sábado, 30 de julho de 2011

MACHOS CASTANHO OPALA AMARELO MOSAICO NASCIDOS EM MEADOS DE MARÇO DE 2011 NA MUDA NAS VOADEIRAS






15 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite Carlos Faisca...Como eu posso saber se os ovos estao galados??E tambem quando eu tiro os ovos do ninho quando a femea bota e coloco os de plastico nao faz mal mexer nos ovos??Para ver se ta galado ta va pesquisando tem que fazer a ovoscopia so tem esse jeito??E se eu mexer no ninho ou nos ovos prejudica o choco??


Muito Obrigado pela atençao...

Abraço...

Carlos Faisca disse...

Boa tarde

Assim que elas poem, não consegue, embora haja quem os meta na agua e diga que de resultado, mas eu prefiro esperar pelos 5 ou 6 dias e verificar atraves da luz!!se estiver raiado de sangue ou ja escurecido, comforme os dias que tem de choco, então esta galado, se estiver transparente, deixando passar a luz, pode joga-lo fora, para nao estar a encher o ninho.

Pode mexer nos ovos á vontade desde que não os parta!!ahaha

E se mexer no ninho, mexa com cuidado para não assustar a femea, pode ela ao sair assustada, levar algum ovo agarrado as penas, e partirem-se na grelha.

Pode fazer tudo!!tem e de ter cuidado. Se não se sente a vontade, é preferivel não mexer!!

um abraço

Carlos Faisca

Telmo disse...

boas. ja se vao destacando uns dos outros, tao aí machos e machos, tao ai machos que a nivel nacional sao poucos os que existem com essa beleza, desde ja os meus parabens. cumprimentos

Carlos Faisca disse...

Bom dia Telmo

Obrigado!! mas ainda e cedo para dar palpites, tenho muitos machos na muda ainda, emesmo estes ainda tem que mudar mais 1 mes pelo menos, ate estarem em condições.

Estes sao apenas alguns que estao mais adiantados na muda, estao todos nas voadeiras, ha media de 15 machos em cada uma delas, embora as femeas estejam umas 20 em cada, e eu nem me atrevo a apanha-los, andam muito esquivos, é normal nesta faze andarem assim. tenho uma nova maquina pekena digital, mas ainda nao estou habituado a ela, e depois as fotos tiradas individualmente numa gaiola nao tem nada a ver!!mas para isdso preciso de tempo, e eu ando atarefado, e mais preocupado em levar os ultimos filhotes para as voadeiras. Entretanto ja comecei a levar material ke nao faz falta na garagem das criações para casa, para facilitar a lavagem e a desinfecão da mesma.

Um abraço

carlos faisca

Anónimo disse...

ola amigo carlos so lá pra Outubro e que um gajo sabe se é macho ou fêmea certo

Anónimo disse...

Boa noite Carlos Faisca...Olhei atraves da luz como tinha dito os ovos que minha canaria botou sendo 5 no total...Tem 9 dias de choco e quando eu coloquei a luz encima dos ovos 1 estava aparecendo a gema amarela do ovo e os outros 4 nao apareçem nada ou seja estavam mais escuros que o outro e a luz nao passava por eles...Esses 4 estam galados??Ou nao estao??E o outro que passou a luz??

Muito obrigado pela atençao...
Abraço...

Carlos Faisca disse...

Boas noites

Depende tambem da experiencia e dos canarios que um GAJO crie!!ahah.ho,

Se for os seus canarios forem nevados ou intensos, normalmente as certezas vem mais tarde, depois da muda acabada, ou por algum sinal do dobrar o cantar do machos, embora por vezes algumas femeas enganem bem, mas sao casos pouco frequentes.


Eu quando criava intenso, por vezes havia casos que mesmo antes da muda terminadaque ja dava para ver, devido a intensidade do intenso, mas nem sempre acertava.
Depois da muda completamente acabada e mais certo, e por vezes ha casos que ate leva mais tempo.

Canarios c/factor mosaico que sao o que eu tenho, ja se conseguem distinguir bastantes d«com umas 6 semanas quie sao quando os meto nas voadeiras, claro que tambem me engano em alguns, mesmo trabalhando com muitos, mas passados mais algumas semanas,tipo 2 meses ou 2 meses e meio, ja nao ha que enganar, e ai separo todos aqueles que me enganei quando os meti nas voadeiras.

Exactamente srºZebrinha, o ovo claro pode jogar fora, nao esta galado, nao faz falta no ninho.

Um abraço

Carlos Faisca

Antonio Costa disse...

boas amigo carlos os passaros sao lindissimos muitos parabens

http://avesdocostaacores.blogspot.com/

paulo45 disse...

Ola Carlos como vocés està eu vou estar na sua regiao bela e eu vou ve-lo se vocè estiver disponivel
Magnificos Canarios !!!!!

Carlos Faisca disse...

Boa tarde SrºPaulo

Não lhe vou responder apenas a si!! Mas a todos os criadores que estejam de ferias, ou de passagem no Algarve, e me pretendam visitar, podem me ligar a combinar, os meus contactos estao lado dto blog na pagina principal.


Como sabem ainda não vou dispensar canarios, pois embora alguns ja tenham a muda praticamente acabada, antes de os começar a dispensar tenho ke ter as gaiolas da garagem das criações todas lavadas e desinfectadas, para la meter os canarios que irei levar a expor.

Como tal so la para meados de setembro o devo fazer.

um abraço

Carlos Faisca

Carlos Faisca disse...

Boa tarde

Obrigado amigo Antonio Costa pela sua opinião.

Eu este ano quero ver se consigo ter tempo para fazer um filme aos meus canarios, quando eles tiverem nas gaiolas individuais, porque so assim se vai conseguir apreciar melhor as suas caracteristicas.

Espero que a muda dos seus canários lhe esteja a correr como o amigo pretende.

Um abraço

Carlos Faisca

Anónimo disse...

boa tarde carlos

eu tenho mosaicos vermelho como ja lhe tinha dito à pessoas que dizem que os machos mosaicos têm a marcara mais vermelha que as fêmeas será verdade?

obrgd

carlos Paulino

Carlos Faisca disse...

Boa tarde Carlos Paulino

Ha dois tipos de mosaicos, os mosaicos linha femea, e os mosaicos linha macho, eu na minha raça castanha, por enquanto ainda não me preocupei muito com isso, como tal fico com aqueles que a prior me dao mais garantias de tirar mlehores filhos, não quer dizer que eu esteja certo.

Quer seja na linha macho ou na linha femea, as mascaras dos machos devem de vir com uma intensidade maior do vermelho.

A difernça é que enquanto que na linha macho os machos tem uns barretes, ou mascaras maiores, com uma boa intensidade no vermelho , bastante mais bonitos para quem gosta de apreciar um macho, normalmente os melhores para expor, as femeas linha macho tambem tem barrete, umas mais do que outras, mas com um vermelho bastante baço, e com pouca intensidade, o que nos deixa perceber perfeitamente a difernça de sexos, estas femeas são penalizadas nas exposições, mas muito boas para se obterem os tais machos com grandes mascaras.

Em relação á linha femea, os machos embora com intensidade no barrete, este e muito menor, dando por vezes a sensação de femeas linha macho se por qualquer razão, não termos dado um bom corante.
Machos estes que já não marcam tambem nas exposições.
Pelo contrario as femeas linha femea não tem mascara, apenas um circulo a vermelho a contornar a zona ocular, e são estas que deves mandar a expor, pois são as menos penalizadas.

P.S. Os criadores estão correctos, quando dizem que os machos tem mais intensidade no lipocromo vermelho nas mascaras do que as femeas.

Um abraço

Carlos Faisca

Anónimo disse...

ola carlos

obrigado pela explicaçao

carlos paulino

Unknown disse...

Boa noite sou posuidor de uma femea àgata opala vermelho mosaico linha macho gostaria de saber qual a papa indicada pra ela se a vermelha ou a amarela??

Muito Obrigado pela atençao...

Abraço...