quarta-feira, 11 de agosto de 2010

AS MINHAS CRIAÇÕES ESTÃO NA RECTA FINAL

Hoje de manhã ás 7h quando cheguei ao canaril o termómetro já marcava 29º,mais 2,5º do que ontem á mesma hora, nem quero imaginar qual a temperatura neste momento.
As minhas criações estão praticamente no fim, embora ainda tenha algumas fêmeas com filhotes já fora do ninho, e dois grupos de canários que foram um pouco depenados pelas mães que ficam mais 2 a 3 semanas para empenarem convenientemente, antes de os meter nas voadeiras.

Depois de algumas contrariedades, principalmente no inicio, mais precisamente na 1ª criação, que só consegui aproveitar 150 filhotes, depois tive uma óptima 2ªcriação, conseguindo á volta de 400 filhotes nascidos em Maio, a 3º e ultima criação, veio já um pouco tarde, principalmente para as fêmeas mais atrasadas, devido ao calor que se fazia sentir no meu novo canaril, mesmo assim ainda consegui anilhar 770 filhotes este ano, mais 100 do que o ano passado, o que foi mais ou menos o que eu tinha pensado tirar no inicio da época, mas que nunca pensei conseguir tal quantidade depois de tantas contrariedades.
Mesmo tendo jogado nos finais de Julho bastantes ovos fora, porque a temperatura aumentou muito rápido, e também porque já estava a ficar tarde para os preparar depois para as exposições que se aproximam. Para o ano tenho de acasalar um mês mais cedo, se tudo correr como espero lá para o fim-de-semana de 12 a 13 Fevereiro, ou logo no outro seguinte quero acasala-los.

Este ano tem estado demasiado calor para os canários, como tal temos de ter atenção redobrada com a agua nos bebedouros. Eu alem de trocar a agua dos bebedouros todos os dias, todas as manhãs troco a agua das banheiras.
Tenho uma banheira por voadeiras, como tal tenho 64 banheiras ás quais troco a agua todos os dias.

Como estou a pensar no inicio de mês de Setembro lavar e desinfectar o canaril das criações, mesmo aqueles filhotes que já fizeram 1 mês de nascidos, vão ficar mais 2 semanas c/ 2 ou 3 gaiolas abertas para se habituarem a voar antes de passarem para as voadeiras.

Este ano ainda não vacinei os meus canários contra a varíola, porque me descuidei um pouco, nas ultimas semanas não tenho conseguido arranjar as vacinas poulvac, mas tudo aponta que no final do mês já as tenha em casa, vacinando logo assim que cheguem.

Sem comentários: