quarta-feira, 27 de abril de 2011

PASSADAS AS MINI-FERIAS DA PASCOA!!

Bom dia, a Pascoa esta passada, para alguns foram umas mini-ferias, para outros ainda mais trabalho...
Eu este ano andei um pouco preguiçoso, e deixei as voadeiras para lavar, como tal ainda não separei nenhum dos meus canários nascidos este ano, estão todos ainda nos viveiros e só no domingo, se não houver nada em contra os irei passar para as voadeiras. Por enquanto estão em grupos de 6 da mesma raça, em metade dos viveiros, onde nasceram.
Começo também a dar o corante no domingo, e mais trabalho ainda me espera, para quem já não tem tempo para nada!!!Só um louco como eu, e que se mete a criar com tantos casais....mas adiante, agora não há volta a dar, e há que seguir viagem, e nem pensar sequer no assunto.

Como vos tinha dito acabei o tratamento com o Fungizone, dei a todos os meus canários durante 21 dias, mas será que valeu a pena todo este trabalho!!!
Só no fim posso responder á minha duvida.........
Na 1ªcriação tive problemas e morreram-me bastantes canários, talvez uns 150, mas nasceram perto de 500, resultado tenho 300 canários, a comer sozinhos, e prontos para meter nas voadeiras. Mas na 2ªcriação, não há duvida que alguns problemas melhoraram, mas nem todos, e a maioria dos casais tem os ovos brancos, ainda não nasceram todos os canários, mas a prior vão-me nascer no máximo 200 filhotes,(ate posso estar enganado) mesmo que me morram apenas 10%, nesta criação vou tirar metade dos filhotes da 1ª, será que valeu a pena o tratamento!!!!depende do que me espera na 3ªe ultima criação desta época. Por vezes um tratamento dado na altura errada, pode não ser a melhor opção.

Os casais com ovos brancos, normalmente são quase sempre aqueles que eu mais quero aproveitar, já joguei os ovos fora, e em vez de lhes estar a fornecer o ESB 3,estou a fornecer-lhe vitamina E, como tal brevemente vão arrancar com nova postura, estou a fazer o tratamento apenas aos casais que as fêmeas estão no choco, e a todos os canários jovens.
Tenho que gastar a vitamina E que comprei, senão estraga-se!!ahahaha.
Este ano a raça que esta a superar as minhas expectativas são os castanhos pasteis vermelhos mosaicos.

Este ano não vou tirar tantos canários como o ano passado, mas por um lado ate e bom, porque assim também não vou ter tantos problemas para os vender.
Aproxima-se o mês de Maio, que para mim é aquele que me costuma dar os meus melhores canários, mas como não há anos iguais!! vamos ver como corre o próximo mês, para mim, o mais importante das criações. Se eu pudesse, neste mês metia sempre ferias, para ter mais tempo disponível para tratar da passarada, mas se as gastar já em Maio, como posso ir depois a Reggio, de ferias com a família ou ao Mundial?
Pois é!!! tenho 25 dias de ferias por ano, o que já é óptimo, como tal, tenho de os saber gerir de maneira que possa conciliar bem todas as diferentes situações.....

Para o ano devia de reduzir alguns casais, talvez uns 20 ou 25 casais a menos, mas para isso vou ter de reduzir algumas das minhas raças.
Este ano estou a criar com 7 raças, e estou a pensar acabar com 2 delas, e estou inclinado para acabar com os phaeos amarelos mosaicos e os phaeos vermelhos mosaicos, raças essas que também fiz menos casais. Vamos ver se tenho coragem para isso.
Mas penso ser a única hipótese de reduzir alguns casais, será um mal necessário.

4 comentários:

manuel jorge disse...

boa noite sr faísca espero que consiga obter os seus objetivo com as suas aves e uma segunda criaçao em força são os meus votos,um abraço marques

Carlos Faisca disse...

bom dia srºMarques.
O ano passado a 2ªcriação foi melhor do que a 1ª 2 3ªjuntas, este ano por tudo o que se esta a passar, espero que seja a pior!!!era sinal que a proxima era melhor...como assim espero.
Normalmente na 3ªcriação, tambem vou me dedicar mais aos que mais gosto e quero aproveitar.
Agradeço o insentivo.
Vamos ver como os meus canarios se vao portar no mes de maio.

Um abraço

Carlos Faisca

Eduardo_canarios disse...

Olá Sr Faísca, espero realmente que consiga atingir os objectivos a que se propôs, melhores dias virão com certeza.
Boas criações

Abraço

Eduardo Garcia

Carlos Faisca disse...

Boa tarde Edu

A 2ª criação esta a meio, e o barometro não me esta a favorecer em nada. Vamos ver como vai ser a 3ª e ultima.
Agora vou tentar tirar mais das raças que eu pretendo, e que tenho menos filhotes.
Boas criações tambem para ti.

Um abraço

Carlos faisca