quarta-feira, 20 de março de 2013

EU SABIA QUE ELES IRIAM APARECER...NUNCA PENSEI É QUE COMEÇASSEM TÃO RÁPIDO!!!

Nem sei por onde começar!!!
Nem como vos dizer, como tenho andado triste e desiludido nos últimos dias……
Parece que eu adivinhava, por isso ter começado um pouco mais cedo do que o costume a criação este ano.
Como vos tinha dito,tenho 145 femeas, e tinha umas 140 delas no choco, uma grande parte dos ovos estavam galados!! Tudo parecia estar a correr ás mil maravilhas, mas assim que os filhotes começam a nascer, de repente tudo se inverteu.
Estou triste como é natural, mas já imaginarão como se devem de sentir as fêmeas, ao verem que as suas crias não lhes pedem comida, e as que pedem vem com problemas!!
Nunca tratei tão bem delas como o estou a fazer agora, porque elas não tem culpa das asneiras do criador. Sinto que embora ande desorientado, ainda tenha motivação para tentar dar a volta ao problema que me está a matar os filhotes, vamos ver é até quando.....
No 1º dia de nascimentos, ainda andei a dar palitada e seringa em alguns dos filhotes, daqueles casais que eu queria mesmo conseguir obter um ou outro filhote, para os tentar salvar, mas rápido vi que não tinha argumentos para dar a volta á situação, não estava a resultar, era apenas retardar a morte deles, até porque eu sou contra a dar comida ao bico. (só mesmo em caso extremo) mesmo assim prefiro trocar de ninho.

A sorte é que já passei por tantos problemas, que não é por isto me estar a acontecer que vou desanimar ou desistir de tentar dar a volta á situação, não sou de baixar os braços.
Como eu vos tinha falado, no dia 15 começaram-me a nascer os 1º filhotes da época, e não é que este ano, os ovos galados, até superaram mesmo as minhas melhores expectativas !!!
Perto de 90% dos ovos estavam galados, não me lembro de uma media tão boa, e poucos morrerem na casca, mas quase todos morrem com apenas 1 ou 2 dias de vida no máximo. Rebentam, e cheiram mal, um cheiro desagradavel, até já tenho receio de ir retirar os ninhos, para ver se já nasceram!!
Não sei o que será, mas para mim inclino-me ou para FUNGOS, ou alguma BACTÉRIA, não encontro outra explicação para o que me esta a acontecer.

Só vejo 2 hipótese, contágio, ou sementes estragadas.
Contagio só em alguma exposição….ou alguma ave que eu tenha adquirido, embora não tenham sido muitas, penso que nem chega a uma dúzia delas.
Sementes, estou inclinado para uma alpista que tive 2 meses guardada, ate a limpar, e depois de bem limpa, dei-lhe novamente, não esteve em sitio de humidade, nem de calor, estava nuns baldes fechados á espera que eu a limpasse, só que estava armado em preguiçoso, e não a limpei logo no momento, e depois sabem como é, vai-se sempre deixando para amanhã.
Quando tudo corre bem, nem notamos o trabalho que estas criaturas nos dão.
Talvez tudo tenha a ver com a maldita “PROVENTRICULITE”vamos ver se tenho mais sorte na próxima postura, porque esta, mais uns dias e esta terminada.
Já tenho fêmeas a iniciarem a 2ªpostura, e vamos ver o que me espera.
Estou a fazer um tratamento antifungico, mais vitaminas e aminoácidos, mais um protector hepático, um antibiótico, e um produto á base de enrofloxaxina.
Tenho de ter calma, e aguardar o denrolar dos acontecimentos.
Espero que as vossas criações, me estejam a correr melhor do que a mim.

15 comentários:

Unknown disse...

boas caro amigo ,chamo me vitor gonçalves e sou criador de canarios com o stam 999-m do porto e moro em valongo , venho lhe dizer amigo que passei pelo que o amigo esta a passar , cheguei ao ponto de desanimar ,mas graças a deus parece que tudo esta a melhorar ,vamos la ver na 2 postura se tudo corre melhor ,espero que anime e tenha boa sorte ,saudaçoes caro colega e abraço

Carlos Faisca disse...

Ola amigo Vitor

Eu ate vacinei, fiz tratamentos, troco bebedouros todos os dias, lavo N de comedouros de papa por dia, não os troco de gaiolas.
Sei que não é só a mim que me esta a acontecer problemas, só que nem todos tem a coragem de se abrirem, só que eu não sou assim.
Não posso vos contar só as alegrias, tb tenho de vos dizer as tristezas.
Só quem passa por determinadas situações é que fica vacinado para enfrentar todas as contrariedades que nos vão aparecer no dia a dia de uma criação.
Eu não vou desisitir, só espero que a sorte não me abandone.
Boa sorte tb para si. Como já tenho falado em tempos, no fim é que se fazem as contas.
Um abraço

Unknown disse...

Força Amigo Faisca!!!!Um abraço

Unknown disse...

Olá Carlos...

Permita-me apenas colocar uma questão para reflexão:
Não poderá o problema ter algo a ver com o germinado, fungos?!

Abraço e Força!!

Rui Rocha disse...

Boa tarde Sr Carlos Faísca.
Quem sou eu para lhe dar sugestões, mas se me permite, porque não manda fazer análises à fezes das suas aves? Ficava logo a saber qual o problema e fazia o tratamento certo!

Gostava de lhe perguntar qual o protetor hepático qur usa?

Espero que resolva rapidamente esse problema, cumprimentos, Rui Rocha

Carlos Faisca disse...

Boa tarde SrºRui

Eu sou um bocado teimoso, mas se a situação não melhorar teri de fazer!!nem sempre ficamos a saber tudo quando mandamos analisar.....o protector não tem marca, é feito num laboratorio espanhol, proprio para canarios.

Vamos ver como vão nascer na 2ªpostura.....ou se é que nascem!!!

Um abraço

Carlos Faisca

Antonio Costa disse...

boas amigo CARLOS sei o que estas passando..é muito mas muito complicado tambem estou a passar um mau bocado e sabes disse basta dares uma olhadela pelo meu blogger
e comprovares não desanimes ade ser o QUE DEUS QUIZER no fim éque se fazem as contas
um forte abraço e tudo de bom para si
http://avesdocostaacores.blogspot.pt/

Virgílio Nicolau disse...

Olá Carlos, não é a primeira vez que passas por estes trabalhos, e sempre soubeste dar a volta por cima e contornar os problemas. Força e um abraço!

Carlos Faisca disse...

Bom dia amigos

Este ano como todos sabemos esta demasiada humida, como tal quem é teimoso como eu, e que insiste em dar germinado todo o ano, tem de ter mais cuidado devido aos problemas ke dele derivam, principalmente quando há muita humidade no ar.
Depois tenho demasiados casais, e quando tudo corre bem, é sempre a abrir, nem notamos o trabalho pk nos sentimos bem.
Mas se as coisas correm mal, tudo se complica, depois andamos a atras do prejuizo, e depois como disse o meu amigo Miguel Nicolau, até já estou acostumado a situações destas, o problema e conseguir dar a volta, e ter paciencia e calma para o conseguir.
Espero que o tempo entretanto tambem me dê uma ajudinha, o ke não tem acontecido até agora.
Amigo Antonio o Fungizone não melhorou o seu problema?

Um abraço
Carlos Faisca

Unknown disse...

Boa Noite Sr. Carlos Faísca

Sou um visitante assíduo do seu blog, pois interesso-me bastante pelo seu trabalho, além de grande criador que é, sou criador de canários de cor com o STAM DH17, sou de Sobral da Adiça, concelho de Moura (Alentejo), sou criador a relativamente poucos anos e também estou a passar pelo mesmo, com muito menos casais a criar do que você mas os problemas existem e em grande quantidade, tenho falado com diversos criadores aqui da zona e todos padecem do mesmo mal, ovos brancos, passarinhos mortos dentro dos ovos e casais a deixarem de alimentar os filhotes com mais de 20 dias, como trabalho e não tenho como dar uma ajuda a alimentar as crias, acabam por algumas delas morrerem, o tempo também não ajuda, pois a chuva, vento, trovoadas e os dias com pouca luminosidade acabam por estragar quase tudo.
Sei que já teve esses problemas em anos anteriores, pois problemas sempre há, e que conseguiu dar a volta por cima e sei que este ano também o irá fazer.
Estou um pouco triste pois nesta altura já deveria ter mais aves, mas não vou desanimar, sou daqueles que acredita que se isto não fosse assim, não teria tanta pica, pois se tudo corre-se as mil maravilhas, chegava a altura em que perdia a piada .
Só lhe desejo sorte, tanta ou mais daquela que desejo para mim, sei que vai dar a volta por cima.

Um abraço
Jonas Castelhano

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Faisca disse...

Bom dia SrºJonas Castelhano

Fico contente por saber que, há quem pense como eu, mas tb fico triste por tambem estar a ter problemas.
Espero ke consiga dar a volta á sua situação, o mais rapido possivel, pk por este ano já chega de tanta tristeza.O TEMPO TB NÃO ESTA A AJUDAR NADA.acho ke vou escrever umas linhas no meu blog.

Um abraço

Carlos Faisca

Antonio Costa disse...

BOAS AMIGO CARLOS
o fungizone resolveu uma parte do broblema ou seja digamos que as coisas estão a 50 por cento vamos ver como daqui para a frente AMIGO
um forte abraço e tudo de bom para si
http://avesdocostaacores.blogspot.

Carlos Faisca disse...

Bom dia Amigo Antonio

Ainda bem que as coisas melhoraram. Não se esqueça que esta humidade tb não ajuda em nada, e eu sei que voçes aí por os Açores, também têm tido o mesmo problema, alem de outros.

Como tal penso ke se o tempo melhorar, as criações tb irão melhorar.
Pois eu se tivesse a 50%, já não estava mal, Em media nascem 5 e só escapa 1, ou seja 20% do que nasce.
vamos ver como vai ser na 2ªpostura.

Boa Pascoa para Todos.

Um abraço
Carlos Faisca

Antonio Costa disse...

BOAS AMIGO CARLOS
realmente o tempo cá nos açores esta muito mas muito mau a umidade esta Terrível
quando chegar ao fim é que vamos ver o que a sorte nos reserva AMIGO
um forte abraço
e uma feliz e santa pascoa para ti e toda a tua família