alguns criadores, em que tudo corre bem, nunca tem problemas, mas depois no fim depois!!!!
Obrigado, e espero que as tuas criações tambem te corram o melhor possivel.
Um abraço
Carlos Faisca

Eduardo_canarios disse...

Bom dia,
Espero que também lhe corra tudo pelo melhor e que a situação das suas aves melhore.

Um abraço

Eduardo