terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

145 CASAIS PARA 2012

35 CASAIS CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO
35 CASAIS CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO
20 CASAIS CASTANHO AMARELO MOSAICO
15 CASAIS CASTANHO OPALA AMARELO MOSAICO
20 CASAIS CASTANHO PHAEO VERMELHO MOSAICO
15 CASAIS CASTANHO VERMELHO MOSAICO
3 CASAIS CASTANHO PHAEO AMARELO MOSAICO
2 CASAIS NEGRO OPALA VERMELHO MOSAICO

MEDALHA DE OURO IND. MACHO CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO C/94 P. MUNDIAL DE ALMERIA(ESPANHA 2012)





segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MEDALHA OURO IND. MACHO CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO MUNDIAL ALMERIA C/94 P.(ESPANHA 2012)





MACHO CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO C/90 P. MUNDIAL DE ALMERIA 2012

COMEÇEI A DAR A VITAMINA E

A temperatura na garagem onde tenho os machos, chegou aos 20º por volta das 11h de domingo.
Esta a tornar-se cada dia que passa, mais difícil de aguentar as fêmeas, por muito mais tempo, mesmo com luz apenas ate as 17.30h, já começam a andar malucas!!!
Como penso em acasala-los já este fim-de-semana, para as femeas não sofrerem um choque em relação ás horas de luz aquando da mudança de garagem, vou começar hoje a dar mais meia hora de luz no fim do dia.
Os machos tem luz ate as 21,20h, aumentando 5 mn todos os dias ao fim-do-dia.
Tenho banheiras, e sisal pendurados nas gaiolas, para elas se entreterem a puxa-lo, espero que alguma delas não comecem a rebentar os rabos das outras.
Hoje comecei a dar a vitamina E aos meus machos, e daqui a 2 dias começo a fornecer também as fêmeas. Vou dar a mesma dos últimos anos, Ornisol da Ornitalia dos laboratórios ROCHE.
Vou ter de passar as fêmeas já no próximo fim-de-semana para o canaril onde estão os machos, há já alguns meses, e se a temperatura se mantiver, tenho a impressão que desta vez nem vou ter tempo de os separar atraves da grelha, para os poder observar convenientemente.
Este ano não vai haver tantas hesitações, nem tantas duvidas, nem trocas na hora de os acasalar!!!

Alguns machos, mesmo sem terem tomado ainda vitamina E, parecem estar prontos para as receber!!
Agora e dar vitamina E, e deixar as coisas rolarem, os tratamentos estão feitos, vamos ver qual será o problema que ira aparecer desta vez.
Este ano não estou para me preocupar muito com eles.
Tenho ainda de dar IVOMEC e FRONTLINE ás fêmeas, porque já há uns 3 meses que não dou.
No sábado de manhã fui fazer uma caminhada pela praia, a maré estava baixa, como tal estava a areia molhada e bem rija, o que permitia ate correr pela praia fora sem problemas.
As ondas estavam a rebentar lá fora, óptimas para os surfistas que estavam numa prova na Praia de Faro, onde eu estive.
No domingo a seguir ao almoço, fui dar uma volta de moto pelo Ludo, ate a Quinta do Lago, mas esqueci-me da maquina das fotos na gaveta da secretaria, mas outro dia tiro umas fotos para voçes.
Futebol!!pois........o que querem saber??? que cheguei a casa triste no sábado á noite....e que no domingo mal acabo de me sentar no café, o Porto marca o 1º golo!!!!!!!que fim-semana......
Por isso e que mesmo desiludido com o hobbie, não há momentos mais gratificantes do que quando estou com eles, a ouvir a M80, sim porque relatos no canaril, deixei de os ouvir!! ou querem que eles fiquem também como eu!!!
Este ano vou fazer uma raça nova, NEGRO OPALA VERMELHO MOSAICO, vamos ver como se portam.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

TEMPERATURA DURANTE O DIA ESTEVE DEMASIADO ALTA

Hoje a temperatura no meu canaril, esteve demasiado alta para a época do ano em que estamos. Chegou aos 16º, e manteve os 15,5º quase todo o dia, mas tenham calma que as trovoadas, a chuva e a humidade, e até o frio!!! ainda hão-de aparecer.

Aproxima-se para mim a época da criação, porque para alguns criadores, quando eu acasalar daqui a umas 3 semanas, já vão quase a meio das suas criações.
Quero ir ver o jogo a Lisboa, entre o Benfica e o Porto para o campeonato na sexta-feira dia 3 , e no sábado, começar então a meter as fêmeas nos viveiros, embora separadas dos machos, por uma separação em rede, só devo de a abrir no fim-de-semana seguinte, em meados de Março.
Não tenho pressa, e a minha vontade é pouca, ou quase nenhuma, de os juntar este ano.
Enquanto não os acasalar, tenho tempo para poder ver todos os jogos de futebol que gosto.

Este ano quero começar tarde, e terminar o mais cedo possível, não estou com muita paciência para insistir com eles!! só espero que a 1ªcriação não me corra muito mal, mas se correr também não me vou preocupar muito. Este vai ser um ano sem stress, nem muitas preocupações!!

Este ano estive para não lhes fazer nenhum tratamento preventivo, mas depois acabei por o fazer, como tal ainda estou bastante atrasado.
Alterei quase por completo os meus tratamentos preventivos, só um medicamento se mantém, os outros 3 são diferentes. Desculpem-me, mas aqui já não meto tudo o que dou, ou que deixei de dar, porque senão ficam a saber mais do que eu. E depois há quem não o mereça.
Posso apenas dizer que neste momento estou a dar o FUNGIZONE, durante 15 dias, e estou a meter 15 ml do medicamento num garrafão de 5 lt. Meto os bebedouros de manhã, e no dia seguinte ao fim do dia retiro todos os bebedouros, como tal ficam 2 dias com o produto, o que não é o ideal, mas como tenho mais de 200 bebedouros, tinha de optar por esta maneira, senão não fazia mais nada. Depois todos os bebedouros vão para casa, meto-os dentro de um balde com agua e lexivia, onde permanecem algumas horas.
Depois passo-os por água bastante quente, e meto-os a escorrer na marquise, em cima de uma toalha até ao dia seguinte.

Os meus machos estão sozinhos há meses, e já os sinto em forma para se atirarem as fêmeas, mas há que ter calma.
Este ano, pensei em mandar analisar as fezes dos meus canários, para fazer um tratamento mediante os resultados obtidos, para não estar a dar medicamentos desnecessários, mas como estou um pouco desiludido e triste com o hobbie, acabei por arriscar mais um ano na minha intuição!!! mesmo sabendo que estou errado por assim o fazer.
Como tal não aconselho nenhum criador a fazer como eu!!
Devem de mandar analisar as fezes dos vossos canários, num veterenario de confiança, e só depois de saberem os resultados, devem iniciar algum tratamento, no caso de ser necessário.
Muita atenção a todos com a flora dos vossos canários, quando estiverem a dar algum medicamento, alem de não abusarem, nunca metam mais do que o recomendado pelo laboratório, se possível ate uma doze mais fraca, devem de dar sempre algo na papa para compensar o que lhes estão a fornecer. Senão em vez de estarem a fazer bem, estão a dar cabo deles!! cuidado com os medicamentos, os canários são aves muito frágeis, como todos devem de saber.
Hoje estou um pouco constipado, como tal esta noite não saí!! também depois da derrota de ontem, a minha vontade era pouca.....
Estou a ouvir Phil Collins e a beber Whisky com mel, para ver se amanhã quando acordar já estou melhor......
Espero que as criações vos estejam a correr bem, e não desanimem que a primavera ainda não chegou........

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CRIAR.....SERÁ QUE VALE A PENA ESTE ANO!!!!!!

Este ano perdi a pica para a criação, o fim de semana foi dedicado a lavar gaiolas, já entreguei uma parte dos viveiros que tenho para dispensar, e ainda nem sei quando irei, ou se irei acasalar este ano os meus canários. Talvez no próximo fim-de-semana, comece a apontar as anilhas dos machos...ate isso eu ainda não fiz este ano!!!

É como se estivesse de ferias, tenho um macho em cada gaiola a cantar, com luz ate as 20.30h e as fêmeas estão nas voadeiras com luz apenas ate as 17.00h. Agora ate tenho tempo para os poder apreciar, assim e que eu gosto de estar no canaril.
No sábado chegaram-me as sementes que encomendei, este ano vou apenas germinar semilha, nada mais.

Vou dar também aveia descascada,(há anos que não dava) e vou continuar a meter um comedouro com chia e outro com perilha.
Como tenho 4 comedouros por viveiro de criação, meto um de chia, outro de perilha, outro de aveia, e outro ainda com alpista.
Este ano estou a dar papa da Quiko branca seca, misturada com germinado, mais algumas coisas que lhe misturo, meto todas as manhãs, apenas a quantidade suficiente para eles comerem em pouco tempo, coloco num recipente num dos lados da gaiola, do outro lado, meto outro com grit misturado com carvão.
Vamos ver quando e que me vai dar a pica, para os acasalar. Ela há-de chegar, é preciso é calma.
Conheço pessoal que já vai na 2º criação. Não vale a pena muito stress, ainda por cima com a crise como esta.
E depois este ano, só devo fazer 2 criações.
Não os vou juntar antes do dia 3 ou 4 de Março. Até nem quero tirar muitos filhotes, este ano, apenas alguns para poder participar em 1 ou 2 exposições. Não e por a temperatura no canaril não estar boa, hoje e pela 1ª vez de manhã o termómetro marcava 13º ás 8h da manhã quando lá entrei.

Mas ás 9h, já estavam 14º na garagem dos viveiros, atenção que eu não utilizo aquecimento no canaril, não preciso. Quanto as voadeiras, apenas vou dispensar 2 módulos de 4 cada um, nada mais.
Para o próximo ano logo dispenso mais voadeiras. O pessoal quer adquiri-las, mas não há..........

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

RESULTADOS DOS MEUS CANARIOS NO MUNDIAL DE ALMERIA

Em relação aos meus resultados no Mundial, fiquei muito desapontado com algumas classificações!!!
Mas o que conta para mim é a qualidade das aves, desde que essas me agradem, isso e que me importa, embora uma boa classificação no Mundial ajude bastante, nisso mesmo que estavam a pensar.

Há qualquer coisa que não bate certo meus amigos, e algo terá que mudar nesse sentido, porque
a escolha de alguns juízes que vão julgar nos Mundiais, penso não ser a mais correcta.
Um canário que é bom num Internacional, como é o caso do de Reggio Emilia, não deixa de o ser no Mundial, podem é aparecer canários de melhor qualidade no Mundial e eles deixarem de premiar, podendo ate baixar 2 ou 3 pontos, agora terem menos 5 e ate 6 pontos, como aconteceu com alguns dos meus canários, isso e que eu não concordo.

Tive alguns canários com apenas 86 p. e 87 p. no Mundial, que até fizeram 92 em Reggio Emilia em Novembro, e que classificaram. São canários dos quais gosto bastante, e não é devido á sua classificação que vou deixar de ficar com eles para a minha criação. A minha questão é a seguinte!!

Neste caso aqui alguém falhou!!! ou fui eu como criador que não soube escolher os canários convenientemente que deveria ter mandado ao Mundial!!!
ou os juízes que os julgaram no Internacional de Reggio Emilia, que também gostaram deles não estão actualizados em relação a raça em questão e excederam-se nas suas classificações, ou então alguém no Mundial, simplesmente os ignorou, se calhar nem sequer olhou convenientemente para eles, ou o suficiente para lhe atribuir uma pontuação mais justa. ATENÇÃO que não estou a falar de prémios, mas sim de classificações...........

Será que há tanta diferença assim nas aves expostas, ou que as aves em causa mudaram assim tanto?? ou será que o problema e de quem as classifica???
Será que pelo menos mais um juiz entre os 2 que estão em cada mesa, e que na maioria das vezes é apenas um a julga-los, ou a eliminar logo aqueles que ELE não por qualquer razão não gostou.......
Tive outros desentendimentos no Mundial, que me deixaram muito desiludido com este hobbie, mas por enquanto não quero falar sobre o assunto, nem sei se o irei fazer, para não arranjar mais problemas.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

VOADEIRAS E VIVEIROS

TENHO PARA DISPENSAR 2 MÓDULOS DE VOADEIRAS DE 1,20 X 0,50 X 0,50

TENHO 10 VOADEIRAS DE 1,28 X 0,40 X 0,34 alt QUE SE TRANSFORMAM EM 20 VIVEIROS DE 0,64 X 0,40, 0,34 CADA UM COM SEPARAÇÃO EM CHAPA E OUTRA EM REDE CADA VIVEIRO, MAIS 2 MOVEIS EM CHAPA BRANCA C/RODAS.