terça-feira, 12 de julho de 2011

QUEM NÃO GOSTA DE DAR UNS MERGULHOS NA PRAIA??




Esta mais um fim-de-semana passado, e desta vez dedicado á praia.
Também tenho direito a uns mergulhos nas praias do Algarve, e desta vez foi na praia da Quarteira e do Loulé Velho!!
Passei as manhãs na passarada, e voltei a dar-lhes papa depois do almoço, e de seguida, depois de ter já a família no carro há minha espera...para variar, fomos ate a praia, ter com a minha prima.

As tardes estiveram um pouco ventosas, e a agua um pouco fria para o meu gosto....embora eu seja suspeito!!!!Mas não foi por isso que deixei de dar uns mergulhos.

Tenho tido pouco tempo para observar melhor os meus canários nas voadeiras, mas de vez enquanto os olhos saltam logo para aqueles que mais se destacam de entre os outros, desta vez foram os castanhos opalas amarelos me surpreenderam pela positiva, notam-se melhoras significativas nas melaninas. Era para ter passado mais canários para as voadeiras este fim-de-semana, mas o tempo não dá para tudo!!ahahaha, praia e canários é complicado, mas a verdade é que já me estava a fazer falta me esquecer deles, pelo menos da parte da tarde.

Penso que este ano já tive a minha doze!!
Quem ler o que estou a escrever no meu blog, ate deve pensar que já não preciso tratar deles!!era bom...
De manhã cedo lá estou eu a dar a papa aos que restão na garagem de criação, e a dar a papa também aos que estão nas voadeiras, e a trocar a agua de todas a banheiras, que ate não são muitas "64"apenas, uma banheira por voadeira.
A agua e as sementes dou ao fim da tarde com mais calma, e tempo.

Este ano voltei ao meu método antigo de corar os meus canários.
Com a ajuda de um passador em forma de moinho, para ser mais rápido, vou passando de um a um, meia dúzia de ovos bem cozidos para uma vasilha, depois para não ficar em esquecimento, lavo logo o material utilizado, e meto a escorrer em cima de uma toalha para que no dia seguinte esteja seco, e limpo.

Ao ovo cozido misturo muito bem o corante, não posso precisar quantas gr estou a dar
por dia, apenas sei que são 3 colheres que tenho como medida, talvez leve umas 3 gr de corante, dando perto de 10 gr diárias.
Depois de bem misturado o corante ao ovo, e de obter um vermelho vivo, adiciono o germinado, e mexo bastante bem, depois misturo papa seca com 6 canecas que tenho como medida, bem cheias, e continuo a mexer ate a papa ficar bem misturada.
De seguida misturo a SPIRULINA, comprei no Internacional de Reggio Emilia, é da marca Ornitalia, é um pouco cara, mas de muito boa qualidade, bom e barato não é fácil encontrar!!!!estou a adicionar a mesma quantidade que estou a dar de corante, mexer-se muito bem(atenção com a colher, tem de ser bem forte para não partir), a spirulina vai transformar um pouco o tom da papa, dando-lhe um tom mais para a cor de vinho, de seguida misturo as mesmas 3 colheres de BIO-PLUS, e mais 3 de ESSENCIALS 3, assim como 3 de BROMN MAGIC, e depois de tudo muito bem mexido, estão passados á vontade entre 10 e 12 mn, e a vazilha está cheio e pronto para dar aos canários de factor vermelho.
Cada criador faz como acha melhor, eu este ano faço assim, para o ano posso mudar de ideias!!e mudar, ou adicionar algo....basta ver que há bastantes anos que eu já não dava ovo cozido aos meus canários, e este ano voltei a dar novamente.

Como nunca tinha dado Spirulina aos meus canários, e como de inicio eles não me estavam a comer a papa, penso eu devido á Spirulina, como tal tive de arranjar uma maneira de os "enganar", e como não se apanham moscas com vinagre, pensei nos ovos cozidos, algo que eles gostam e que se os pudesse ajudar a comer a mistura feita!! certo é que a partir daí deixou de sobrar papa.
Aqui ficam algumas fotos da Praia de Quarteira.....

7 comentários:

kioka disse...

Faisca
Sou do Brasil e crio canários canela onix vermelhos mosaicos, ágatas opalinos vermelhos, acetinados vermelhos e amarelos e verdes onix.
Consegui alguns bons resultados nas cores que eu crio e gostaria de saber sobre o uso do black/brown magic.
Por enquanto não conheço nenhum criador que usa no Brasil e eu gostaria de comprar para fornecer aos meus canarios. Vc recomenda o uso?? Há melhoras na cor??
Muito obrigado
Kioka

Anónimo disse...

Boa noite Carlos Faisca...Tenho uma duvida q gostaria de saber bem explicada...O ano passado um casal meu criou 2 filhotes, sendo um macho e uma femea...E esse ano eu vendi aquela femea q eu tinha acasalado com o macho e agora minha duvida é se eu posso acasalar o pai com a filha ou entao se eu tivesse femea se eu poderia acasalar a mae com o filho ou os dois irmaos???

Gostaria muito de saber sobre isso...Obrigado pela atençao...

Abraço...

Carlos Faisca disse...

Bom dia srªKioka

O brown Magic, não faz milagres, se não tivermos bons reprodutores não ha produto que resulte, mas.....como quando se tem já um bom plantel, e como todos sabem nas exposições por vezes ganha-se por pequenos pormenores, acho eu no meu entender que se nota uma ligeira diferença, embora não seja significativa por vezes pode fazer a diferença na altura certa.

O amigo pergunta-me se eu recomendo o uso, pois bem se o amigo é criador de castanhos vermelhos e amarelos, castanhos phaeos e castanhos pasteis então dê o produto, mal não faz, embora eles não comam tambem a papa, e depois aquele nikito do tom acastanhado por vezes pode fazer a diferença, não vai ter e retorno do investimento, porque quem compra, praticamente só se preocupa com o preço, e cada vez menos com a qualidade, mas depois querem marcar nas exposições onde participam.

Em relação á mutação opala, devido ao azul introduzido, não noto melhoras significativas com o uso deste produto, como tal deixei de dar aos meus opalas.

Um abraço

Carlos Faisca

Carlos Faisca disse...

Bom dia srºZebrinha

Caro amigo, tudo se pode fazer, ate acasalar irmãos, mas estamos sugeitos a ter problemas, por vezes pode não se manifesta logo no 1º ano, mas no futuro vai ter problemas, tanto a nivel de fecundação, como de mortalidade no ninho, e ate de taras.
Se o amigo quer ter continuação nessa raça, e a quer melhorar NÃO deve cruzar parentescos de 1º grau, como é o caso de pais com filhos, ou de irmãos com irmãos, eu já fiz essa experiencia, e cheguei a conclusão que não vou voltar a repetir.
Mesmo sendo um dos reprodutores o tal campeão de que falam, como tal aconselho-o a comprar sangue de fora para cruzar com os filhos do casal.
Mas cada criador sabe de si!! e por vezes para não se gastar mais uns euros, vamos pagar uma factura por vezes bastante elevada nos anos seguintes.

Um abraço

Carlos Faisca

Anónimo disse...

Boa noite Carlos Faisca...Muito obrigado pela resposta, e acho q nao vou acasalar eles mesmo...Bom eu tinha me esquecido de colocar mais um duvida q tenho...Tenho um casal q por vez cruzaram duas vezes é normal isso?Ou nao?E tambem quanto tempo demora para a femea botar o primeiro ovo depois q eles cruzarem??

Essas por enquanto eram minhas duvidas qualquer coisa lhe envio outro comentario....

Muito obrigado pela atençao...

Um abraço...Zebrinha...panhsr

Antonio Costa disse...

boas amigo carlos sao fotos lindissimas um forte abraço


http://avesdocostaacores.blogspot.com/

Carlos Faisca disse...

Bom dia srºZebrinha

Quando o amigo fala cruzar, deve ser galar!!!

se e normal eles galarem, claro que sim.
Normalmente todas as femeas aceleram o processo de posturas quando são galadas, mas não quer dizer que por serem galadas tenham que meter ovos, mas normalmente entre uma semana e 15 dias apos serem galadas se estiverem saudaveis, devem de iniciar o processo de poostura, mas isso e tudo muito relativo, ha as que começam, antes outras depois, outras já nem poem, o factor idade da femea tambem tem a ver.

Um abraço

Carlos Faisca