quarta-feira, 18 de abril de 2012

ANO BISSEXTO

Sei que muitos criadores, vem visitar o meu blog, na esperança de poderem ter noticias sobre as minhas criações. Posso vos dizer que a 1ªcriação deste ano, está terminada em termos de nascimentos, embora dos filhotes que estão anilhados, ainda alguns irão morrer. Começaram entretanto, algumas femeas c/filhotes a meter esta semana ovos para a 2ªpostura. Saltaram tambem esta semana para as grelhas as primeiras crias, e posso vos dizer que embora o ano passado a 1ªcriação não me tenha corrido muito bem, este ano tenho exactamente metade dos filhotes anilhados em relação ao ano passado, tenho a media de 1 filhote por casal. Este ano no inicio, os ovos estavam quase todos brancos. Aqui tambem houve uma falha da minha parte, devido a um medicamento que dei na papa, destinado aos pombos, para as tricomonas,(e que nunca tinha dado) recomendado por um amigo, mas que me afectou a gala da maioria dos meus canarios, talvez mais aqueles mais golusos, que comeram mais papa. Mas para alem destes problema, este ano, coisa que nunca me tinha acontecido, a maioria dos meus machos reprodutores falhou na 1ªcriação, alguns deles não falharam com nenhuma das femeas a que os meti o ano passado. Penso que aqui, eu tambem sou um pouco culpado, porque como sabem alguns machos adultos tem tendencia para engordar, e depois nós temos a mania de deixar papa e algumas sementes, como e o caso da perilha e da aveia descascada a descrição, depois ficamos admirados de termos tantos ovos  brancos. Ja tive de meter alguns machos reprodutores na voadeira, outros nas gaiolas individuais de exposição, so com alpista e vitamina E, para cantarem, para ver se ficam perdem um pouco  da gordura, e ficam ainda em forma, a tempo de galarem ainda nos meses de Maio ou Junho.

A maioria das minhas femeas reprodutoras,  fiquei com elas por serem optimas mães o ano passado, e me terem dado filhotes de boa qualidade, como tal sabia podia contar com elas!!este ano, algumas delas deixaram-me morrer todos os seus filhotes, ou filhotes de outras femeas que eu queria aproveitar, metendo-os debaixo delas, pensando que elas me davam garantias.(ou então sinal que os filhotes vinham com problemas) Como tal meus amigos, não ha explicação para fenomenos desta natureza, talvez mesmo o proprio ano em si de ser "BISSEXTO". Tenho feito mais algumas experiencias, mas reconheço que a minha teimosia me levou a ter mais problemas do que deveria. As minhas previsões, são que se as coisas se mantiverem, este ano vou tirar talvez metade dos filhotes do ano passado, o que já não era nada mau. Temos de ver o lado positivo da coisa, como preciso reduzir uns 25% dos meus casais, devido ao espaço, ao tempo, e ao trabalho que tenho com eles. Ate vai ser bom tirar menos, pena e que morrem quase sempre aqueles gostamos mais, ou dos casais que temos mais esperanças nos seus filhotes.
Dos casais que não ligamos, desses não sei porque, mas normalmente não morre nenhum!!!! É SEMPRE ASSIM.

Este ano, coisa que já não fazia ha alguns anos, ainda peguei alguns dias na seringa para lhes dar comida, mas depressa verifiquei que não vale a pena dar comida a canários ate aos 3 ou 4 dias de vida. A minha ideia e contraria a da maioria dos meus colegas criadores, eu nunca me dou bem quando dou ao bico.Só se deve dar algo ao bico, quando eles tiverem quase na altura de anilhar, ou já anilhados, ai sim podemos dar um pouco de papa de dar ao bico, misturada com medicamentos, probioticos e o que acharmos ser melhor, dar no maximo 2 vezes ao dia, e de preferencia apos elas terem dado a comida, metem mais um pouco no papo deles, mas sem exagerar. Penso que de manhã apos as mães lhes fornecerem comida, e a noite, antes de as luzes apagarem serem a melhor altura para o fazerem. Depois eu sozinho com tantos casais, não tenho tempo para andar a dar ao bico, demara eu controlar os nascimentos, e tudo o resto que já não e pouco. Mas como as contas so se fazem no fim de Julho, ate la as coisas podem melhorar!!ou ate piorar!! Na primeira criação a raça que mais filhotes me tirou em relação aos casais, por incrivel que pareça, foram os phaeos vermelhos mosaico, e a pior foi a castanha opalas vermelho mosaico, esses tinham os ovos quase todos brancos, e assim não ha nada a fazer........

Penso ser negativo estar a fornecer comida aos filhotes, só porque não lhes vemos comida no papo, mas se retirarmos os ninhos e verificarmos que eles se levantam logo a pedir comida, é sinal que a mãe lhe esta a fornecer alguma comida, só ke já a digeriram, pode é não ser a suficiente. Penso ser preferivel metermos papa fresca, e sair do canaril  para que todas as femeas possam dar comida aos seus filhotes.
 Concerteza já repararam que assim que acabam de meter papa, uma parte deles vão logo numa correria em direção aos comedouros da papa, por vezes o casal ate garreia entre eles para a comerem primeiro. Ate podem não ter la metido nada, mas so o facto de mexerem na vazilha, eles vão logo experimentar. Sim porque após meterem a papa, se puderem, devem de abandonar o canaril, para os deixar sossegados, pelo menos durante algum tempo, talvez uma meia hora, ou 1 hora. Não sei se sabem mas há femeas que enquanto la estivermos, não saem de cima dos seus filhotes, como tal quanto mais tempo permenacermos no canaril, na epoca das criações, pior. Como tal não recomendo muitos visitas na epoca de criação. Há algumas femeas que quando vamos ver o ninho vem em cima dos filhotes, e não querem sair por nada....completamente agarradas ao choco. Este ano tambem estou a ter mais problemas devido ao factor tempo, porque este ano ando a trabalhar a 20 km de casa, como tal só vou ao canaril de manhã, e ao fim da tarde. Quando estou em Faro estou pelo menos 1h com eles, durante a hora do almoço, e isso é muito importante nesta epoca das criações. Se cai um filhote do ninho de manhã, ao fim do dia, já era!!
Boa sorte a todos nas vossas criações.