terça-feira, 28 de abril de 2009

OVOS COM 2 GEMAS

TENHO DUAS FEMEAS CASTANHO PASTEL,QUE ME ESTÃO A PÔR OVOS ENORMES,DEVEM SER DE DUAS GEMAS,SE ASSIM FOR NÃO SAI NEM UM FILHOTE.SE SAIREM DEVE SAIR ALGUM CANARIO PASTEL DE PORTE.

ESTE ANO MUDEI UM POUCO A MINHA FILOSOFIA DE ESCOLHA EM RELAÇÃO ÁS FEMEAS CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO.
O ANO PASSADO APENAS ME PREOCUPEI COM O CASTANHO,MAS ESTE ANO ANO A MINHA PRIORIDADE FOI PARA O TAMANHO,PRINCIPALMENTE DA CABEÇA,E DO LIPOCROMO DA MASCARA,PORQUE EU SÓ TRABALHO COM A LINHA MACHO,E NOTO QUE PRECISO DE AUMENTAR CABEÇA E MASCARA DE ALGUNS MACHOS.

ENTRE REPRODUTORAS E JOVENS TINHA PERTO DE 100 FEMEAS PARA ESCOLHER.

PRIMEIRA ESCOLHA,AS QUE TIVESSEM UM MELHOR PORTE.(DAQUELAS QUE ENCHEM A MÃO)

FIQUEI COM 50 QUE ME SERVIAM,MAS ERAM MUITAS E NÃO PODIA FICAR COM TANTAS.

DEPOIS LEVEI-AS PARA A RUA NUMA CAIXA COM A REDE POR CIMA,PARA AS PODER OBSERVAR Á LUZ DO DIA.AS DIFERENÇAS ENTRE ELAS ERAM MINIMAS.A MINHA LINHA ESTÁ FEITA.

OPTEI POR ELIMINAR AS QUE TIVESSEM UM POUCO MENOS DE CASTANHO,FIQUEI COM 35 FEMEAS.DEPOIS É QUE FUI AOS REGISTOS,VER OS SEUS PAIS,E AVÓS.

DEPOIS DE PERDER BASTANTAS HORAS COM ELAS,METI DE LADO MAIS 5 FEMEAS E FIQUEI COM 30.
10 REPRODUTORAS DO ANO PASSADO,E 20 SÃO JOVENS.

SÃO ESSAS 30 FEMEAS QUE ESTÃO NA MINHA CASA TODAS A CRIAR OS SEUS FILHOTES.

PODIA TER VENDIDO MAIS UMAS 10 QUE NÃO ME FAZIA DIFERENÇA,PRETENDENTES NÃO FALTARAM,MAS COMO NÃO SABIA QUAL DELAS É QUE IRIA DISPENSAR OPTEI POR FICAR COM TODAS.

PARA O ANO DEVO DE FICAR APENAS ENTRE 20 E 25 FEMEAS CASTANHAS PASTEL VERMELHO MOSAICO.

ONTEM PARTI O PRIMEIRO OVO DO ANO,ACONTECE MESMO TENDO BASTANTE CUIDADO.

HOJE JÁ METI UMAS 6 FEMEAS A CHOCAR A 2ªPOSTURA,EM PRINCIPIO NA QUARTA VOU METER BASTANTES MAIS.SÓ METO UMA OU DUAS SE NÃO TIVER MAIS NENHUMA A PÔR AO MESMO TEMPO,SE TIVER ALGUMA QUE TENHA POSTO APENAS 1 OU DOIS OVOS.AS QUE JÁ TEM 4 OU 5OVOS POSTOS,FICAM A CHOCAR OVOS DE PLASTICO,ATÉ AS OUTRAS TEREM 4 OU 5 OVOS,E AÍ METER UMA QUANTIDADE SIGNIFICATIVA DE FEMEAS NO MESMO DIA.

PREFIRO ESPERAR COM ALGUMAS UM OU DOIS DIAS COM OVOS DE PLASTICO BEBAIXO,PARA METER NO MESMO DIA PELO MENOS 5 OU 6 FEMEAS AO MESMO TEMPO.

COSTUMO METER QUASE SEMPRE 10 OU MAIS A CHOCAR AO MESMO TEMPO,PARA QUE NO CASO DE OVOS BRANCOS,(FOI O QUE ME ACONTECEU NA 1ªPOSTURA)OS PODER DIVIDIR PELOS NINHOS,OU SE ALGUMA FEMEA,NÃO DER COMIDA AOS FILHOS,PODER FAZER AS RESPECTIVAS TRANSFERENCIAS.

ESTÁ A CHEGAR O MÊS DE MAIO,POR NORMA É O MÊS EM QUE NASCEM OS CAMPEÕES.
ESPERO QUE ESTE ANO A SORTE ME BATA Á PORTA MAIS UMA VEZ,E ME BRINDE COM ALGUM.

ESTAVA A SER CINICO,SE NÃO FOSSE COM ESSA INTENÇÃO QUE ESTE ANO APOSTEI TUDO NOS CASTANHOS PASTEIS VERMELHO MOSAICO.NÃO ESPERO MILAGRES,APENAS UM POUCO DE SORTE.

UM ABRAÇO

CARLOS FAISCA

1 comentário:

Alidiney Aguiar Borges disse...

Tenho uma canaria que colocou 3 ovos, sendo 1 com 2 gemas, dois filhotes já nasceram, mas o ovo de 2 gemas ainda não abriu, o que posso fazer para tentar ajudar o nascimento dos filhotes ? Será que esse ovo vinga ?