quarta-feira, 30 de março de 2011

"CONSANGUINIDADE!!!"

Tenho reparado que ultimamente muito se tem falado sobre este tema"CONSANGUINIDADE", e cada criador tem a sua ideia, e a sua maneira de ver esta situação, assim como diferentes maneiras de proceder á sua pratica.
Eu não fujo á regra, embora não goste muito de falar sobre este tema.
Para começar quero dizer que há 2 tipos de acasalamentos consanguíneos.
Aqui ficam os dois processos: o INBREEDING e o LINE-BREEDING.

INBREEDING - onde os acasalamentos são feitos entre parentes próximos por exemplo, pai x filha, mãe x filho, meio-irmão x meio-irmão, avô x neta, neto x avo, etc...
Do qual eu não sou apologista de praticar.(cada criador tem a sua opinião, e eu respeito todas as opiniões, e estou sempre disponível a mudar de ideias)

LINE-BREEDING - onde os acasalamentos são feitos entre parentescos mais afastados.
Tipo acasalamentos entre primos irmãos, tios e sobrinhos, que é o tipo de acasalamento consanguinio que eu utilizo há bastantes anos, o outro tipo, só por engano nalgum registo. E mesmo assim, faço-o sem abusar, não costumo fazer anos seguidos, para não estreitar mais ainda a consanguinidade, podendo vir a ter problemas futuros. Se forem há 20 anos verificar as exposições que eu participei, quase todas as minhas raças(excepto os phaeos), já nessa altura as criava, como tal tenho tido sorte nos meus acasalamentos.

Não gosto de utilizar o INBREEDING, porque uma vez sem querer acasalei pai X filha, e é certo que me apareceram exemplares normais e saudáveis, mas também apareciam outros com problemas, que os tinha de matar depois de terem um mês ou mais de nascidos, porque antes disso, não nos conseguimos aperceber do problema.
Não notei melhorias significativas nos filhotes, como tal não o faço.

No meu entender utilizar consanguinidade, pode-nos trazer vantagens no caso de formal um plantel mais homogéneo e equilibrado, para firmar características excelentes mas também nos pode estragar anos de trabalho numa determinada raça.
Como tal prefiro não arriscar, e o que é certo é que ate agora não me tenho dado mal.

Se já temos problemas no nosso plantel, se continuarmos a fazer acasalamentos consanguinios, então vamos pior ainda mais certas caracteristicas dos filhotes, como é o caso do tamanho, vitalidade e fertilidade, muito importante para quem quer continuar a ter um plantel saudável.
Depois quando se fala em fazer cruzamentos consanguinios, só se devem fazer entre canários já de um nível acima da media, penso não valer a pena praticar este tipo de acasalamentos com qualquer exemplar.
Os criadores por norma fazem o que ouvem dizer, e dão aquilo que o outro diz que dá, ou que deu, mas por vezes o tratamento que o criador x se deu bem, não quer dizer que seja o mesmo que o criador Y deve dar.
Só não percebo é como é que há criadores que opinam sobre determinados assuntos, sem nunca os terem praticado.

Eu levei anos a comprar o mínimo possível de canários, excepto quando iniciava uma nova raça, aqui era obrigado a comprar, e só começo uma nova raça com 3 machos e 4 ou 5 fêmeas no mínimo, senão não começo. Por isso eu aconselhar o mesmo aos outros criadores. Mas cada um sabe de si, o maior problema é o dinheiro que temos de despender, mas se fizerem como eu digo apenas o fazem no 1ºano, porque se souberem criar, e tiverem sorte, tem uma raça para continuar.
Meus amigos, penso ser preferível ter apenas uma raça, com 3, 4, ou 5 bons casais, do que ter 20 ou 30 casais de raças diferentes e de pouca qualidade.

Embora goste de várias raças melânicas, tenho optado por reduzir cada vez mais a quantidade das minhas raças, aumentando o nºde casais de cada uma delas, para assim poder trabalhar melhor, na formação de uma linha propria de uma determinada raça.
Sempre comprei apenas alguns machos para introduzir no meu plantel, mas há dois anos fui visitar a exposição Internacional de Reggio Emilia, e excedi-me e comprei mais canários do que devia, e isso trouxe-me algumas vantagens em certas raças, mas também "alguns problemas"....como tal vou voltar a trabalhar como sempre tenho feito ate aqui. Este ano adquiri 2 machos para o meu plantel.

Eu quando compro um macho, por norma tenho de ver nele qualidades que podem melhorar o meu plantel, senão não compro, normalmente compro sempre dois machos da mesma raça, e se possível ao mesmo criador, o que nem sempre por vezes é possível. Quase nunca consigo comprar o macho que me faz falta, mas é quase sempre assim. Há vários anos que tento comprar um macho castanho pastel vermelho mosaico que me agrade para introduzir no meu plantel, mas ate agora ainda não consegui fazê-lo....

No primeiro ano utilizo o macho adquirido com duas ou três, das melhores fêmeas do meu plantel. No ano seguinte vou acasalar os filhos que me "agradarem" desse macho, com outros filhos dos meu melhores exemplares. Já me tem acontecido comprar um canários e não ficar com nenhum filho dele em minha casa, ate mais do que uma vez.
E também já me tem acontecido comprar um macho, e depois de chegar a casa, e de comparar com os meus, vende-lo novamente, sem sequer o jogar á criação.

segunda-feira, 28 de março de 2011

VIAGEM A LISBOA E ARREDORES

QUINTA-FEIRA DIA 31 DE MARÇO VOU A LISBOA, ZONA DE CASCAIS E PASSO POR VILA FRANCA DE XIRA. DEPOIS SÓ DEVO DE VOLTAR A LISBOA NOS FINS DE ABRIL, COMO TAL TÊM AINDA A OPORTUNIDADE DE ME ENCOMENDAR CANÁRIOS DAS RAÇAS QUE AINDA TENHO DISPONIVIES.

8 CASAIS DE CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO
3 CASAIS DE CASTANHO VERMELHO MOSAICO
2 CASAIS DE CASTANHO AMARELO MOSAICO
6 CASAIS DE CASTANHO OPALA AMARELO MOSAICO
4 CASAIS DE CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO
2 CASAIS DE PHAEO AMARELO MOSAICO

SÓ FÊMEAS:
CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO
CASTANHO OPALA AMARELO MOSAICO
CASTANHO VERMELHO MOSAICO

domingo, 27 de março de 2011

FOTOS DO MINI-HIFI NO CIMO DO ARMARIO


POR AGORA OS VENTOS MUDARAM

Para variar passei mais um fim-de-semana dedicado aos meus canários, mas desta vez, as coisas melhoraram, como tal a minha vontade hoje já era outra.
Foi pena eu não ter feito o tratamento antes de os acasalar, mas como eu tinha escrito há dias, o que passou!!! passou, agora há que arregaçar as mangas, que o tempo não para, e tentar dar a volta á situação.
No sábado embora não me tenha morrido nenhum filhote, eu joguei mais 2 fora, ficaram para traz, ambos em ninhos de 5 canários, ou porque nasceram atrasados, ou porque não estavam bem, o certo é que o seu desenvolvimento, não acompanhava os restantes 4 irmãos, como tal joguei-os para o lixo.
Sábado troquei todas as grelhas, e poleiros, e ainda limpei os rolos, foi um dia dedicado á limpeza das gaiolas de criação.

No domingo de manhã estive a lavar as grelhas, e foi ate agora o melhor dia das minhas criações,(NÃO ME MORRERAM FILHOTES), para mim foi um dia especial, depois de ter jogado tantos filhotes fora, parece que os ventos mudaram de direcção, só espero que durem algum tempo!!!!
Hoje ate deu para dormir a "folga", meti-me a ver o rally a seguir ao almoço sentado no sofá, e estoirado como ando, claro que adormeci por quase 2h.
Hoje nasceram filhotes em alguns ninhos, e alguns deles com 5 filhos, pareceram-me bastante melhores, mas ainda é cedo para tirar conclusões, vamos esperar, mais 3 ou 4dias, para ver se o problema era das fêmeas que não davam comida, ou se era dos filhotes, embora os canários que nascem agora tenham sido gerados muito antes de iniciar o tratamento.
Hoje anilhei mais alguns canários, ultrapassando os 200 anilhados.

Como estava contente, agarrei em mim e fui comprar um mini-hifi, para meter na garagem, afinal eles merecem um som com outra qualidade, com comando para eu poder controlar sem me preocupar. Ate vou meter as fotos para voçês verem.

NINHOS DE CASTANHOS VERMELHO MOSAICO


NINHOS DE CASTANHO OPALAS VERMELHO MOSAICO


FOTOS DE NINHO COM 3 CASTANHOS PASTEIS VERMELHO MOSAICO NASCIDOS 15 DE MARÇO

sexta-feira, 25 de março de 2011

DAR OU NÃO PAPA AO BICO AOS FILHOTES DOS CANÁRIOS!!!

Pensam que não me custa ver os filhotes mortos nos ninhos, quando dou uma volta pelos ninhos, para verificar como estão os filhotes que acabaram de nascer, e todos os dias recolher entre 20 e 30 filhotes mortos!!!!
Uns morrem porque trazem problemas logo do ovo, e que nem deviam de ter nascido, mas nasceram!!! outros porque as fêmeas são novas, e não lhes sabem dar comida, deixando-os morrer.
Claro que me apetece encher uma grande seringa, como muitos criadores fazem, e encher os papos aos filhotes e tentar minimizar o problema!!!
Eu sei que a tentação é enorme!!!

Embora chegue ao fim da época e consiga aproveitar mais alguns canários, já repararam o trabalho que nos dá, e o stress que nos provoca!!!
Eu fiz exactamente o mesmo durante algum tempo, há alguns anos atrás, parecia um louco a dar com a seringa a 80 casais, mas depois cheguei á conclusão que estava completamente errado, e que me tinha de render ás evidencias, e habituar-me a deixar morrer os que tem de morrer. Mas isto é apenas a minha opinião, e cada um sabe de si....cada criador deve fazer como a sua consciência mandar, embora com o tempo possamos mudar de opinião e de procedimentos.

Senão vejamos o meu raciocínio, embora eu possa estar errado:
Ao dar-mos á seringa, é evidente que vamos salvar canários que á prior nasceram para morrer, porque nasceram com problemas, e esses a natureza encarrega-se de os eliminar,(esses filhotes não sobreviviam na natureza) que é o que deve ser feito, quer nos custe ou não.
Em casos destes não pode haver contemplações, mais ainda quem quiser ter um bom plantel de reprodutores, e de canários saudáveis.

As fêmeas quando são boas mães, normalmente de 2 em 2 horas levam-te para comer, beber, mas principalmente para encher o papo aos seus filhotes, mas se nós lhes enchermos o papo com uma seringa, quando a fêmea pousa na beira do ninho, para lhes encher o papo de comida, e eles ao sentirem o toque no ninho automaticamente se levantam e abrem os bicos, tentando chegar o mais alto possível, como estão de pão cheio, não se vão levantar.( por muito boa que seja a papa que damos á seringa, nunca se compara com a que é fornecidas pela fêmea)

A fêmea que vinha com o papo cheio, com uma vontade enorme de ver os seus filhotes,
acaba por ter de jogar fora a comida, e com o passar dos dias, vai perdendo o interesse por eles.
Depois este procedimento contra a natura, vai fazer com que a fêmea avance mais rápido para a próxima postura

E depois quando os filhotes estiverem na altura de sair do ninho, e que comecem a rejeitar a seringa, quem lhes vai dar comida!!! já pensaram nisso.
Depois se fizerem como eu, passado uns anos tem um plantel de boas mães, porque nós temos a mania de dizer, que as fêmeas não dão comida, mas esquecemos-nos dos problemas que os filhotes trazem logo ao nascer, e de que elas ao se aperceberem, ou não lhes dão comida, ou ate os jogam fora. Ou nunca repararam que por vezes aparece um ou outro filhote no chão caído, que também pode vir agarrado ao peito, quando a fêmea sai muito rápido, normalmente assustada, mas que na maioria dos casos são filhotes doentes que elas se apercebem logo assim que eles nascem, mas que nós humanos ~por enquanto ainda não temos esse dom!!

Para não falar da muda, em que normalmente canários com problemas, que eram para ter morrido, mas que nós com a ganancia de tirar mais alguns, conseguimos fazer com que eles escapassem, acabando alguns deles por morrer, ou por não fazer uma boa muda.
POR TUDO ISTO SERÁ QUE VALE A PENA DAR AO BICO!!!

FAZ HOJE UM MÊS QUE ACASALEI OS MEUS CANÁRIOS.

Bom dia, se não estou errado, faz hoje precisamente um mês que abri as grelhas de separação aos meus canários, e o panorama não é muito animador, mas não posso baixar os braços.
Parece que este ano tudo me tem acontecido, embora eu seja um dos grandes culpados do que me tem sucedido.
Primeiro depois de ter ido a diferentes exposições, entendi que não devia de desparasitar, nem fazer N de tratamentos preventivos, há uma porque me dão bastante trabalho, e á outra porque não gosto de encharcar os meus canários de antibióticos, mas agora estou a correr atrás do prejuízo.

Para alem dos ovos brancos serem demasiados, fruto de os ter juntado muito cedo, não dei tempo a que os machos estivessem em forma, e ainda por cima quando os juntei, algumas fêmeas, estavam mesmo a por, o que é completamente errado.
Todos os dias me tem morrido um numero considerável de filhotes, embora nos últimos dias tenha tido muito menos baixas, talvez também porque estão a nascer bastante menos, mas também porque a situação esta a estabilizar.

Eu também jogo fora de vez enquando, algum que vejo ter problemas, mas isso é perfeitamente normal, nesse capitulo não facilito, já estou mais que habituado.
Mas este ano ao contrario do que me tem acontecido noutros anos, algumas fêmeas desconfiam do brilho das anilhas e jogam os filhos para as grelhas, ao tentarem retira las. Descuidei-me apenas uma noite, sim!! porque embora eu anilhe os meus canários por norma entre as 9h e as 10 h da noite, hora em apagam as lâmpadas florescentes, e começa o relógio a baixar a intensidade da luz, na terça-feira anilhei uns quantos ninhos, sei lá talvez uns 50 ou 60 filhotes, não controlo os que nascem, nem os que estão anilhados, porque vão nascendo quase todos os dias, e morrendo.
Como estava a falar, nessa noite sai antes da luz apagar, e não fiz a tal inspecção nocturna, verificando todas as grelhas, dos viveiros em que anilhei canários nessa noite, porque como controlo com bola colorida, consigo logo ver a quantidade de canários nesse ninho,e se já estão ou não anilhados, se não for assim como dou conta de tanta gaiola?Já pensaram!!!não é fácil..........

Parece que é de propósito, e são casos destes que me entristecem, e que por vezes só me apetece agarrar na fêmea(por vezes pode ser o macho) e levar logo para a voadeira, por norma morrem sempre aqueles filhotes que queremos, e tudo fazemos que eles não morram, ou da raça que queremos tirar mais uns exemplares. O melhor é nem ligarmos, nem trocarmos este ou aquele filhote, porque o casal A ou B, dá melhor comida, porque quando eles tem de morrer, não há nada a fazer. Penso que a melhor maneira é tirar bastantes, porque assim, mesmo que alguns morram, alguns irão sobreviver de certeza.

Tive uma fêmea opala vermelha, que estava a criar sozinha, estava acasalada com um canário italiano, que adquiri em 2009, na exposição de Reggio Emilia, que o ano passado não me tinha galado, mas que este ano galou os 5 ovos, e dois retirei logo e meti em ninhos diferentes, e dos quais nem fui ver ainda se estão ou não vivos(não tenho tempo para estes pormenores)que me jogou os 3 filhos para a grelha, mais uma pastel a outros 3 e uma opala amarela, onde eu tinha metido 3 filhotes phaeos vermelhos mosaico, raça que tenho apenas 10 casais, e que queria tirar mais alguns filhotes, mas que me parece que não vai acontecer, todos estes filhotes, estavam mortos de frio de manhã ás 7,15h quando cheguei ao canaril, são estes filhotes de óptima saúde, que me deixam pena.

Não tenho só pontos negativos, posso vos dizer que a fêmea castanha pastel da foto anterior com 7 filhotes, não deixou morrer nenhum, embora eu ontem tenha passado 2 deles para outro ninho, devido á demasiada quantidade, embora me parecesse que o casal dava bem conta do recado.
Todas as minhas fêmeas já arrancaram, e poucas foram as fêmeas que puseram 4 ovos, a media foi 5 ovos cada fêmea, embora algumas tenham metido mais um.
Embora tenha tido fêmeas com os ovos todos brancos, também tive bastantes com os ovos todos cheios.
Na terça-feira iniciei o tratamento com o FUNGIZONE, tive de me render ás evidencias, fiz tudo para não fazer o tratamento, mas fui obrigado.
Agora há que esperar por resultados, e como só nos fim é que se fazem as contas, não vale a pena eu pensar no que podia, ou devia ter feito, porque agora já não há nada a fazer"VIVENDO E APRENDENDO".
Só espero para o próximo ano não voltar a cometer tantos erros, e que vá aprendendo alguma coisa com eles, alguns até são de principiante.

segunda-feira, 21 de março de 2011

NINHO COM 7 FILHOTES DE CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO

MAIS UM INICIO DE CRIAÇÃO DAQUELES.....

Boa noite. Espero que as vossas criações, vos estejam a correr melhor do que a mim.
Depois de ter encontrado o piolho, dei FRONTLINE em todos os ninhos, e todos os dias vou dando em alguns reprodutores, vou dando por raças, para não custar tanto,(meto 2 a 3 gotas no pescoço, mais 3 ou 4 gotas nas costas, de um dos lados onde se soprarem não tem penas, aos machos ate dou no peito)ainda me falta dar em 2 raças.
Entretanto já que estou com a mão na massa, aproveito e estou a dar novamente o IVOMEC na coxa, dou na que tem a anilha para me orientar. Como não sei quanto tempo durará o efeito do Frontline, daqui a um mês, irei repetir o tratamento, pelo menos nos ninhos.

Como vos tinha dito, este ano apenas fiz o tratamento com o BAYTRIL, que acabou por não ser suficiente, pois alem de ter tido muitos ninhos com ovos brancos, o que ate é normal na 1ªcriação, ainda mais atendendo a que as fêmeas arrancaram muito rápido, alguns filhotes morreram na casca, também sei que algumas fêmeas, principalmente as novas no inicio não sabem dar comida aos filhos, mas o maior problema é que todos os dias me tem morrido um numero considerável de filhotes com apenas 2 a 3 dias de vida. Já não vou aos ninhos ver se nasceu algum, vou sim verificar se esta mais um morto para jogar fora........é triste mas é a realidade. Sabem perfeitamente, que não escondo o que me acontece.

Tudo farei para dar a volta á minha situação. Os reprodutores estão impecáveis, todos de perfeita saúde, e as minhas fêmeas puseram em media 5 ovos,
Mas penso que quase toda a gente esta a ter problemas este ano.
Como sou teimoso, sempre fui, não era agora depois de velho, que ia mudar!!! optei por dar novamente o BAYTRIL, e esperar mais 2 dias, a ver se a situação se inverte!!!!
Não tenho ainda a certeza do que tenho, mas tudo me leva a crer que é o mesmo do que o ano passado, só que desta vez atacou logo os mais novos. O que também não é normal.
Penso ser novamente a maldita"PROVENTRICULITE".
Claro que os filhotes morrem devido também a outros problemas, mas penso que todos eles estão relacionados"inter-ligados"com ela.

Tenho ninhos com 3, 4, e ate com 5 filhotes a crescerem perfeitamente, que anilhei com 6 dias. As anilhas este ano também são mais pequenas.
Depois tenho outros ninhos, que não consegue sobreviver nenhum filhote.

Talvez na quarta-feira comece então o tratamento com o FUNGIZONE, durante uns 21 dias, se os frascos que tenho me derem para isso, em principio não vou dar mais nada.
Aconselharam-me a dar ao bico um pouco do produto, misturado na papa própria, com uma seringa, para ver se escapavam mais alguns, mas eu não estou para ai virado.
Se acertar no medicamento estou safo.
Senão paciência, terei de tentar outro, e muita coragem para continuar....

Entretanto hoje de manhã antes de ir trabalhar e de varrer bem a garagem, meti um pouco de VIRGON S num frasco c/pulverizador que trazia FRONTLINE, e pulverizei o chão de todo o canaril das criações. Amanhã vou fazer o mesmo, visto não ter afectado os canários, claro que o aparelho de renovação de ar esta ligado.
Neste momento esta programado para ligar apenas 15 mn por hora, quando se justificar passará a ligar de 15 em 15 mn. Sabem perfeitamente que tudo farei para inverter a minha situação, até porque ate já estou habituado aos problemas, ate estranhava se os não tivesse!!!!

sexta-feira, 18 de março de 2011

PIOLHO VERMELHO


Não há ninguém que não tenha alguns problemas nesta época, até porque se não tivessem isto ate perdia o interesse, como tal eu não fujo á regra.
Não pensem que lá porque este ano, tiveram este ou aquele problema, e mesmo que para as próximas criações alteremos os nossos métodos, façamos tratamentos com diferentes medicamentos, esse problema ate pode não aparecer, mas quase de certeza que vão aparecer outros. Porque ao fim ao cabo o objectivo é minimizar os problemas que nos vão aparecendo, ano após ano, não quer dizer que os consigamos controlar completamente.
Todos os anos há novas situações, diferentes problemas, e é isto que nos apaixona ainda mais por este hobbie, temos de estar sempre atentos, e não facilitar.

Há bastante tempo que não me morria um reprodutor, mas ontem tinha uma fêmea opala vermelha morta em cima de 5 ovos todos galados, mais 5 que não nasceram, porque como estava na gaiola de cima, já lá devia de estar há 2 ou 3 dias e eu nem reparei, a ultima vez que retirei o ninho tinha sido há 4 dias para verificar se os ovos estavam galados, apontando no meu livro que os 5 ovos estavam galados.
também uma fêmea pastel que estava a criar sozinha, e que o ano passado se portou lindamente, abandonou 5 filhotes, não sei porque carga de agua, estavam os 5 gelados dentro do ninho, aparentemente mortos, mas agarrei no ninho e meti debaixo duma fêmea com os ovos brancos, que os aceitou imediatamente, 3 deles, reagiram e hoje de manhã estavam vivos, vamos ver se a castanha lhe dá comida, espero que sim. Porque ao bico nem pensar. Nunca mais dou nada ao bico, ou tem força para pedir comida, ou é menos um.

Há fêmeas que se assustam por alguma razão, normalmente são ruídos estranhos, ou alguém estranho no canaril, ou porque os filhotes estão com problemas, e elas detectam, ou após anilharmos os filhotes, elas vêem o brilho do metal e tentam retirara-las das patas dos filhotes, ou porque elas são mesmo cabras, de vez enquanto lá vai um filhote para fora do ninho.
Convém sempre anilhar os filhotes á noite, se possível depois de já estarem alimentados, para que ela não se levante muitas vezes do ninho, e não note o brilho da anilha, e mesmo assim convém sempre pouco tempo antes de a luz começar a apagar, dar uma vista de olhos pelas grelhas, observando também os tabuleiros, no meu caso o rolo, porque alguns filhotes são tão pequenos que passam entre as grelhas. Filhotes caídos do ninho, raros são aqueles que se escapam, se ficarem toda a noite caídos, alguns ate com comida no papo, mas morrem gelados. De manhã convém ver novamente, principalmente todos os ninhos que anilhamos na noite anterior.

Mas o mais caricato é que eu nunca me lembro de ver piolho vermelho na minha garagem, daqueles muito pequeninos e que se deslocam super-rápido, ainda por cima na garagem das criações, ontem de manhã quando mexia num ninho, verifico que este tinha piolhos vermelhos, como é possível esta praga me aparecer aqui, garagem nova, gaiolas novas, tudo desinfectado, "passei-me".
Eu dei Ivomec 15 dias antes de acasalar, dou sempre antes de os mandar para qualquer exposição, e volto a dar depois de regressarem, ate aqueles que levei para o stand e não vendi, eu dei o ivomec antes de irem para as voadeiras.
Penso que foi trazido por alguma transportadora de alguém que me levou algum canário desta garagem, mas gaiolas de fora não vão entrar mais no meu canaril das criações, não se pode facilitar. Alguns criadores estão-se nas tintas para estes pequenos pormenores que acham não serem importantes, depois sem se aperceberem estão a "lixar" os outros.
O Ivomec, serve para combater os ácaros e os piolhos da pena, mas não o piolho vermelho, como tal tive de ir á farmácia comprar o FRONTLINE, medicamento que nunca tinha utilizado nos meus canários.O KILL RED, é mais barato e muito eficaz tambem para o piolho vermelho, mas como não sei onde o encontrar, e nestes casos não se pode perder nem 1 mn, como tal ataquei logo, porque se apareceu agora, imaginem no verão, com a força do calor!!!

Ontem em vez de ficar sentado no sofá, ou ir ate ao café ver o meu BENFICA, "optei" por ouvir o relato e ninho após ninho, retirar todo o material e pulverizar com frontline, e pó, fazendo uma pasta cor de rosa. Imagem fazer o mesmo a 145 ninhos!!!
Hoje vou apanhar um a um os meus canários, e aproveito dou novamente o IVOMEC, e depois dou algumas gotas de FRONTLINE no pescoço, no peito, e nas costas.
Ontem fui comprar uma embalagem de 250 ml na farmácia, e custou-me 25 eur, mas entretanto a embalagem gastou-se rapidamente, e dei um pulo á farmácia do Pingo Doce, comprando uma embalagem de 500 ml, por 39.80 eur, o que compensa para quem tem muitos canários.

terça-feira, 15 de março de 2011

HOJE NASCERAM OS MEUS PRIMEIROS FILHOTES

Cada um tem a sua maneira de ajudar os filhotes a saírem da casca, e eu não fujo á regra, um dia antes de saírem, ou no próprio dia dos filhotes partirem as cascas, passo os dedos em agua, e deixo cair umas pequenas gotas em cima dos ovos, para ajudar a partir a casca a alguns que tenham mais dificuldade.

Hoje começaram a nascer os meus primeiros canários da época, no mesmo dia salvo erro que o ano passado os acasalei, como tal estou umas 3 semanas adiantado em relação ao ano passado. Penso que me precipitei um pouco na separação das fêmeas para as gaiolas de criação, mas só o desenrolar dos acontecimentos poderei tirar ilações.

Ontem á noite estive a ver mais ovos, e sem duvida que em relação aos ovos galados, houve uma melhoria significativa, melhor até do que no ano passado. Eu sei que a época acabou de começar, e ainda não tenho canários empenados, para poder dar palpites sobre esta ou aquela raça, mas a minha intuição este ano vai para os castanhos opalas vermelhos mosaicos, raça que este ano arrancou muito melhor, muito mais ovos cheios do que o ano passado.

Pois é meus amigos, começou o meu trabalho, agora há que começar a acordar ainda mais cedo, e a dedicar mais algum tempo a eles. Hoje ainda acordei ás 7h da manhã, mas em breve o despertador vai começar a tocar ás 6.40h todas as manhãs, seja fim-de-semana, ou feriados. Por norma, mais minuto menos minuto, ás 7h estou na garagem para dar a papa, primeiro dou sempre aos que tem filhotes, e só depois dou aos outros, começando sempre por dar ás gaiolas que tem os filhotes mais pequenos, que são as que requerem um melhor trato, e mais atenção da minha parte.

domingo, 13 de março de 2011

MAIS CHUVA E TROVOADA

o tempo este ano tem estado complicado para a criação devido ao excesso de humidade, principalmente de noite, como tal o desumidificador não tem descanso para manter a humidade em níveis aceitáveis. Para que não bastasse nos últimos dias tem chovido bastante aqui no Algarve, e hoje voltou a trovoada, com bastantes relâmpagos, alguns deles bastante barulhentos, daqueles que até metem os cães debaixo da cama.
Mas como já estou habituado ao barulho que eles provocam, já nem ligo, e os canários embora os sintam, porque eu estava no canaril enquanto alguns rebentaram, mas as femeas continuaram no choco.

Normalmente costumo limpar toda a minha alpista de 15 em 15 dias, com a maquina na rua, embora também a vá soprando um pouco quase todos os dias, mas não é a mesma coisa, mas desta vez o tempo não me tem deixado. Vamos ver se logo á tarde o tempo melhora, e me deixa limpar a alpista, entretanto ontem e hoje troquei todos os estrados das gaiolas de criação. Há sempre qualquer coisa para fazer, alem de retirar ovos, meter fêmeas a chocar, dar comida e agua.

Ontem estive a ver os ovos dos ninhos daquelas fêmeas que arrancaram uns 3 a 4 dias depois, e posso vos dizer que a percentagem de ovos brancos desceu bastante mesmo.
Não gosto de dar palpites, porque ovos cheios pode não ter a ver com canários nascidos, assim como canários nascidos, não tem a ver com canários que vamos anilhar.
Mas verifiquei que tenho vários ninhos com 5 ovos galados, o que já me deixa mais tranquilo.

Tudo é muito relativo, se isto fosse como uma conta de somar, toda a gente tirava uma batelada de canários, e normalmente quanto mais melhoramos a qualidade dos nossos canários, menos filhotes vamos obter em media por casal.

quinta-feira, 10 de março de 2011

OVOS BRANCOS SÃO MAIS QUE MUITOS.

Eu não vos tinha dito, que as fêmeas não deviam estar galadas, por isso tantas não agarrarem o choco, só podia ser mesmo falta de gala. Mais ovos brancos do que eu imaginava, muitos mesmo, ninhos e ninhos tudo branco, paciência. Eu tinha razão quando não os queria juntar ainda, mas falhei quando passei as fêmeas para a garagem das criações antes de ir para o Mundial.
Mais ainda quando comecei a dar-lhe luz, e papa, resultado as fêmeas encheram rapidamente, e os machos não as acompanharam, como quase sempre acontece.
Nada está perdido, agora há que arregaçar as mangas, e tentar dar a volta á situação. Tudo se há de resolver, só no fim é que se fazem as contas.

Pensavam que eram só vôces que tinham ovos brancos?
Mas também encontrei ninhos com 5 ovos galados, embora muito poucos.
Agora vou tentar aproveitar os filhotes que nascerem, se estes também não trouxerem problemas, o que é perfeitamente normal, tenho de estar preparado para tudo.Se corre-se tudo bem, o sabor deixava de ser o mesmo.AhAhAhaAh......

Estou a meter em media entre 2 e 3 ovos galados por ninho, trocando sempre as raças quando troco os ovos de ninho. Entretanto as que começaram a pôr uns dias mais tarde, possivelmente devem de ter mais ovos cheios, penso eu!!!!

Logo á noite vou recolher mais ovos brancos, numa semana tenho ovos para fazer uma carrada de gemadas. Temos de ver a situação pela positiva.

terça-feira, 8 de março de 2011

DIA DE CARNAVAL PASSADO NO CANARIL


Espero que todos estejam a passar um Bom Carnaval.
Cá no Algarve, o tempo tem estado mau, tem chovido bastante, e ontem como já vem sendo da praxe, ouviram-se os tais relâmpagos, alguns deles bem fortes, como é costume acontecer quando as minhas fêmeas estão no choco.
Espero que seja para me dar sorte. Amanhã á noite fazem 8 dias de choco as 1ªfêmeas, como tal vou começar a jogar os 1º ovos brancos, e goros do ano fora.

A húmida subiu a pique, como tal para a conseguir manter, entre os 50% e os 60%, que penso ser dentro do razoável, tenho de ter todo o dia ligado em cada garagem um desumidificador. Hoje tive a limpar voadeiras, e agora dei um pulo a casa para desanuviar um pouco. Logo á noite se não chover, depois do futebol logo vou dar uma volta, para espairecer.

As minhas fêmeas agora tem agarrado todas normalmente ao choco, como tal penso que o aconteceu, foi que no inicio não houve tempo dos machos galarem os ovos, das fêmeas que começaram logo a pôr, elas estavam aflitas. Mas o único culpado fui eu, que as passei antes do tempo, para a garagem das criações, muito cedo, antes do Mundial, e devia ter esperado mais umas duas semanas como o ano passado. As minhas fêmeas só podem vir para as gaiolas 1 mês antes de as acasalar, senão não dou conta delas, porque saem duma garagem com pouca luz, onde estão bastante calmas, para outra que tem janelas, só este pequeno pormenor já as acelera um pouco, depois talvez tenha abusado na papa.

Devia de os ter acasalado uma semana antes, mas como sou teimoso perdi talvez a hipótese de ter bastantes mais ovos galados. Estes pequenos detalhes são muito importantes no desenrolar da criação, e depois um criador como eu, já com mais de 20 anos disto, não pode falhar nestes "pequenos" pormenores.

O ano passado a minha 1ªcriação também me correu mal, muitos ovos goros, bastantes mortos nos ovos, e para ajudar o tal problema, que depois consegui superar.
Entretanto a 2ªcriação, ultrapassou todas as minhas expectativas, tirando 400 filhotes, mas como não há anos nem problemas iguais, vamos esperar com calma, para ver como as coisas me vão correr este ano.

quinta-feira, 3 de março de 2011

SOFREMOS MAS VALEU A PENA.MAIS UMA VITORIA SOBRE O SPORTING.(2-1)

COMEÇARAM AS 1ªFEMEAS A CHOCAR ESTE ANO

Como vos tinha dito, este ano juntei os meus canários, mais cedo do que eu pensava, como tal, ontem e hoje já meti mais de metade das minhas fêmeas a chocar.
Tenho tido algumas fêmeas que me meteram os ovos na grelha, e 3 ou 4 fêmeas que não agarraram no choco, mas isso é tudo normal acontecer no inicio da temporada.

Se tudo correr bem dia 15 e 16 de Março já vou ter canários nascidos.
O ano passado salvo erro começaram a nascer a 9 ou 10 de Abril, como tal estou umas 3 semanas adiantado.
Será que os ovos estão galados? penso que vou ter muitos ovos goros, porque a maioria das fêmeas começou logo a por, pouco tempo depois de eu abrir as grelhas.
Mas os últimos ovos, esses penso que devem de já vir galados, como o ideal no meu entender será 2 ou 3 filhotes por ninho, desde que alguns estejam galados, tudo bem.
Estou mais preocupado em ver como se desenvolvem os filhotes, porque ao fim ao cabo não dei praticamente nada de tratamentos preventivos este ano.

Como afinal não reduzi a quantidade de casais como queria, encomendei mais 200 anilhas, porque é preferivel sobrarem do que faltarem.
Este hobbie tem destas coisas, quase nunca as coisas acontecem como esperamos, ou queriamos que acontecesse.

aqui fica os meus 145 casais, porque este ano são quase todos casais.

35 CASAIS CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO
30 CASAIS CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO
20 CASAIS CASTANHO OPALA AMARELO MOSAICO
20 CASAIS CASTANHO AMARELO MOSAICO
20 CASAIS CASTANHO VERMELHO MOSAICO
10 CASAIS PHAEO AMARELO MOSAICO
10 CASAIS PHAEO VERMELHO MOSAICO

MAIS UMA VEZ UM TOTAL DE 145 CASAIS.