quinta-feira, 28 de março de 2013

quarta-feira, 27 de março de 2013

HUMIDADE ESTE ANO ESTA AINDA A COMPLICAR MAIS.........

Não esta fácil dar a volta á minha situação desta vez, e depois a humidade que teima em se fazer sentir, não está a ajuda em nada.
Tenho 2 desumidificadores ligados 24h, mas mesmo assim, como o sistema de ventilação mete ar de 15 em 15mn, como o ar da rua está com uma humidade muito alta, não é fácil manter uma humidade sempre estável dentro do canaril.
Até já experimentei a dar papa ao bico, naqueles que eu gostava de poder salvar, mas no meu caso nunca funcionou, não era agora que ia funcionar. Não dou mais, perco muito tempo, e ainda me custa mais, assim ainda fico mais triste por ver que não os consigo salvar.
Até já tenho de receio de ir ver se os filhotes nasceram, e mesmo depois quando nascem, de os ir ver novamente. É uma situação complicada, tenho as voadeiras para lavar, mas a vontade que já era pouca, agora então!!! ainda é muito menos.

Continuam a me morrer uma grande quantidade de filhotes nascidos todos os dias, nos 2 primeiros dias de vida. Normalmente ninhos completos.
Ontem até 2 filhotes de opalas vermelhos já anilhados, estavam mortos em cima da grelha, morreram gelados, atá tinham comida no papo.
Como não reparei na noite anterior que tinham caido nas grelhas, paciência, mas isso é perfeitamente normal, devido ao brilho das anilhas, aparece sempre um ou outro na grelha, porque eles as querem retirar das patas, e como não o conseguem, arrastam-nos para fora do ninho, sem intenção de os jogar fora.
A humidade que se tem feito sentir só está prejudica, agravando ainda mais os problemas que estamos a ter na criação dos nossos canários. Penso que se o tempo melhorar, as criações também irão melhorar.
Nos últimos dias devido ao tratamento que tenho estado a fazer, já tenho tido alguns ninhos com ovos brancos. A 1ª postura esta quase terminada, penso que ate ao final do mês esteja terminada, vamos ver quantos irão conseguir escapar, nem quero dar palpites sequer, vamos ver o que me espera.
Tenho de ter calma, e ir tentando dar a volta á situação, sem inventar muito, senão não morrem da doença, vão morrer da cura.

quarta-feira, 20 de março de 2013

EU SABIA QUE ELES IRIAM APARECER...NUNCA PENSEI É QUE COMEÇASSEM TÃO RÁPIDO!!!

Nem sei por onde começar!!!
Nem como vos dizer, como tenho andado triste e desiludido nos últimos dias……
Parece que eu adivinhava, por isso ter começado um pouco mais cedo do que o costume a criação este ano.
Como vos tinha dito,tenho 145 femeas, e tinha umas 140 delas no choco, uma grande parte dos ovos estavam galados!! Tudo parecia estar a correr ás mil maravilhas, mas assim que os filhotes começam a nascer, de repente tudo se inverteu.
Estou triste como é natural, mas já imaginarão como se devem de sentir as fêmeas, ao verem que as suas crias não lhes pedem comida, e as que pedem vem com problemas!!
Nunca tratei tão bem delas como o estou a fazer agora, porque elas não tem culpa das asneiras do criador. Sinto que embora ande desorientado, ainda tenha motivação para tentar dar a volta ao problema que me está a matar os filhotes, vamos ver é até quando.....
No 1º dia de nascimentos, ainda andei a dar palitada e seringa em alguns dos filhotes, daqueles casais que eu queria mesmo conseguir obter um ou outro filhote, para os tentar salvar, mas rápido vi que não tinha argumentos para dar a volta á situação, não estava a resultar, era apenas retardar a morte deles, até porque eu sou contra a dar comida ao bico. (só mesmo em caso extremo) mesmo assim prefiro trocar de ninho.

A sorte é que já passei por tantos problemas, que não é por isto me estar a acontecer que vou desanimar ou desistir de tentar dar a volta á situação, não sou de baixar os braços.
Como eu vos tinha falado, no dia 15 começaram-me a nascer os 1º filhotes da época, e não é que este ano, os ovos galados, até superaram mesmo as minhas melhores expectativas !!!
Perto de 90% dos ovos estavam galados, não me lembro de uma media tão boa, e poucos morrerem na casca, mas quase todos morrem com apenas 1 ou 2 dias de vida no máximo. Rebentam, e cheiram mal, um cheiro desagradavel, até já tenho receio de ir retirar os ninhos, para ver se já nasceram!!
Não sei o que será, mas para mim inclino-me ou para FUNGOS, ou alguma BACTÉRIA, não encontro outra explicação para o que me esta a acontecer.

Só vejo 2 hipótese, contágio, ou sementes estragadas.
Contagio só em alguma exposição….ou alguma ave que eu tenha adquirido, embora não tenham sido muitas, penso que nem chega a uma dúzia delas.
Sementes, estou inclinado para uma alpista que tive 2 meses guardada, ate a limpar, e depois de bem limpa, dei-lhe novamente, não esteve em sitio de humidade, nem de calor, estava nuns baldes fechados á espera que eu a limpasse, só que estava armado em preguiçoso, e não a limpei logo no momento, e depois sabem como é, vai-se sempre deixando para amanhã.
Quando tudo corre bem, nem notamos o trabalho que estas criaturas nos dão.
Talvez tudo tenha a ver com a maldita “PROVENTRICULITE”vamos ver se tenho mais sorte na próxima postura, porque esta, mais uns dias e esta terminada.
Já tenho fêmeas a iniciarem a 2ªpostura, e vamos ver o que me espera.
Estou a fazer um tratamento antifungico, mais vitaminas e aminoácidos, mais um protector hepático, um antibiótico, e um produto á base de enrofloxaxina.
Tenho de ter calma, e aguardar o denrolar dos acontecimentos.
Espero que as vossas criações, me estejam a correr melhor do que a mim.

sexta-feira, 15 de março de 2013

PARTEM-SE AS PRIMEIRAS CASCAS DA ÉPOCA...

Começaram hoje a nascer, espero eu que sejam os primeiros de muitos mais…
Como tal também começaram os meus problemas.
Não vos tinha dito? Só não acerto no totoloto porque não jogo…
De 6 ou 7 casais que me nasceram hoje, dois deles, ambos filhos de machos que participaram no Mundial, já morreram, nem me deram hipóteses de olhar bem para eles.
O ponto negro estava lá.

Mas como tristezas não pagam dividas, vamos falar de coisas mais agradáveis.
Ontem afinal o jogo ate nos correu de feição, e penso que até hoje o sorteio para os quartos de final da Liga Europa, onde nos calhou o Newcastle…..




Sei que nunca há favoritos neste tipo de provas, embora pense que temos bastantes hipóteses de seguir em frente, se não houver nenhum azar, mas vamos aguardar com calma e serenidade.
Mas por agora vamos assistir domingo pelas 20.30h, á sempre dificil deslocação á cidade berço, jogar com o Vitória local.

quinta-feira, 14 de março de 2013

OVOS BRANCOS!!!TAMBÉM, TENHO..........

Por norma até já estou habituado a ter um mau inicio, mas este ano até não me posso queixar muito, embora os filhotes ainda não tenham começado a nascer.
Estou um pouco desapontado com algumas das minhas fêmeas da raça phaeo vermelho mosaico, por meterem os seus ovos nas grelhas, embora eu saiba que esta, é uma raça que tenho em minha casa há relativamente pouco tempo, penso que é o 4º ano que os tenho.
Como todos devem de saber, há algumas taras, que levam anos a serem eliminadas de um plantel, por vezes algumas, até nem sei se serão possivel de as conseguir eliminar completamente.
Já lhes troquei o ninho de posição várias vezes, já o meti na parte da frente, junto a grelha, atrás no sitio habitual em 2 ou 3 locais, até já o meti no chão, mas mesmo assim ainda não consegui convencer algumas delas!! ahaha. Espero conseguir lhes dar a volta até ao fim das criações.
Os ovos brancos, esses são bastantes, mas nem tantos como em anos anteriores, até já estou habituado. Este ano até já tomei uma vacina para andar mais calmo. Ou já se esqueceram do que vos aconteceu o ano passado.

Este ano estou a tentar estar menos tempo na garagem, vamos ver até quando isso é possível.
Ando a lavar as grelhas das voadeiras, e espero no fim-de-semana começar a lavar os tabuleiros, para que daqui a umas 2 semanas, começar então a lavar a garagem e as respectivas voadeiras, para que daqui a um mês e meio, as voadeiras estejam prontas a receber os novos inquilinos.
Penso que com o passar dos anos, vou ficando mais calmo, e aceitando melhor todos os obstáculos que me vão aparecendo, principalmente durante a época das criações.
Mas podem crer que por vezes não me é fácil, por vezes apetece-me gritar com elas.
Amanhã começam a nascer os primeiros filhotes da época, e vamos ver como as coisas vão correr. Estou sempre a contar com o pior.
Embora eu também saiba, que posso contar com as minhas fêmeas, para mais uma época.
Não posso culpar as minhas fêmeas, por erros meus, ou por ter optado por este ou por aquele produto. Nós é que temos a mania de culpar sempre as nossas aves, pelas asneiras que cometemos. Mas muitas das vezes, somos nós os principais responsáveis pelo insucesso das nossas criações.
Espero que as vossas criações vos estejam a correr dentro da normalidade.

Já me esquecia, estão preparados para sofrer logo há noite!!!
Claro que estou a falar dos benfiquistas, ou achavam que eram favas contadas....
O futebol é um pouco como os canários, e como quase tudo na vida, quando as coisas são demasiado fáceis, até perdem a pica!!!
Por isso ás 20.05h aproveitem para descontrair, e esquecer os problemas dos vossos canários, e preparem-se para ver mais um jogo do nosso clube do coração. Mesmo sem os centrais habituais, penso que vamos conseguir fazer um melhor jogo do que na semana passada no Estádio da Luz.
Espero que as largas centenas de adeptos benfiquistas, que iram ao jogo esta noite ao Estádio Chaban-Delmas em Bordéus, consigam motivar a equipa, a ultrapassar mais uma fase na Taça UEFA.



segunda-feira, 11 de março de 2013

sexta-feira, 8 de março de 2013

BENFICA -1/ BORDEAUX - 0







                                         Vamos ver se este resultado será suficiente para passar para a próxima fase!!

quinta-feira, 7 de março de 2013

ALGUMAS FOTOS DA RIA FORMOSA E DA ZONA VELHA DA CIDADE DE FARO

                                         vista aerea sobre a cidade
                                         vista aerea sobre a cidade velha
                                         jardim manuel Bivar e Doca
                                         Ria Formosa
                                         Ria Formosa
                                         Camara da cidade
                                         café dentro da muralha
                                         Largo S.Francisco, uma das portas da cidade
                                         Esplanadas na zona velha da cidade
                                          Fachada Principal da Igreja da Sé
                                         Interior do Museu Municipal de Faro
                                                                                                        
                                    
                                         Vista sobre a cidade
                                         Estatua D.Afonso III, Rei que conquistou Faro aos Mouros.
                                    

segunda-feira, 4 de março de 2013

MAU TEMPO NO ALGARVE

 Parecia que o problema era o frio que se fazia sentir, principalemnte de noite, mas desta vez veio o vento e a chuva, embora tenha feito subir a temperatura, o que é perfeitamente normal.
A humidade subiu, assim como a temperatura dentro do canaril, hoje ás 13h estavam 20.1ºde temperaura, e 54ºde humidade.
Já tenho bastantes femeas no choco, embora tenha outras que só agora iniciaram a sua postura.
Os meus machos estão mais agitados do que nos outros anos, estão mais magros, mas também mais irrequietos, alguns deles com demasiado cio.
Alguns deles, nem tem deixado as pobre coitadas das femeas, meterem o ovo certinho no ninho, e pimba!!!!mais um ovo que se foi, por ter caido na grelha.
Já tive de separar alguns machos, durante a noite das femeas, atraves da grelha de separação.
Esta tudo a correr dentro da normalidade, vamos ver como evolui a situação, filhotes só lá para dia 13 a 14 de Março.