quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

COMEÇOU MAIS UM ANO DE CRIAÇÕES!!

Começou mais uma época de criações, a partir de agora são mais ou menos 4 a 5 meses sem parar, até terminar mais um ano de criações. É entre os meses de Março e Julho que tenho mais trabalho.

Pois!!! Acabou-se o meu tempo livre, embora arranje sempre um tempinho para ver um bom jogo, como foi o caso de ontem entre o Barcelona e o Real, e como não podia deixar de ser, para ver o “Glorioso”, clube do meu coração.
Em 2 dias já tenho cerca de 40 femeas a pôr, penso que ate ao fim de semana, outras tantas irão arrancar. As opalas amarelas foram aquelas que arrancaram melhor, o que é normal.
Como já vos tinha falado em anos anteriores, só utilizo JUTTA, para que as minhas fêmeas construam os seus ninhos, pois penso ser o material com que elas melhor se adaptam, construindo ninhos muito bem conseguidos. Claro que algumas não tem jeito nenhum a construi-los, e eu tenho de as ajudar.
Nesta fase, perco algum tempo a meter e a apanhar a JUTTA caída das gaiolas, desde que esteja em bom estado, alguma aproveito e volto a coloca-la nos respectivos suportes próprios para o efeito, mas há muita que vai fora, como é normal.
Realmente estranhei bastante, algumas fêmeas terem construído tão rapidamente, e tão bem os seus ninhos este ano, também estou a começar as criações pelo menos uma semana antes, em relação ao ano passado

Este ano, como em anos anteriores, algumas das fêmeas novas, principalmente no 1º ovo, vão mete-lo na grelha.
Talvez devido ao factor luz, mas por vezes também acontece, que alguns machos no momento delas querem pôr, eles andarem a traz delas para as galarem, e as pobres coitadas nem terem tempo de os irem meter no respectivo ninho, ou estarem a tentar galar no momento em elas estão a mete-los e sem querer ficam na borda do ninho e rebolam para fora, ou então porque são jovens e estão um pouco confusas.
Os ovos estão a vir com um tamanho dentro da normalidade.

Penso que a partir de domingo é que a maioria das fêmeas devem de arrancar, e quanto mais tarde melhor, assim tenho mais garantias dos ovos estarem galados.
Eu retiro os ovos todos os dias por volta das 9h da manhã, e meto-os numa caixa com alpista, com o nº do respectivo do casal, normalmente é a ultima coisa que faço antes de ir trabalhar, porque algumas fêmeas só os metem um pouco mais tarde, e mesmo assim por vezes á hora do almoço, ainda encontro mais algum ovo nos ninhos.
É um trabalho que tem de ser feito com calma, e sem stress, para não haver azares……
Após retirar o ovo do ninho, meto lá um de plástico para que a fêmea não estranhe, por norma meto apenas 2, no máximo 3 ovos de plástico, mesmo que retire 5 ovos, para não encher o ninho, e deixar espaço para caber o ovo delas sem problemas, porque algumas fazem uns ninhos com um espaço bastante reduzido.
Depois quando elas metem o ultimo ovo, que se pode identificar pela sua cor mais clara, retiro todos os de plástico e meto-os todos debaixo, fazendo o registo do dia do inicio e o dia previsto para o nascimento dos filhotes numa placa em imane que fica colocado em cada gaiola.
Este ano estou a meter numa vazilha papa humida á descrição, de uma marca da qual estou a gostar bastante, comprei pela 1ªvez e estou bastante satisfeito, vamos ver como vai ser durante a criação, também comprei seca da mesma marca para misturar com outra papa que já tinha adquirido, e dado o ano passado.
Todos os dias de manhã, forneco aos meus canários, papa seca c/ germinado da Manitoba, um pouco de Calcio e Orni Proven da Ornipharma e de Essencials 3 da Ornicare.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

BENFICA-2 / BAYERN LEVERKUSEN - 1





DESTA VEZ A SORTE NÃO NOS ABANDONOU!!!E DEPOIS ATÉ JÁ ESTAMOS HABITUADOS A SOFRER...........

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

TIVE DE ABRIR AS SEPARAÇÕES(ELAS É QUE MANDAM)

Hoje de manhã tive de abrir as separações em chapa que separam os meus canários, já não os consegui aguentar mais tempo.

Eu estava a pensar só o fazer no domingo ao fim do dia, mas as fêmeas estão desesperadas, já tenho algumas que começaram por meter ovos na grelha e outras que estão a arrancar penas a elas próprias, penas no chão já são bastantes.
No fim-de-semana quero ter já todos os casais com ninhos, e bastante material para que não me arranquem as penas aos machos.
Ainda não acabei todos os tratamentos preventivos, mas já os tive de acasalar.
Hoje á noite não vou perder muito tempo com eles, pois quero ir ver ao café o jogo do Benfica-Bayern Leverkusen para a UEFA.

Há vários dias que aumento a luz 5 mn por dia, e de momento está a apagar as 20.20h, mas lá para meados de Março, estará a apagar por volta das 22h.
Ainda não dei vitamina E, este ano porque não tive ainda oportunidade, penso faze-lo já a partir da próxima semana.
Agora já não há como os parar, e há que deixá-los trabalhar á vontade, proporcionando-lhes as melhores condições possíveis, para que tudo corra dentro da normalidade.

Boa sorte para as vossas criações.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

APROXIMA-SE MAIS UMA ÉPOCA DE CRIAÇÕES!!!!

 Sei que tem alguns criadores já com canários nascidos, principalmente aqui no Algarve, onde a temperatura é mais elevada do que na maioria dos canaris dos criadores que estão neste momento a ler o que eu escrevi.

Mas para ser sincero, atendendo á conjuntura do país, este ano nem me apetece acasala-los, além de que sei também o trabalho que me espera, como tal não tenho pressa.
Depois de arrancar já não há volta a dar, mesmo que a vontade não seja muita, há que olhar em frente e dar o melhor de nós próprios.
Quem por norma costuma dar uma vista de olhos no meu blog, sabe que eu sempre digo, que quem começar com este hobbi, dificilmente o irá esquecer. Pode estar até vários anos sem ter canários, pode nem sequer estar em contacto com eles, por diversas razões das vossas vidas, mas o bichinho esta lá, e um dia ele vai revelar-se novamente.

Também porque neste hobbie, há sempre algo para aprender, há sempre pequenos permenores que nos escapam no nosso dia a dia, mas que com o passar do tempo, lhes vamos dando mais atenção, reparando neles com mais interesse e empenho.
Este ano, mais uma vez mudei o meu "esquema"nunca o utilizei, e para ser sincero nem penso nisso.
Vou fazendo algumas mudanças quase todos os anos, e este ano não foi excepção.
Este ano meti os canários com que vou criar, nas gaiolas de criação, antes mesmo de eu ir para o Mundial na Bélgica, para que as fémeas se habituem melhor ás gaiolas de criação.
Depois de vir fiz algumas alterações, embora por enquanto estejam ainda separados por uma chapa, para não se verem, em princípio só no domingo ao fim do dia, irei meter a grelha de separação.

Não só para que eles se possam ver através dela, mas também para eu poder observar as suas reacções, bastante importante antes de os acasalar. Porque se forem bons observadores vão reparar que há casais que se dão demasiado bem, mas que tem um ou outro que já não parece ser bem assim.
Como tal tenho tempo para fazer uma ou outra alteração que eu ache ser necessária, para que quando eu retirar as grelhas, não haja muito reboliço.

Este ano pela 1ªvez, dei a Auto-Vacina, embora não sei o que terá passado menos bem, mas morreram-me 4 fémeas enquanto da-va a vacina. Vou dar a 2ª dose este fim-de-semana, e vamos ver se as coisas correm melhor desta vez, penso que houve alguma falha de minha parte"estamos sempre a aprender"
Também vou dar a vacina contra a varíola, durante a próxima semana, antes de retirar as grelhas, porque faz 6 meses que dei a todos, quando estavam nas voadeiras, mas como o prazo é de 6 meses e não de 1 ano, vou começar a dá-la 2 vezes ao ano.
Neste momento estou a fazer um tratamento preventivo para os fungos, e depois vou dar vitamina E, e nada mais. Penso lá para domingo dia 25 de Fevereiro ao fim do dia, retirar as grelhas e dar inicio a mais uma época de criações.

Espero que este ano as criações vos corram melhor do que o ano passado.
Não tenham pressa, nem entrem em desespero se no inicio as coisas não vos estejam a correr de feição, nem como vocês esperavam.
Como todos vocês já sabem, todos os anos vão aparecer novos problemas, como tal temos de ter sangue frio para conseguir dar a volta a todas as situações que nos apareçam.
Porque será que culpamos sempre os nossos canários das asneiras que nós próprios cometemos.
Há dias um criador ligou-me, muito preocupado, mais propriamente desesperado porque as suas fémeas deixavam morrer os filhotes nos primeiros dias de vida, e que não lhes davam comida.
Meus amigos normalmente quando isto acontece, é porque algo se esta a passar no nosso canaril, mas que a nós nos transcende, mas que eles se apercebem, deixando de dar comida aos seus filhotes, como tal num caso destes, devem de mandar analisar as fezes dos vossos canários, para que o veterenario vos possa ajudar a ultrapassar o problema o mais rápido possível, e com a medicação certa.

Boa Sorte

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SÃO ESTES OS CASAIS QUE VOU METER A CRIAÇÃO ESTE ANO

Embora faça quase os mesmos casais que o ano passado, 140 CASAIS, porque tenho os mesmos viveiros disponiveis, vou concerteza tirar bastante menos filhotes, pois encomendei menos 200 anilhas. Tambem porque ano apos ano, a media por casal esta a baixar, assim como a procura para os mesmos.
Como tal enquanto não mudar de viveiros, vou manter a mesma quantidade de casais, só depois penso reduzir.
Espero é terminar mais cedo este ano as criações, se as coisas não me correrem muito mal.
já escolhi e meti todos os canários com que vou criar esta época, mesmo antes de eu ir para o Mundial na Belgica, como tal já la estão ha umas 3 semanas, e irão estar ainda mais 2 semanas pelo menos.

Estão separados por uma chapa, para não se poderem ver, penso meter a grelha durante a proxima semana, depois de rectificar alguns casais, irei faze-lo no fim-de-semana com calma.
Estou a fazer um tratamento preventivo, como sempre o fiz, embora este ano bastante mais simples.
Não tenho pressa, pois sei o trabalho que me espera.

35 CASAIS CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO
30 CASAIS CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO
20 CASAIS CASTANHO AMARELO MOSAICO
20 CASAIS CASTANHO PHAEO VERMELHO MOSAICO
15 CASAIS CASTANHO OPALA AMARELO MOSAICO
15 CASAIS CASTANHO VERMELHO MOSAICO
5 CASAIS NEGRO OPALA VERMELHO MOSAICO
5 SÃO PARA METER FEMEAS DE RESERVA.