Depois de alguns anos sem concorrer no meu clube por diversas razões, em 2007 como a direcção mudou, como tal e atendendo ao projecto, voltei a mandar alguns dos meus canários á exposição feita nesse ano em Faro.
A exposição até esteve bem organizada, mas falharam no meu entender noutros capítulos, principalmente na revista, que não mencionava o nome nem o contacto dos criadores que expuseram os seus canários, nem quem premiou nessa exposição, prejudicando todos os criadores, dando o presidente na altura a desculpa de que o erro tinha sido da gráfica.
Mas havia na pequena revista nada mais nada menos que 3 cartões em nome do presidente e mais outros 3 cartões em nome do filho, ambos como criadores de canários, a fazer divulgação das raças. Então ai a tipografia já não se tinha enganado. Pensem o que quiserem.............
Nunca me tinha morrido ate aquele dia um canário numa exposição.
Tinha uma fêmea caída morta no fundo da gaiola, quando olho e vejo o bebedouro cheio, noto logo o porque de sua morte, morreu á sede. Tinha um bebedouro dentro de outro, e como tal a agua não chegava á parte de baixo, resultado morreu á sede.
Como vos tinha dito, não estava a pensar concorrer no meu clube este ano, devido a vários acontecimentos anteriores noutras direcções, mas este ano o meu amigo Reinaldo, embora não sendo o presidente do clube, foi ele que tomou a iniciativa de ir para a frente com o projecto de fazer a exposição este ano,(como eu sei que quando ele se mete num projecto, é porque ele vai mesmo funcionar) feita pela primeira vez em Vila Real de StºAntónio, com a qual concordei completamente, e ate já tinha visto o local há uns 2 meses atrás, bem situado geograficamente, bem arejado e com uma boa iluminação natural, talvez o melhor local ate hoje onde se realizou uma exposição do meu clube, convidado por ele e pelo presidente do clube, o SrºVictor Baptista a visitar o local, penso que já tinha falado sobre o local semanas antes.
Quando lá cheguei no sábado á tarde vi que realmente a exposição estava muito bem organizada, e que naquele espaço poderiam até estar o dobro dos canários expostos sem qualquer problema, penso que estão há volta de 1000 canários expostos, o que já não esta nada mau, mas penso que se todos os criadores do Algarve mandassem os seus canários a expor, uns mais do que outros, como é evidente, poderíamos ter uma exposição sempre com pelo menos uns 1500 canários, talvez ate muito próximo dos 2000 canários, sendo uma das melhores a nível regional, mas penso que isso só será possível quando os dois clubes se sentarem á mesa e fazerem apenas uma exposição por ano, em diferentes datas de Internacionais, principalmente nos mais próximos do Algarve.
Um ano organizada pelo clube Ornitológico de Silves, e em que os sócios dos 2 clubes pudessem participar, e no ano seguinte feita pelo clube dos Avicultores do Algarve com sede na cidade de Olhão. Sou a favor de se fazer a exposição em locais diferentes, desde que as câmaras, ou as juntas de freguesia apoiem o evento, para incentivar e desenvolver o hobbie na cidade em que é feita a exposição.
Ontem pouco passava das 18h quando o meu amigo Reinaldo me ligou a dizer que tinha morrido um canário meu, por trás ouço uma voz a dizer que o canário não tinha bebido nem comido. Assim que ele me disse eu disse-lhe logo que o canário tinha morrido á sede.
Ele estava mais preocupado do que eu com a morte do canário, e disse-me que tinha o bebedouro cheio. Eram por volta das 21.30 h quando o Reinaldo me veio entregar a gaiola ainda fechada com o canário morto(não precisava de me trazer o canário, mas ele estava triste e chateado com o sucessivo, e achou por bem me vir trazer o canário) entretanto ao mesmo tempo chegaram mais uns amigos para irmos todos ate ao café meter a conversa em dia,o Carlos Leandro e o Rui Xabregas, assim que o Reinaldo me entregou a gaiola, empurrei o bebedouro e vi logo onde estava, a parte transparente entrava dentro da branca, as partes estavam trocadas, não deixando entrar ar suficiente para que a agua passa-se para o bico do bebedouro, resultado o canário morreu á sede, estava morto na terça-feira de manhã no fundo da gaiola.
Este canário antes de ir para a exposição esteve 3 ou 4 dias numa gaiola de exposição, estava a cantar no sábado á tarde porque eu ate o levei a ele e a um irmão de ninho á rua, porque não estava ainda decidido qual dos dois levaria a expor, ambos estavam a cantar, como tal era impossível um canário cheio de saúde morrer com o peito cheio, e a barriga completamente seca, o canário morreu completamente desidratado.
Eu compreendo a boa vontade e o esforço que o pessoal faz para preparar uma exposição, e mais ainda para dar comida e agua ás aves, mas meus amigos quando me dizem que o canário não ia beber agua.
QUE FALTA DE SENSIBILIDADE MEUS AMIGOS, e são estes senhores criadores de canários, será que não sabem que um canário quando ESTA COM SEDE,COMEÇA A PERDER A VIVACIDADE, COMEÇANDO POR PARAR NO POLEIRO E A FECHAR LIGEIRAMENTE OS OLHOS, NOTANDO-SE UM LIGEIRO DESIQUILIBRIO PORQUE VAI PERDENDO AS FORÇAS. Agora dizerem-me que o canário não ia beber agua, pensam que estão a falar com um criador que começou ontem a criar canários.
Já agora aproveito para contar um episódio que aconteceu comigo o ano passado.
Salvo erro numa segunda-feira ou terça-feira feriado, no mês de Outubro, um criador da zona de Olhão, o qual eu conheço bastante bem, veio me visitar, e levou 2 casais de castanhos pasteis e uma fêmea castanho opala vermelho mosaico ambos do ano anterior, porque eram mais baratos e estavam impecáveis. Entretanto o criador viu eu tirar os machos de uma voadeira que tinha uns 15 machos juntos, todos do ano anterior e com uma excelente muda, habituados todos a conviverem juntos, porque passaram a muda juntos, mas já iam brigando ligeiramente devido á sua excelente forma, e só os conseguia manter juntos, porque a garagem estava na penumbra.
No sábado á tarde ligou-me a dizer que um dos canários não estava bom, tinha perdido a vivacidade, eu estranhei!!! e perguntei-lhe o que ele estava a dar aos canários, e pelas indicações dele, tudo parecia estar correcto, mas entretanto descaiu-se e disse-me que os tinha metido os dois na mesma gaiola, mas que um deles não estava bem, este senhor é reformado e não faz mais nada. Como é evidente disse-lhe logo para os separar antes que um eles morre-se.
QUE FALTA DE SENSIBILIDADE MEUS AMIGOS.
Como é possível um criador levar dois machos de minha casa, e chegar a casa dele e juntar os dois machos na mesma gaiola, e não ver que os canários garreavam, e que o mais forte não deixava o outro comer e beber descansado, na maior parte das vezes nem se aproximar da comida!!! A quem é que eu vou contar isto???
No Domingo estava eu com uma visita,outro criador de Olhão que assistiu á cena, aparece-me o SrºNunes em minha casa com os dois machos para trocar por outros, porque um deles não estava bom, assim que eu olhei para os canários vi logo onde estava.
Um deles cheio de saúde, apanhei-o primeiro e estava tudo bem, o outro coitado estava magro e a sua vivacidade era pouca, pudera o outro não o deixava comer nem beber. Mandei o Srº esperar e fui a casa buscar os 80 eur dos dois machos e devolvi-lhe o dinheiro, e disse-lhe que nunca mais lhe vendia um canário, porque quem fazia uma coisa destas não tinha a sensibilidade para criar canários.
O ano passado tirei o dobro de machos pasteis do que fêmeas, mas mesmo assim optei por não lhe dar machos em troca.
O macho saudável ficou na minha casa a criar, o outro meti-o numa gaiola de exposição e levei-o para a janela da minha cozinha onde bate o sol toda a manhã, levou algum tempo a recuperar, mas safou-se, vendi-o depois no Mundial.