CAMPEÃO MUNDIAL CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO IND.HASSELT/BELGICA2008 MUNDIAL MATOSINHOS-PORTUGAL 2ºSTAM CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO 2ºIND.CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO IND. 3ºIND.CASTANHO PASTEL VERMELHO MOSAICO REGGIO EMILIA 2010(ITALIA) 1ºSTAM CASTANHO AMARELO MOSAICO 2ºSTAM CASTANHO OPALA AMARELO MOSAICO MUNDIAL DE TOURS 2011 1ºSTAM CASTANHO AMARELO MOSAICO 2ºIND. CASTANHO AMARELO MOSAICO 3ºSTAM CASTANHO OPALA VERMELHO MOSAICO
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
BOLDO DO CHILE
BOLDO DO CHILE
Planta medicinal é originário da região dos Andes do sul no Chile. Os índios dos Andes sempre a utilizaram como digestivo, e como laxante. Esta planta tem sido tradicionalmente associada a uma benéfica acção como hepático e da vesícula biliar.
Esta planta foi "descoberta" pelo botânico espanhol D. Boldo, daí a origem do nome Peumus boldus. Esta população empregava o boldo para dores reumáticas e em casos de luxações. O boldo era empregado na Europa como estomáquico, hepatoprotetor, antisifilítico, antiedematoso e nos casos de otites. A sua riqueza química proporciona uma ampla aplicação terapêutica. Um destes compostos interessantes é o ascaridol, princípio ativo constituinte do seu óleo essencial que também está presente na Erva de Santa Maria, e possui uma acção anti-elmintica. Também possui acção levemente laxativa, devido a presença de resinas.
Existe pelo menos 4 plantas que são chamadas indistintamente de boldo, o Plectranthus barbatus (o boldo piloso que todos conhecem), a Vernonia condensata (também chamado de boldo japonês ou aluman na região nordeste do Brasil), o Plectranthus neochilus (conhecido como boldo-rasteiro), e o Peumus boldus , o primeiro boldo, o verdadeiro boldo chileno. Praticamente todas estas ervas são utilizadas para os mesmos fins, e por apresentarem sabor e aroma bem parecido, a população acabou denominando todas elas de boldo.
O Conselho Europeu colocou o boldo como sendo um suplemento alimentar (o que ocorre com quase todas as plantas medicinais comercializadas na Europa). Planta arbustiva, podendo alcançar até 6 metros de altura, mas sendo encontrada na maioria das vezes com 2 ou 3 metros. Suas folhas são coriáceas, de uma cor verde acinzentado, com presença de glândulas ricas em óleo essencial de odor bem marcante, lembrando levemente a cânfora. Esta planta gosta de solos pedregosos, com pouca humidade, e com uma altitude em torno de 1.000 a 1.500 metros. Condições esta encontradas em pouquíssimas regiões, sendo portanto, restrito o seu cultivo a Itália, Marrocos e Chile. Só o Chile exporta anualmente cerca de 1 milhão de toneladas.
PODE SER ENCONTRADO NO NOSSO MERCADO NESTE TIPO DE EMBALAGENS.
Esta planta tem uma benéfica acção no aparelho respiratorio, nomeadamente no alivio da tosse (cataro) e como estimulante da vesicula biliar.
É anestésica, anódina, anti-helmíntica, anti-séptica, antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante, depurativa, desintoxicante, digestiva,
diurética, estimulante, sedativa, tônica, vermífuga, Clareia o cabelo, demulcente,
indicada para problemas no fígado, na vesícula, do cálculo biliar, cólicas, diarréias,
má digestão, gota, prisão de ventre, uréia.
Pode ser usado para a prevenção do famoso ponto negro (proventiculite), e para limpar e auxiliar o fígado das aves, serve tambem e para a prevençao de problemas respiratorios.
PRECAUÇOES:não utilizar na gravidez, tem efeitos abortivos e pode provocar hemorragias internas, e dado em excesso pode provocar vômitos, diarréias e problemas no sistema nervoso.
COMO FAZER CHA: Depois de bem lavadas as folhas da planta, metem-nas em agua ao lume ate esta ferver, deixam arrefecer e fornecem aos canarios. Normalmente o cha fica com um tom acastanhado, como tal deve-se juntar um pouco mais de agua ate este ficar com um tom alaranjado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Olá sr. Carlos!
Ora ai está uma boa dica de tratar alguns males sem recorrer a quimicos.
Já agora como será que devemos dar isto as nossas aves?
Um abraço,
Vítor Duarte
Boa noite srºVitor
Há quem dê o chá de Boldo 2 vezes por semana, eu penso que se der 2 vezes por mês seja suficiente, mas se der o chá todos os fins-de-semana concerteza que só ira fazer bem aos seus canarios.
Como tal fica ao criterio de cada criador.
Eu dei apenas uma vez, e foi o meu amigo Filipe, mais conhecido por Matagueira, que me deu uns pes da planta, alem de algumas folhas, com as quais fiz o respectivo chá, que dei a todos os meus canarios, alguns dias depois de virem do nacional.
Dispus os pés em 2 vasos com terra, e não é que pegaram, para depois os levar para meter num quintal que a minha sogra tem na Ilha da Culatra.
Um abraço
Carlos Faisca
então este boldo que temos aqui no Brasil e falso, http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/boldo/boldo-6.php
Enviar um comentário