terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CAMPEÃO MUNDIAL STAM EM CASTANHO AMARELO MOSAICO EM TOURS 2011(FRANÇA)

MEDALHA DE OURO STAM CASTANHO AMARELO MOSAICO C/367 P.
MEDALHA DE PRATA IND. CASTANHO AMARELO MOSAICO C/92 P.
MEDALHA DE BRONZE STAM CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO C/367 P.

4ºIND. CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO C/91 P.
5ºIND. CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO C/91 P.
5ºSTAM CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO C/361 P.

STAM DESCLASSIFICADO EM FEMEAS CASTANHO AMARELO MOSAICO QUE TINHA FICADO EM 1º SE TENHO VISTO A UNHA DA FEMEA DA GAIOLA D, ESTAVA DOBRADA, E NÃO REPAREI.

domingo, 23 de janeiro de 2011

MAIS UMA FLAXADA

quinta-feira há noite fui ate Castanheira do Ribatejo, a casa do srºRui Belchior, com o meu amigo Frangolho entregar os canários que foram participar no Mundial de Tours.
É lá o local de entregar dos canários da zona sul, e centro do pais.
Fomos jantar já passava das 22h, como tal alguns dos restaurantes da zona, já não serviam jantares, mas depois por sorte lá houve um que nos deixou entrar.
Voltamos a casa do Rui, que ainda estava mais repleta de pessoal do que quando lá tínhamos estado 1 hora antes, quando lá deixamos ficar os nossos canários, mas faltava colar as respectivas etiquetas do Mundial.
Conversa com um, conversa com outro, quando demos pela hora, já passava da meia noite e meia quando saímos da Castanheira, e nos fizemos á A1, ate Santarem.
No regresso ao Algarve, passei por Santarém, para entregar umas encomendas, e toca a descer para o Algarve.

Depois de ter passado a Mimosa, uns 4 ou 5 km mais á frente, e depois de uma recta, havia uma pequena curva á esq.(já passava das 3h da manhã, o transito era muito reduzido, e o tempo estava óptimo para a condução, nem chuva, nem nevoeiro)
nem sei a velocidade que vinha, mas talvez a 140 Km/h, ou perto disso, sei que mal entramos na curva, dispara um enorme flax, ate nos assustamos, e lá estava um carro da brigada, do lado contrario, camuflado entre o arvoredo,com os dois guardas deitados, e o radar a trabalhar.

é impressionante, fiz quase 1000 km, porque ainda fui a Espanha abastecer, antes de deixar o Frangolho em casa, visto que ele vive em Vila Real de StºAntónio, e não encontrei a brigada.
Mas se os quiserem encontrar, vão encontra-los de certeza nalgum BMW, ou AUDI na auto-estrada, ou então camuflados na nacional, á espera que passe mais uma presa distraída.
Que vergonha, meus amigos, estão por todo o lado. é em cima das pontes, é camuflados entre o arvoredo, e de carro, parece-me que o melhor e começar a ir para Lisboa pela serra.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

DISPENSO OS MEUS CANARIOS EXPOSTOS NOS STAMS NO MUNDIAL /VENDER MIS CANARIOS EXPUESTOS EN EL MUNDIAL STAMS/VENTE MES CANARIES EXPOSÉ DANS LE MONDIAL

OS CANÁRIOS DAS 7 EQUIPAS EXPOSTAS NO MUNDIAL PODEM SER DISPONIBILIZADOS A QUEM ESTIVER INTERESSADO. OS 8 CANÁRIOS INDIVIDUAIS JÁ ESTÃO TODOS ENCOMENDADOS.
QUEM ESTIVER INTERESSADO,PODE ME ENCONTRAR NUM DOS STANDS DO MUNDIAL.

AQUI FICAM OS CANÁRIOS DAS EQUIPAS:

1 STAM MACHOS CASTANHO AMARELO MOSAICO
1 STAM FÊMEAS CASTANHO AMARELO MOSAICO

1 STAM MACHOS CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO
1 STAM FÊMEAS CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO

1 STAM MACHOS CASTANHOS OPALA AMARELO MOSAICO (2 MACHOS PARA DISPENSAR)

2 STAM MACHOS CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO
---------------------------------------------------------------------------------------------
CANARIES DU 7 ÉQUIPES AU MONDIAL DE TOURS PEUVENT ÊTRE EXPOSÉE à QUI DISPONIBLE SONT INTÉRESSÉS. 8 L'INDIVIDUAL CANARIES SON DÈJÁ COMMANDÉ.
A PROPOS DE VOUS INTERESSE, TROUVEZ-MOI UN DES STANDS AUX MUNDIAUX.

VOICI LES ÉQUIPES CANARIES:

1 STAM MALES BRUN JAUNE MOSAÏQUE
1 STAM FEMELLES BRUN JAUNE MOSAÏQUE

1 STAM MÂLES BRUN OPAL ROUGE MOSAIQUE
1 STAM FEMELLES BRUN OPAL ROUGE MOSAÏQUE

1 STAM MÂLES BRUN OPAL JAUNE MOSAIQUE (2 MÂLES SEULEMENT)

2 STAM MÂLES BRUN PASTEL ROUGE MOSAIQUE
---------------------------------------------------------------------------------------------
CANARIOS DE 7 EQUIPOS EN EL MUNDIAL PUEDE ESTAR EXPUESTO A QUIEN ESTÁ INTERESSADO DISPONIBLE. MI 8 CANARIOS 8 INDIVIDUALES YA CONDENADA.
ACERCA DE LE INTERESA, ME ENCUENTRE UNA DEL STANDS DU MUNDIAL.

ESTOS SON LOS EQUIPOS DE CANARIAS:

1 STAM MACHOS BRUNO AMARILLO MOSAICO
1 STAM HEMBRAS BRUNO AMARILLO MOSAICO

1 STAM MACHOS BRUNO OPAL ROJO MOSAICO
1 STAM HEMBRAS BRUNO OPAL ROJO MOSAICO

1 STAM MACHOS BRUNO OPAL AMARILLO MOSAICO(2 MACHOS SOLO)

2 STAM MACHOS BRUNO PASTEL ROJO MOSAICO

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

BOLDO DO CHILE



BOLDO DO CHILE

Planta medicinal é originário da região dos Andes do sul no Chile. Os índios dos Andes sempre a utilizaram como digestivo, e como laxante. Esta planta tem sido tradicionalmente associada a uma benéfica acção como hepático e da vesícula biliar.
Esta planta foi "descoberta" pelo botânico espanhol D. Boldo, daí a origem do nome Peumus boldus. Esta população empregava o boldo para dores reumáticas e em casos de luxações. O boldo era empregado na Europa como estomáquico, hepatoprotetor, antisifilítico, antiedematoso e nos casos de otites. A sua riqueza química proporciona uma ampla aplicação terapêutica. Um destes compostos interessantes é o ascaridol, princípio ativo constituinte do seu óleo essencial que também está presente na Erva de Santa Maria, e possui uma acção anti-elmintica. Também possui acção levemente laxativa, devido a presença de resinas.



Existe pelo menos 4 plantas que são chamadas indistintamente de boldo, o Plectranthus barbatus (o boldo piloso que todos conhecem), a Vernonia condensata (também chamado de boldo japonês ou aluman na região nordeste do Brasil), o Plectranthus neochilus (conhecido como boldo-rasteiro), e o Peumus boldus , o primeiro boldo, o verdadeiro boldo chileno. Praticamente todas estas ervas são utilizadas para os mesmos fins, e por apresentarem sabor e aroma bem parecido, a população acabou denominando todas elas de boldo.
O Conselho Europeu colocou o boldo como sendo um suplemento alimentar (o que ocorre com quase todas as plantas medicinais comercializadas na Europa). Planta arbustiva, podendo alcançar até 6 metros de altura, mas sendo encontrada na maioria das vezes com 2 ou 3 metros. Suas folhas são coriáceas, de uma cor verde acinzentado, com presença de glândulas ricas em óleo essencial de odor bem marcante, lembrando levemente a cânfora. Esta planta gosta de solos pedregosos, com pouca humidade, e com uma altitude em torno de 1.000 a 1.500 metros. Condições esta encontradas em pouquíssimas regiões, sendo portanto, restrito o seu cultivo a Itália, Marrocos e Chile. Só o Chile exporta anualmente cerca de 1 milhão de toneladas.

PODE SER ENCONTRADO NO NOSSO MERCADO NESTE TIPO DE EMBALAGENS.

Esta planta tem uma benéfica acção no aparelho respiratorio, nomeadamente no alivio da tosse (cataro) e como estimulante da vesicula biliar.
É anestésica, anódina, anti-helmíntica, anti-séptica, antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante, depurativa, desintoxicante, digestiva,
diurética, estimulante, sedativa, tônica, vermífuga, Clareia o cabelo, demulcente,
indicada para problemas no fígado, na vesícula, do cálculo biliar, cólicas, diarréias,
má digestão, gota, prisão de ventre, uréia.

Pode ser usado para a prevenção do famoso ponto negro (proventiculite), e para limpar e auxiliar o fígado das aves, serve tambem e para a prevençao de problemas respiratorios.

PRECAUÇOES:não utilizar na gravidez, tem efeitos abortivos e pode provocar hemorragias internas, e dado em excesso pode provocar vômitos, diarréias e problemas no sistema nervoso.


COMO FAZER CHA: Depois de bem lavadas as folhas da planta, metem-nas em agua ao lume ate esta ferver, deixam arrefecer e fornecem aos canarios. Normalmente o cha fica com um tom acastanhado, como tal deve-se juntar um pouco mais de agua ate este ficar com um tom alaranjado.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

MINHA PREPARAÇÃO PARA A CRIAÇÃO ESTE ANO

Como nos últimos dias tenho tido alguns criadores, muito preocupados em saber o que devem dar antes de acasalar, vou dizer o que penso dar este ano aos meus canários.
Eu independentemente da preparação para acasalar, de vez em quando, tipo de dois em dois meses, ou mês e meio, não costumo apontar essas coisas, nem ser muito preciso, mas também não importa,(não somos robots que tenhamos de seguir tudo á risca) dou 5 dias seguidos de ESB 3(costumo meter 1 gr por litro de água), como prevenção e logo a seguir um complexo B (1 gr por litro de água também) ,durante dois dias. Faço isso umas 6 vezes por ano, ate o costumo fazer durante a criação.

Este ano no inicio do mês de Setembro vacinei todos os meus canários contra a varíola, e passados uns dias iniciei o tratamento com o Fungizone, por ter tido cá o problema no inicio da criação, como tal preferi fazer logo o tratamento a todos enquanto estivessem nas voadeiras, poupando o meu trabalho e evitando que o problema voltasse no ano seguinte, tanto a mim, como a todos os criadores que a mim compraram canários. Só comecei a dispensa-los passados uns 15 dias após terminar o tratamento.
Dei ate acabar os frascos que me trouxeram de França, os frascos deram para fazer tratamento durante uns 17 ou 18 dias, não sei precisar, durante o tratamento retirei as banheiras, como tal estiveram umas 3 semanas, sem tomarem banho.
Entretanto dei também a todos o ivomec em Setembro, se não estou errado, já não me lembro bem.

Como o ano passado me dei mal com as aves adquiridas, porque tive N de problemas, e como a maioria delas, nem me deram um único filho, este ano adoptei a mesma politica que vinha fazendo há vários anos, comprar poucos e bons, como tal adquiri apenas 3 aves para o meu plantel, na exposição de reggio emilia, e penso me ficar por aqui.
Mas a esses já lhes fiz uma quarentena, á prior parecem-me bem de saúde, e integrados no canaril, vamos ver como se vão portar nas criações.
Como estamos sempre a aprender, e a tentar melhorar ano após ano, e como é com os erros que devemos aprender, e como sou um individuo aberto a experimentar novos processos.

Este ano e pela minha 1ªvez, não os vou desparasitar, visto que troco frequentemente as grelhas, assim como limpo as gaiolas normalmente de semana a semana quando as gaiolas estão mais cheias de canários, ou de 15 em 15 dias quando tem menos quantidade.
Não sei se sabem mas quando os desparasitamos os canários normalmente vão-se um pouco abaixo, por isso convém compensa-los de outras maneiras, fornecendo-lhe logo algo na papa, que convém dar durante o tratamento, e após um complexo B, o mesmo tratamento deve ser repetido 8 a 10 dias depois.

Dei o ESB 3 há um mês, e em principio vou dar novamente no inicio de Fevereiro, após esse tratamento devia de dar uma vitamina K, mas como na outra vez tive dificuldades em arranja-la e como tenho um complexo B em pó que mandei vir através da net, e tenho me dado bem com ele, vou continuar a dar.
Após dar o complexo B, durante dois dias, dou agua limpa durante 2 ou 3 dias, e de seguida começo a dar a vitamina E, a todos os meus canários, excepto todos aqueles que vieram do Mundial.
Esses não vão fazer parte da minha 1ªcriação, vão para a outra garagem para fazerem uma quarentena, e só vem criar para a 2ªpostura.
Dou também o Ivomec no inicio de Fevereiro, e não penso dar nada mais.
Claro que tenho os frascos do fungizone em casa, no caso do problema aparecer, mas isso só na altura vos vou poder dizer.

Não vou encharcar os canários de medicamentos preventivos, se ver que eles estão de perfeita saúde.
Só meto á criação canários saudáveis, não arrisco, o mais pequeno sintoma, vão logo para a outra garagem.
Não quer dizer que façam como eu, cada um deve fazer conforme acha ser melhor, e também consoante os problemas que tiveram em anos anteriores.
Eu simplesmente vou deixar de dar medicamentos, antes de aparecerem os problemas, vou antes ter os medicamentos á mão e dar sim, se achar que vão ser necessários.
Estou a dar germinado todos os dias em muita pouca quantidade, misturado com papa seca, e tudo o resto que á papa adiciono. Limpo a agua de 2 em 2 dias assim como as sementes.
Tenho sempre alpista e um pouco de chia á descrição, e ate agora parecem-me estarem em forma.
Vamos ver como me vai correr este ano a criação. Vou dando sempre noticias na medida do possível, como tem vindo a ser habito.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

HUMIDADE VEIO PARA FICAR

passou mais um fim-de-semana, em que pensei escolher os canários que vou mandar a Tours, mas acabei por não ter tempo para os apanhar, e meter nas gaiolas de exposição para os poder comparar e observar um pouco melhor.
Optei por trocar e lavar as grelhas dos meus 145 viveiros, limpar toda a comida dos comedouros, trocar agua, trocar agua das banheiras, limpar poleiros(desta vez ate ganhei borrefas nos dedos) e preparar as 36 gaiolas ind. de exposição para os meter, assim que achar oportuno.
Estive a observa-los nos viveiros de criação, embora seja diferente, de os observar nas gaiolas de exposição, mas as minhas duvidas já são poucas, praticamente já estou familiarizado com quase todos, sabendo neste momento, praticamente já quais são aqueles que mandarei ao Mundial de Tours, as minhas duvidas estão apenas nas 2 equipas de fêmeas, porque nos machos só uma pequena alteração nas duas equipas dos castanhos pasteis vermelho mosaico, nada mais.

Foi um fim-de-semana de muita humidade, como tal tenho tido os desumidificadores a trabalhar todo o dia.(tem de ser)como estive a lavar os poleiros e as grelhas a humidade no canaril aumentou um pouco mais, obrigando o desumidificador a mais trabalho.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

APROXIMA-SE O DIA D(ESTE ANO O LOCAL É EM TOURS)

Eu neste momento estou apenas preocupado em conseguir manter os meus canários que vou mandar a Tours em perfeitas condições.
Porque todos os que foram para as voadeiras, alguns dos que participaram no Nacional, e que eu estava a contar com eles para os levar a Tours,(com imensa pena minha), deixaram de fazer parte desta guerra. Ficam em principio em casa para a minha reprodução.

Só depois de mandar os que vão participar no Mundial(não conto c/esses para a minha reprodução), é que vou escolher os meus reprodutores para este ano, para depois todos os que sobrarem(alem das encomendas), vão todos para vender no stand em Tours.
As transportadoras já estão prontas, os canários que vou mandar é que ainda não foram escolhidos, mas este fim-de-semana, já vou começar a fazê-lo.
Será o inicio da escolha daqueles que irão ter a sorte, ou o azar, de seguirem viagem até França. Sim porque de momento estou a preparar mais do que aqueles que vão, porque mesmo assim, quando chega a hora dos enjaular, ainda há duvidas, e quase sempre falta qualquer coisa, e sempre em cima da hora, há sempre uma ou outra alteração.(é já da praxe)

Por enquanto ainda não foram para as gaiolas de exposição, no meu entender ainda é cedo, com o aproximar dos dias, concerteza que irão.
Entretanto vão se manter nos viveiros por mais alguns dias, onde podem ter uma alimentação mais diversificada, tem mais espaço, e podem tomar banho quando lhes apetece.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

60ª CAMPEONATO MUNDIAL DE ORNITOLOGIA EM ALMERIA ESPANHA (de 20 a 22 Janeiro 2012)


Eu vivo em FARO(ALGARVE)de minha casa a ALMERIA, são 800 km.
Para o próximo ano "NÓS" Portugueses, temos todos a oportunidade de poder visitar o Mundial de ESPANHA em ALMERIA(ANDALUZIA), e de todos podermos participar.
Vamos trabalhar ainda melhor do que no ano passado, para que possam aparecer ainda mais aves de melhor qualidade. E como quem não manda, não marca, penso que todos devem pensar no assunto. Temos mais uma boa oportunidade de participar num Mundial, e aqui bem perto de nós.
BOA SORTE PARA AS VOSSAS CRIAÇÕES, PARA O ANO ENCONTRAMO-NOS TODOS EM ALMERIA.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

SERÁ QUE VALE A PENA MANDAR FEMEAS AO NACIONAL?

Espero que todos tenham passado um Feliz Natal, e uma boa passagem de Ano, com saúde, que é o mais importante.
Eu passei o Natal na ilha da Culatra, como nos últimos anos.
Sou apreciador de ver fogo de artificio, como tal dei um pulo a Albufeira para vê-lo, foi pena durar tão pouco tempo.

Quero agradecer a todos por continuarem a perder tempo com o meu blog.
Desde Portugueses, a Brasileiros, passando pelos Franceses e Espanhóis, e a todos os que frequentemente dão uma vista olhos no meu blog.
Aumentei as visitas em relação ao ano passado, aumentei também os seguidores para 150, eu andei a mexer onde não devia, e registei-me também como seguidor, já tentei retirar a minha foto, mas ainda não consegui. Sou mais um seguidor, o 151(moço esperto) quem me souber ajudar que me explique como eu retiro a foto.

Ontem fui mais uma vez ate Lisboa, levar a minha filha, e aproveitei para fazer mais umas entregas. Há muito tempo que não apanhava tanto transito para cima, quer na nacional, quer na auto-estrada.

Vivendo e aprendendo, todas as minhas fêmeas que participaram no Nacional, já puseram, algumas delas começaram a arrancar as penas nas costas e essas foram logo para as voadeiras, as outras ainda estão cada uma na sua gaiola, com esperança que algumas se aguentem ate ao Mundial, sem se depenarem.

Quando os trouxe do Nacional tinha a luz ate ás 19h para não estranharem muito, entretanto fui baixando 10 mn. por dia, agora começa a baixar ás 17.30 h. para desligar ás 18h, vamos ver se os consigo aguentar ate ao mundial.

Resultado do Nacional:

perdi um macho pastel da equipa, mais a fêmea pastel que ganhou, dois dos machos castanhos amarelos mosaicos da equipa que levei, vão ficar em casa para a minha criação, não arrisco a leva-los ao Mundial, várias fêmeas já foram para as voadeiras.
Estava a pensar levar uma equipa de fêmeas castanho amarelo mosaico mais uma fêmea ind. e mais uma equipa de fêmeas castanho opala vermelho mosaico, vamos ver se tenho sorte, e consigo aguenta-las, mesmo já depois de todas terem posto alguns ovos na grelha, mas não vai ser facil mandar alguma femea, se ter a sorte de alguma delas ainda estar em condições, só espero que em França façam greve, e não me metam algum ovo na gaiola antes de serem julgadas.

Para o ano tenho de pensar bem, e fazer bem as contas, se vale a pena levar ao nacional, os mesmos canários que depois quero enviar ao Mundial.
Tenho participado em nacionais, e nunca me tinha acontecido tal coisa, nunca as minhas fêmeas me tinham posto, nem descontrolado desta maneira, a continuar assim deixo de enviar fêmeas ás exposições.