segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PRAIA DO BARRIL-PEDRAS d´EL REI(TAVIRA)










LAVANDO GAIOLAS!!



Passou mais uma semana de limpezas. A parte mais chata da criação.
Mesmo fazendo serão quase todas as noites, exceptuando a noite em que o Benfica jogou com o Twente(Holanda), bom jogo por sinal, tenho ido todas as noites ate a garagem das criações, lavar e limpar gaiolas.
Tenho 105 gaiolas já lavadas e montadas, mas ainda me faltam mais 40 gaiolas.
Espero ter tudo pronto na quarta-feira, ou na quinta-feira a noite.
Entretanto na quarta e quinta-feira a tarde, com a ajuda da minha mulher, quero vacinar contra a varíola todos os meus canários. É demasiada quantidade para vacinar num só dia, como tal faço-o em duas tardes. Se me lembrar tiro umas fotos.

As gaiolas depois de lavadas, ficam como novas, excepto um ou outro retoque, que
irei dar nalgumas molas das portas, devido a eu utilizar banheiras praticamente todo o ano, principalmente para preparar os canários para as exposições,com uma tinta branca de esmalte.
Meto as gaiolas, uma de cada vez, em agua quente dentro de uma das 2 cubas de inox, que tenho na bancada da garagem, durante uns 5 a 10 mn, para amolecer a sujidade, facilitando a limpeza, depois passa para a cuba do lado, onde vou esfregando com esfregão verde e com um pouco de detergente liquido.
Enquanto vou esfregando uma, meto logo outra de molho, levo mais de 5mn a lavar cada gaiola, mas como tenho o radio sintonizado na (M 80),nem dou pelo tempo passar.
Depois vou passando com o chuveiro frequentemente e são mais uns 5 mn ate estar lavada, depois meto-as em cima de toalhas para escorrer, e só no dia seguinte as meto novamente nos suportes. Os suportes e paredes são lavados com agua quente e vinagre, fica impecável.
Grande trabalheira meus amigos, mas tem de ser, a sorte e que é apenas uma vez por ano.
Entretanto tive a visita do srºFrancisco Gonzalez, e sua esposa, criador espanhol de Almeria, que veio passar uma semana de férias ao Algarve, e aproveitou para vir ver os meus canários, e fazer algumas encomendas.

Tenham calma que depois das férias, irei tirar algumas fotos aos canários.
Entretanto chegaram-me mais alguns sacos de sementes de germinar, que mandei vir pela net, já com aumento. Cada vez que mando vir algo, vem sempre mais caro.
no sábado fui ate a praia do barril, para aliviar um pouco o stress das limpezas, e curar os desfolões que tenho nos dedos, de tanto esfregar gaiolas.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

F 10 BIOCARE(VETERENARY DESINFECTANT)


CONTINUAM AS LIMPEZAS

Pois é!!!Limpezas, ainda por cima nesta altura do campeonato em que quase todos estão de ferias, e com a praia aqui tão perto.....
Mas tem de ser, se eu não as fizer, não tenho quem as faça por mim.
Já lavei e sequei, e guardei os comedouros, os poleiros, as grelhas, hoje e durante o fim-de-semana vou lavar e desinfectar todos os ninhos, e depois meto-os no chão, a secar em cima de toalhas na varanda do meu prédio durante 2 ou 3 dias ao sol.
São tantos que ocupava as cordas todas da roupa, e não posso fazer isso, porque o meu prédio tem 6 apartamentos.

Já limpei a mais grossa em todos os viveiros, e esta noite vou lavar os meus ninhos com agua bem quente, depois deixo-os durante um dia de molho em agua quente, com um frasco de pecusanol, tapados dentro das cubas de inox. Amanhã a tarde retiro-os para poder começar a lavar as gaiolas uma a uma dentro das cubas.
Entretanto no sábado de manha depois de tratar dos canários nas voadeiras, vou limpara tudo com o compressor, principalmente as condutas do ar, e o respectivo aparelho, assim como todos os cantinhos das gaiolas.

Espero conseguir deixar tudo pronto antes de ir de ferias, vamos ver.
Fotos só para Setembro, depois de vir de ferias, quando começar a separa-los cada um para a sua gaiola. Não pensem que não tiro fotos, por não ter aves de qualidade, e apenas porque o meu tempo esta limitado, e depois porque depois da muda terminada, as fotos tem outra beleza. Não vale a pena muitas pressas.

Mas entretanto quem tiver de ferias pelo Algarve pode sempre me visitar, como alguns criadores o tem feito este verão.

De vez enquanto vou dando Virgon´s nas minhas garagens, e depois das gaiolas todas lavadas, na noite antes de ir de ferias, meto uma mascara e com a a ajuda de um pulverizador, vou fechar as grelhas de entrada de ar, e depois de tudo retirado da garagem, comida de canários não deve de ficar, vou dar então uma boa doze de F 10, e deixar a garagem fechada durante uma semana, sem ninguém lá entrar.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

LAVAGEM DAS GAIOLAS DE CRIAÇÃO E RESPECTIVA GARAGEM!!!

Aproxima-se mais um fim-de-semana, desta vez com um feriado a reboque, segunda-feira dia 15 de Agosto.
Este feriado vem mesmo a calhar, para começar a lavar comedouros, ninhos, grelhas e levar os últimos canários para as voadeiras. Preciso retirar tudo da garagem, para deixar apenas as gaiolas no canaril.
Aproxima-se 15 dias de serão no canaril, para desarmar, lavar, desinfectar, montar, secar, e tudo o que for preciso para deixar tudo impecável, ate dia 3 de setembro, dia em, que vou de ferias. Antes de ir tenho que ter as gaiolas todas prontas, para na noite anterior, fazer a tal desinfecção e fechar o canaril, durante 8 dias.

Entretanto como vou estar de ferias uma semana antes de arrancar queria também vacinar todo o plantel contra a varíola, e quero também meter 2 gotas de frontline na coxa, ou no pescoço de cada um dos meus canários, vamos ver se consigo dar conta do recado. Não vai ser fácil, eu sei.

O tempo mudou novamente, e a humidade subiu drasticamente, hoje tinha há hora do almoço 77% de humidade no meu canaril das voadeiras, e 27.5 º de temperatura.
Cada dia que passa, e a muda vai avançando, mais vou gostando dos meus canários!!
Os olho já vão saltando para aqueles que tem a muda mais avançada, e que me dão já grandes esperanças.
Posso dizer maravilhas sobre eles, que isso não conta para nada!!tenho é de marcar com eles, para poder mostrar que não estou enganado.....
Até posso estar enganado, e não marcar nada!! porque ate lá ainda há muito trabalho pela frente, e muita coisa se pode alterar, mas para já estou contente com os resultados conseguidos ate agora.
Não posso entrar em grandes euforias, porque qualquer descuido, e posso deitar tudo a perder, mas se não houver nenhum azar!!este ano vai ser o meu melhor ano em questão de qualidade no meu plantel.