segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O QUE SE ESTA A PASSAR COM OS NOSSOS CLUBES?

Nem sei por onde começar esta conversa, mas sei como acaba-la e muito facilmente.
No mês de Dezembro falei com um director do clube de Olhão, onde sempre fui sócio, talvez á mais de 20 anos, e perguntei se seria possível pedir mais anilhas, disseram-me que não, que já não havia nenhum pedido este ano. Será falta de informação, ou de boa vontade de alguns directores de alguns clubes!!
Parece-me que há criadores que entram para a direcção de alguns clubes, mais para olharem para o seu umbigo, do que para se preocuparem com os problemas dos sócios.

Há mais de um mês que venho pedindo ao presidente de outro Clube do Sul, que me diz que não foi informado do 4ºpedido de anilhas, e que não sabe a data, nem lhe disseram quando era feito o pedido.
Entretanto o tempo foi passando, eu como criador não estou a par do que se passa nos clubes, e muito menos na federação. Se nem um presidente do clube sabe, então como é que eu posso saber?

Fiquei a saber que o 4º e ultimo pedido foi enviado no dia 20 de Fevereiro para a Bélgica, não sendo possível neste momento pedir mais anilhas este ano.
Pois muito bem, afinal que culpa tem os sócios das incompetências de quem esta á frente de alguns clubes, que não sabem, ou não querem estar interessados em resolver situações, porque ao fim ao cabo dá trabalho.

Eu como apenas quero criar os meus canários, nada mais do que isso, e como preciso de anilha-los para os poder levar a concursos, vou tentar resolver o meu problema da seguinte forma, que penso ser a melhor solução que vejo para mim de momento.

Brevemente vou ao clube de Ayamonte com amigos de cá, que já são sócios lá há algum tempo, e vou-me associar lá, e em principio se eles não me meterem obstáculos, e me levarem os canários ao Nacional de Espanha, e ao Mundial, mesmo que tenha de ser como criador espanhol, o meu problema fica resolvido. Ao fim ao cabo ate só preciso de fazer 60 km ate Ayamonte(Espanha).
Não vai ser ainda este ano, porque tenho anilhas portuguesas, mas talvez já no próximo ano, vamos ver como a situação se vai desenrolar ate lá,e se consigo resolver ou não o meu problema das anilhas.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

SEXTA-FEIRA 25 FEVEREIRO ABRI TODAS AS GRELHAS

Pois é, nem sempre as coisas são como pensamos, ou como queremos. Hoje de manhã acabei por abrir todas as grelhas de separação, não os conseguia "aguentar" mais. Afinal acasalei sexta-feira e não sábado, agora é só bombar. Vamos ver como corre a 1ªcriação, porque este ano não fiz muitas das coisas que costumava fazer.
Não dei desparasitante, praticamente não dei nada, apenas Baytril, não cortei uma única pena a nenhum macho, nem fêmea. Vamos ver a percentagem de ovos galados, se se justifica ou não aparar um pouco. Vou tirar duvidas, como estou a casalar mais cedo do que o costume, penso ter tempo para isso, porque se não resultar, tenho de aparar um pouco, como costumo fazer todos os anos.
Este ano estou armado em preguiçoso, como tal estou a fazer o mínimo possível, vamos ver se resulta ou não!!!

Embora goste de ver nascer os filhotes, é a parte que menos gosto neste hobbie, devido á "obrigação" de ter de dar papa várias vezes ao dia, e sempre numa aceleração brutal. É que quando começam a nascer, por vezes nem dou conta, a sorte são as bolas coloridas nas gaiolas,que me ajudam a controlar a situação.

Assim que meto a fêmea no choco, pinto a bola duma cor, e meto logo o dia do inicio do choco, e o dia em que nascem os filhotes, de maneira legível, para que ao dar a comida, ou ao passar os olhos possa logo verificar rapidamente.

Assim que nascem, faço algumas trocas, e tento deixar em media 3 filhotes por ninho, e o próprio arame em que vem as anilhas, penduro-as na gaiola, para saber que estão para anilhar, e não me esquecer.
Depois de anilhados, faço outra grande bola a caneta de feltro de outra cor, para saber que já estão anilhados.

Aponto tudo na etiqueta de imane, que esta pendurada em cada gaiola, e só depois de terminar a 1ª criação é que passo para o livro, e coloco novo papel na etiqueta, não posso andar a apontar casal a casal senão não fazia mais nada.

Guardo todos as etiquetas ate final da criação, porque no fim ficou sempre algo que não passei para o livro de registos que me vai ajudar a descobrir alguns filhotes mais duvidosos.

Antes de começar as vendas e a minha escolha faço um mapa grande com todos os nº de anilhas e aponto a raça e os pais, através do nº casal.
Claro que ao lado tenho de ter outro mapa com o nº dos casais, assim como o nº das respectivas anilhas.
Já me tinha esquecido, para achar tudo mais rápido faço uma bola de cada cor por raça, e pinto a lápis da mesma cor o mapa dos pais,para facilitar a busca.

Tenho um suporte, onde meto o material para elas fazerem os ninhos,(utilizo apenas jutta) claro que uma ou outra não o sabe fazer, ou não quer,(desperdiça montes de material e não mete nada dentro do ninho)essas eu vou ter de as ajudar, assim como algumas fêmeas, principalmente na 1ª criação vão meter os ovos na grelha, mesmo com o ninho feito. Quem tem tantas fêmeas, algumas fazem-me umas partidas, mas já estou habituado. Normalmente todas essas partidas são registadas na tal etiqueta.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

OS NINHOS E O MATERIAL ESTA METIDO( A LUZ E A TEMPERATURA NÃO DERAM ALTERNATIVAS)

ontem á noite meti os ninhos e o material, a todas as minhas fêmeas, e algumas começaram logo a trabalhar, estavam aflitas, e depois a luz já esta ate ás 9h embora a vá aumentado 5 mn por dia, até as 22h. A temperatura subiu bastante cá no Algarve na ultima semana, como tal não havia maneira de as aguentar nem mais um dia, sábado de manhã retiro todas as grelhas aos machos, e já esta, mais um ano que começa.
Acabou-se o dormir ate ás 7.30 h da manhã, passando a ter de acordar ás 7h, e depois de nascerem os filhotes, ás 7h chego á garagem todos os dias, para lhe dar papa.

Nem quero pensar no trabalho que me espera.
Este ano antecipei bastante o inicio das minhas criações.
Pelas minhas previsões, vou ter canários nascidos lá para 20 de Março, o ano passado começaram a nascer a 10 de Abril. Vou ter canários umas 3 semanas antes do que o ano passado.

Sobraram-me femeas de algumas raças, como sempre acontece todos os anos, depois de acasalar, mas tem se ser assim, porque as femeas nunca são demais.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

APROXIMA-SE O DIA DA ABERTURA DAS GRELHAS

terminou mais um fim-de-semana, e por tudo o que se esta a passar, sou obrigado a acasalar antes do que queria. Troquei as chapas de separação por grelhas no sábado, para que se possam ver, também para eu ver as suas reacções.
Meti banheiras em todos para que tomem um bom banho antes dos acasalar, porque depois só de vez enquanto é que meto as banheiras, devido ao tempo que tenho disponível.

Parece-me que vou acasala-los uns dias antes do que eu pensava, como tal penso que no sábado vou mesmo junta-los.
Nunca me tinha acontecido ter tantos ovos nas grelhas, o que quer dizer que as fêmeas estão com saúde, e prontas para criar, não é apenas o ovo do cio, porque tenho algumas que já meteram vários ovos no chão, mas não é por isso que vou ficar preocupado.
Vamos ver é se os machos as acompanham, e não me falham muitos ovos na 1ªcriação, o que penso ser normalíssimo, e pelo andamento das fêmeas, é o que me vai acontecer este ano.

Este ano meti as fêmeas ao mesmo tempo na garagem das criações, mas parece-me que me precipitei, devia de as ter trazido uns 15 dias depois dos machos como o ano passado.

Este ano tenho os casais praticamente todos certos, tenho apenas 2 ou 3 fêmeas sem macho, para fazer uns portadores para mim.

FOTOS CANARIL C/SEPARAÇÕES EM REDE PARA SE PODEREM VER, E BANHEIRAS.





sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

TRANSPORTE PARA LISBOA E ARREDORES

EU VOU DOMINGO DIA 27 DE FEVEREIRO A LISBOA AO ALMOÇO DA ENTREGA DOS PRÉMIOS DO MUNDIAL, E VOU TAMBÉM A VILA FRANCA DE XIRA e PORTO ALTO.

QUEM ESTIVER INTERESSADO NALGUM DOS MEUS CASAIS AINDA DISPONÍVEIS, PODE ME MANDAR UM MAIL, OU LIGAR PARA UM DOS MEUS TELEMÓVEIS. OS VALORES PARA NÃO RECEBER TANTOS MAILS A PERGUNTAREM PREÇOS, SÃO ENTRE 40 E 50 EUR. CONFORME A RAÇA E A QUALIDADE DOS MESMOS.

O VALOR DOS MEUS CANÁRIOS MANTÉM-SE O MESMO DESDE O INICIO DA ÉPOCA.
EU SEI QUE É COMPLICADO ENCOMENDAR AVES SEM AS VEREM, MAS ATE AGORA NÃO TIVE PROBLEMAS, MAS QUALQUER CRIADOR QUE NÃO GOSTE DO QUE EU LEVO, NÃO É OBRIGADO A FICAR.

O PROBLEMA DE EU AINDA TER CANÁRIOS PARA DISPENSAR, É APENAS PORQUE TIREI AVES DEMASIADAS ESTE ANO, SENÃO JÁ NÃO TINHA HÁ MUITO. ESTE ANO VOU TIRAR MENOS 200.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

FOTOS MACHO PORTADOR PHAEO VERMELHO MOSAICO


MACHOS PHAEOS AMARELO MOSAICO



FOTOS DO CANARIL DAS CRIAÇÕES



MACHOS CASTANHOS VERMELHO MOSAICO





MACHOS CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO




MACHOS CASTANHOS AMARELO MOSAICO REPRODUTORES





VITAMINA E

Bom dia, esta mais um fim-de-semana passado, e parece-me que a maioria dos criadores já acasalaram os seus canários.
Eu tive algumas visitas, dispensei mais alguns canários, troquei e lavei as grelhas dos meus viveiros, acabei de dar o Ivomec a todos.
Ontem fiz os casais dos castanhos pasteis e dos castanhos opalas amarelos, embora estejam separados por uma chapa, durante mais uma semana, hoje depois do trabalho vou fazer o mesmo com os castanhos opalas vermelhos mosaico, este ano estou a fazer quase todos os casais certos, poucos são os machos que vão ter 2 fêmeas, assim vou ter menos trabalho.

Depois de ter dado o complexo B, ontem retirei todos os bebedouros, e hoje de manhã meti vitamina E na agua pelo 1º dia este ano. Como devo de ir domingo dia 27 a Lisboa ao almoço da entrega dos prémios do Mundial, em principio vou abrir as grelhas na terça-feira dia 1 de Março.
Também não estou com pressa de os acasalar, já sei o trabalho que me espera.
Não há duvida, que é fixe ver os filhotes crescerem, mas é a altura que menos gosto neste hobbie, devido á quantidade de casais que tenho. Mas depois de apanhar o ritmo, fica mais fácil.
O primeiro mês é uma maravilha, mas depois quando a fabrica começa a laborar, a partir de meados de Abril ate meados de Junho, não há tempo para nada meus amigos.
É como se subíssemos uma montanha, e depois de chegarmos ao cimo, montasse-mos em cima duma bicicleta, mesmo que queiramos parar a meio como fazemos?só se cairmos, não há travões que aguentem, é o paras, é sempre a abrir ate chegar abaixo, é mais ou menos o mesmo que se passa comigo após juntar os casais.