segunda-feira, 27 de junho de 2011

NO SABADO Á TARDE FUI ATE Á PRAIA DO GARRÃO




Esta passado mais um fim-de-semana e desta vez, não podia deixar de ir ate a praia.
No sábado a tarde, depois de dar a papa a todos os canários, fui ate á praia do Garrão, embora esta zona seja mais conhecida como praia das "Julia´s".
Como não tenho muita paciência para me meter de barriga ao sol, a trabalhar para o bronze, fui dar umas voltas pelo areal fora, passando por outras concessões, chegando ate a praia de Vale do Lobo, acabei por ficar um pouco na conversa com um amigo da altura de escola, que já não via há anos.

Mais tarde acabei por ir em sentido contrario em direcção á praia da Quinta do Lago, embora não tenha lá chegado, porque não me podia descuidar muito com o tempo, porque tinha de voltar para dar a papa novamente aos canários.
Eu por norma não entro logo na agua assim que chego á beira mar, mas desta vez, estava tão boa que não resisti, foi chegar e entrar. O mar estava a puxar um pouco para terra, dando para apanhar umas ondas ate terra, o que eu ate gosto, faz-me lembrar os meus dias de garoto.
O dia teve magnifico para a praia, sorte para quem veio ate ao Algarve passar uns dias de férias.
No domingo pensei em ir novamente a praia depois do almoço, mas embora o tempo estivesse abafado, o sol escondeu-se durante quase todo o dia, e estava um pouco de vento, como tal pensei que estaria desagradável na praia, optando por limpar as voadeiras, e fazer algo no canaril
Tenho sempre algo para fazer, o tempo nunca dá para tudo.

Acabei por não acabar de as limpar todas, mas hoje quero ir acabar de limpar as voadeiras que faltam, mais ainda porque embora hoje a temperatura tenha descido um pouco, o que é óptimo para terminar as criações, mas em contra partida a humidade disparou para valores de inverno.
Hoje há hora do almoço tinha 70ºde humidade e 28ºde temperatura na garagem das criações e 77º de humidade e 26.5º na das voadeiras.

Perdi 2 fêmeas reprodutoras esta semana, uma castanha pastel vermelho mosaico, que estava morta em cima de 4 ovos galados, que acabei por os jogar fora,(não sabia há quanto tempo a femea estava morta, e depois também já tenho pasteis mais do que suficientes este ano) e uma opala vermelha com 3 filhotes no ninho com apenas 4 ou 5 dias de vida, acabando por morrerem também, esta estava caída na grade, mas como era uma gaiola das de cima, nem tinha reparado na femea caida na grade.
Estava gorda sem aparentar problema algum!!!acontece a qualquer um.

terça-feira, 21 de junho de 2011

HOJE COMEÇOU O VERÃO

Hoje começou o solstício do verão, e o termómetro na minha garagem das criações marcava ás 13.00h(31.7º), o que é demasiado, é a hora que dou a papa á hora do almoço, dizem que amanhã a temperatura por cá(Algarve) vai aumentar mais 2º, em relação a hoje.
Já cheguei aos 800 canários anilhados, mas os últimos 10 ou 12, anilhei-os com anilhas de um amigo meu, que me deixou 50, para eu estar á vontade, porque eu queria ainda, anilhar com o meu stam, alguns castanhos amarelos mosaico.
O tom do vermelho dos meus opalas, não me esta a agradar, como tal já mandei vir cartaxantina para misturar ao corante. Há 3 ou 4 anos que todos os anos me acontece exactamente o mesmo!!!

Mesmo sem ter ido á praia neste fim-de-semana não consegui fazer tudo o que pensei fazer, também porque fui a um casamento.
Ando a lavar e guardar numa das minhas marquises em minha casa, as minhas gaiolas individuais de plástico, para quando precisar delas na altura de preparar os meus canários para as exposições, estarem lavadas.
Estou a gostar de os ver a mudar!!!mas não posso entrar em grandes euforias, porque ainda agora a muda vai no inicio, e só depois de terminada a muda é que podemos dar palpites.
Mas tenho fé que eles mais uma vez este ano não me vão desiludir.
Depois para quê estar aqui a dizer que tenho canários muito bons, ou deixo de ter ou são isto ou aquilo!!!

Penso que nada como um dia depois da muda terminada aparecerem para os verem.
Quem vier de férias ao Algarve que me queira visitar, também o pode fazer.
Este ano penso a partir de meados de Setembro já poder dispensar canários todos mudados. A muda está mais adiantada do que o ano passado por esta altura.
Tenho é de tentar marcar nas exposições em que participe, e o resto é conversa.
O que cada vez é mais difícil, porque todos os criadores tem bons canários, e também querem marcar, sei que a concorrencia cada vez é maior. Só sei é que me espera muito trabalho ate estarem prontos para os poder enviar ás exposições, mas com muita vontade e com calma, e na altura certa, alguns deles devem de estar em condições de poderem mostrar as suas qualidades.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

AS ANILHAS ESTÃO QUASE NO FIM!!!!

Passou mais um fim-de-semana de bastante trabalho nas garagens, embora não tenha feito tudo o que gostaria, mas neste fim-de-semana até tive desculpa.
Anilhei mais alguns canários, chegando mesmo aos 777 salvo erro, embora hoje tivesse um filhote de 25 dias phaeo vermelho que estava com o pai morto, e ainda irão morrer outros já anilhados, como é natural.
Se não houver algum problema de maior, penso que este ano irei mesmo conseguir gastar todas a minhas anilhas, sem grandes euforias porque o calor já chegou, e não foi de mansinho. Tinha 27º há hora do almoço na garagem das criações, e depois a humidade durante o dia baixa bastante, prejudicando o nascimento de alguns filhotes, ha bocado tinha 37º de humidade, o que é pouco.
Os canários estão a mudar bem, tenho ate algumas fêmeas castanho pastel já bastante adiantadas na muda.
Como todos voçes sabem, as fêmeas terminam a muda sempre primeiro do que os machos. Eu sei que querem ver fotos, e podem ter a certeza que um dia as vou meter no meu blog!!não sei ainda é quando.

Este fim-de-semana troquei todas as grelhas das minhas voadeiras assim como os jornais,(tenho de os meter a par do que se passa no nosso país)AHAHA!!! bastante trabalho mesmo, falta-me ainda lavar uma parte dessas grelhas, mas já estava saturado de lavar grelhas.

Passei mais uns 50 canários para as voadeiras, que as vão enchendo a um bom ritmo.
Como não tenho tido tempo para saídas durante o dia, tenho dado umas voltas á noite.
Estou para ver como vou mete-los todos este ano numa só garagem a fazerem a muda!!!
O ano passado entre jovens e reprodutores, ultrapassei mesmo os 1000, este ano tudo indica que serão bastante mais.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O MÊS DE MAIO ESTA PASSADO!! AS MINHAS CRIAÇÕES ENTRAM NA RECTA FINAL........

Entrei na recta final das minhas criações, já cheguei aos 700 anilhados, e tenho alguns ninhos com filhotes pequenos, e outros para nascer.
Embora esteja já a passar uma parte dos machos para as voadeiras, assim como algumas fêmeas, neste momento estou mais a tentar tirar canários de raças que tenho menos, e que quero tirar mais alguns filhotes, embora mesmo sem querermos, saem quase sempre mais dos que não precisamos, mas é sempre assim.
Este fim-de-semana não tive tempo para limpezas nas voadeiras, apenas limpei o canaril das criações.
Tive algumas coisas pessoais a tratar, como tal o tempo dedicado aos canários não foi como eu gostaria, mas mesmo assim passei mais uns 60 filhotes para as voadeiras. Vamos ver se no próximo fim-de-semana consigo acabar as limpezas nas voadeiras, e um pouco de tempo e vontade para tirar fotos.
Eu sei que tem razão por eu este ano não estar a escrever como gostariam, e a tirar menos fotos, mas eu sou sozinho, e não é fácil nesta altura do campeonato ter tempo para tudo. Há um ditado antigo, que nunca falhou: Quem muitos burros toca alguns têm de ficar para traz.
Cada dia que passa, estou a passar mais tempo na garagem das voadeiras, e menos na das criações, mas é bom sinal!!!
Tenho tido alguns problemas, como penso que quase todos os criadores, embora ate agora, com maior ou menor dificuldade, os tenha conseguido ultrapassar.
Nesta altura os ovos brancos tem sido o meu maior problema, principalmente devido á entrada na muda de bastantes machos, mais cedo do que o normal, mas penso que tudo isso devido ás constantes mudanças climatéricas que se tem feito sentir este ano.

Li um tema no outro dia sobre a dificuldade de alguns criadores conseguirem manter este hobbie, e ate houve quem falasse em subsídios para os criadores de aves!!!!

Eu penso que somos nós criadores os maiores culpados do que esta a acontecer nesse capitulo. Senão vejamos: Quando eu tinha os meus 15 ou 16 anos, há 30 anos,
tirava uns canários malhados fruto de cruzamentos de algumas raças, ate me apareceram uns harzes(roller)que depois misturei com os outros, mas nessa altura não tinha nenhuma noção de genética, como tal os meus canários eram todos malhados.
Vendia numa loja aqui da zona a 400 escudos cada um, e a venda de metade da minha produção que também não era muita dava-me para as despesas do dia a dia com toda a passarada.
Entretanto em 1985 fui a tropa e deixei de criar, mas assim que voltei em Janeiro de 1987 adquiri 2 casais de amarelos e a reprodução foi um êxito, tanto que no ano seguinte os estava a meter na loja a 2500 esc. o que dá hoje traduzido para euro, qualquer coisa como 12.50 euro, as sementes naquela época eram baratas, e as papas era eu que as fazia, claro que tirava bastante menos exemplares.
Lembro-me que no ano seguinte fiz 25 casais, já de diferentes raças e de alguma qualidade já se vendiam em media a 4 e 5 contos cada canário, e a loja atendendo á qualidade dos exemplares, já os pagava a 3000 esc. cada um(15 eur)
Eu sei que os tempos eram outros, havia dinheiro, mas os ordenados também eram muito mais baixos, e depois as sementes em relação ao preço de hoje não tem nada a ver. Salvo erro em 1990 ou 91, foi o ano em que passei de 25 para os 80 casais, o que foi um aumento significativo, foi o ano em que mais senti a diferença.

Como é possível passados mais de 20 anos, e depois das sementes atingirem preços proibitivo, e tudo o resto que envolve este hobbie aumentar sei lá quantas vezes, e da qualidade das aves ser muito, mas muito melhor, as lojas quererem pagar canários ao mesmo preço!!!!
Conheço criadores que ate por 5 eur, entregam os seus canários nas lojas.
Será que vale a pena estar a criar canários para os meter numa loja por qualquer valor!!!!Eu sei que isto é um hobbie, mas devido ao trabalho que dá, pelo menos que pague as suas despesas...
No fim da época, contem os canários que conseguem aproveitar do ano de criações, e lembrem-se só de uma parte do que gastaram ao longo do ano!! e depois vejam a como vos sai cada canário, e se é possível continuar a mete-los numa qualquer loja a qualquer preço.
Cada vez mais os criadores tem de ser honesto com eles próprios, e apostarem mais na qualidade dos seus canários, para poderem pedir um valor mais justo pelas suas aves, porque ao fim ao cabo, o valor despendido com as comidas é praticamente o mesmo, quer se tenha ou não qualidade!!