terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

TEMPERATURA DURANTE O DIA ESTEVE DEMASIADO ALTA

Hoje a temperatura no meu canaril, esteve demasiado alta para a época do ano em que estamos. Chegou aos 16º, e manteve os 15,5º quase todo o dia, mas tenham calma que as trovoadas, a chuva e a humidade, e até o frio!!! ainda hão-de aparecer.

Aproxima-se para mim a época da criação, porque para alguns criadores, quando eu acasalar daqui a umas 3 semanas, já vão quase a meio das suas criações.
Quero ir ver o jogo a Lisboa, entre o Benfica e o Porto para o campeonato na sexta-feira dia 3 , e no sábado, começar então a meter as fêmeas nos viveiros, embora separadas dos machos, por uma separação em rede, só devo de a abrir no fim-de-semana seguinte, em meados de Março.
Não tenho pressa, e a minha vontade é pouca, ou quase nenhuma, de os juntar este ano.
Enquanto não os acasalar, tenho tempo para poder ver todos os jogos de futebol que gosto.

Este ano quero começar tarde, e terminar o mais cedo possível, não estou com muita paciência para insistir com eles!! só espero que a 1ªcriação não me corra muito mal, mas se correr também não me vou preocupar muito. Este vai ser um ano sem stress, nem muitas preocupações!!

Este ano estive para não lhes fazer nenhum tratamento preventivo, mas depois acabei por o fazer, como tal ainda estou bastante atrasado.
Alterei quase por completo os meus tratamentos preventivos, só um medicamento se mantém, os outros 3 são diferentes. Desculpem-me, mas aqui já não meto tudo o que dou, ou que deixei de dar, porque senão ficam a saber mais do que eu. E depois há quem não o mereça.
Posso apenas dizer que neste momento estou a dar o FUNGIZONE, durante 15 dias, e estou a meter 15 ml do medicamento num garrafão de 5 lt. Meto os bebedouros de manhã, e no dia seguinte ao fim do dia retiro todos os bebedouros, como tal ficam 2 dias com o produto, o que não é o ideal, mas como tenho mais de 200 bebedouros, tinha de optar por esta maneira, senão não fazia mais nada. Depois todos os bebedouros vão para casa, meto-os dentro de um balde com agua e lexivia, onde permanecem algumas horas.
Depois passo-os por água bastante quente, e meto-os a escorrer na marquise, em cima de uma toalha até ao dia seguinte.

Os meus machos estão sozinhos há meses, e já os sinto em forma para se atirarem as fêmeas, mas há que ter calma.
Este ano, pensei em mandar analisar as fezes dos meus canários, para fazer um tratamento mediante os resultados obtidos, para não estar a dar medicamentos desnecessários, mas como estou um pouco desiludido e triste com o hobbie, acabei por arriscar mais um ano na minha intuição!!! mesmo sabendo que estou errado por assim o fazer.
Como tal não aconselho nenhum criador a fazer como eu!!
Devem de mandar analisar as fezes dos vossos canários, num veterenario de confiança, e só depois de saberem os resultados, devem iniciar algum tratamento, no caso de ser necessário.
Muita atenção a todos com a flora dos vossos canários, quando estiverem a dar algum medicamento, alem de não abusarem, nunca metam mais do que o recomendado pelo laboratório, se possível ate uma doze mais fraca, devem de dar sempre algo na papa para compensar o que lhes estão a fornecer. Senão em vez de estarem a fazer bem, estão a dar cabo deles!! cuidado com os medicamentos, os canários são aves muito frágeis, como todos devem de saber.
Hoje estou um pouco constipado, como tal esta noite não saí!! também depois da derrota de ontem, a minha vontade era pouca.....
Estou a ouvir Phil Collins e a beber Whisky com mel, para ver se amanhã quando acordar já estou melhor......
Espero que as criações vos estejam a correr bem, e não desanimem que a primavera ainda não chegou........

2 comentários:

Canaril Felber disse...

ola carlos sou tiago felber do criadouro felber do brasil gostaria de saber como vc faz o tratamento anual pois sou seu fa e queria ter canarios como os teu se vc puder me passar umpouco da sua esperiencia eu ficaria muito feliz e teria uma grande satisfaçao em falar e diser que tudo que aprendi foi com vc sou muito seu fa acompanho sepre teu blog so sei de uma coisa seus canarios sao otmos um dia ainda vou te visitar ai em portugal e comprar alguns canarios a e outra coisa acasala logo esses canarios pois o mundo quer ver canarios com os teu com lindas formas e bela categoria abraço.

Carlos Faisca disse...

Bom dia Felber

Obrigado Felber.
Digo praticamente todos os tratamentos quefaço e meto aqui no blog. Preocupo-me apenas a escolher bons reprodutores e a tentar lhe fornecer uma alimentação de qualidade.
Penso que a limpeza, é bastante importante para que as coisas corram dentro da normalidade!!!Porque problemas vão sempre aparecer, temos e de estar a altura, para os conseguir superar.

A genetica e fundamental para quem quer ter sucesso neste hobbie.
Ha quem pense, ele quer e vender!! eu sou exactamente igual a todos os outros criadores, mas quando adquiro um exemplar para o meu plantel de uma raça das que crio, preocupo-me em adquiri-lo a um criador que tenha essa raça ha bastante tempo, e que tenha tido bons resultados nos ultimos tempos, alem de tentar aquirir uma ave que mais me agrade, o que nem sempre e possivel, nem mesmo pagando, obtando por ficar com outra do mesmo criador de boa qualidade.
Um abraço

Carlos Faisca