segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CRIAR.....SERÁ QUE VALE A PENA ESTE ANO!!!!!!

Este ano perdi a pica para a criação, o fim de semana foi dedicado a lavar gaiolas, já entreguei uma parte dos viveiros que tenho para dispensar, e ainda nem sei quando irei, ou se irei acasalar este ano os meus canários. Talvez no próximo fim-de-semana, comece a apontar as anilhas dos machos...ate isso eu ainda não fiz este ano!!!

É como se estivesse de ferias, tenho um macho em cada gaiola a cantar, com luz ate as 20.30h e as fêmeas estão nas voadeiras com luz apenas ate as 17.00h. Agora ate tenho tempo para os poder apreciar, assim e que eu gosto de estar no canaril.
No sábado chegaram-me as sementes que encomendei, este ano vou apenas germinar semilha, nada mais.

Vou dar também aveia descascada,(há anos que não dava) e vou continuar a meter um comedouro com chia e outro com perilha.
Como tenho 4 comedouros por viveiro de criação, meto um de chia, outro de perilha, outro de aveia, e outro ainda com alpista.
Este ano estou a dar papa da Quiko branca seca, misturada com germinado, mais algumas coisas que lhe misturo, meto todas as manhãs, apenas a quantidade suficiente para eles comerem em pouco tempo, coloco num recipente num dos lados da gaiola, do outro lado, meto outro com grit misturado com carvão.
Vamos ver quando e que me vai dar a pica, para os acasalar. Ela há-de chegar, é preciso é calma.
Conheço pessoal que já vai na 2º criação. Não vale a pena muito stress, ainda por cima com a crise como esta.
E depois este ano, só devo fazer 2 criações.
Não os vou juntar antes do dia 3 ou 4 de Março. Até nem quero tirar muitos filhotes, este ano, apenas alguns para poder participar em 1 ou 2 exposições. Não e por a temperatura no canaril não estar boa, hoje e pela 1ª vez de manhã o termómetro marcava 13º ás 8h da manhã quando lá entrei.

Mas ás 9h, já estavam 14º na garagem dos viveiros, atenção que eu não utilizo aquecimento no canaril, não preciso. Quanto as voadeiras, apenas vou dispensar 2 módulos de 4 cada um, nada mais.
Para o próximo ano logo dispenso mais voadeiras. O pessoal quer adquiri-las, mas não há..........

4 comentários:

paulo45 disse...

boa sorte para a temporada 2012 Carlos
Paulo45

Carlos Faisca disse...

Bom dia srºPaulo

Por enquanto não estou ainda muito preocupado, mas daqui a umas 3 semanas, penso ser a altura ideal para oa acasalar, para que nos finais de março me nasçam os filhotes da 1ªcriação.
Obrigado, desejo-lhe exactamente o mesmo, mas o mais importante e termos saude, para conseguirmos superar todos os obstaculos que se nos vão cruzando no nosso dia a dia.

Um abraço

Carlos Faisca

Canaril Felber disse...

nao fique triste seus canarios sao otmos criemais e no ano que vem ganhe a medaha de ouro para provar que voce tinha razao em confiar na qualidade de seus canarios abraço carlos e boa sorte torço por voce

Carlos Faisca disse...

Obrigado pela compreesão Felber.

Quando se obtem medalhas, os nossos canários são os melhores!! mas se não se consegue obter medalha alguma, os canários já estão ultrapasados, já não tem qualidade, e sei lá mais o que.

Eu compreendo que todos os anos, vão aparecendo novos criadores, com aves diferentes, e que ha sempre quem tenha canários de melhor qualidade do que os nossos!!

Como todos sabem, cada vez mais quem tem poder economico, vai se sobrepor, sobre quem cria certas e determinadas raças como eu.
Ainda por cima, quase todos os anos, dispenso os meus melhores exemplares tirados.
Um abraço

Carlos Faisca