quinta-feira, 21 de junho de 2012

PORTUGAL -1 / REPUBLICA CHECA - 0

JÁ FALTOU MAIS!!!!CRIAÇÕES NA RECTA FINAL.......

Este ano o tempo não tem ajudado mesmo nada nas criações.
Tenho tido semanas impressionantes, como foi o caso da semana passada, em que parecia que nada se passava, deu para anilhar uma boa quantidade de filhotes, e nem estavam a morrer filhotes, nem a morrer na casca, mas de repente a humidade sobe de 37º, 38º para mais de 70º e de repente tudo se inverte.
Fêmeas que ate agora criaram bem, de repente abandonam filhotes, ou deixam morre-los debaixo delas, sem se importarem, como se nada fosse, para não falar dos canários mortos no embrião.
Não sei o que se tem passado nas vossas criações, mas eu no inicio dei logo um palpite do que iria tirar este ano, e vai bater mais que certo meus amigos. Só não acerto no totoloto(porque também não jogo)ahahahaha. O que fazia depois com tanta guita!!!!!
Pelos que tenho anilhados, e pelo desenrolar dos acontecimentos, mesmo já tendo separado e metido nas voadeiras, pelo menos 1/5 das minhas fêmeas, e mais de metade dos meus machos, e brevemente irão mais reprodutores para as voadeiras, penso que no fim da época vou ter mais ou menos 2/3 dos canários anilhados em relação ao ano passado. O que já não é nada mau atendendo a tantas contrariedades que me tem acontecido este ano.

Tem sido um ano de extremos, estou a ficar saturado, e sem vontade de continuar muito mais a criar esta época, o que me tem dado animo e ainda vontade de continuar, é um ou outro filhote que eu queria aproveitar no inicio da época, mas que ainda não o tinha conseguido.
Quando pensava já não o conseguir, eles aparecerem quando eu já não esperava, o que ainda sabe melhor. Normalmente é quase sempre assim que acontece, quando queremos muito uma coisa, não a conseguimos obter, mas quando até já a esquecemos, e nem estamos a pensar mais nela, é ai que ela vai aparecer.
Nos canários passa-se mais ou menos a mesma coisa meus amigos, como tal!!!!
o melhor é não nos preocuparmos demasiado com este ou aquele filhote, do casal x ou y que á prior é o que achamos ser aquele que nos vai dar os melhores filhotes, ou que adquirimos fora e queremos ficar com alguns filhotes, para os podermos introduzir no nosso plantel.
Hoje começa o verão, mas o tempo parece que esta a começar a primavera, nada faz sentido este ano, como querem que os nossos canários consigam criar em condições.
Agora há que lhes proporcionar as melhores condições possíveis para que a muda corra dentro da normalidade, sem tantos problemas, para que na altura das grandes decisões, os nossos canários nos possam dar mais uma vez algumas alegrias.
Boa sorte e o que vos desejo, e tenham calma e paciência, porque para a próxima época as coisas irão correr melhor quase de certeza. E que Portugal ganhe logo a noite 2-1 á
Republica Checa.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

MÊS DE MAIO COMPLICADO!!!

Terminou o mês de Maio, o qual deveria de ter sido o melhor mês de criações desta época.
Mas não foi o que aconteceu este ano, o início até não foi tão mal como tudo isso, mas o final foi terrível, não me lembro de uma semana assim tão devastadora, principalmente em baixas de filhotes com 2 a 3 dias de vida, porque as femeas simplesmente não lhes ligavam importancia.
Uma elevada temperatura, em conjunto com uma húmida altíssima, são um dos principais factores para o insucesso de uma criação.
Mesmo com o desumidificador a trabalhar 24 horas por dia no máximo, como tenho necessidade de estar a renovar o ar constantemente, é impossível fazer baixar a humidade para níveis aceitáveis.

Num ano normal, os meses de Janeiro, Fevereiro e Março são aqueles em que a humidade é mais alta, vindo a baixar gradualmente a partir de Abril, mas este ano tudo andou ao contrário, a humidade apareceu no Algarve em força a partir de finais de Abril.
Como tal eu deveria de ter juntado os meus canários mais cedo, tipo inicio de fevereiro, porque entretanto a temperatura também subiu demasiado, se houver bastante humidade, mas a temperatura não for demasiada, a situação consegue se controlar, mas quando a temperatura sobe para os 30º, ou mais graus, e se a humidade é alta, si torna-se muito complicado dar a volta a uma situação dessas, principalmente a quem cria á base de germinado, como é o meu caso. E depois alterar nesta altura do campeonato de germinado para cozido, pode não ser uma boa politica, deitando tudo a perder. Mudanças destas tem de ser feitas antes de se iniciar a epoca de criações, para que os animais se habituem.

Mas não foi só este factor que tem prejudicado este ano as minhas criações, a falta de tempo para tanto casal também agravou um pouco a minha situação este ano.
Depois como na 1ªcriação tive demasiados casais com ovos brancos, comecei a fornecer mais vitamina E do que talvez devesse, o que fez acelerar algumas das minhas fêmeas, fazendo com elas da 2ª para a 3ª postura, iniciassem a postura, uns dias mais cedo do que deveriam, abandonando os seus filhotes, antes destes se iniciarem a comer. (mesmo retirando o ninho, durante o dia) quando o cio é muito elas não querem mais saber dos filhotes, e aqui são os machos que os vão socorrer, mas como eu meti nas voadeiras todos os machos que me falharam as 2 primeiras criações, para não voltar ao mesmo problema dos ovos brancos, perdi bastantes filhotes com idades entre os 22 e 28 dias de vida, o que na 1ª criação apenas tinha perdido um único.

Consegui anilhar bastantes mais filhotes na 2ªcriação, em relação a 1ª, mas depois acabo por perde-los a poucos dias de começarem a comer, o que me deixa mais triste ainda, como é evidente. Alguns dos que mais queria aproveitar, e depois de os ver já empenados, custa bastante mais.
Não dou conta das fêmeas este ano (estão malucas) constroem ninhos demasiado rápido, entram em cio de uma forma que nunca me tinha acontecido, abondonam os ovos, porque estão a chocar sózinhas, e ouvem os machos cantar.
Talvez devido também ao excesso de horas de luz, ao factor temperatura, e talvez ao excesso de vitamina E, embora este ultimo, seja mais ou menos o que costumo dar nos outros anos. Só que a temperatura estava tão alta, agora estou a cortar um pouco na vitamina E, e vou reduzir gradualmente a luz a noite, cortando 5 mn por dia durante uma semana. O problema é que está a amanhecer cada dia mais cedo, e eu mantive a hora de fechar a luz á mesma hora, começa a apagar a luz ás 22.15h, apagando completamente as 22.45h, sendo demasiado tarde, porque o dia esta a amanhecer quase as 6h da manhã.
Todos estes pequenos pormenores tem influência na nossa criação, e somos nós que temos de ser suficientemente inteligentes para os detectar, senão acontece o que me esta a acontecer a mim este ano. Embora ate tenha um numero considerável de aves tiradas, mas bastante menos do que deveria, ou devia nesta altura do ano.
Agora há que ter calma para aguentar mais umas semanas, ate separar todos os casais, e passa-los para as voadeiras, embora já tivesse tido vontade de o fazer.
Este ano estou a ficar saturado, ainda agora estamos no inicio de Junho, e eu ainda com a ultima criação pela frente, mas quando as coisas não correm bem, a nossa paciência vai-se esgotando dia após dia.
Vou ter de aguardar com calma que a humidade baixe, e que a temperatura não aumente demasiado, senão o melhor é separar mesmo os reprodutores, e começar a pensar na próxima época.

Espero que o ano vos esteja a correr de feição, porque para mim, é um ano daqueles que quero esquecer rápidamente. Para o ano vou alterara alguns procedimentos, assim como local de criação, na intenção de melhorar as condições, mas outros problemas irão aparecer, é nisso que este hobbie é fora de serie!!! Se não fosse até perdia a pica!!!e este ano tenho andado mesmo com falta dela. Ou voçês achavam que era assim tão fácil tirar canários..... Não são só os criadores que se iniciam que normalmente tem problemas, claro que uns anos as coisas correm melhor do que noutros, mas os problemas  irão aparecer todos os anos, temos e de conseguir ultrapasa-los, o que nem sempre é possivel. Depois lá por este ano de criações, não vos ter corrido como esperavam, não é por isso que vão desistir, mesmo que por vezes seja o que nos vai na alma.
Vão é ter de ver onde falharam, para que no próximo ano não voltem a cometer os mesmo erros.
E NÃO SE ESQUEÇAM QUE ESTAMOS EM ANO BISSEXTO!!!EU TINHA VOS AVISADO........