segunda-feira, 28 de maio de 2012

TERMINARAM OS NASCIMENTOS DA 2ªCRIAÇÃO....

Passou mais um fim-de-semana de bastante trabalho no meu canaril, e o mês de Maio está praticamente no fim.
Não é por falta de vontade, nem de dedicação, claro que a vontade é bastante menor, do que se tudo estivesse a correr como nós gostaríamos, mas não é por isso que vou baixar os braços.
Este ano, vai ser um ano daqueles que esperamos não voltarmos a ter tão cedo.
Este mês, era o mês crucial para conseguir dar a volta á situação menos boa, com que iniciei este ano as minhas criações, mas infelizmente tal assim não foi possível. Como já me apercebi que não vou conseguir inverter a situação, como tal a partir de agora vou apenas me dedicar a tentar conseguir tirar filhotes daqueles casais que mais me interessam, ou filhos dos machos que mais me agradam, que penso vir a precisar para ficar com eles para a reprodução da próxima época e também para expor.
Este ano com um pouco de sorte, talvez consiga tirar metade dos filhotes castanho pastel vermelho mosaico, em relação ao ano anterior, vamos ver como corre a ultima criação, mas penso já não ir a tempo de inverter os acontecimentos.

Há praticamente uma semana que o nº de anilhados não aumenta, porque embora anilhe alguns, outros vão morrendo por esta ou aquela razão, este ano tem me acontecido quase de tudo, embora agora também não esteja na altura de muitos nascimentos.
Acabaram os nascimentos da 2ªcriação, consegui anilhar um pouco mais filhotes do que na 1ªcriação, mas não tantos como gostaria.
Vou tentar não tirar muitos menos na 3ª, e ultima criação da época, mas penso não ser fácil, porque a ultima criação normalmente é sempre a pior de todas elas.
Há uma porque já é um pouco tarde, e depois a temperatura e o tempo este ano, parecem não estar de feição,  e entretanto para ajudar ainda mais, alguns machos que me estavam a galar, já me iniciaram a muda, o que não ajuda mesmo nada.

Os ovos brancos têm continuado, e a tendência é sempre para piorar e nunca para melhorar, conforme as criações se aproximam do final, e depois algumas das minhas femeas também decidiram me armar a parte este ano, principalmente as reprodutoras que era com as que eu mais contava.
Penso que não devo de falhar muito em relação as minhas previsões de quantidade de filhotes tirados este ano. O ano passado faltaram-me ainda um numero considerável de anilhas, mas este ano vão-me sobrar bastantes. Este ano ainda não encomendei as anilhas, mas vou de certeza pedir bastante menos.
Já estou a pensar fazer umas alterações para a próxima época, vamos ver se realmente vou melhorar algo. Não podemos desistir, temos de tentar sempre melhorar ano após ano, o que por vezes nem sempre é possível. Em princípio vou fazer troca de canaris, vou passar as criações para a garagem anterior, e as voadeiras para a outra, onde estou a criar há 3 épocas, mas que devido ao factor temperatura, estou a ser um pouco penalizado.
Espero que as vossas criações vos estejam a correr dentro da normalidade.

sábado, 19 de maio de 2012

quinta-feira, 17 de maio de 2012

COMO O TEMPO MUDOU!!

 É impressionante como o tempo mudou completamente, a temperatura máxima no canaril, que há 2 dias era de 33ºc, hoje não passou dos 27ºc, entretanto a humidade subiu consideravelmente, o desumidificador encheu o depósito durante a noite, estando de momento 55% com o aparelho a trabalhar, senão ultrapassava os 70%. Um ano como este, com mudanças tão repentinas na temperatura e na humidade, por norma não vai ser um bom ano para as nossas criações de canários.
Entretanto como vos tinha dito, comecei mais um tratamento no sábado, ultima tentativa da época, desta vez já não há mais hipótese de falhar, o mes de Maio esta a meio, e como anda o tempo, ninguém sabe ate quando poderei criar este ano, mas como só preciso de uma boa criação, como foi o caso do ano passado, que tive um mes em que salvei toda a criação do ano. Como vos tinha dito não podemos desistir logo há primeira tentativa, embora já vá mudando de ideias em relação ao dar este ou aquele medicamento como preventivo, antes das criações.

Na próxima época de criações, umas 5 ou 6 semanas antes de os acasalar, vou mandar analisar as fezes de alguns dos meus canários, e só lhes vou fornecer exactamente o que for necessário, sem andar a atirar a sorte, porque penso que ao fim ao cabo, todos somos veterinários, todos damos palpites, e depois como nos demos bem com um medicamento, vamos repetir no ano seguinte, mesmo que o nosso plantel não tenha esse problema, o que os vai fragilizando cada vez mais.
Quando temos algum problema, a primeira coisa que fazemos é ligar a um amigo, normalmente de confiança, ou que achamos que ele tem mais experiencia do que nós, entretanto depois de lhes contarmos o que nos esta a acontecer, ele aconselha-nos a dar o medicamento X ou Y, porque se deu muito bem com ele!!!! nós vamos tentar adquiri-lo o mais rapido possivel, e dar logo na expectativa de que o nosso problema fique resolvido, mas esquecemo-nos que o problema dele, pode não ser o mesmo que o nosso, e em vez de fazermos bem, ainda vamos agravar mais o nosso problema. Porque quer queiramos quer não, cada ano vão nos aparecer problemas diferentes, com maior ou menor gravidade, mas há sempre algo que nos escapa, que nos transcende, e que nos confunde, e é tambem isto que torna este hobbie ainda mais emocionante.

Como sempre vos tenho dito, este hobbie, por vezes não é tão fácil como parece, e o obvio por vezes torna-se absurdo, basta ver as oscilações no nosso canaril. Temos semanas em que parece que tudo corre ás mil maravilhas, quase nem nos morre um canário, ate nos dá a sensação que as anilhas não vão chegar, e de repente a situação inverte-se e parece que tudo se desmorona, perdemos a vontade, ficamos tristes, sem saber o que fazer, mais ainda quando tudo tentamos e mesmo assim sentimos que somos incapazes de enverter os acontecimentos.
Porque problemas todos temos, embora uns mais do que outros!!!evidente que quem tem mais canários tem também probabilidades de ter mais problemas.
Há criadores que se abrem, contando os seus problemas, podendo desta forma, ajudar outros criadores com os mesmos problemas, mas também há aqueles que escondem, tentando abafar tudo o que se passa no seu canaril, para que ninguem fique a saber, com medo depois de prejudicarem a venda das suas aves.
Este ano tive muitos ovos brancos, e continuo a ter, demasiados para ser sincero, também me tem morrido bastantes filhotes com 2 a 3 dias, e alguns até no embrião, depois de anilhar muito poucos, e quase todos caidos na grelha gelados.
De momento a minha situação parece estar estavel, mas tambem não esta na altura dos nascimentos, vamos ver como as coisas vão evoluir nos próximos dias, posso vos dizer que estou praticamente com quase metade dos filhotes anilhados em relação aos que tirei o ano passado, o que já não é nada mau, atendendo a tantas contrariedades e ao ano em questão. Boa sorte para as vossas criações.

terça-feira, 15 de maio de 2012

TEMPERATURAS CONTINUAM A SUBIR!!!

Pois.....Quando irá parar de subir o termometro!!
Estou impressionado com os meus canários, hoje era 12.30 quando entrei no canaril para lhes dar a papa, sim porque agora não vale a pena meter muita papa, temos e de lhes fornecer o maximo de vezes possivel , no minimo 3, mas 4 seria o ideal e em quantidades reduzidas, porque passado pouco mais de 1h, eles já nem lhes tocam, o germinado seca tão rapido que parece que lhes fornecemos papa seca.
Dizia eu que entrei na garagem as 12.30 e o termometro marcava naquela altura( 33º) estava insuportavel, a humidade hoje estava um pouco mais alta 30%.

 Deparei-me com varios canarios ja empenados com a cabeça pendida do ninho devido ao calor, e com filhotes com uns 8 a 10 dias, caidos do ninho, em cima das grelhas, mas nenhum deles estava morto, pudera com o calor que esta!!! ou são elas que os jogam, ou são eles que coitados com o calor, mexem-se demasiado, perdendo o equilibrio e acabam por cair. Tambem tenho reparado que os filhotes não se estão a desenvolver, estão quase parados, e que alguns machos se deitam em cima das grelhas.
Tinha uma femea pastel morta, sem me ter dado sinais, ainda de manhã andava a construir o ninho, deixou 3 filhotes de quase 20 dias, vamos ver se consigo salva-los, ainda por cima são filhos do macho castanho pastel vermelho mosaico, que marcou este ano individualmente no Internacional de  Reggio Emilia(Italia), e ele não estava com ela.(ela era mais umas das 3 ou 4 amigas coloridas dele) entretanto meti-o com os filhotes, logo a tarde e que vou ver se ele os aceitou ou não.

Se a temperatura continuar assim a subir, vou ter de parar com as criações este ano, ate eu já sentia a temperatura, quanto mais os canarios. Se tivessem na muda, não havia problema algum, agora a criar, torna-se muito complicado.
Já estou a pensar seriamente em trocar o local das criações para o proximo ano, voltar a criar, na garagem antiga, que embora seja mais pequena, mais baixa, quase sem luz natural, mas tem uma temperatura de menos 4º durante o dia, o que neste capitulo neste momento faria a diferença.

Nesse caso passaria as voadeiras para a garagem onde estou a criar este ano, porque esta garagem embora maior, com mais 60 cm de altura, com janelas onde entra a luz do sol, tem uma temperatura optima de inverno, mas assim que sobem as temperaturas, na epoca das criações, torna-se insuportavel criar dentro dela.
Tenho pena, mas vou ter de tomar uma atitude, não posso deixar que isto me volte a acontecer novamente, porque a tendencia e para piorar e não melhorar, como tal terei de fazer a troca de gaiolas, e ver como vai correr dessa maneira, e esperar para ver como vai ser a próxima época.
Penso que até os 30º dentro do canaril de criações, não tem problema absolutamente algum, embora o ideal será não exceder os 25º, mas a partir daqui, as coisas começam a complicar-se. Pelo que estou a ver ate aos 35º eles ainda devem de criar, mas a partir daí, o melhor será parar mesmo, também nunca criei com estas temperaturas.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

TEMPERATURA CHEGA AOS 32º

Estava-me eu a queixar-me do calor!!! Hoje as 13.45 o termometro digital dentro da minha garagem de criações marcava 31.8º de temperatura, mas já tinha atingido os 32º ás 13h , com uma humidade de apenas 24% que maravilha meus amigos. Na rua estava 36º á sombra..
Estão á espera de quê, para vir de férias para o Algarve!!!!
Os filhotes já empenados, metem o pescoço fora dos ninhos, os outros coitados que estao debaixo da mãe e que devem de assar.
Mas temos de ver o lado positivo, tinha um caido um filhote, sei lá ha quanto tempo, e ainda se encontrava vivo.
Para minimizar o calor, meti agua nas cubas de inox onde lavo as grelhas, e pulverizei as paredes e o chão com água com VIRGON´S misturado, e passado pouco tempo a humidade subiu para os 28%, o que ainda é muito pouco para a eclosão dos ovos. Mas é o que se pode arranjar.
Vamos ver ate quando vai durar este tempo, nunca ouviram falar de seleção natural, é exactamente o que vai acontecer, todos aqueles filhotes que tenham algum problema, vão ficar pelo caminho.
Hoje o ar ate queima para quem anda de mota.
Não é que não saiba que no Algarve faz calor, este ano é que veio assim de repente sem avisar!!

domingo, 13 de maio de 2012

SEMANA PARA ESQUECER!!!!

Por onde querem que eu começe!!
Calor....ummmm,  desde há uns 3 dias só tenho 30.5º, desde bem cedo dentro do canaril das criações, porque o sol bate na garagem ate quase ás 15h da tarde, entretanto desce para os 28º durante o fim-da-tarde e a noite!!
 A humidade!! essa Senhora desceu tanto nos ultimos dias, que durante o dia anda entre os 38 e 32%, e á noite vai ate os 45%, o que e optimo. Com essa nem me preocupo mais, ate já desliguei o desumidificador, embora não o traga para casa, porque daqui a dias, as coisas podem inverter-se, e ele vir a ser preciso novamente......

Nem sei como começar.
No ultimo fim-de-semana as temperaturas estavam mais amenas, embora a humidade estivesse alta, a rondar os 75%,  nada que o desumidificador a trabalhar todo o dia não resolva, conseguindo estabeliza-la entre os 50 e os 55%.
Como tal foi o melhor fim-de-semana desta epoca, eu nem estava a acreditar, e de repente anilhei mais do que ate eu pensara, ou me pasara pela cabeça, as anilhas começavam a gastar-se, parecia que as coisas se estavam a querer encaminhar meus amigos....

Mas a segunda-feira não me correu de feição, depois do almoço, tive de fazer um pequeno desvio de moto, porque tinha a estrada que vai para a EDP, cortada, penso que houve um acidente e estavão a mandar dar a volta, mas como ando sempre queimado!!!pudera com tantos casais, só podia mesmo.....
Meti-me por uns atalhos, onde apanhei uma descida de terra, com alguma gravilha, vinha a andar mais do que devia naquele sitio, devia de me ter distraido, e entretanto apanhei uns buracos, assustei-me!! eeee dei um ligeiro toque no travão da frente, quando dei por mim, já não a aguentei mais, e deixei-a ir..... e rebolei, e ela la andou um pouco mais!!!!!rsrsrs. pernas e mão desfoladas, mas nada de grave.

Nem sei como consigo dar conta do recado!!rsrsrs. Já não estou a dar......já troco os ninhos com filhotes e meto no casal errado, no outro dia estavam 4 mortos de frio.(meti-os na gaiola, mas na errada)e não meti um ninho numa femea que estava a por, mas ela coitada mete-o na mesma, só que na grelha!!!acontece.......
Hoje até tive vontade de ir para a praia, mas tava tão cansado que adormeci a seguir ao almoço.
Quando as coisas correm bem, tudo parece facil, o problema e quando nós vemos as coisas acontecerem, e sentimos que não somos capazes de dar a volta a uma situação que nós proprios causamos.
Mas não pensem que vou desistir!!! Vou continuar a tentar, ate conseguir dar a volta a isto, porque se não o conseguir, não é por eu não ter tentado, mas sim por não ter sido suficientemente inteligente para o fazer!!!!!!!
Vou sim deixar de dar algo ao bico a qualquer dos meus canarios.
ACABOU....
Fazer como tenho feito, e não perder tempo com aqueles que nascem para morrer!!!
Temos sempre uma esperança de aproveitar aqueles que mais gostamos, e que trocamos para a femea X, ou para a Y, mas entretanto acabamos por os meter na Z, todas elas de nossa confiança, na expectativa que uma delas os salvem, mas infelizmente nenhuma delas lhes da comida....é uma frustação vermos morrer aqueles filhotes, que nós mais queriamos que sobrevivessem.(é sempre assim) nos ultimos 3 ou 4 dias mandei para o lixo quase tantos como anilhei no ultimo fim-semana.
Mas como só contam os que sobrevivem, nem vale a pena pensar nisso.....

Estamos a meio de Maio, e daqui ate ao final de mais uma epoca de criação, é pouco mais de um mês, e para mim parece-me que já tenho quase a minha conta deste ano, embora haja sempre uma esperança de conseguir inverter o desenrolar dos acontecimentos.......o que acho pouco provavel!!

Eu sei que alguns de voçes, vem visitar o meu blog na esperança de saberem novidades, mas acreditem, que ultimamente não me tem aptecido escrever.
A 1ª criação ja esta toda nas voadeiras, e embora menos do que eu gostaria, tenho alguns que me agradam, vamos ver como ficam depois da muda. Já começei a dar o corante, e este ano pela 1ªvez, estou a dar a spirolina aos castanhos amarelos mosaico, vamos ver como vai ficar o tom do lipocromo.

Boa sorte para as vossas criações, e há que arregaçar as mangas, porque estamos na melhor altura da criação, ou conseguimos aguentar o andamento, ou ficamos para trás....
Parece-me que ninguem vai desistir, mesmo que tenham um furo, ou deem uma queda...rsrsrs, ha que montar e continuar, ate porque já não falta assim tanto!!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

NÃO ESTA FACIL!!!

Bom dia, este ano talvez tambem devido ao factor tempo, não me esta a ser fácil dar a volta a situação.
Neste momento o meu problema são os ovos brancos, (nunca me tinha acontecido um ano assim)porque os filhotes pequenos deixaram de morrer nos ultimos dias, o que se notou logo a diferença dos canários anilhados, mas mesmo assim penso que as minhas perspectivas se mantem em relação a quantidade de canarios que irei tirar este ano.

Estamos no inicio de maio, e estou praticamente a meio da criação, e pelos que tenho anilhados ate ao momento penso que este ano vou tirar menos uns 40% ou 50%, do que o ano passado com a mesma quantidade de casais, embora este mes de maio seja crucial para o desenrolar dos acontecimentos.

Como devem de calcular não vou baixar os braços, mas o meu tempo disponivel tambem não me tem ajudado muito. No domingo vou passar os meus primeiros canários nascidos este ano, para as voadeiras. Prefiro deixa-los mais uns dias com o pai, antes de os separar. Por vezes pensamos que já estão prontos, e afinal não é bem assim, e depois vão-se a baixo, por norma passo-os por volta das 5 semanas de vida.
Comem perfeitamente papa e perilha, mas não descascam bem a alpista ou outras sementes, e isso também é importante.

Este ano era para ter reduzido a quantidade dos meus casais, mas como tal não foi possivel, continuo com exactamente os mesmos do ano passado, vamos ver se o consigo fazer já na proxima epoca de criações.
Estou a pensar acabar com os canários de factor amarelo, mas isso irei decidir mais tarde. Tenho e que reduzir os meus casais, nem que isso implique acabar com 1 ou 2 das minhas raças.
Espero que as vossas criações este ano, vos estejam a correr melhor do que a mim. O que me vai dando mais vontade de tentar dar a volta á situação, são alguns filhotes que vão surgindo que fazem a diferença.
Mas ainda é muito cedo para tirar conclusões sobre isso. Boa sorte e espero que ña proxima vez que aqui escreva possa estar mais optimista.