quarta-feira, 27 de abril de 2011

PASSADAS AS MINI-FERIAS DA PASCOA!!

Bom dia, a Pascoa esta passada, para alguns foram umas mini-ferias, para outros ainda mais trabalho...
Eu este ano andei um pouco preguiçoso, e deixei as voadeiras para lavar, como tal ainda não separei nenhum dos meus canários nascidos este ano, estão todos ainda nos viveiros e só no domingo, se não houver nada em contra os irei passar para as voadeiras. Por enquanto estão em grupos de 6 da mesma raça, em metade dos viveiros, onde nasceram.
Começo também a dar o corante no domingo, e mais trabalho ainda me espera, para quem já não tem tempo para nada!!!Só um louco como eu, e que se mete a criar com tantos casais....mas adiante, agora não há volta a dar, e há que seguir viagem, e nem pensar sequer no assunto.

Como vos tinha dito acabei o tratamento com o Fungizone, dei a todos os meus canários durante 21 dias, mas será que valeu a pena todo este trabalho!!!
Só no fim posso responder á minha duvida.........
Na 1ªcriação tive problemas e morreram-me bastantes canários, talvez uns 150, mas nasceram perto de 500, resultado tenho 300 canários, a comer sozinhos, e prontos para meter nas voadeiras. Mas na 2ªcriação, não há duvida que alguns problemas melhoraram, mas nem todos, e a maioria dos casais tem os ovos brancos, ainda não nasceram todos os canários, mas a prior vão-me nascer no máximo 200 filhotes,(ate posso estar enganado) mesmo que me morram apenas 10%, nesta criação vou tirar metade dos filhotes da 1ª, será que valeu a pena o tratamento!!!!depende do que me espera na 3ªe ultima criação desta época. Por vezes um tratamento dado na altura errada, pode não ser a melhor opção.

Os casais com ovos brancos, normalmente são quase sempre aqueles que eu mais quero aproveitar, já joguei os ovos fora, e em vez de lhes estar a fornecer o ESB 3,estou a fornecer-lhe vitamina E, como tal brevemente vão arrancar com nova postura, estou a fazer o tratamento apenas aos casais que as fêmeas estão no choco, e a todos os canários jovens.
Tenho que gastar a vitamina E que comprei, senão estraga-se!!ahahaha.
Este ano a raça que esta a superar as minhas expectativas são os castanhos pasteis vermelhos mosaicos.

Este ano não vou tirar tantos canários como o ano passado, mas por um lado ate e bom, porque assim também não vou ter tantos problemas para os vender.
Aproxima-se o mês de Maio, que para mim é aquele que me costuma dar os meus melhores canários, mas como não há anos iguais!! vamos ver como corre o próximo mês, para mim, o mais importante das criações. Se eu pudesse, neste mês metia sempre ferias, para ter mais tempo disponível para tratar da passarada, mas se as gastar já em Maio, como posso ir depois a Reggio, de ferias com a família ou ao Mundial?
Pois é!!! tenho 25 dias de ferias por ano, o que já é óptimo, como tal, tenho de os saber gerir de maneira que possa conciliar bem todas as diferentes situações.....

Para o ano devia de reduzir alguns casais, talvez uns 20 ou 25 casais a menos, mas para isso vou ter de reduzir algumas das minhas raças.
Este ano estou a criar com 7 raças, e estou a pensar acabar com 2 delas, e estou inclinado para acabar com os phaeos amarelos mosaicos e os phaeos vermelhos mosaicos, raças essas que também fiz menos casais. Vamos ver se tenho coragem para isso.
Mas penso ser a única hipótese de reduzir alguns casais, será um mal necessário.

terça-feira, 26 de abril de 2011

FIM-DE-SEMANA DE PLANTAS MEDICINAIS NO MONTE MARIPOSA(TAVIRA)




http://www.facebook.com/home.php#!/event.php?eid=166167950107813 e www.montemariposa.pt
Objetivos

Aprender os efeitos terapêuticos das principais Plantas Medicinais.

Saída de campo para identificação de Plantas Medicinais no seu habitat natural.

Etnobotânica – Investigação da sabedoria popular sobre a utilização de Plantas Medicinais.

Identificação de plantas medicinais de várias zonas de Portugal.

Preparação de remédios caseiros para as patologias mais comuns.

Conhecer a investigação e os principais estudos científicos realizados no âmbito das Plantas Medicinais.

Fitoterapia e Naturopatia – princípios básicos sobre o holismo aplicado à saúde



Formadores

Fernanda Botelho, especialista em plantas aromáticas e medicinais, estudou na Scottish School of Herbal Medicine; autora do blog Malva Silvestre (malvasilvestre.blogspot.com); autora de Agendas e livros de Plantas Medicinais.

Joana Rodrigues, bióloga; especialista em Etnobotânica, autora do livro “Plantas e usos medicinais populares” e “As plantas medicinais da Terra do Açor”.

João Beles, naturopata e acupuntor; professor de Bases Científicas da Medicina Natural no Curso e Naturopatia do Instituto de medicina Tradicional; colaborador da revista de saúde “Prevenir”.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

segunda-feira, 18 de abril de 2011

CADA DIA QUE PASSA AUMENTA O MEU TRABALHO!!!

Boas tardes.

Pois é!!! já comecei a escrever 2 ou 3 vezes, mas depois apaguei tudo, e não mandei para a net. Mas como tenho recebido alguns mail a perguntarem porque deixei de escrever. então cá vai.
Passou mais um fim-de-semana, e o meu trabalho aumenta de dia para dia.
Querem que comece a falar das coisas boas!!ou das menos boas...sim porque más penso que ninguém deve ter, nem podemos pensar assim, senão desisitiamos facilmente.
Penso que ninguém vai desistir, porque se isto fosse só coisas boas, até perdia o interesse, e desenganem-se quem pensa que no ano seguinte não vai ter problemas, porque todos os anos, surgem situações diferentes.

Vamos começar pelas menos boas. O piolho voltou!!!AhAhAh, são uns tipos muito porreiros!!! gosto tanto deles, que até já estava com saudades.... e logo agora que as coisas pareciam encaminhar. Mas é como vos digo, aparecem sempre situações diferentes todos os anos.
No outro dia, tive a fazer umas experiências com um produto.
Tinha dois canários num ninho com uns 10 dias, carregados de piolho vermelho(impressionaste, como é possível) encharquei um deles, porque o outro já estava quase morto, para tentar salva-lo, e não é que os piolhos que me saltavam para a mão não morriam, era como se nada fosse, ate poderiam morrer depois, mas o certo é que a maioria se manteve no canário, estranho muito estranho.

Como já não tinha FRONTLINE, e como afinal o produto não tira a gala, mandei a minha mulher comprar mais um frasco, e apliquei no mesmo canário, resultado os piolhos saíram automaticamente do canário vindo morrer na mão e em cima do carrinho branco, para eu os ver bem, outros morriam logo de seguida no próprio animal. Que praga maldita, e quando aumenta a temperatura, parece que se desenvolvem mais rapidamente.

Penso que só conseguirei elimina-los no verão, quando passar todos os meus canários para as voadeiras, e depois de lavar e guardar na minha casa, bebedouros, comedouros poleiros, ninhos, e todos os outros acessórios que utilizo.
Lavo os viveiros, e compro uns 2 produtos diferentes, bem fortes e aplico umas 2 ou 3vezes cada um com a garagem fechada, e com o mínimo de coisas dentro possível, esperando que no próximo ano não tenha por cá a sua visita, o que não vai ser nada fácil.

A maioria dos meus canários, esta com 1 mês de vida, que são os canários que nasceram na 1ªcriação.
Cada criador tem a sua maneira de fazer o desmame, penso que também temos de ter em conta as nossas possibilidades em termos de gaiolas, e eu não fujo á regra.
Eu este ano utilizei a maioria do meus casais certos, e penso que é assim que as coisas devem de funcionar, não quer dizer que não tente tirar partido de 3 ou 4 machos, que eu penso serem aqueles que há partida me dão mais garantias.

Eu quando os filhotes tem uns 12 a 14 dias, ou quando observo que a fêmea quer novamente construir novo ninho, ou esta a ficar com cio, nota-se pelas suas reacções, meto um ninho igual do lado contrario da gaiola com a respectiva forra, e meto algum, embora pouco material para elas não desperdiçarem, só enchendo o suporte quando elas estão mesmo interessadas a construi-lo, depois vou tirando todas as manhãs os ovos para uma caixa, e só depois de os meterem todos, por vezes ate aguardo mais 1 ou 2 dias, dependendo do tamanho dos filhotes.
Quando meto os ovos no ninho, e a fêmea agarra no choco, separo a gaiola com uma grelha, com 2 poleiros de cada lado(também para que os filhotes não vão cagar ou partir algum ovo),os filhotes ficam do outro lado, juntos com o macho(pai), se este não lhes fizer mal, e ate os alimentar, senão fica do lado da fêmea.
Só passam para os voadores normalmente quando nascem os canários da 2ªcriação, quando tem perto de 40 dias, mais dia menos dia, assim já vão mais taludos, e a comer bem sementes. Acabo hoje o tratamento de 21 dias com o FUNGIZONE, e em breve irei fazer outro com o ESB 3, para a Cocidiose, e depois tenho que gastar os frascos da vitamina E, que comprei, porque para o ano perdem a validade.....

Posso vos dizer que embora tenham morrido alguns filhotes, tenho 300 canários, praticamente todos a comer, e que tenho bom material, embora eu seja suspeito para falar sobre o assunto. Depois da muda logo se vê se tenho, ou não razão.
Nesta criação, o que tirei mais foram castanhos pasteis, não contei, mas devo ter uns 80.

terça-feira, 5 de abril de 2011

ACABARAM OS NASCIMENTOS DA 1ºCRIAÇÃO

Passou mais um fim-de-semana, e o trabalho não pára.
Continuo a trocar todos os dias os bebedouros com FUNGIZONE, tenho 145 viveiros, mais algumas fêmeas que estão de reserva, tenho de lavar todos os dias mais de 150 bebedouros.
Depois também troco todas as vasilhas de papa 3 vezes por dia, sempre que dou germinado, claro que se a minha mulher não me ajuda-se, e não tivesse quantidade suficiente de bebedouros e comedouros, não tinha tempo para tudo isto.
O piolho voltou, e eu voltei a dar FRONTLINE em todos os canários reprodutores, assim como em todos os filhotes, e comprei ECTOSPRAY da VERSELAGA para dar nas gaiolas, ninhos e ate retirei as gaiolas dos suporte e dei nas paredes, embora também possa dar directamente nos canários, mas por enquanto não os quis encharcar.
Nem podia dar algo mais forte, nas paredes que me afectasse os canários, senão a emenda era pior do que o soneto.......
Há 2 ou 3 dias que os piolhos não dão sinal de vida, mas eu ando sempre á coca de alguma pista, armado em detective, não podemos facilitar estes pestinhas.......
Um dia agarrei num filhote de 20 dias, já fora do ninho para lhe limpar a anilha, que estava suja, e os piolhos saltaram-me logo para a mão.
Dei bastantes gotas de FRONTLINE para tentar travar estas criaturas, embora haja criadores que dizem que tira a gala. Foi a 1ªvez que utilizei este produto, como tal não sei se tira, ou se não, mas o IVOMEC também diziam que tirava, e não tive problemas.

Daqui a alguns dias logo vos digo se tira ou não!!! se tirar paciência, tenho a criação acabada por este ano, eu é que não as posso galar...AHAHAHAHAHA

Ate já me estava a admirar da situação ter melhorado assim tão rapidamente, e ate já estava a perder a pica!!! sim porque cheguei rapidamente aos 300 anilhados, embora tenha perdido muitos filhotes pequenos de inicio, mais 13 caídos nas grelhas gelados(principalmente depois de os anilhar), sim porque são tantas gaiolas, que passa sempre uma que não reparo. A 1ªcriação esta terminada, agora esta na fase das fêmeas que estão com os filhotes, de iniciarem nova postura.

Pois, mas agora estou na fase de os jogar para o lixo. Sim jogar para o lixo!!! e já joguei bastantes, alguns filhotes embora não tenham morrido, não se desenvolveram convenientemente, como eu não os quero para mim, penso que o melhor é elimina-los.
Se me custa joga-los fora!!!! muito mesmo, mas tem de ser, temos de ter coragem suficiente para aguentar tudo isto, faz parte deste hobbie, e normalmente são sempre os melhores, ou aqueles que mais gostamos, como tal já nem quero olhar para os filhotes, para não dar olhado.
Como tal o problema não era das fêmeas não darem comida aos filhotes, mas sim porque alguns filhotes nasciam com problemas. Penso que muito boa gente também esta a ter problemas este ano, embora possam não ser os mesmos.
Cada ano aparecem novas situações, novos problemas, que nós temos de saber enfrenta-los, tentando minimiza-los dando a volta á situação.
Mesmo tendo este trabalho todo, saindo do canaril ás 11h da noite, para deixar tudo pronto para o próximo dia.(entretanto janto por volta das 9h)cada vez gosto mais deste hobbie. BOA SORTE para as vossas criações, e não desistam, porque as contas só se fazem no fim..........